Salve galera, tudo firmeza?? Estou aqui na lida... 
Dessa fez decidi fazer outra receita de solo, acredito que o Sunshine 6 que eu ainda tenho não será o suficiente para todo cultivo e não quero ter plantas em solos diferentes pra não perde a mão na rega, decidi misturar outro substrato a ele. Como Sunshine é inerte, super fino e leve, se parece muito com pó de coco, areja e retém bastante água, vou misturar com outro também a base de turfa só que para gramados fabricado aqui na região, com nome Turfafértil, esse é totalmente ao contrario do Sunshine, diz não precisar de adubo por três meses, é um pouco granulado e pesado...
Ontem a noite fiz um pequeno teste pra saber mais ou menos a quantidade de calcário que devo adicionar a mistura. Joguei um punhado de cada substrato em um copos separados, como a água da torneira esta com PH abaixo de 6, usei água mineral que estava marcando 6.1 no meu PHmetro.
Misturei bem o substrato na água, deixei a água descansando por algumas horas e verifiquei o PH de ambos. Hoje depois de 12 horas verifiquei novamente e praticamente os mesmos resultados. O novo substrato para gramado esta super alcalino, pois o PH da água estava em 6.1 e no final ficou em 4.70. Já o Sunshine no final ficou com o PH em 6.15, bem estabilizado...
Sunshine
Turfafértil

O mix vai ficar assim:
40l Sunshine 6 (Turfa, calcário dolomítico, agente umectante exclusivo, microelementos e uma carga menor de fertilizantes).
40l Turfa Green
1/2 Metade Vegetativo:
2 Copos Torta de Mamona
1 Copo Farinha de Ossos
1/2 Metade Floração:
1 Copo Torta de Mamona
2 Copos Farinha de Ossos
Clones:
50% Mix Vegetativo
50% Vermiculita
Vou deixar descansando as duas partes separadas até o momento certo, creio que só irei florir as plantas em setembro, então são dois meses para o P e K da Farinha de Ossos ficarem disponíveis... Antes de transplantar ainda vou adicionar a Fibra de coco, o Silifertil (1 grama por litro de substrato) e o Rhizanova (alguém já usou e sabe a dosagem?), talvez corrigir o PH com incremento de calcário para corrigir acidez do solo ou com Humus de Minhoca para corrigir o solo alcalino. Terminei de fazer o mix agora, os dois substratos se misturaram super bem, o resultado final ficou bem homogêneo... Coloquei 5 colheres pequenas de calcário na parte do vegetativo e apenas 3 colheres pequenas na parte da floração, pois a essa metade tem que fica com PH um pouco mais baixo e já recebe o dobro de Farinha de Ossos, que também corrige a acidez...
Mix pronto (Sem Fibra de Coco)
Amanhã eu post algumas fotos das mudinhas!! 

Tudo de bom e abraço...