Boas...
Como já tinha referido por aí, em conversa sobre instrumentos para vizualização dos tricomas, encomendei através do ebay um microescopio USB a 10€ mais portes de 13€ na esperança que pudesse ser a solução que há muito procurava para ver de forma satisfatória os tricomas antes de decidir o timming da colheita.
Primeiro que tudo apresento-vos o aparelho em sí:
O microscopio tem dois pontos de focus (alto e baixo) e eu demorei um pouco a descobrir isso. Por isso nos primeiros minuto, o resultado da observação do resto de uma folha de um bud de The Church foi este:Specifications
* Resolution: up to 2.0M Pixel (1600 x 1200)
* Magnification :25X~200X
* Brightness Control System : 4 Super High Light LED
* 2-stage-focusing system ( High / Low )
* 2M High Resolution Microscope Lens
* In-line micro-measure function ( MMT software )
* USB2.0 & USB 1.1 compatible
Neste altura estava um pouco decepcionado, porque apesar de se conseguir ver com alguma clareza as cores dos tricomas, acho que estava à espera de mais como gadget...
Até que mais tarde decidi experimentar com uma folha acabada de retirar da homebox:
Não satisfeito, fiz um pouco mais de zoom e percebi então que o micro tem dois pontos de focus:
Então? Close enough for you???
Escusado será dizer que depois disso perdi mais uns tempitos a experimentar com tudo o que me apareceu à frente. Deixo as melhores:
Em jeito de conclusão e relembrando o objectivo da compra, faço os seguintes comentários:
- A escolha do fundo a usar parece-me muito importante. Tudo o que tiver o minimo de brilho faz reflexo. E tudo o que tiver uma textura vai se notar na ampliação. Eu ainda não encontrei o material certo. Mesmo a cor do fundo deve ser importante para fazer contraste com a cor dos tricomas. Até agora a que funcionou melhor foi o azul...
- Tal como as lupas, o microscópio não é facil de dominar ao inicio, mas com a prática vai-se lá facilmente. O problema é mesmo a estabilidade do instrumento ao focar. Tirando isso, nada a dizer...
- Tudo o que tem profundidade é dificil de focar. Ou seja, uma folha (ao ser mais plana) é muito mais facil de ampliar e ver os tricomas do que um cabeço propriamente dito.
- Relembrando que o objectivo era a visualização dos tricomas antes da colheita, acho que este é o instrumento mais simples, facil e eficaz que usei. E se nas fotos é facil perceber essa coloração, mais facil o é passando o micro pelo cabeço e observando no PC. Um pouco como se faz numa ecografia...
E é este o meu testemunho.
Espero que outros comprovem a eficacia deste instrumento.
Este tópico fica à disposição para duvidas, descobertas e desenvolvimentos sobre o mesmo...
Abraço
AF![]()

:

mais que aprovado por aqui