Falaa Galeraaa!
poo, depois de sofrer um tempo aqui com uma agua dura aqui, vi as q o greenchavo fez um desse e pah...
ai andei pesquisando como fazer um deionizador e fiz o meu...
como sempre o maximo q a gente consegue passar de info pra frente é o que ah!!!
Vai um passo a passo do deionizador
Material:
1 - Perlon ( Manta Acrílica ) - R$ 10,00 o metro (encontrado em lojas de tecidos)
1 - Resina Mista 1L = 700g - R$ 25,00 ( encontrado em www.desmi.com.br )
1 - Carvão Ativado 1L = 500g - R$ 7,00 ( encontrado em www.desmi.com.br )
1 - Tubo PVC 50mm - R$ 5,60 o metro
4 - End Caps PVC 50mm - R$ 14,00
4 - Anel de Vedação 50mm - R$ 3,60
4 - Redução de 3/4 x 1/2 - R$ 2,00
4 - Bico Para Mangueira de 1//2 - R$ 6,00
4 - Mangueira Cristal de 1/2 - R$ 5,20
1 - Durepox - R$ 2,50
Total de Material : R$ 50,00
Total de Resinas e Carvao : R$ 32,00
Total do Deionizador : R$ 82,00 reais
Montagem:
1- Passo: Marcar e Furar os Ends Caps, para encaixar os redutores de 3/4 para 1/2 e cortar o tubo de pvc em 2 pedaços de 50cm...
2- Passo: Vedar a sobra entre o end cap e o redutor com durepox, fazendo uma boa vedação para nao vazar a agua... deixar secar umas 3 horas.. para secar bem...
(não tirei foto desse momento, nessa foto nao da para ver, mais da pra ter uma ideia, eu fiz a vedação pelo lado de dentro da pra ver no proximo passo...)
3- Passo: Corta uma rodela de perlon (manta acrilica) do tamanho do end cap, encaixe dentro, coloque o anel de vedação no end cap e encaixe no tubo de pvc, bem firme... ( cuidado q é muito foda fazer isso e pode dar vazamentos, o anel tem hora q vai ate o fim do cap e tem hora q trava bem no começo, muito foda.. aqui eu fiz ai hora q coloquei pra funcionar deu vazamento, tive que abrir e fechar denovo, foi foda demais. hahah..)
4- Passo: Encher os Tubos com resina e carvao!
(não tenho foto desse momento)
O Carvão eu dei uma lavada nele.. é muito sujo...
5- Passo: Fechar os End caps, colocar os bicos para mangueira, e depois encaixar as mangueiras, prender com abraçadeiras e achar um lugar para montar, armar seu deionizador
6- Passo: Deoinizador Pronto para Usar!
como instalar:
o deionizador faz a filtragem da agua de baixo para cima, para o melhor filtrar a agua...
funciona mais ou menos assim!
Alguns Dados:
Valor Inicial da Agua:
Agua da Torneira :
EC - 0.5
PH - 7.7
Valor Final da Agua:
Agua da Torneira :
EC - 0.0
PH - 7.7
Informações :
- Um Deionizador desse deve dar para filtrar de 600 a 1000 Litros de agua.
- Depois desse periodo a resina vai ficando fraca, assim como o carvão.
- A troca de resina e carvão, deve ser efetuada assim que voce ver que os mesmos, não estao mais 100% funcionando ( ex: o ec da agua filtrada era 0.0, depois de uns 800 litros de agua filtrada, começa apresentar uma diferença no resultado, o ec passa a ficar em ec 0.1. eu ja efetuaria a troca, como quero uma agua com o EC 0.0, sempre! )
- Para obter os melhores resultados sempre, use medidores digitas de EC E PH, sempre calibrados.
Informação Importante:
APÓS USAR O DEIONIZADOR, DEIXAR ELE CHEIO DE AGUA !!! NUNCA DEIXAR A RESINA SECAR !!!
é isso ae Galera!
espero ter ajudado ae!
é nós rapazeada!
PEACE AND BUD'S!![]()