Muhhamad (20/08/2012)
Muhhamad (20/08/2012)
Ontem eu fiz a mistura forte de solo, o conforme a receita do gringo.
Coloquei a fibra de coco molhada na mistura, só depois que vi que era pra secar.
Ta tudo dentro de um saco de lixo de 100L fechado.
Fiz merda né!? Dá para consertar ou vou ter que jogar fora?
Outra coisa, como eu guardo essa mistura, e quanto tempo ela dura?
Valeu pela força ae galera.
Abraço.
Muhhamad (20/08/2012)
Mano, se foi só a fibra não dá nada não. Durante o processo de descanso do solo é bom vc dar uma molhadinha de leve, sempre esperando secar, como se tivesse uma planta. Pra fazer o teste se está muito umido vc pega um pouco do solo e aperta, se escorrer água está muito molhado; se ficar firme e ao soltar sobrar a massinha com o formato da sua mão está legal; mas, se esfarelar tem pouca umidade. Assim a biota do solo vai agindo estabilizando os componentes, tornando alguns mais acessíveis, etc. Vc pode deixar no saco sim, mas tem que deixar aberto pro solo respirar, é bom fazer até uns furinhos pra respirar melhor. Mas, se você tiver um balde ou uma lona pode ser melhor do que deixar no saco. Ele pode rasgar e fazer a maior sujeira aíPode guardar pelo tempo que quiser que cada vez vão ter mais nutrientes disponíveis e o ph mais estabilizado. É só manter a umidade ideal.
Abraço![]()
ABRA SEU OLHO. A IDEOLOGIA PODE ENGOLIR VOCÊ!!!
"A ideologia de se achar sem ideologia é uma das ideologias mais disseminadas em nossa sociedade, especialmente entre os bem-nascidos de inclinação conservadora, e serve de justificativa para todo tipo de apatia, especialmente da supressão do diálogo político na arena pública. Nesse caso, cometer a enorme redundância de marchar contra algo que todo mundo é contra torna-se apenas mais um sintoma dessa apatia em estado terminal.
"Se um político afirmar defender “água limpa pra todos”, você se pergunta: existe gente que defende “água suja pra todos”, ou que algumas pessoas não devem ter acesso a água limpa? Não, claro que não existe. Então, é um discurso político vazio e demagógico. Não vote nesse cara."
O problema com o movimento anti-corrupção
Chuin (15/08/2012), Green Stache (14/08/2012), Jim*Morrison (15/08/2012), marywanna (20/08/2012), Muhhamad (20/08/2012), Thulle (20/08/2012)
Valeu meu kamarada, fiquei mais tranquilo agora.
Tava boladissimo achando que tinha ferrado o solo.
Deu um trabalho fudido preparar aquilo, ainda mais que eu moro num apartamento pequeno, e minha mulher é neurótica com sujeira... Pqp, quando eu terminei de picotar a fibra, parecia que eu tinha tosado um são Bernardo dentro de casa.
Mas beleza, vale o esforço.
Mais uma vez, muito obrigado.
Abraço a todos.
Última edición por Green Stache; 14/08/2012 a las 21:40
Harvest*Time (29/08/2012), Jim*Morrison (15/08/2012), marywanna (20/08/2012), Muhhamad (20/08/2012), Thulle (20/08/2012)
Green Stache (20/08/2012), marywanna (20/08/2012), Muhhamad (20/08/2012)
Salve galera,
Gostaria de saber se na mistura de solo "Forte" do @GringoD2 dá pra trocar a fibra de côco por permita, e qual proporção ficaria. Quanto de permita eu boto pra 25 kg de terra?
Obrigado aos que puderem ajudar.
Thulle (28/08/2012)
É perlita o nome irmão;
eu faço a medida em relação ao volume, por exemplo se 25 KG de solo for equivalente a 50 litros vc coloca no máximo 30% desse volume de perlita ou seja 15 litros. Ou 20% o que seria equivalente a 10 litros. e vai nessa proporção. Quanto mais melhor, até o limite de 30 %.
alguns ingredientes fica mais fácil medir pelo volume ao invés do peso, é o caso da perlita.
No meu último solo eu usei só a perlita e achei que o solo ficou a dever um pouco no quesito estrutura em relação a compactação. Dessa vez eu além da perlita coloquei um poco de fibra de coco e ficou bem mais drenado. O cultivo foi bom só com a perlita, mas um pouco de fibra acho que deve ficar melhor ainda.
E olha que foi pouca fibra mesmo, 600 gramas, 3 pacotes de 200 gramas para mais de 100 litros de solo, mas a fibra de coco junto com a perlita parece que potencializa uma estruturação mais irregular que é ideal para e fornecer boa drenagem e evitar compactação com pedaços de solo ficando a seco dentro do vaso. Em relação ao solo da floração estudo a possibilidade de picar mais 400 gramas de fibra a fim de proporcionar um avanço maior do sistema radicular na transição e início de flora. Com o solo com mais fibra as raízes avançam que é uma beleza. Além de obter um pouco mais de volume claro.
keep coming back
Última edición por Thulle; 28/08/2012 a las 02:02
A consciência é um vento que se lança livre na direção da coisas.
Sartre.
Harvest*Time (29/08/2012)
Valeu pela dica @Thulle .
Saquei a parada que vc falou de adicionar palha de côco além da perLita (eu tinha digitado errado... rs) pra melhorar a estrutura do solo. O problema com o côco é a zona. Meu apartamento tem pouco espaço, e o troço faz uma sujeira danada. Tem que lavar, picar, é difícil de misturar no solo, aumenta consideravelmente o volume da mistura, o que no meu caso, devido ao espaço é um problema pra armazenar... Resumindo: minha mulher surta quando vê eu entrar com essa porra dentro de casa... Hahaha. Mas beleza, pelo menos reduzindo um pouco o volume da palha já ajuda.
Eu vi vendendo uma mistura de palha (já lavada e picada) com pó de côco da cocomix. Parece ser mais prático.
Teria como eu pôr essa mistura no lugar da palha pura? Tenho que fazer algum ajuste no solo devido a isso?
Parece que o pó de côco substitui a vermiculita, como eu faço? Uso só a mistura e não ponho nada de vermiculita, ou ponho um pouco só?
Valeu pela força.
Última edición por Green Stache; 28/08/2012 a las 15:30
Thulle (20/11/2012)
Posso trocar a o Pó de Coco por Pó de Pinus ? em qual proporção ????
Não encontrei torta de mamona aqui na minha cidade, só de algodao, tb posso suvbstituir na mesma proporção?
Comprei um substrato que ja vem com vermiculita, alguem ja comprou algum assim? ph de 6 e o EC n lembro, vo confirmar depois posto aqui....
O pó de coco retem muito a água, eu particularmente não acho legal.
Sartre.
Mar.de.Ganja (01/12/2012), quartz (22/11/2012)
Fala ai galera do Cc to começando vou fazer indor e queria saber qual receita de solo seguir?Na vega e na flora?Ja vi as recitas e minha duvida e a seguinte se eu possuo fertilizantes como VooDoo Juice, Big Bud , B-52, Overdrive.Eu continuo seguindo essa receita de solo ou tenho que usar um solo mais leve? Se for usar po de coco e coco granulado para compor o solo eu devo lavar como a fibra de coco?
Agradeço a todos pela ajuda
Valeuuuu!!!!!!!!!
Thulle (10/12/2012)
Você pode usar esses fertilizantes em solo em menor dosagem do que se usar em meio inerte, (fibra de coco, perlita etc). Ou pode fazer uma mistura inerte e daí vc usar tudo isso aí e mais um pouco em dosagens indicadas.
O orgânico é mais barato e consome muito pouco fertilizante.
Sartre.
Harvest*Time (10/12/2012)
Thulle (12/12/2012)
Mano, segue a receita do gringo que é sem erro!
Abraço!
ABRA SEU OLHO. A IDEOLOGIA PODE ENGOLIR VOCÊ!!!
"A ideologia de se achar sem ideologia é uma das ideologias mais disseminadas em nossa sociedade, especialmente entre os bem-nascidos de inclinação conservadora, e serve de justificativa para todo tipo de apatia, especialmente da supressão do diálogo político na arena pública. Nesse caso, cometer a enorme redundância de marchar contra algo que todo mundo é contra torna-se apenas mais um sintoma dessa apatia em estado terminal.
"Se um político afirmar defender “água limpa pra todos”, você se pergunta: existe gente que defende “água suja pra todos”, ou que algumas pessoas não devem ter acesso a água limpa? Não, claro que não existe. Então, é um discurso político vazio e demagógico. Não vote nesse cara."
O problema com o movimento anti-corrupção