Coloquei um ponto final na experiência da Skunk polinizada porque as folhas estavam já completamente amarelas, com as sementes ainda imaturas. Provavelmente não sobreviveria o suficiente para parir sementes viáveis, por isso colhi os cabeços que restavam e queimei tudo no Carnaval.
Vou tentar repetir a experiência no futuro, mas dando melhores condições à planta para gerar as sementes.
Serviu para perceber que realmente meter as plantas a "pinar" num espaço isolado não será porventura a melhor forma de polinização. Vou tentar recolher pólen no futuro, para uma inseminação artificial, mas a planta Skunk macho que preservei também não está de grande saúde.
Um dos temas que eu tenho que abordar é a reutilização da terra (Composana) que estou a fazer, e os riscos envolvidos.
Fiz um flush da terra para limpar os sais acumulados antes de a voltar a utilizar e salvo 1 ocasião, ainda nenhuma das plantas se queixou.
Depois do flush misturei guano de morcego da Plagron numa proporção de 2,5-5% e deixei repousar a terra umas semanas.
O outro problema na reutilização da terra era uma praga de larvas em alguns vasos. O Biokill não conseguiu eliminar as larvas mesmo após várias aplicações na superfície dos vasos e por debaixo das folhas, mas uma mistura de pimenta preta, detergente de louça e sabão líquido fez efeito, e não voltei a ver larvas. O único problema é que a pimenta entupiu o borrifador que eu estava a utilizar!
O problema que resta ao reutilizar a terra é que esta drena a àgua da rega imediatamente: ao regar, a àgua atravessa o vaso de cima a baixo em poucos segundos. Como resultado, vejo-me forçado a regar os vasos quase diariamente.
O Cervantes alerta para este problema num dos livros dele e eu espero poder evitá-lo no futuro misturando mais vermiculite ou fibra de côco na terra.
Acho que valeu a pena revegetar a planta que colhi no dia 24/Jan. Tirando algum stress por falta de rega, revegetou bem, e não deve tardar muito meto-a a 12/12.
Esta é a planta que está em vegetação desde 10/Jan, de clone:
Esta planta de clone está em flora há 18 dias, teve 1 mês de vegetação desde que ganhou raízes.
Começou a florir com 21cm e está agora nos 31cm.
Este clone de Skunk pegou raízes há 1 semana, em muito mau estado, mas já tem novos rebentos e algum crescimento vegetativo:
Para concluir, esta auto Tutankhamon da Pyramid Seeds, que está por dias. Vi os tricomas com o mini-microscópio e uma boa parte já estão opacos.
A erva tem um aroma que só posso descrever como "suor de trolha", o que não me surpreendeu porque no meu primeiro cultivo aconteceu a mesma coisa. Vou tentar fazer uma extração a seco e usar os restos da primeira extração para uma segunda extração com butano. Pode ser que atenue os aromas nauseabundos.
As imagens podem aparecer rodadas 90º para a direita no vosso ecrã, asseguro-vos que a culpa é dos cabrões do Imgur que fizeram actualizações ao website deles e foderam tudo em poucas horas com a última actualização que fizeram aos servidores deles. Agora vou à procura de um novo alojamento de imagens que seja decente![]()

.

.
. E ela ainda tem de crescer um bocado para justificar o vaso de 7L (agora está num de 3L).

Se vires que o ramos pode ceder amolece-o um pouco com os dedos nos locais onde os queres dobrar. Eles depois vão ao sitio e até ficam mais forte no local da "tortura"...