+ Responder Tema
Página 3 de 4 PrimerPrimer 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 al 45 de 52

Tema: Armario & Hidroponica projeto do inicio

Gracias
    6
    24 gracias recibidas en 13 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Respuesta: Armario & Hidroponica projeto do inicio

Buenas...

Macaco, saquei... me lembro de ter visto em algum lugar, um cara fez um sistema circulando agua, que passava por uma especie de vaso com terra, a agua saia com alguns nutrientes... Tipo agua de flush... que era usada num hidro... E outro colega tambem me sugeriu aguaponia, mas por enquanto, num vo criar peixe tb...
    Aqui começamos pelo mais "simples", quando der tudo ok, um passo a mais...

Acho avançado hidro, porque precisa pelo menos um pouco de noção de quimica organica (e não org. tb).

Algum material que foi coletado na web:

comprei um kit nutriente de hidroponia aqui:
    http://www.qualifertil.com.br/contato.php

info interessante:
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=...pt=sci_arttext
    http://www.infobibos.com/Artigos/200...iap2/index.htm

Mas certamente, apos essa fase da estufa, usar uns clones da madre para experimento em hidro, vai ser lindo.

valeu brother, até

2. El siguiente Usuario da las gracias a pardal por este Post:

Macaco Natalino (27/03/2010)

Gracias
    6
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Post Respuesta: Armario & Hidroponica projeto do inicio

Buenas..

Hoje vamos concluir nossa etapa de vega da "estufa caseira", adicionando o sistema de rega automatico, que depois sera utilizado quando implementarmos hidro (vai ser ebb/flow, parecido com o do Mr. green, aqui; http://www.youtube.com/watch?v=avipz...eature=channel é legendado ). Isso pelo menos ate entendermos melhor sobre os nutrientes, e onde adquiri-los, etc...

Primeiro que a bomba de agua utilizada, foi a mesma de limpador de para brisa de carro (R$16,00), novinha.

Essa bomba funciona com 6 volts no nosso projeto (bateria de iluminação de emergencia), mas originalmente é de 12 volts. Essa bateria de 6 volts fica sendo constantemente carregada por uma das ventoinhas, utilizando "Energia radiante" ou "back EMF" (retorno de campo eletromagnetico);
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_radiante
    http://www.acroname.com/robotics/inf.../back-emf.html
    Em um dos posts anteriores, tem um link para um video do Imothep (esse cara é bão!), ensinando como modificar a ventoinha do pc, e acoplar o circuito na bateria. por enquanto fiz testes em baterias de emergencia e no-break, e ficou bom.

Bom , nao poderiamos fazer nada sem lançar mão de pelo menos um pouco de teoria...

A vazão dessa bomba, medimos em media 750ml de agua por minuto. Para medir foi simples;
    1-cronometro
    1-copo de medida (aqueles de loja de 1 real)
    1-garrafa pet de 1 litro ou mais

deixando a bomba ligada por 1 minuto jogando agua dentro da garrafa, medimos a quantidade... e pronto, temos a vazão com alguma margem de erro...

Todas as junções da mangueira, foram utilizadas uma "solda plastica ", mas acho que araldite serve... como nao tinha um tampao para a mangueira, coloquei um pedaço de isopor e vedei com cola de silicone quente. Num deu vazamento em nada... mas minha mulher quase teve um treco quando me viu passando com a mangueira de agua do jardim pelo meio da sala...

o reservatorio de agua nao foi preenchido totalmente, apenas 3/4 da capacidade... uns 45 litros.

Nossas mudinhas, recebem a cada 12 horas, uma medida de 6ml de agua, que estava sendo manualmente regada com uma seringa de 10ml.

considerando que logo que liga a bomba, tem um segundo, ate que a agua suba do reservatorio, entao chegamos a conclusao de que a bomba ligada durante 3 segundos, a cada 8 horas do nosso timer, vai ser o suficiente pra rega das mudinhas(quando crescer mais mudamos o valor do timer...). E foi exatamente essa a alteração do programa do processador que foi feita. Entao agora esta na versao 1.4.
    Antes de compilar o programa, faça o ajuste do horario no arquivo, abaixo onde esta descrito: "ajuste do horario do timer".
    Os horarios que a bomba fica ligada durante 3 segundos sao;
    - 6:00
    - 14:00
    - 22:00

O circuito eletrico nao mudou nada, por isso nem vou postar o arquivo pdf dele.

E assim concluimos essa fase...

Pra quem nao conhece: "time lapse", sao fotos/quadros feito com web cam em intervalos de + ou - 5 a 10 min. da planta (ou o que quiser), é bom tambem pra entender o movimento/ tendencia da planta, veja aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=7AueDmBjyBs&feature=fvsr
    Mas isso é outro topico...

Bom, é isso ai...

Paz e luz para todos nos!
    bom grow pra todos...!
    Imágenes Adjuntadas
    Archivos Adjuntados
    Última edición por pardal; 27/03/2010 a las 21:38 Razón: truncado

Gracias
    25
    19 gracias recibidas en 12 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Professor pardal
    Tá ficando show esse grow mano
    Parabens, to loco pra ver ele funcionando

Muito loko esse time lapse
    Parece que as plantinhas estão flutando

paz
    Última edición por johnnyknox; 27/03/2010 a las 22:09 Razón: analfabetismo

Gracias
    2,255
    3,128 gracias recibidas en 1,297 Posts
    Mencionado
    20 Mensaje(s)
    Etiquetado
    39 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Maninho, parabens pela montagem realmente ta dando um show.

Vai pensando que se num futuro cercano legalizar ou descriminalizar o plantio, tu pode ficar rico vendendo essa enjambra pronta.

Abraços do Gringo...
    "Planto alegria para colher felicidade e no processo cultivando a PAZ..."
    Seguimento 1º Indoor do Gringo

Gracias
    6
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

smoky Respuesta: Armario & Hidroponica projeto do inicio

buenas,

valeu brodis...

To anexando mais fotos, da estufa... mas como diz o brodi jose, o negocio ja decolou, nessa fase... mas,sempre ha possibilidade de melhoramento, então... trabajo...

A estufa, ja esta funcionando para vega com as seguintes caracteristicas:

Agua:
    entre 20 e 30ml de 8 em 8 horas, pra cada vaso

luz:
    18/6

temperatura:
    controlado por thermistor tipo PTC, no ponto de referencia 28 graus:
    liga 3 ventoinhas se estiver acima, desliga se estiver abaixo dessa temperatura.

Ontem nao estava aqui, faltou luz e bagunçou... estou separando 4 pilhas(4,8volts) de celular NiCd, ou telefone sem fio para adptarmos no circuito, assim, sera resolvido sobre falta de luz.

E sobre a flora, o circuito é muuuito parecido, mas com luz 12/12. Ainda preparando o bolso... putz.
    tem uma lampada de vapor de sodio, 2750Kelvin(temp. da cor da luz), custa R$18,00 cada... pesquisando...

Estavamos pensando sobre um ionizador, para neutralizar odores, mas acho que vai ser gasto desnecessário, com energia eletrica, mão de obra, material, etc.
    no mais é isso ai...

Imágenes Adjuntadas
    Última edición por pardal; 29/03/2010 a las 02:30

Gracias
    3,388
    1,083 gracias recibidas en 370 Posts
    Mencionado
    6 Mensaje(s)
    Etiquetado
    49 Tema(s)
    Citado
    5 Mensaje(s)

Cita Iniciado por pardal Ver Mensaje

Bom isso é tudo muito teórico, mas uma coisa é certa:
    - num vai da pra fazer exaustão e resfriamento com esse esquema nao....
    mas tem um jeito; Voce faz exaustão em cima (lógico que observando a natureza, o ar quente fica acima...), depois pega um tubo, ou mais de um... pode ser aqueles de exaustor de cozinha... de zinco... ou flexivel. E fazer com que esse mesmo ar desça o tubo (circulação e condicionamento). A peltier poderia ficar dentro do tubo... mas como isso é tudo muito teorico mesmo, e só tamo trocando idéia... faço poca ideia, num lembro de ter visto isso, de estufa climatizada pra planta, sou total ignorante no assunto tb... sera que a planta vive bem sem troca de ar com o ambiente?

...
    Fala irmão, tá difícil te acompanhar ... já ví que vc vai de cabeça em tudo que se mete ... assim vc vai longe e rápido.....e merecido...desejo sucesso e se puder ajudar em algo conte comigo....mas acho que eu é que vou aprender mais com vc...penso em começar com hidro em breve ... quero fazer todos as funções automaticas ...para poder viajar sem problemas (meu reservatório vai ser grande) .... vou tentar fazer eu mesmo o que eu puder e comprar as coisas aos poucos...$$ tá curto!!! paralelo a isso continuo cuidando das minhas meninas que estão em flora (em terra) dentro do meu grow provisório.
    Eu tive alguns problemas borrifando agua com gás nas meninas....quando seca os sais minerais da agua se cristalizam e queimam as folhas....no início fiquei achando que era overfert ou flutuação do ph....até descobrir o que realmente era....por isso só coloco recipientes com agua gasosa ao redor dos vasos para que evapore e vá liberando o co2 e umidificando o ar (já que tenho que usar ar condicionado para manter a temp que aqui é alta).

No caso das pastilhas, sei que o problema da exaustão existe mais acho que se colocarmos várias pastilhas...de no mínimo 105 watts e a entrada de ar passando pelas pastilhas (eu montei a pastilha entre dois dissipadores de calor com coolers de computador) que tem seus pequenos ventiladores e ajudam a dissipar o calor e a moviemntar o ar dentro do grow pode funcionar..também é só regular mais frio.....mas eu não vou te perturbar com isso agora...cada coisa na sua vez...primeiro quero que vc termine esse grow e bote para funcionar....depois quando vc estiver mais tranquilo falamos disso....valeu
    Termina essa bodega logo e bota logo para filtrar um ar (a qualidade do ar em um ambiente que tem um grow melhora sensivelmente...mais o2) que daqui a pouco vai ter ar filtrado e perfumado hehehe
    abs

Gracias
    6
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

fala e brotehr Oliguba... blza mano.

legal saber que tu ta investindo no hidro tb, vai ser ebb/flow?

Ouvi reservatorio grande... me fala em numeros brother...uns 200 litros? fiquei curioso tb, porque o tamanho do reservatorio tem grande influencia (temp., PH, EC, estabilidade em geral...), mas aprendi sobre isso aqui, logo que achei o CC, tava procurando uma solução, porque deu errado o NFT pra mim? ora, com um mini reservatorio de 20 litros, ficava loco medindo PH e EC duas vezes por dia... e corrigindo, ate que depois de uma semana parei tudo, para arrumar(trocar tamanho reserv.). Vi no tutorial do Mr. Green, que tb usa ebb/flow, tudo indica que o tamanho do reservatorio é entre 60 e 80 litros.

O reservatorio aqui tem 60 litros, inicialmente é o espaço que tenho para um reservatorio ebb/flow, mas quando as coisas por aqui tiver mais espaço, ai sim, vamos fazer a receita do brother Bicho Grilo, 200 litros, ou um pouco mais...

Sobre a verba $, sei como é, to fazendo esquema de R$50 por mes, + ou -... e haja paciencia... procurando material alternativo...

Sobre a agua com gas, saiba que tem o PH baixo, por causa do CO2, o dioxido de carbono que baixa o nivel de PH, veja como exemplo a chuva acida, etc... ja vimos que o gas carbonico é mais denso que o oxigenio tb.

Do Peltier, a experiencia que temos é que vai funcionar perfeito num sistema fechado de circulação, senao, no caso de simples exaustão, vc vai ter que medir a vazao das ventoinhas, e colocar a potencia equivalente de peltier pra vazao delas... isso com certeza vai ser um numero bem maior que 100W

Eu imaginei um sistema de circulação, que pode fazer a troca de ar interno com o ambiente 3 x por dia, ar frio vindo por cima (conforme observamos em outros equipamentos, geladeira por ex. e a propria natureza...), mas isso é bem experimental...

Uma vez, montei uma "camara de carbonatação", mas para outros fins (const. civil), que mantinha a temperatura interna dessa forma, com pouquissima energia, tb porque temp de 27ºC. Porem, o sistema de ventilação/exaustão nao era com motor de eixo axial não... o sistema de refrigeração nao era com peltier, mas pelas medidas de consumo, poderia ser substituido por 100W de peltier facil...

Sobre a purifiação de ar, depois que o ebb/flow tiver legal, vamos estudar sobre isso, mas adiantando , que um sistema de descarga de alta voltagem onde circula o ar, ja purifica e tira odores, observando novamente a natureza, veja o trovão, que purifica o ar, e transforma Oxigenio(O2) em Ozonio(O3), e tantos outros....

bom, tamo trampando no projeto, na fé... cada dia um pouco...

Hoje teve um probleminha no sistema de rega, a bomba ficou ligada durante varios minutos, encheu de agua tudo o chao do quarto mano... A principio, o contato do rele me pareceu colado eu to acompanhando de perto o funcionamento da "estufa", os ciclos de luz, etc...

valeu brother.

Muita paz e luz do conhecimento pra todos nos! e ótimos grows...!

9. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a pardal por este Post:

Cavalo (26/05/2011), newculture (04/05/2011), oliguba (04/04/2010)

Gracias
    6
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Exclamation Respuesta: Armario & Hidroponica projeto do inicio

buenas...

Esses ultimos dias nossa "estufa" ficou em observação, e foram corrigidos alguns itens...
    1- adicionado bateria tipo CMOS, pra quando acabar a luz, nao zerar nosso timer
    2- correcao do programa que nao estava desligando a bomba de agua apos 3 segundos, achei que era o rele, mas era o programa mesmo.

to anexando ae o circuito com a bateria adicionada, 4 pilhas de telefone sem fio de 1,2 volts. O programa com as correçoes tambem, agora na versao 1.5, se alguem gravar tambem, vai ser legal, pra comparar num esquece de posta depois....

Essa semana agora vamos comprar a lampada de flora 2750K, e fazer a bandeja do sistema ebb/flow.

As mudinhas, estao em vega, e crescendo... parece que bem...

bom grow pra todos!
    Imágenes Adjuntadas
    Archivos Adjuntados

Gracias
    6
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

buenas!

nosso mini-grows ta rolando, foi adicionado uma lampada 2750K de 120Watts, vai ser adicionado mais uma... pouco mais de 200 watts, ta parecendo que vai ficar bem quente dentro do grow/flora... me parece pouco com uma referencia do astro rei a 1000 watts por metro quadrado...

mesmo com a lampada pra flora... a nossa cobaia (uma mudinha de tomate), queimou as pontas da folha, com certeza por causa do calor, vamos tb ter que aumentar a distancia da luz!

bom grow pra todos ...
    Imágenes Adjuntadas

Gracias
    2,255
    Mencionado
    20 Mensaje(s)
    Etiquetado
    39 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Maninho parabens pelo uso de tecnologia no seu cultivo a coisa ta ficando bonita por ai. Agora e so ir acerntando os detalher e colocar pra bombar esse grow ai.
    Que tipo de lampada essa? Dicroica 12v.? Elas esquentam pra caramba e não rendem nada.

Abraços do Gringo...

Gracias
    2,255
    Mencionado
    20 Mensaje(s)
    Etiquetado
    39 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Maninho parabens pelo uso de tecnologia no seu cultivo a coisa ta ficando bonita por ai. Agora e so ir acerntando os detalher e colocar pra bombar esse grow ai.
    Que tipo de lampada essa? Dicroica 12v.? Elas esquentam pra caramba e não rendem nada.

Abraços do Gringo...

Gracias
    6
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

E ae mano Iurdo... ta rolando aqui o esquema de vega, mas flora ainda ta faltando material...
    A lampada do nosso experimento, foi uma da marca ourolux , PAR 38, Halógena com temperatura de cor de 2750 kelvin. a potencia dela é 120 watts / 110Volts, e tem abertura de 30 º, o feixe de luz...
    Ela foi escolhida pelos seguintes motivos;
    - não precisa de refletor
    - o angulo do feixe pareceu cobrir uma area interna ideal
    - preço acessivel e unica do genero (2750k) disponivel por aqui...

por causa do controle de temperatura, que a lampada ficou fora do grow. nossa mudinha cobaia ficou queimada, somente na parte de cima, entao calculo que baixando a prateleira, uma distancia maior da luz vai ficar bom, vamos experimentar... a altura interna do grow tem 1 mt.

Valeu brother...

Gracias
    6
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Lightbulb Respuesta: Armario & Hidroponica projeto do inicio

Buenas.....

Boas novas... mudinhas ja estao no ponto para tirar um clone. Mas o lado da flora nao ta pronto...
    A lampada halogena deu ERRADO! pelos seguintes fatores, conclusao por analise;
    - a distancia do teto do grow, é pouca, para a abertura do angulo do feixe de luz (30º). Foram tiradas varias medidas de temperatura ao longo de 10 dias, a distancia permaneceu 62 cm, a media de temperatura foi de 36ºC. e nao tem a menor chance!
    Entao, no nosso caso, essa lampada sera substituida.

A frequencia da cor dela vi que é ideal para o grow, acho que ficaria boa se o grow tivesse mais de 1 mt, de altura interna....

To pensando que o consumo de qualquer lampada com filamento é muito alto. Um estudo recente, vi que apenas 20% da energia de consumo dessas lampadas é convertido em luz, a maior parte em calor...

como sou sempre cauteloso sobre o consumo... to pesquisando varias alternativas. Uma das coisas bem interessantes é o led. Aqui mesmo no CC, tem varias infos sobre led... Tem que fazer um estudo sobre fotossintese tambem. é... o negocio vai longe...
    olha só : http://www.greenpinelane.com/grow_status_mar25.aspx

Me parece que tem duas frequencias de luz, que sao as principais para a planta: Vermelho e violeta (pelo que andei pesquisando...).

Afrequencia de luz mais utilizada no processo "fotossintese", é no comprimento de onda de ~700nm (proximo do vermelho).
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese

Acho uma boa entao, ter somente as frequencias de luz que a planta precisa, porque tudo que vem a mais, esta sendo disperdiçado... (vamos ao que interessa)
    Aqui tem um grafico legal mostrando isso: http://www.homehydroponics.info/hydr...-vs-hps-420-nm

Agora entao:
    - 90Watts de led, equivale a 400 de HPS ( http://www.alibaba.com/product-gs/27...M_90_Watt.html )
    - 50000 horas de vida util
    - to gostando ...

So que tem um probleminha ae... se for comprar um desses UFO-led, é uma grana. Entao to avaliando comprar os leds, uns 300... e montar numa matriz de circuito impresso "desligada", material de facil acesso.
    Ja encontrei varios "growers" aqui no CC que fizeram parecido!

e... + estudo antes do investimento.

Valeu brother Gringo, pelo incentivo!

muita luz para todos nós!
    Imágenes Adjuntadas
    Última edición por pardal; 25/04/2010 a las 21:26

16. El siguiente Usuario da las gracias a pardal por este Post:

newculture (04/05/2011)

Gracias
    2,662
    4,271 gracias recibidas en 1,372 Posts
    Mencionado
    70 Mensaje(s)
    Etiquetado
    52 Tema(s)
    Citado
    105 Mensaje(s)

coée pardal !

too ansioso pra ver esse teu buds aee, explodindo de resina, pq com vc, tudo é "friamente" calculadoo ... varios circuitos, sistemas ... o negocio aee é profissa mesmoo ...
    ee falo isso pq to acompanhando desde o início ...

e quero ver o episodeo final !
    espero que com final feliz e esfumacentooo !

hehehe

abraços, mano !

Gracias
    0
    Agradecido 1 Vez en 1 Post
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

e ai prof pardal, temos noticias da estufa??? estou começando a faze ela... vamos vedr no que da!!!

+ Responder Tema
Página 3 de 4 PrimerPrimer 1234 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados