Clube Lampadas T5:por que usá-las?
Bem colegas, abro este tópico para termos um espaço propio para elas, alegria de muitos.
Lampadas T5.
O topico do amigo banza ja esta quase virando um topico de t5, entao resolvi abrir um espaço propio, pois ela merecem.
Alguns de nós chegamos, mais cedo ou mais tarde, a conclusão da inviabilidade de usar lâmpadas de alta pressão no nosso querido e quente país.Ainda mais que a maioria de nós dispõe de espaços reduzidos, confinados, com problemas inerentes de ventilação e calor.
Nessas condições, ou é impossível ou não vale a pena usar lampadas de alta pressão.Ou vamos torrar as plantas desde o início, ou colher mau por causa do calor excessivo.Esse é meu caso.
Fora isso, tem o problema de se conseguir 220v, e pra quem mora em apartamento isso pode ser muito chato de ser resolvido, e transformadores sao caros e consomem mais.
Concordo , que alta pressão é o ideal.Mas para um set-up médio/grande com infra para isso.Micro grows e armários acabam por pedir fluor.Eu já errei projetando um armário com uma hps 400.Agora sou partidário das t5.
Por que, as t5?
Lampadas fluorescentes, no geral, têm uma desvantagem: sua relação lumens/watts é precária comparada com alta pressão.
Por isso, uso as t5, que tem a melhor relação l/w entre as fluor que conheci até agora.96 l/w para a de 14w e 104 l/w para a de 28w.
Elas podem vir em 2 temperaturas de cor: 3000 k e 4000 k.Realmente, nao tem o espectro azulao de 6000 k que ajuda o vegetativo, mas ainda sim a de 4000 k funciona bem.E uma lampada fluor compacta ou tubular de 6000 k pode ser adicionada para dar alguma ajuda nesse aspecto.
Outra vantagem, é que usando fluors tubulares, podemos botar os reatores fora do grow, que são vilões do calor.Por isso não gosto de fluor compacta.Além do reator imbutido(nas compactas), gerando calor perto das plantas, sua luz é bem mais direcional.Algumas t5 bem colocadas, com refletores, é claro, distribuem melhor a luz.Isso permite um crescimento mais uniforme.
As t5 funcionam com um reator, preferivelmente o duplo, que alimenta 2 lampadas.O preço deste reator aqui no Rio de Janeiro esta entre 25-30 reais.
Cada lampada, em torno de 15-20.
É um investimento grande em comparação a uma hps com reator? sim.
Mas não adianta botar uma hps aonde não dá.
As t5 também são mais finas q tubulares comuns.A de 14w, mede 55cm, e a de 28, 115 cm. Eu acho uma boa ideia, onde possivel, a utilização de t5 não só por cima das plantas, mas instala-das horizontalmente nas paredes para iluminar também aonde com o tempo acaba recebendo menos luz.
Bom, escrevi isso sem um rascunho.Quem tiver mais a adicionar, corrigir, debater, deixar experiências, bem vindo ao clube!!
Última edición por leroywallace; 28/12/2006 a las 19:57 PM
If A equals success, then the formula is A =X+Y+Z. X is work. Y is play. Z is keep your mouth shut.
--
Albert Einstein