+ Responder Tema
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 74

Tema: Adubos Sintéticos: Venenos ou não?

Gracias
    0
    30 gracias recibidas en 22 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Adubos Sintéticos: Venenos ou não?

Eis a questão(a pedido do macaco).

Se alguem se habilitar a responder, por favor vá em frente

Gracias
    981
    5,302 gracias recibidas en 2,037 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    48 Tema(s)
    Citado
    11 Mensaje(s)

Respuesta: Adubos Sintéticos: Venenos ou não?

então eu me habilito já que pedi:

a resposta é bem simples, na verdade, mas se alguém achar que falta argumentação, o debate está só começando...os adubos sintéticos não são veneno pra cannabis, nem pra qualquer outra planta. para as plantas, são uma forma de nutrição insuficiente e que carece de algo que não se pode manipular em laboratório: as interações biológicas (muitas ainda não compreendidas em sua totalidade, como por exemplo a simbiose entre fungos - micorrizas - e vegetais no que tange ao sistema radicular) que alteram e em muito a potencia, o gosto e o aroma (além de concentrações de nutrientes, e principios ativos) não só da cannabis, mas de qualquer outro vegetal. basta comer um tomate cultivado organicamente e um outro levado a base de sinteticos p/ confirmar isso (ou fazer um teste no espectrometro de massa pra separar tudo e ver o que tem em um e em outro). mas a questão é: não fazem necessariamente mal à planta se utilizados de modo correto. são venenos sim pro meio ambiente. e veneno poderoso. além das plantas de jardim, muitas coisas usam os elementos presentes nos ferts sinteticos. entre elas algas e bactérias. essas comem geralmente o residuo resultante do fert já utilizado, que depois de servir ao seu propósito, acaba se acumulando na rede de esgoto, ou se impregnando no solo. no primeiro caso, vai pro rio ou mar, invariavelmente, pois nosso país tem umas das piores redes de tratamento de esgotos do mundo. no segundo, penetra no solo e contamina o lençol freático. quando chega a seu destino final, o residuo alimenta bactérias que por sua vez se reproduzem de forma descontrolada e geram uma redução drástica da taxa de oxigenio.isso prejudica todo ecossistema por motivos óbvios. cito em especial os cultivos hidroponicos em larga escala, que são poluidores de grande porte, e obviamente, os resíduos resultantes da própria fabricação dos adubos sintéticos, expelidos tanto no ar quando nos esgotos que geralmente não tem o tratamento adequado. há argumentos que defendem que a produçãoa tual de alimento se baseia no advento do fertilizante sintético (que se baseia em grande parte no petróleo). esse argumento só se sustenta no modelo de agricultura escolhido pelos grandes produtores, que dão como correto vender o alimento para as pessoas que não o cultivam. se observarmos a simplicidade de se obter uma horta organica, em qualquer local com um mínimo de luz natural ou especifica para o cultivo, veremos que não necessariamente dependemos do sistema de produção alimenticia atual, apenas fizemos essa escolha. e escolhas não invalidam contra-argumentações. não citei fontes nem nenhuma matéria ou estudo de qualquer publicação ou orgão de pesquisa, pois acredito que tudo o que eu disse pode ser depreendido com facilidade pelo senso comum de individuos que tenham uma noção muito básica de biologia e química, algo que qualquer pessoa que deseja plantar qualquer coisa deve ter. portanto espero que todos compreendam, mas como eu disse, é apenas o começo do debate.

3. Los siguientes 7 Usuarios dan las gracias a Macaco Natalino por este Post:

bangue (09/08/2010), brenfa (25/07/2010), Budzaum (31/07/2010), GringoD2 (08/08/2010), Harvest*Time (25/07/2010), Jim*Morrison (12/08/2010), oliguba (25/07/2010)

Gracias
    17,741
    5,467 gracias recibidas en 1,731 Posts
    Mencionado
    122 Mensaje(s)
    Etiquetado
    70 Tema(s)
    Citado
    253 Mensaje(s)

no coments.........

5. El siguiente Usuario da las gracias a Harvest*Time por este Post:

Jim*Morrison (12/08/2010)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Macaco Natalino Ver Mensaje
    então eu me habilito já que pedi:

a resposta é bem simples, na verdade, mas se alguém achar que falta argumentação, o debate está só começando...os adubos sintéticos não são veneno pra cannabis, nem pra qualquer outra planta.[...]
    Ok. De longe, o mais claro discurso sobre o assunto até agora. A sua clareza mental é impressionante. Não tenho nada a dizer especificamente, então vou falar aqui mais em geral:

Em relação ao cultivo de cannabis para uso próprio: Concorda que em 1(um, uma unidade, apenas um) ambiente controlado de pequeno a micro porte(que é o caso da maior parte dos growers aqui) o uso correto de fertilizantes sinteticos não causará impactos sequer proximos de algo causado por um VENENO AMBIENTAL propriamente dito??

Tá esse ponto já foi, os pequenos growers sinteticos podem relaxar que não estão matando nenhuma fauna e flora local.

MAS -claro que não é simples assim- Tem tambem o fato de quem usa ferts sintéticos está alimentando essa mesma indústria. Isso é ruim? Será?

Acho que tambem não é simplesmente ruim ou bom. Essa é a mesma indústria que possibilita a prática de preços alimentícios tão baixos. A media do preço dos alimentos é uma das mais críticas para a saúde humana em geral. Leves variâncias nesse preço causam um impacto profundo em sociedades mais pobres, como é o caso aqui do Brasíl. Não to dizendo que essas indústrias são perfeitas, muito pelo contrário, pois estão looonges de chegarem a uma qualidade exemplar. Mas queria lembrar que organico ou não-organico, ambos os lados já estão tomados por empresas cada vez maiores. Ambos os lados vão te induzir ao consumo de um ao inves de outro.

Mas e se formos desconsiderar as organicas de grande porte?
    Ok, comparando as organicas de pequeno portes as grandes convencionais:
    As de Pequeno porte produzem mais em menos terra, com tecnicas mais verdes. As grandes não. Isso é tudo verdade. A diferença está no custo: em um mesmo tipo de solo, e em condiçoes iguais, a convencional gasta muuuito menos por grão do que a pequena. Por isso que ela prevalece na porcetagem.
    A qualidade tende a ser pior, da mesma forma que uma imitação barata da China tende a ser pior que a original. Tambem pode-se tirar que a copia barata chinesa causou mais impacto no ambiente, embora seja dificil medir isoladamente.

Então afinal: deve-se ou não evitar a industria convencional, seja não comprando 'adubos químicos' ou alimento? A princípio: Sim, claro! desde que você tenha certeza de estar mudando para um fornecedor melhor em mais aspectos(essa é a parte mais dificil para muitos haha). Essa escolha favorece a competição a um nivel alem do preço, resultando em produtos mais finos por ambos os lados.

O meu ponto final é que a sociedade está evoluindo; não há razão de ficar chamando tudo que é industrial de veneno quando muita gente pobre depende de seu uso. o que dá pra fazer é forçar com que a qualidade desses produtos suba ao longo dos anos, sendo e ensinando os outros a serem compradores conscientes...

Peace

7. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a leorfts por este Post:

dead xuxu (05/08/2010), Harvest*Time (25/07/2010), Jim*Morrison (12/08/2010), Macaco Natalino (25/07/2010)

Gracias
    17,741
    Mencionado
    122 Mensaje(s)
    Etiquetado
    70 Tema(s)
    Citado
    253 Mensaje(s)

Agora eu ví! Tava se fazendo de desentendido né?

Mas aqui... Falando da lei da oferta e da procura que eu disse no outro tópico. Você não acha que aumentando a demanda de procura por produtos orgânicos a tendência é a diminuição dos preços dos produtos? E também a busca dos próprios produtores por utilizar dessas alternativas não aumentaria? É o caso aqui da minha região, além da procura ser muito grande, é um estado produtor desse tipo de alimentos, com um incentivo muito grande para os agricultores utilizarem dessa prática, não financeiro, mas de conscientização mesmo, que eu acho que é a prática correta (e não é só do governo, teve início em grupos da Universidade e do terceiro setor, o governo só foi entrar muito depois). Pois, se for só pelo lado financeiro, no dia que aparecer uma proposta mais lucrativa, rapidinho iam voltar pro químico.

É claro que há toda uma indústria por traz de tudo isso, orgânicos, minerais (que inclusive muitos certificados de orgânicos aceitam a utilização destes) ou sintéticos. Mas, creio eu, o maior medo dessas próprias indústrias, inclusive a dos orgânicos, é os produtores aprenderem a fabricar os próprios abonos, fertilizantes, agentes contra pragas e tals. E também tem o favorecimento da agricultura familiar, uma diminuição da migração dos agricultores do campo para viverem em favelas, a indústria do agronegócio teria mais dificuldade para expandir a sua monocultura, dentre outras.

Agora sim, o diálogo tá racional, sem muita emotividade. Assim que eu gosto.
    Ganhou até um pontinho de karma.

Minha análise é humanísta-social, até porque a minha formação é essa. E nunca fui muito bom em biologia.... huahauah

PS.: mas acho que o micro-cultivo de cannabis causa um grande impacto sim. Como você mesmo disse, alimenta uma indústria. E, creio eu, lá onde ela produz o impacto deve ser grande. E se pensarmos no nosso planeta como um enorme ser vivo, se afeta uma parte afeta todo o resto. Aí já é a consciência de cada um né?

Cannabis para todos que a querem!!
    Última edición por Harvest*Time; 25/07/2010 a las 02:09 AM

9. El siguiente Usuario da las gracias a Harvest*Time por este Post:

Jim*Morrison (12/08/2010)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Harvest Grow Ver Mensaje
    Agora eu ví! Tava se fazendo de desentendido né?

Mas aqui... Falando da lei da oferta e da procura que eu disse no outro tópico. Você não acha que aumentando a demanda de procura por produtos orgânicos a tendência é a diminuição dos preços dos produtos? E também a busca dos próprios produtores por utilizar dessas alternativas não aumentaria?

Cannabis para todos que a querem!!
    rsrsr Como assim desentendido ..?

tá, lembrando que: aumentando-se a procura por alimentos organicos baixaria o preço de alimentos convencionais e AUMENTARIA o preço de orgânicos(sim, tem um lado negativo);

Mas o seu ponto é que comprando organicos(verdadeiros organicos, claro) voce deixa mais acessivel os alimentos convencionais para a população? sim, tambem acho, alem de melhorar a qualidade dos convencionais para competir com organicos..

Tambem acho que as pessoas não fazem o melhor uso de suas terras(aquelas que moram em casas com quintal razoavel pelo menos). Tem uma lógica por trás, claro, na maioria dos casos : que o tempo delas é dinheiro. Mas vamos pensar em um caso praticável: Por exemplo, alguem que ganhe 500 reais mensais por 6 horas de trabalho de segunda a sexta vai ter uma renda de R$ 4,17 por hora de trabalho. Se ele fosse produzir no terreno dele, ele teria que conseguir algo proximo ou maior que isso, senão não teria logica (não que ele faça essa conta, mas ele sente isso hahsahuashuashu). O grande problema é que ele já ASSUME que não vai produzir nem perto dos R$ 4,17 por hora ali naquele terreninho. O que ele não sabe é que um mini cultivo simples requer muito menos que uma hora por dia. Se ele gastar menos de 10 mins todos os dias, ele terá deixado de ganhar 4 reais em uma semana, e portanto terá gasto 60 reais só de tempo em 100 dias(ciclo de colheita do tomate por exemplo). Supondo que ele tenha 10 pés de tomate no quintal, e que cada pé dê 20 tomates, ele terá feito 200 tomates com 60 reais, produzindo R$ 1,50 o kilo de tomate, que é preço de mercardo. Claro que há mais alguns custos, mas a ideia é de que ele não perde quase nada.

The problem is: pouca gente urbana tem o quintal necessario. E as que tem não trabalham por 500 reais ao mês, e sim por 1.000 ou mais, o que no minimo dobraria o custo do tempo investido na plantação.. deixando-as menos incentivadas a plantarem por questões financeiras. Claro que aí eu só to levando em conta incentivos financeiros, mas deu pra entender a ideia de que os custos são altos em situações normais...

Peace

Gracias
    17,741
    Mencionado
    122 Mensaje(s)
    Etiquetado
    70 Tema(s)
    Citado
    253 Mensaje(s)

Acho que vc não entendeu o que eu quis dizer, realmente expliquei mal. Quis dizer que aumentando a procura os produtores ¨abririam¨ os olhos para esse público, produzindo mais (ou se ¨convertendo¨), e consequentemente aumentando a oferta, o que acarretaria em uma baixa do preço. Sacou? Foi o que aconteceu aqui, na real, sem querer criar argumentos.

Alguns links para pesquisa:

1. Cartilha de orgânicos que seria distribuida pelo governo (vetada pela monsanto numa ação na justiça, pq será?)
    http://www.aba-agroecologia.org.br/a...ha_ziraldo.pdf

2. Sites muito bons com muitas informações:
    http://www.agrisustentavel.com/index.htm
    http://www.naturalrural.com.br/FPDen...a%20Org%E2nica
    3. Uma dissertação com o título: As relações entre qualidade de vida e agricultura orgânica
    http://www.naturalrural.com.br/conte...a_familiar.pdf

Só isso
    Última edición por Harvest*Time; 26/07/2010 a las 14:48 PM Razón: coloquei a dissertação

12. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Harvest*Time por este Post:

Jim*Morrison (12/08/2010), oliguba (25/07/2010)

Gracias
    23
    31 gracias recibidas en 19 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Re: Adubos Sintéticos: Venenos ou não?

E ai leorfs!agora sim, dá pra conversar.
    Mas amigo vc está enganado, os adubos sintéticos e as monoculuras são as maiore loucuras que podem existir no mundo. Vamoslá ..
    O ser humano cresceu desordenadamente em todos os aspectos demandando assim maior quantidade de bens duráveis e não duráveis. Então assim vem a REVOLUÇÃO VERDE(que de verde não tem nada) para resolver esse probleminha da suposta '' falta de comida''.
    Não sei se sabe mas a comida que chega acasa dos brasileiros 70% vem da produção d pequenos agricultores enquanto os 30% restante vem de monoculturas.
    Temos muita terra no mundo, temos muito recurso, mas nao sabemos utiliza-lo. Utilizamos da forma menos certa para assim tirar proveito próprio.

A agricultura que nao utiliza agrotoxicos e aumenta a diversidade de culturas, consorciando-as com espécies arbóreas (aumenta equilibrio, diminui praga, aumenta o valor nutritivo do alimento). Esse tipo de prática se enquadra nas prática oganicas e é conhecida como Sistemas Agroflorestais.

Essa agricultura, limpa, saudável, é uma genial alternativa para produção em grande escala porém diversificada e de qualidade ( sem agrotóxico).

Monoculturas estimula o aparcimento de pragas (logo a necessidade do agrotoxico), aumenta a insidencia de cancer e auteração genética nos agricultores, diminui a renda do produtor (todos produzem o mesmo então pagam menos pelo seu produto), aumeta a desigualdade social (Brasil é bom nisso) tendo em vista que o produtor recebe uma pequena quantia pela matéria prima enquanto terceiros agregam valores a essa matéria prima e a revendem por 10 vezes o preço inicial(no mínimo).
    Contagia lençol freático com os insumos(veneno) matando assim a vida marinha local e infectando ainda mais a população local.
    Causa uma grande erosão e perda significativa de solo e uma possivel degradação total do solo (acabando por endividar o produtor forçando-o procurar emprego na cidade. Vivendo assim uma vida infeliz, lutando pra sobreviver na babilônia.

O mundo passa fome pq a comida é mau distribuida.Os grãos produzidos servem de alimento pra carne, que será comprada apenas pela elite no final do ciclo.

Se pegasse todas as áreas de monoculturas e transformassem em Sistemas Agroflorestais, a fome e a disnutrição no mundo acabaria, todos sabem disso.
    Isso é uma realidade,só não ve quem não quer.

Se informe a respeito amigo!

Muito obrigado, paz e luz

14. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a Rastaplan por este Post:

bangue (09/08/2010), Harvest*Time (27/07/2010), Macaco Natalino (31/07/2010), oliguba (27/07/2010)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Respuesta: Re: Adubos Sintéticos: Venenos ou não?

Cita Iniciado por Rastaplan Ver Mensaje
    Se informe a respeito amigo!
    ok. vamos para um discussão mais básica então? porque ela parece ser a raiz do seu pensar.

Estamos em um mundo socialmente melhor hoje?

Me responde isso, que é pra eu ter uma ideia da sua mente.

Gracias
    11
    81 gracias recibidas en 66 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

eu sei lah pra mim e simples
    depois q se experimenta o gostinho do organico
    pode abandona o sintetico
    o sintetico pode ate dar mais rendimente
    mas vai sempre te aquele gostinho quimico

17. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a dcsk8 por este Post:

Harvest*Time (01/08/2010), Macaco Natalino (31/07/2010)

Gracias
    23
    31 gracias recibidas en 19 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Re: Respuesta: Re: Adubos Sintéticos: Venenos ou não?

Cita Iniciado por leorfts Ver Mensaje
    ok. vamos para um discussão mais básica então? porque ela parece ser a raiz do seu pensar.

Estamos em um mundo socialmente melhor hoje?

Me responde isso, que é pra eu ter uma ideia da sua mente.
    Não entendi a pergunta irmão, poderia faze-la novamente de outra forma?
    E a respeito de tudo q eu disse? Não tem nada pra falar?

Abraço a todos! Paz e Hemp oil a todos

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Respuesta: Re: Respuesta: Re: Adubos Sintéticos: Venenos ou não?

Cita Iniciado por Rastaplan Ver Mensaje
    Não entendi a pergunta irmão, poderia faze-la novamente de outra forma?
    E a respeito de tudo q eu disse? Não tem nada pra falar?

Abraço a todos! Paz e Hemp oil a todos
    Tenho irmão haha claro que tenho. Eu já ia responder paragrafo por paragrafo, mas aí eu ví não precisava prolongar essa discussão. Seria muito longa e inconclusiva pra quem estivesse lendo. A partir daqui cabe ao leitor pesquisar mais..

Mas é tbm que a gnt taria discutindo sem rumo e fim, obviamente porque a raiz do seu pensar é outra: vida com a natureza, anticapitalismo...

Então oks, já foi dito.

Vou tocar um baixo aqui que a lombra já está batendo

PEACE AND LOVE

Gracias
    739
    6,058 gracias recibidas en 2,007 Posts
    Mencionado
    85 Mensaje(s)
    Etiquetado
    72 Tema(s)
    Citado
    48 Mensaje(s)

Bota uma colher de peters no leite e bebe todo dia de manha ... tu vai fica fortaun ... fertilizante quimico eh vida ... e o futuro da sociedade ...

EU AMO A MONSANTO ... EU AMO ALIMENTO TRANGENICO ... EU AMO FERT SINTETICO ... FERT SINTETICO E A UNICA ALTERNATIVA PRO NOSSO PLANETE ....EU AMO NOSSA BABILONIA ....

vamo que vamo moçaca ... vamo todo mundo cultivar com fert quimico ... eh O OURO .... a produção eh incrivel ... e aquele gostinho de quimico nao tem comparação neh ... uma delicia .... deu ate vontade de comer um MCDonalds de cafe da manha ...

vamo q vamo

21. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Budzaum por este Post:

Harvest*Time (03/08/2010), Jim*Morrison (12/08/2010)

Gracias
    17,741
    Mencionado
    122 Mensaje(s)
    Etiquetado
    70 Tema(s)
    Citado
    253 Mensaje(s)

Como diria o sábio Alpha Blondy:

Sciences sans conscience
    N'est que ruine de l'âme
    Sciences sans conscience
    N'est que ruines et larmes

23. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Harvest*Time por este Post:

Budzaum (03/08/2010), Jim*Morrison (12/08/2010)

Gracias
    739
    6,058 gracias recibidas en 2,007 Posts
    Mencionado
    85 Mensaje(s)
    Etiquetado
    72 Tema(s)
    Citado
    48 Mensaje(s)

E ae mano Harvest ... bora la toma um cafe da manha no Mcdonalds???

esse papo q Mcdonalds eh veneno pra gente e papo furado mano ... o bagulho faz bem .... vivo vendo lotadooo ... ne possivel que faça maus ...

to passando ae pra gente toma aque MC cofee hein ... pode descer ai q ja to xegando ahuahuauauha

25. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Budzaum por este Post:

Harvest*Time (03/08/2010), Jim*Morrison (12/08/2010)

+ Responder Tema
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados