+ Responder Tema
Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 85

Tema: DIY - painel de leds caseiro

Gracias
    749
    1,081 gracias recibidas en 494 Posts
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    126 Mensaje(s)

DIY - painel de leds caseiro

Boas a todos.

Andava já há algum tempo interessado em fazer em casa um painel de leds, e pronto, chegou a hora.

Vou já dizer que infelizmente é um DIY com algumas falhas ao nivel de acompanhamento de fotos, que eu comecei a embalar a fazer o painel e a máquina ficou um bocado esquecida.

Vou também dizer que não tinha qualquer experiência de fazer coisas deste tipo.

Material necessário:

DSCF8645.JPG

Leds - no meu caso vou fazer um painel de 18w para vegetativo com os seguintes leds de 1w: 10 leds azuis 660nm, 5 leds brancos 6000/7000K, 2 leds vermelhos 630nm, 1 led vermelho 660nm. Os meus leds foram comprados já soldados a pequenos dissipadores de calor em forma de estrela

Dissipador de calor - tive alguma dificuldade em arranjar um dissipador de calor em Lx com as dimensões que queria, e acabei por comprar dois e colei-os. Infelizmente os dissipadores que arranjei tinham guias, que acabei por cortar com uma rebarbadora emprestada (obrigado pai).

Driver para leds, de acordo com a potencia unitária dos leds utilizados e o número de leds a utilizar (no meu caso é um que dá de 13 a 20 leds de 1w).
    DSCF8647.JPG

Super cola 3 ou afim - serviu para colar os leds ao dissipador de calor, para colar os dissipadores de calor e para fixar o driver à parte de trás do dissipador de calor (utilizei dois pedacinhos de plástico entre o driver e o dissipador de calor, para não ficarem encostados e haver maior dissipação de calor).

Fios elétricos com as pontinhas descarnadas - para soldar entre os leds para a corrente passar - eu aproveitei os meus não utilizados das fans de PC.
    DSCF8646.JPG

Ferro de soldar e solda - para soldar os fiozinhos aos leds

Outro material: Ligadores, alicate, chave de fendas / busca polos, navalha afiada

Depois do material todo reunido, vamos à montagem:

1 - Definir a localização dos leds no painel (eu fiz mais ou menos a olho, mas com medidas tinha ficado melhor ehehheheheh)

2 - Colar os leds com super cola 3 ou afim ao dissipador de calor
    DSCF8644.JPG

3 - Soldar, sequencialmente o polo negativo do primeiro led ao positivo do segundo, o negativo do segundo ao positivo do terceiro e assim sucessivamente até completar o circuito. Soldar também um fio ao polo positivo do primeiro led e ao polo negativo do último led, para posterior ligação ao driver.
    DSCF8648.JPG

4 - Com um ligador, unir os fios soltos no primeiro e último led do circuito ao driver.

5 - Ligar o driver a uma ficha e... ligar à corrente para ver se dá luz. Comigo correu bem e funcionou à primeira. Tenho que confessar que se não tivesse ligado ía ficar um bocado ás aranhas eheheheheh
    DSCF8651.JPGDSCF8653.JPG

E pronto, está agora a fazer o primeiro teste de funcionamento de maior duração, e ontem foram postas na terra uma SAD e uma Cream Caramel para irem para debaixo deste painel a ver o que isto dá...

Custos:

Leds: rondam o 1 dolar no ebay (1W), embora com sorte se arranjem uns leilões mais baratos (eu comprei 10 de 6000/7000K por 3 dolares)
    Driver: creca de 13 dolares no ebay
    Dissipador de calor: 11 euros
    Eu comprei o ferro de soldar (3 euros) e a solda (cerca de 7 euros) de propósito para esta experiência, o resto do material andava cá por casa

E pronto... dúvidas, questões ou comentários estão à vontade.

Abraços
    Última edición por 1000k; 21/01/2012 a las 20:13 PM
    "It's not a war on drugs, it's a war on personal freedom, it´s what it is ok?. Keep that in mind at all times. Thank you!"
    -- Bill Hicks

2. Los siguientes 10 Usuarios dan las gracias a 1000k por este Post:

afrito78 (22/01/2012), carlosD (24/01/2012), el chulye (22/01/2012), elcabong (22/01/2012), Foxyhaze (29/01/2012), joaoepedro (17/03/2013), luggod (05/02/2013), niwt (07/02/2012), r3mixas (22/02/2012), ricardopunxs (29/01/2012)

Gracias
    1,766
    2,938 gracias recibidas en 780 Posts
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    52 Mensaje(s)

Re: DIY - painel de leds caseiro

Muito fixe, agora é seguir o seguimento dessa SAD e Cream Caramel com Led´s.

Uma coisa isso aquece muito o dissipador? Eu acho que devias usar outra coisa em vez de cola 3 para fazer a transferência de calor para o dissipador, mas tambem não sei como!!!

Acho que vou pesquisar isso no ebay

4. El siguiente Usuario da las gracias a snoopy por este Post:

1000k (21/01/2012)

Gracias
    1,766
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    52 Mensaje(s)

Ps: se poderes manda os links por Pm.
    Última edición por snoopy; 21/01/2012 a las 21:29 PM

Gracias
    749
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    126 Mensaje(s)

Snoopy, essa foi uma das minhas maiores lutas... descobrir como fixar os leds no dissipador... tinha cá em casa daquela pasta térmica para processadores e afins e pensava que aquilo endurecia, até experimentei num led a ver se dava, mas depois de umas horas à espera lá fui googlar acerca daquele material e aquilo não endurece, ou seja não cola...

entretanto vi um video no youtube em que o gajo usava super cola 3 e como a ideia já me tinha ocorrido resolvi utilizar.

Quanto à temp do dissipador ainda não tenho esses dados para te dar, ainda não tinha aquecido quase nada quando saí do grow, mas amanhã deixo aqui essa info.

A ideia é germinar e vegetar durante algum tempo estas duas plantas a ver o que elas desenvolvem, até estava a pensar postar essa info nesta thread... dexa ver se aparece algum moderador a dizer o que acha.

Abraço
    "It's not a war on drugs, it's a war on personal freedom, it´s what it is ok?. Keep that in mind at all times. Thank you!"
    -- Bill Hicks

Gracias
    248
    2,392 gracias recibidas en 1,561 Posts
    Mencionado
    97 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    663 Mensaje(s)

Boa, só uma perguntinha, em que te baseas-te para seleccionares esse conjunto de cores.
    Um dos aspectos mais importantes é teres o espectro ideal.
    Boa sorte

8. El siguiente Usuario da las gracias a dedo verde por este Post:

1000k (21/01/2012)

Gracias
    749
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    126 Mensaje(s)

Dedo, basicamente há dois comprimentos de onda que são os mais importantes para as plantas: um anda ali à volta dos 460 nm (azul) e outro anda entre os630/660nm. Também há quem defende (e com resultados que o comprovam) que há mais espectros importantes para o desenvolvimento de cannabis. Basicamente a minha ideia foi juntar esses dois comprimentos de onda (usando mais os 460nm, os azuis) com um espectro de vega, usando os leds de 6000/7000K para tentar compensar eventuais falhas em alguns comprimentos de onda, até porque há leds e leds... e os que eu tenho estarão longe dos melhores.

Basicamente isto é só uma curiosidade, claro que 18W não vão fazer milagres.

Obrigado por passares
    -- Bill Hicks

10. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a 1000k por este Post:

afrito78 (22/01/2012), dedo verde (21/01/2012), luggod (05/02/2013)

Gracias
    749
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    126 Mensaje(s)

E pronto, cá estão elas à luz do painel... a SAD está um bocadinho mais malandra para sair da terra...
    DSCF8654.JPG

Snoopy, quanto à temp no dissipador, está com 26ºC na zona lateral, mas na zona central chega aos 30ºC (tenho o driver encaixado nessa zona e aquece mais um bocado).
    DSCF8660.JPG
    -- Bill Hicks

12. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a 1000k por este Post:

elcabong (22/01/2012), Foxyhaze (29/01/2012), luggod (05/02/2013), snoopy (28/01/2012)

Gracias
    1,766
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    52 Mensaje(s)

Em ultimo caso apontas o ventilador para o dissipador:P
    Então como está a correr isso?

14. El siguiente Usuario da las gracias a snoopy por este Post:

1000k (29/01/2012)

Gracias
    248
    2,392 gracias recibidas en 1,561 Posts
    Mencionado
    97 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    663 Mensaje(s)

Se calhar estás a germinar com as luzes acesas em vez de ser ás escuras não?
    A germinação só termina quando a casca se separa da planta.

16. El siguiente Usuario da las gracias a dedo verde por este Post:

1000k (29/01/2012)

Gracias
    749
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    126 Mensaje(s)

Estive hoje a transplantá-las... não gosto de manter muito tempo as plantinhas nestes copos de plástico porque não são bem opacos. Para além disso estava curioso para ver como estavam as raízes da CC (já me parecia ver algumas através do copo).
    Não faço ideia o que aconteceu, mas as pontas das folhas da CC estão um bocado ratadas eheheh...
    A SAD está a atrofiar um bocado... tive que dar uma ajuda a tirar a semente, que não se estava a safar sozinha. Só na quarta feira é que os cotilédones viram luz.

E aí estão elas

A Cream Caramel

DSCF8661.JPG DSCF8662.JPG DSCF8664.JPG DSCF8666.JPG

A Sweet Afgani Delicious

DSCF8667.JPGDSCF8668.JPG DSCF8663.JPG

E as meninas no vaso novo a apanhar sol. Estão em 20/4. Temperatura varia entre 18 e 20ºC (estava mais frio na altura da foto porque a porta da garagem estava aberta).

DSCF8675.JPG

Snoopy, acabei por tirar o driver do meio do dissipador e agora está lá ao lado, mas já me tinha ocorrido isso antes de fazer o painel. Até tenho ali uma ventoinha de 40mm que já estava prevista para acoplar ao dissipador, mas não me parece ser necessário. Eventualmente vou equacionar comprar umas lentes para os leds, talvez de 60º, já que os leds são de 140º e acaba por haver muita luz que não vai para onde devia. Agora até dá jeito que tenho uns clones lá ao lado a ver se enraizam, mas com 18w tenho que ver se concentro mais a luz.

Abraço e obrigado por passarem
    -- Bill Hicks

18. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a 1000k por este Post:

afrito78 (29/01/2012), dedo verde (29/01/2012), elcabong (31/01/2012)

Gracias
    25
    14 gracias recibidas en 11 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    11 Mensaje(s)

Boa tarde,

Nao sei se e permitido mas se for podias por os links dos objectos que compras-te

se nao manda por PM,

Obrigado

Gracias
    749
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    126 Mensaje(s)

yoshi, por aqui não posso que as regras do forum não o permitem, mas logo já te envio isso por PM.

Abraço
    -- Bill Hicks

Gracias
    25
    14 gracias recibidas en 11 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    11 Mensaje(s)

Obrigadissimo

tenho muito interesse em cultivo com leds, não só pela poupança no longo prazo mas pelo "high tech" da cena

22. El siguiente Usuario da las gracias a yoshimitsu por este Post:

1000k (01/02/2012)

Gracias
    1,766
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    52 Mensaje(s)

Pois 140º dispersa mais a luz e para duas plantas não aproveitas bem.
    Quanto às marias parecem bem nice e a se desenvolverem muito bem
    Vou ver se vejo bem o tipo de led que vou meter caso vá para a frente com um projecto de um painel em leds para vega.

24. El siguiente Usuario da las gracias a snoopy por este Post:

1000k (01/02/2012)

Gracias
    749
    Mencionado
    46 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    126 Mensaje(s)

Pois, pelo que se fala os leds são mesmo o mais importante... arranjas a 1 dolar, mas também arranjas uns todos xpto prai a 7 dolares (1W).

Depois podes usar 1w, 2w, 3w, até se vendem uns com leds de 5w.

A minha ideia, que não conhecia nenhum projeto deste género (há umas coisas pela net, mas completas desde o diy (e que eu conseguisse fazer, que sou um grande nabo nestas coisas) até à planta a crescer não encontrei grande coisa, por isso não quis complicar. Foi mesmo um ponto de partida para ver o que isto vai dar. E para já também me parece bem, afinal são só 18w...

Até precisava do espaço para mais plantas, mas tenho que aguentar assim porque só quero deixar esta luz ligada. Tenho a parte de flora a fazer 18/6 com duas mães e uma auto a prai 2 semanas do corte, que o stock está a acabar eheheh

yoshi, essa foi mesmo a minha onda. uma cena fixe para fazer, para mim um desafio que não percebia nada disto... e claro, se isto correr bem hei-de acabar por poupar dinheiro. De qualquer das formas, pelo que vi desta semana e meia já posso dizer que enquanto durar vai estar ligado eheheheh
    -- Bill Hicks

+ Responder Tema
Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados