I N T R O
Depois de alguma experiências bem sucedidas em ScrOG e em Hidroponia, decidi pôr maos à obra e criar um cultivo que combinasse os dois metodos: Um ScrOG parabolico em hidroponia…
Para este cultivo vou utilizar 4 clones de Super Skunk da Sensi Seeds.
O objectivo neste caso deixou de ser a pura experimentação e passou a ser simplemente produção. E a conjugação da hidroponia com o aproveitamento do espaço potenciado pela rede de ScrOG parecem-me as condições ideiais para atingir esse objectivo.
Ao mesmo tempo o objectivo passava também por criar condições para que daqui para a frente na Homebox de flora tudo passasse a ser feito em Hidro.
S E T U P
Assim sendo, comprei uma caixa de plastico preto com 70x50x50 (c x l x a) e uniformizei e reforçei-lhe a tampa, colando-lhe uma placa de PVC. Não foi facil encontrar o tipo de material certo para este efeito e só o consegui mesmo com a superficie espelhada. Mas já confirmei que esta dá para pintar facilmente, caso cause hotspots.
Depois, restava abrir os buracos para os net pots e para a entrada dos tubos de ar. A ideia é ter esta caixa preparada para varios metodos de cultivo, por isso decidi marcar 12 buracos para netpots, apesar de só ter cortado os 4 que preciso para este cultivo e mais um para fazer a manutenção.
Voilá...
Quanto ao sistema hidro, mantenho o DWC com Top Feed (bubbleponics), com uma bomba de agua a alimentar as plantas pelo topo e 2 airstones e 1 aircurtain.
Sistema Top Feed
Oxigenação da SN
Sistema Bubbleponics pronto a arrancar
Sistematizando, funciona desta forma...
Material de Hidroponia
1 Caixa opaca
1 Bomba de agua (JAD SP 1500)
2 Bombas de ar (Elite 803 e Maxima)
2 Airstones
1 Aircurtain
Tubo de 4mm flexivel
Tubo de 16mm
Ventosas
4 Netpots (8cm)
Argila expandida
Setup de Flora
- Tenda de Cultivo Homebox S de 80x80x160
- HPS 400W + reflector standart ou cooltube
- Extractor em linha 300m3
- 2 ventoinhas pequenas
M A N U T E N Ç Ã O
A manutenção da SN foi desde logo o maior desafio que encontrei quando comecei a projectar este cultivo. Acima de tudo porque a rede de ScrOG montada inviabilizava a abertura da caixa, de forma a medir pH e EC, ou mesmo o nivel da SN ou a sua temperatura.
Para alem disso também complicava, e muito, a tarefa de esvaziar a caixa para renovar a SN.
A solução passou por utilizar um dos buracos destinados aos netpots para recolher a SN com uma pipeta e assim fazer todas as medições que necessito. Não será facil, mas parece-me que tenho tudo minimamente controlado.
EC / pH
Estes são por ventura os factores mais importantes num sistema hidroponico. Mas uma vez controlados , são o garante (ou quase) de que as coisas correm bem.
Em relação ao pH, tento mantê-lo entre os 5.8 e os 6.0 e para o ajustar o uso gotas de pH- e pH+, apesar do segundo raramente ser necessário.
Em relação à nutrição continuo a usar o flora series da GH, quase exclusivamente o Micro e o Bloom. Mas ao contrario do primeiro cultivo em Hidro deixei de usar a Lucas Formula e passei eu a determinar as dose consoante o EC que acho que elas precisam. Mas continuo a usar sempre 2x bloom para 1x micro como defende a Lucas formula.
Inicei os clones com um EC de 0,5 e fui subindo até a um EC de 1. Agora que as coloquei debaixo da HPS e no novo sistema hidro subi o EC para 1.2.
A R R A N Q U E
Tal como tenho feito em outras ocasioes, enraizei e vegetei os clones na box de vega num sistema DWC simples, até passarem para a Homebox.
Neste caso enraizei 8 clones, passei os 6 melhores para um pequeno DWC...
Depois, já com o sistema montado e a funcionar na Homebox, escolhi os melhores 4 para pôr a florir...
E este era o ponto de situação a 16 de Agosto. Depois fui de ferias uns dias e elas deram um pulo...
Entretanto já coloquei a rede de Scrog e daqui a uns dias já começo a treiná-las.
Mas mais tarde actualizo...![]()

"(...)you'll see it's a blessing and not a curse"

Boa sorte, está muito louco
acho que um cultivo mais psicadélico que este não há.