+ Responder Tema
Página 3 de 4 PrimerPrimer 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 al 45 de 50

Tema: Controlando Ph e EC Do Substrato E Da Agúa

Gracias
    1,295
    2,466 gracias recibidas en 664 Posts
    Mencionado
    50 Mensaje(s)
    Etiquetado
    5 Tema(s)
    Citado
    242 Mensaje(s)

Re: Como medir pH e níveis de nutrientes do solo

Há muito debate sobre qual seria o pH ideal para o cultivo em solo, acredito que essa discussão ainda vai longe mas achei um tópico interessante que gostaria de compartilhar. Segundo informação o ótimo pH para crescer em solo é entre 5.9 e 6.0; 6.2 ou 6.3 é ideal.
    A informação interessante é que se o pH do solo é desconhecido, o pH da água deve ser 6.5.

2. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a BoBrasileiro por este Post:

chiconha (08/04/2015), Harvest*Time (05/04/2015)

Gracias
    1,295
    Mencionado
    50 Mensaje(s)
    Etiquetado
    5 Tema(s)
    Citado
    242 Mensaje(s)

Ainda tem essa tabela que sugere diferentes pH para a água dependendo do pH do solo:

4. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a BoBrasileiro por este Post:

chiconha (08/04/2015), Harvest*Time (05/04/2015)

Gracias
    21,866
    6,450 gracias recibidas en 2,001 Posts
    Mencionado
    166 Mensaje(s)
    Etiquetado
    75 Tema(s)
    Citado
    353 Mensaje(s)

Salve mano @BoBrasileiro

Mudei seu tópico pra cá pra não ficar dois beleza?

Nóis
    Manipular informação é uma forma de censura

6. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Harvest*Time por este Post:

BoBrasileiro (05/04/2015), chiconha (08/04/2015)

Gracias
    0
    20 gracias recibidas en 15 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Re: Controlando Ph e EC Do Substrato E Da Agúa

Boa tarde senhores, estou com um pequeno problema que eu creio ser a regulagem do PH,vou narrar a historia completa:

Estou utilizando um grow com 1,10 de altura x 90 de comprimento e 90 de profundidade, montado todo em chapas galvanizadas,mantem uma temperatura interior de 25 a 29 graus quando muito quente, uma lampada HQI vapor metalico de 400w em um refletor não dutado, por enquanto estou cuidando de 3 meninas que germinaram de prensado, e mais 03 que estou germinando no papel toalha são Afgan Kush Seeds ganhei de um amigo que polinizou um galho de sua planta, das 03 que já germinaram, duas estão com 01 semana e meia, sairam os dois cotiledones mais um par de folhas, aparentemente estão bem, na cor verde escuro, a terceira planta, que já vai para duas semanas e meia, ja tem os dois cotiledones e mais 02 pares de folhas, dos quais os dois pares mais antigos começaram a amarelar nas pontas e nas bordas das folhas e suas laterais estão curvadas para cima, suspeito que seja PH, no entanto como gastei muito na preparação do grow, ficou impossivel medidor de PH e Timer por enquanto, o Substrato que estou usando chama se Bioplant Prata, com seguintes compostos e informaçoes tecnicas:COMPOSIÇÃO:Matéria prima principal: Casca de Pinus.
    Agregantes: Fibra de coco, vermiculita, casca de arroz e nutrientes.

[COLOR=#FFFFFF !important]CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
    pH: 5,5-6,0
    CE: 0,8-1,0 (1:5)
    CE: 1,8-2,0 (1:2)

Não utilizei nenhuma mistura ao substrato, pois ele parece ter tudo o que se precisa, so me preocupei com o PH de 5,5 mas pensei que daria pra levar de boa, estou regando com água da torneira, a qual no talão de água diz ter um PH de 1'0 duvido, ai quase na terceira semana de vida ela apresentou esse problema, quase gritando pra mim" compra um medidor de PH please" mas por enquanto não posso, minha esposa da a luz mes que vem...milhares de gastos, finalizando, creio que esse seja um problema de PH creio que o PH inicial do substrato de 5.5 manteve se mesmo com a rega de uma agua com PH mais alto creio eu, alguem poderia pelo amor de Deus me ajudar, até que não estou tão preocupado com essas apesar de que quando nasce a gente pega apego como um animal de estimação, estou preocupado com as KUSH que devem germinar amanha e vou manda las para esse mesmo solo, sem um medidor de PH na mão, quanto mais leio mais surgem duvidas, hoje na hora do almoço resolvi tentar algo que eu achei que poderia ajudar a planta a destravar e aumentar o PH, utilizei um medicamento que eu tinha em casa, o leite de magnesia, acreditando em suas propiedades alcalinas para aumentar o PH da terra, até descobri agorinha que deveria utilizar sulfato de magnesia e não o hidroxido de magnesio que foi o que utilizei, existe diferença de um para o outro? alguem tem alguma opnião para me ajudar ?

[/COLOR]

8. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a dyego por este Post:

chiconha (08/04/2015), Harvest*Time (08/04/2015)

Gracias
    1,295
    Mencionado
    50 Mensaje(s)
    Etiquetado
    5 Tema(s)
    Citado
    242 Mensaje(s)

bordas e pontas curvadas para cima, sem foto? parece estarem sofrendo com o calor. Entendo que tenha suas prioridades mas você tem o mais difícil (que é a semente) e já germinou, vai querer perder a planta? Eu investiria sim e economizaria em outra coisa.

10. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a BoBrasileiro por este Post:

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Pois é cara, não posso deixa las morrer, acho que deveria ter esperado mais para germinar as kush afghan, mais agora já foi, e realmente não vou poder adquirir o medidor agora, no começo eu pensei que pudesse ser calor, pois as plantas novas dentro do grow estavam a ums 15 a 20 cm da luz, quando ela começou a apresentar o problema, uma pontinha de uma das folhas queimou que ficou sequinha, ai distanciei do refletor e deixei a ums 30cm, aparentemente ela retardou o secamento da folha, no entanto o amarelamento continuou e estou sentindo o crescimento dela mais lento ta bem amarelinha diferente das mais novas que estão bem verdes, no mes de junho vou adquirir o medidor, (ate la minha filha que esta chegando conseme todo meu$$$) mais ate lá vai ter que ser na raça, no desespero acabei fazendo burrice hoje eu acho, colocando o hidroxido de magnezio na agua pensando ser o mesmo que sulfato de magnesio, comprei o sal amargo(sulfato de magnesio 99%) agora a tarde e vou começar a aplicar em todas a partir de duas semanas de vida pra ver se da uma destravada, e melhora essa absorção de nutrientes que eu acho que seja o problema, outra duvida, a minha terra que foi preparada com PH de 5,5, esse nivel de PH vai dar uma subida com o sal amargo, ou deveria jogar um pouco de cinza após transplantar para o vazo de 11lts para dar uma aumentada no PH? grato pelas respostas.

12. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a dyego por este Post:

Gracias
    21,866
    Mencionado
    166 Mensaje(s)
    Etiquetado
    75 Tema(s)
    Citado
    353 Mensaje(s)

Opa, salve maninho.

O ph não muda tão rápido assim no solo. Melhor vc ir regando com uma agua ph neutro.Normalmente da torneira é em torno de 7.5 dá uma olhada na sua conta de água

Não sei se o leite de magnesia vai dar zica. Tomara que não.

Tenho usado o bioplant tb. Mas tenho misturado com um pouco de terra pq ele praticamente é só matéria organica.

Talvez essa treta possa ser o calor mesmo. Qual exaustão tem utilizado. Mesmo a temperatura do grow ficando estável é um foco de luz a planta então a irradiação pode estar muito alta e queimando mesmo assim. Faz o teste da mão. Deixa mas costas da mão virada pra planta e vê como tá a temperatura. Se esquentar muito tá muito perto.

Abraço e bons estudos.

14. El siguiente Usuario da las gracias a Harvest*Time por este Post:

chiconha (08/04/2015)

Gracias
    1,434
    1,238 gracias recibidas en 248 Posts
    Mencionado
    49 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    54 Mensaje(s)

Qualé maninho, tranquilidade?

tenho duvidado do ph também, mas seja lá como for, não use nada a base de Mg pra resolver seu ph, pode travar por excesso, apesar de ser difícil.
    Fácil de achar e usado comumente com esse intuito, calcário (dolomitico ou de conchas) ajuda MUITO em subir e estabilizar o ph. Recomendo total.

Quanto a falta de phmetro recomendo pegar qualquer um. Existem alguns por cerca de 7 reais do ebay, ou em lojas de aquário, aquele de gotas por cerca de 15.
    Como dizia a propaganda antigamente, não é nenhuma brastemp, mas quebra bem o galho. Eu estou com o meu phmetro no conserto e tenho usado o pra aquário. Tá rolando lindo!

vqv maninho. Mande noticias e abra um diário pra acompanharmos. Abraço.
    Não compro, não vendo!
    Meu cultivo se destina a consumo próprio!
    Mais 1 grower, menos 1 traficante!!!

(IN/ORG) 1° Grow do Chiconha
    (IN/ORG) 2° Homemade growbox do Chiconha

16. El siguiente Usuario da las gracias a chiconha por este Post:

Harvest*Time (08/04/2015)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Resposta para ***Harvest Time***, obrigado pela resposta, você também usa o Bioplant Prata? achei ele mais completo que os outros, pensei em misturar um pouco de terra nele mesmo, achei muita materia organica, que terra você acha que eu poderia misturar ? na embalagem do substrato diz que o PH é de 5.5 então eu deveria usar uma terra que desse uma pequena elevada no PH, no meu talão de agua indica que o PH é de 10(altissimo) estou deixando a agua da torneira descansar por 24 horas pra evaporar o cloro, aparentemente o leite de magnesia de dois dias atras não deu problema, mas não sei se é coicidencia, mas parece que desde ontem a tarde quando reguei com sal amargo(99% sulfato de magnesio) parece que as folhas que estão nascendo estão vindo mais rapido e mais verdinhas, para exaustão estou utilizando um ventilador desses industriais muito potente que fica na parede de tras do grow bem proximo ao refletor, até o vidro do refletor fica frio, calor eu estou quase descartando,fiz o teste da mão e não incomodou muito, inclusive faço indoor/outdoor das 06:00 da manhã as 07:00 luz artificial, das 07:00 da manha as 17:30 da tarde sol direto e das 17:30 até a meia noite luz artificial e depois 06 horas de soninho pra elas.

Resposta para ***chiconha*** caro amigo obrigado também pela resposta, ja tirei da cabeça usar o MG para regular PH, dilui apenas um poquinho na gua e estou regando a planta que tem mais de duas semanas porque todos dizem que é bom, em pequena proporção é claro. usarei o calcario dolomitico na proxima mistura e também um pouco de terra, cara e obrigado pela dica do medidor de PH de piscina, estou indo atras dele agora mesmo.

Solicito uma ajuda com a mistura do solo, ai mais em cima no meu primeiro post eu descrevi os compostos do substrato Bioplant Prata que estou usando, agora gostaria que alguem me dissese que proporção usar de terra preta terra vermelha e calc. dolomitico que é o que estou pensando em misturar, do mais já tem bastante compostos no propio substrato.

Obrigado a todos pela ajuda.

18. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a dyego por este Post:

Gracias
    21,866
    Mencionado
    166 Mensaje(s)
    Etiquetado
    75 Tema(s)
    Citado
    353 Mensaje(s)

Mano, bioplant é novidade pra mim. Tenho feito alguns testes ainda. 1/2 a 1/2 tem sido bom mas acabo incluindo outras coisas como um pouco de calcario dolomitico, uma alga pra alimentaçao animal (litothaminium) e um pouco de provaso que é um fert muito bom. Mas acho que pode melhorar. Na metade de terra vc pode por uns 90% terra preta e uns 10% no máximo de terra vermelha pq tem muita argila e pode não ser bom. Tem uma galera que mistura perlita pra dar uma aerada. O canal é ficar bem aerado mas tem que ter uma terrinha.

Abraço!

20. El siguiente Usuario da las gracias a Harvest*Time por este Post:

chiconha (08/04/2015)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Vou preparar um substrato esperar mais umas duas semanas e fazer um transplante para um vazo grande, elas estão em copos de 150ml pintados de branco, farei como você, 1/2 a 1/2, comprei o medidor de PH de piscina na hora do almoço e media a água da rega que deixo descansar por 24 horas pelo menos pra evaporar o cloro, a água da rega estava com PH de mais ou menos 7.2 a 7.4 ( creio eu, pois o medidor de piscina é um pouco vago, mas creio eu que a água da rega esteja boa, eu ia medir o PH da terra, tirando um pouco do copinho e deixando 24 horas de molho na água para depois medir a água e obter o PH da terra, mais ai pensei bem, o copo é pequeno quase nem tem terra pra planta, vou preparar um substrato como o Harvest disse 1/2 a 1/2 para fazer o próximo e definitivo transplante, já que comecei no copinho de café e depois fui para o de água 150ml agora finalizo em um de 11 lts, depois de preparar o solo tirarei um pouco dele e medirei seu PH diluindo ele na água, muito trabalho pela frente, mais o ânimo ta grande. agora voltando no problema da planta, seria realmente necessario eu medir o PH dessa terra onde ela esta ou sera que ela aguenta umas duas semanas ate o próximo transplante sem morrer, tendo em vista que começei a regar com sal amargo a 2 dias e ela ate deu uma melhoradinha, as folhas que estavam curvadas como conchas se abriram estão mais normais e as folhas novas que estão nascendo não estão tão amarelas, não sei se ela superou o problema mais creio que o melhor a se fazer seja esperar, Harvest o que que você acha, meço o PH da terra onde elas estão ou aguardo o próximo transplante ?

22. El siguiente Usuario da las gracias a dyego por este Post:

Harvest*Time (08/04/2015)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Bom dia amigos, Harvest, medi o PH da terra onde as plantas estão ontem, tirei um pouquinho, misturei a agua e medi, aparentemente o PH da terra esta tão baixo que a cor que a agua do medidor ficou nem existe na tabela do medidor, aparentemente de 5.5 abaixo disso ainda, coloquei um pouquinho de calcario dolomitico por cima da terra bem pouquinho e esperarei a agua da rega diluir o calcario e estabilizar o PH, estou preparando o solo novo, esperarei mais algumas semanas e plantarei, as 03 sementes de qualidade que estou germinando já estão no papel toalha a 3 dias e as radiculas ainda não deram as caras, esta demorando mais do que o normal,até quantos dias no papel toalha ela pode levar para germinar ?

Gracias
    1,295
    Mencionado
    50 Mensaje(s)
    Etiquetado
    5 Tema(s)
    Citado
    242 Mensaje(s)

dyego as melhores sementes abrem rápido (em 24h, na água) e depois podem ser colocadas num papel toalha umedecido para crescer um pouco as raízes antes de coloca-las num pote ou copo. Direto no papel toalha podem demorar um pouco mais, mas sugiro que troque o papel porque pode mofar/apodrecer causando problemas para as sementes.

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

01.2.JPG01.3.JPG01.4.JPG02.2.JPG02.JPG01.JPG

Boa tarde BoBrasileiro, obrigado pela dica, e realmente começei a aplica-la as sementes já estavam começando a exalar um cheiro ruim de podre, senti que não estavam muito bem....agora retornando ao meu problema inicial, de amarelamento e secagem das pontas das folhas, o qual eu achei que tinha sanado, ainda não foi resolvido, respondi para o Harvest que achava que o problema era a proximidade com o reletor, plantas mantidas a mais ou menos 20 cm de uma HQI 400W com refletor não dutado, eu havia excluido a possibilidade de queimadura por calor porque no teste da mão não incomodou, depois lembrei que trabalho com solda, calor o tempo todo a minha pele já não tem mais tanta sensibilidade ao calor, hoje, a planta 01 que esta com 03 semanas alem dos problemas que já tinha e achei que havia sanado, apresentou uma piora em seu estado, amarelou mais, a incidencia de queimadura(folha secando esta aumentando),e essa caracteristica também surgiu nas mais novas com uma semana e meia, essas estão bem verdinhas mas também começaram a aparecer manchas de queimadura(folhas secando) começando nas pontinhas e depois migrando para o meio da planta, tirei algumas fotos as quais estarei postando.

Obs: notem como a maior que esta com 03 semanas esta bem amarela e secando, e a menor com quase duas semanas esta bem verde já começando a secar as pontinhas e aparecerem manchas amarelas no meio das folhas assim como começou a maior.

26. El siguiente Usuario da las gracias a dyego por este Post:

BoBrasileiro (09/04/2015)

Gracias
    1,295
    Mencionado
    50 Mensaje(s)
    Etiquetado
    5 Tema(s)
    Citado
    242 Mensaje(s)

CALOR, suas plantas estão sofrendo com o calor. Enquanto não mudar aí, vão continuar sofrendo. E os efeitos do calor podem continuar aparecer depois de um ou dois dias. Outra coisa, se demorar pra resolver pode agravar e as plantas podem travar, atrasar, hermafroditar ou até morrer.

28. El siguiente Usuario da las gracias a BoBrasileiro por este Post:

Harvest*Time (10/04/2015)

+ Responder Tema
Página 3 de 4 PrimerPrimer 1234 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados