Boas caros Growers!
Uma vez que já partilhei grande parte da minha experiência como grower, no meu diário de cultivo, decidi também partilhar convosco este meu novo projecto.
O mesmo tem como objectivo a criação de um ciclo perpetuo de cultivo, a fim de obter o máximo rendimento relativamente ao espaço e consumo eléctrico, assim como proporcionar colheitas em intervalo de tempo a definir.
Será também implementado um cheirinho de cultivo vertical. (Apenas iniciação ao tema)
Para quem quer saber mais deixo este link:
Benefits-of-Vertical-Growing
Deixo também um link deste vídeo onde podem facilmente aprender cultivo Hidroponico, e de certa forma, introdução ao ciclo perpetuo! cá vai:
Sea Of Green. Volume 03. Hydroponic Cultivation
Como é óbvio esta ideia surgiu logo após ficar umas duas ou três vezes sem Marias em casa para degustar, enquanto preparava ou aguardava largos dias por uma nova colheita.
Outro dos motivos que me levou a idealizar tal plano, foi o facto de no verão ser época de férias, mais visitas em casa, e está inevitavelmente mais calor.
Mesmo com cooltube, climate controlers, e bons extractores por vezes no verão atingia valores que não devem ser certamente os melhores!
Bom chega de conversa, vamos ao que importa! o setup:
A Introdução ao sistema vertical vai ser efectuado com 2 simples suportes de madeira para os tubos, feitos à medida ou seja em forma de escada:
A grande vantagem de um grow vertical:
Relativamente a nutrição vou inicialmente guiar-me pela já famosa Lucas formula e seus addback’s.
Vou também introduzir H2O2 conforme instruções no post de uso definitivo de h2o2 dos nuestros hermanos.
H2O2 EL POST DEFINITIVO. (manual de uso del agua oxigenada)
Relativamente a dosagem de nutrientes e níveis de PH pretendidos, inicialmente vou me regrar por esta tabela que está organizada de acordo com os gráficos acima.
Inicialmente ……… porque, como já acontecia em terra, vou tentar adequar a nutrição à strain e suas necessidades.
Como tal quero desde já agradecer ao colega afrito que me enviou, o que eu penso ser, a táctica mais correcta e simples de verificar e ajustar a nutrição à cada planta / strain.
Citando este grower que para mim é excepcional:
Bom com todo o setup acima, nutrições etc… toca a meter as mãos ao trabalho e iniciar o ciclo que pretendo que seja de 14 em 14 dias.- Tento começar com um EC baixo
- Se nas próximas leituras o EC descer é porque a planta está a consumir mais
nuts que agua e por isso precisa que lhe aumente o EC. Se, ao contrario, o valor
subir o oposto verifica-se, ou seja, as marias estão a consumir mais agua e a
concentração nutritiva aumenta. Nesse caso baixo o EC para um valor inferior ao
que iniciei.
- Repito o processo até que encontro um valor em que a coisa estabiliza
minimamente. Esse valor será uma aproximação ao que as marias estão realmente a
consumir. Por curiosidade ou não, por esta altura o Ph também estabiliza.
- Apartir daí é ir subindo o EC conforme elas pedem, através do mesmo
procedimento.
Bandeja de Clones 14 dias, quando os clones estiverem enraizados ao final de 14 dias vão para o primeiro vaso DWC abaixo, novos clones entram na bandeja.
Quando estes 2ºs clones estiverem 14 dias na bandeja passam para o 1 vaso DWC, as que estiveram no vaso 14 dias passam para o segundo vaso DWC. novos clones entram na bandeja.
-Mais 14 dias muda-se as primeiras marias para flora, para o tubo mais alto…. E assim sucessivamente.
Quando o ciclo estiver completo e preenchido , começo por tirar as marias que após flush ficaram em apenas agua.[ Prontas a colher] faço a poda, e depois vou aos vasos aumentando a todos uma posição, até que volto a fazer clones no final de todo o processo.
As vantagens deste procedimento já foram acima referidas!
Quando às desvantagens:
O facto de ser inicialmente mto trabalhoso!!!!!!
Toda e qualquer dificuldade sentida a meio de um estádio de desenvolvimento, pode e vai inevitavelmente prejudicar / atrasar todo o restante processo.
Bom , como vocês sabem e muito bem , isto não é novidade nenhuma no meu ultimo grow ao iniciar experiências hidro, tentei desde inicio seguir este plano.
O que falhou? simples:
O tamanho das Mães
Aperfeiçoamento da técnica de clonar em bandeja de agua!
Como tal desta vez decidi manter as mães em vasos pequenos de terra.
Espero que desta vez sejam superadas todas as dificuldades sentidas na experiência anterior![]()