Boas a todos.
Andava já há algum tempo interessado em fazer em casa um painel de leds, e pronto, chegou a hora.
Vou já dizer que infelizmente é um DIY com algumas falhas ao nivel de acompanhamento de fotos, que eu comecei a embalar a fazer o painel e a máquina ficou um bocado esquecida.
Vou também dizer que não tinha qualquer experiência de fazer coisas deste tipo.
Material necessário:
DSCF8645.JPG
Leds - no meu caso vou fazer um painel de 18w para vegetativo com os seguintes leds de 1w: 10 leds azuis 660nm, 5 leds brancos 6000/7000K, 2 leds vermelhos 630nm, 1 led vermelho 660nm. Os meus leds foram comprados já soldados a pequenos dissipadores de calor em forma de estrela
Dissipador de calor - tive alguma dificuldade em arranjar um dissipador de calor em Lx com as dimensões que queria, e acabei por comprar dois e colei-os. Infelizmente os dissipadores que arranjei tinham guias, que acabei por cortar com uma rebarbadora emprestada (obrigado pai).
Driver para leds, de acordo com a potencia unitária dos leds utilizados e o número de leds a utilizar (no meu caso é um que dá de 13 a 20 leds de 1w).
DSCF8647.JPG
Super cola 3 ou afim - serviu para colar os leds ao dissipador de calor, para colar os dissipadores de calor e para fixar o driver à parte de trás do dissipador de calor (utilizei dois pedacinhos de plástico entre o driver e o dissipador de calor, para não ficarem encostados e haver maior dissipação de calor).
Fios elétricos com as pontinhas descarnadas - para soldar entre os leds para a corrente passar - eu aproveitei os meus não utilizados das fans de PC.
DSCF8646.JPG
Ferro de soldar e solda - para soldar os fiozinhos aos leds
Outro material: Ligadores, alicate, chave de fendas / busca polos, navalha afiada
Depois do material todo reunido, vamos à montagem:
1 - Definir a localização dos leds no painel (eu fiz mais ou menos a olho, mas com medidas tinha ficado melhor ehehheheheh)
2 - Colar os leds com super cola 3 ou afim ao dissipador de calor
DSCF8644.JPG
3 - Soldar, sequencialmente o polo negativo do primeiro led ao positivo do segundo, o negativo do segundo ao positivo do terceiro e assim sucessivamente até completar o circuito. Soldar também um fio ao polo positivo do primeiro led e ao polo negativo do último led, para posterior ligação ao driver.
DSCF8648.JPG
4 - Com um ligador, unir os fios soltos no primeiro e último led do circuito ao driver.
5 - Ligar o driver a uma ficha e... ligar à corrente para ver se dá luz. Comigo correu bem e funcionou à primeira. Tenho que confessar que se não tivesse ligado ía ficar um bocado ás aranhas eheheheheh
DSCF8651.JPGDSCF8653.JPG
E pronto, está agora a fazer o primeiro teste de funcionamento de maior duração, e ontem foram postas na terra uma SAD e uma Cream Caramel para irem para debaixo deste painel a ver o que isto dá...
Custos:
Leds: rondam o 1 dolar no ebay (1W), embora com sorte se arranjem uns leilões mais baratos (eu comprei 10 de 6000/7000K por 3 dolares)
Driver: creca de 13 dolares no ebay
Dissipador de calor: 11 euros
Eu comprei o ferro de soldar (3 euros) e a solda (cerca de 7 euros) de propósito para esta experiência, o resto do material andava cá por casa
E pronto... dúvidas, questões ou comentários estão à vontade.
Abraços