e ai prof pardal, temos noticias da estufa??? estou começando a faze ela... vamos vedr no que da!!!
![]()
e ai prof pardal, temos noticias da estufa??? estou começando a faze ela... vamos vedr no que da!!!
![]()
Ganjazz (01/06/2011)
E ae... buenas....
Muitas noticias sim. To com o tempo meio apertado... mas fiz algumas coisas novas; primeiro, comprei 15 leds de alto brilho, coloquei em outro local com 3 mudinhas de clones... morreram as 3, ficaram amarelas, a conclusao foi que precisa mais dos leds vermelhos do que o violeta..
os leds comprei numa casa especializada chamada loja dos resistores, fica bem pertinho da santa Efigenia aqui:
R. General Couto de Magalhaes 221 - F.3331-9337
Eles tem leds de 1 W / 12volts. e esses que vou experimentar alguns desses logo...
Fiz 12 clones, por enquanto esta sendo tudo em garrafa pet de 2Lt. Entao, a parte de floracao da estufa esta funcionando a pouco mais de 10 dias.
Quando fiz os clones, utilizei a espuma fenolica.. sem gel... so agua mesmo, e um estilete novo, sempre limpando com alcool a cada corte...
o programa fiz varias melhorias, e ajuste para maior precisao da contagem do tempo, que estava com erro de 1 minuto por hora. Agora o programa esta 100%, to enviando o arquivo com as correçoes...
A parte de irrigação da floração ainda nao foi automatizada, falta comprar o motorzinho de agua de parabrisa de carro, igual o da vega... entao a rega esta sendo manual por enquanto... por pouco mais de tempo.
valeu brodis...![]()
Ganjazz (01/06/2011)
E aí Pardal! Parabéns pelo tópico!! Estou tentando montar o circuito impresso... Porem, tenho algumas duvidas em relacao ao schematic SENSPTC_REV_C, que se vc puder me ajudar ficaria muita agradecido..
O 78L05 é um regulador de tensao certo? A pinagem dele é esta mesma? Pq no datasheet o pino 1 é o Vin e o pino 3 é o Vout, e tenho a impressao que no seu projeto o 1 estaria no out e o 3 no in...
A idéia é entrar 12V e obter uma "fonte" de 5V na saída?
E quando aquele NF das baterias, não entendi como ele atua na falta de energia... Ele é um simples relé NF?
![]()
Ganjazz (01/06/2011)
buenas....
o 7805 é invertido sim, a entrada no pino 3, saida no 1. ele é um estabilizador de tensao(5v) para o processador, que é o coração do negocio. O 7805 mantem com precisao 5 volts na saida, e na entrada podera variar de 7 a 24Volts
o motivo das baterias sao para iluminação/agua/ar, porque estamos transformando para LED a iluminação, depois desse ciclo. e atualmente, as baterias ligam a bombinha(de limpador de para brisas) de agua durante 5 segundos (antes eram 3seg.), tres vezes ao dia.
os reles comutam a luz, agua e ventilação. são todos muito comuns, e os contatos suportam corrente de ate 5Amperes em 220Volts (os de luz).
falow...
Ganjazz (01/06/2011)
e´realmente um projecto muito interessante Pardal e acho que vou tentar montar esse esquema. Espero que vás dando noticias pois vou precisar de alguma aJUDA. Pois não tenho programador compatível com ASM, será que podess dar uma dica de como arranjar esse programador?
prof. pardal, pode me passar tudo o que vc usou no projeto? digo as peças so para min ver quanto vai sair pra ve se cabe no bolso
tem um quarto grande na casa do meu tio qualquer hora vou faze uma estufa gigante lah vo ve com ele quando ele volta de viagem se ele deixar vou medir o tamanho do quarto dai vou pedir ajuda pra um bom professor (ja sabe qm neh) uhaeuhea
valeu mano ta bem legal esse teu projeto ai!![]()
Ganjazz (01/06/2011)
muuuuuito bom esses posts! aprendi mto!