Este 2º cultivo começa ainda a meio do 1ºque foi de autoflorescentes:
http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...mid-%28auto%29
mas acho que está na altura de abrir novo tópico para nos concentrarmos nas Skunk.
Em Setembro do ano passado germinei 3 sementes regulares que me tinham sido oferecidas, supostamente de "Skunk#1 x Skunk#1", mas o saco de sementes nem vinha etiquetado.
Dessas sementes resultaram 1 macho e 2 fêmeas, que eu tentei clonar.
Da primeira tentativa de clonagem em 6 jiffies resultaram 3 clones enraízados. 2 das plantas fêmea + 1 clone da planta macho.
Tentei recolher pólen da planta macho original, mas acabei por a matar, por descuido. Sobreviveu o clone desta.
Fiz outras tentativas de clonar depois disto, mas nenhuma delas foi bem sucedida. Estes episódios são relatados nas páginas finais do tópico do meu 1º cultivo, se tiverem curiosidade.
Depois de ter posto as 2 plantas mãe em 12/12 durante uma semana só para identificar o sexo (não foi boa ideia), tive de as revegetar a 18/6 durante 6 semanas, para poderem crescer mais um bocado. Disto resultou um crescimento abundante de rebentos no tronco, e muitas folhas de sombra só com 1 ou com 3 lâminas.
Fiquei então com: 2 plantas mãe maiores, 2 clones pequenos (fêmea) e 1 clone macho. As plantas mãe levaram treino.
Em 5 de Dezembro transplantei os clones que estavam em vasos de 0,65L para vasos de 7L.
No dia 10 de Dezembro passei a iluminação para 12/12. Os 2 clones fêmea estavam com 15 e 20cm de altura quando começaram a florir e estão agora com 23 e 28cm, respectivamente.
Estou a re-utilizar a Compo Sana do primeiro cultivo. No topo dos vasos espalhei apenas algum húmus de minhoca Siro, a meio de Dezembro.
Vou tentar que uma das plantas mãe seja polinizada. Quando fizeram 3 semanas a 12/12, segreguei para fora do espaço do grow e para dentro de um armário o clone de planta macho e uma das plantas mãe:
No espaço do grow principal está uma HPS 150W 3000K, com esta ligada o ambiente fica com 22ºC e 60% HR.
Dentro do armário onde estão o macho + fêmea, está uma CFL 30W 2500K.
O meu plano é cobrir as colas superiores da fêmea que está dentro do armário com um saco de plástico transparente até que o macho liberte o pólen (deve estar por menos de 1 semana), esperar uns dias para ela recolher os pistilos que agarraram pólen para dentro dos cálixes, borrifá-la com àgua para tornar inviável os restos de pólen, e voltar a pôr a fêmea polinizada junto com as outras debaixo da HPS.
A erva das colas superiores estará talvez pronta às 7-8 semanas de 12/12, e as sementes que se formarem nas colas inferiores ainda devem levar mais umas semanas depois disso a amadurecem.
Assim, o plano é fazer uma colheita da erva nas colas superiores, algumas semanas antes de colher sementes+erva das colas inferiores.
Pensei em recolher pólen do macho e inseminar a fêmea, e talvez ainda o faça, mas acho que isto será ainda mais difícil do que pôr os dois sozinhos numa divisão e deixar a Natureza correr o seu curso.
Às tantas, acabo com a planta toda polinizada, sementes às centenas (nem todas viáveis), rodeadas de erva que quando puder
ser colhida já ultrapassou a semana óptima para a colheita.
O que eu pretendo é observar a polinização, aprender alguma coisa e ver uma planta a gerar sementes.
Para complicar um bocado este plano, não tenho nenhuma indicação sobre qual o tempo de floração para as sementes Sk#1 x Sk#1 que estou a cultivar. Nem sei que sementes foram utilizadas originalmente para produzir este cruzamento.
Algumas variedades de Skunk#1 como a da Sensi têm 45-50 dias de florescimento, e outras como a da Dutch Quality Seeds têm 8-10 semanas.
O mais provável é esta genética ter qualquer coisa a ver com a Nirvana (56-63 dias), o Minipreço dos bancos de sementes.
o clone maior:
Desde há 1 semana, a fêmea maior que estava dentro do grow ficou com metade das folhas fortemente amareladas (falta de N?) e mais recentemente com manchas acastanhadas junto à nervura central de algumas folhas. Também tem os ramos superiores roxos (falta de P?) mas apenas no lado do ramo que recebe mais luz. Algum roxo é normal nas Skunk (a outra também tem), mas não tanto como esta tem.
Ontem desfiz umas mãos cheias de húmus de minhoca na àgua da rega dela.
O húmus de minhoca Siro tem: N 200-250mg/L; P 300-500mg/L; K 1000-1500mg/L; 4.0-4.5 de CE; 7.2-7.7 de ph
Espero que o N não atrase a floração. Se eu bem percebo os fertilizantes orgânicos, a planta vai tirar deles só aquilo que necessita e ignorar os outros nutrientes. Agora vamos ver se ela melhora ou piora.
Se não resultar, experimento algo mais rico em N daqui a talvez 1 semana?
Tenho-me esquecido ultimamente, mas vou deixar repousar 24H a àgua antes das regas.
A Skunk que revegetou bem, ao fim de 2 semanas de floração começou a ficar assim
A mesma planta vista de lado. Não parece tão mau?
A meio de Dezembro descubri mosca branca debaixo das folhas das plantas maiores (dos clones não), que não voltei a ver depois de levarem com Biokill. Mais difíceis de eliminar estão a ser algumas larvas minúsculas que vi na terra das plantas maiores. Espero que não se estejam a alimentar das raízes.
Vou ver se arranjo Neem, seria melhor ter dado antes como preventivo do que agora, e é mais fraco do que o Biokill, mas não quero estar a fumar Biokill depois da colheita. Em desespero, talvez experimente uma dessas receitas caseiras que andam por aí, contra insectos, se as larvas voltarem a aparecer.
A Skunk que tinha stressado quando estava a meio da revegetação recuperou totalmente. É esta que está dentro do armário e que eu espero dê erva + sementes:
Uma coisa que me deixa feliz é não ter detectado nenhuma flor macho em nenhuma das fêmeas.
Outra das coisas que me deixa feliz é que estava há 2 semanas sem erva e sem fumar, mas hoje em limpezas à casa descobri um cabeço que tinha caído para trás duma pilha de livros. O resto não é preciso contar
People escrevam aí as vossas sugestões, dúvidas, críticas, lamentações...

que foi de autoflorescentes:

.
.