Boas, pessoal!
Ao longo de uns tempos, andei a coleccionar sementes daqui e dali, de picas que me davam pra bafar, ou de amigos que cultivavam, etc., e embora não tenha colocado etiquetas nas primeiras, nas últimas já o fiz. Como tenho tempo e um quintal, decidi começar a plantar umas cenas, pra ver no que dava.
O mês passado, tentei germinar 2 jack herrer que um amigo me deu, mas não pegaram.Tentei germinar outras duas sementes, que um hippie da Sierra Nevada me deu o ano passado, às quais ele chamava Sweet Mother Mary, mas como ele estava todo queimado, nunca vamos saber qual é a strain das plantas, uma vez que essa não existe, pelo menos com esse nome (aka, à venda nas lojas). Pelo aspecto das folhas, eu diria que é uma híbrida a dar mais pra índica, mas também posso estar a alucinar um bocado e só daqui a umas quantas ramadas é que vamos saber.
Este é o meu primeiro cultivo, embora já tenha tentado fazer um indoor com alguns amigos, em 2008. Mas a coisa correu mal. As plantinhas cresciam, mas não davam muita rama. Chegaram a um bom metro e meio de altura, mas só tinham "um par" de nós e como não percebiamos nada de horários, etc., apesar de terem dado um bocado de flor, a coisa não foi famosa e nem deu pra bafar. Enfim...
Depois desta bonita historinha, os problemas.
Os primeiros problemas estão no facto de eu ser um grande noob nestas coisas, de não me ter informado e de não ter dinheiro pra muitas coisas, como nutrientes, terra, e até vasos.
Quando as duas sementinhas germinaram, meti as duas no mesmo vaso, com uma terra que tinha nesse vaso. Primeiro, espalhei tudo na mesa da rua, limpei tudo o que a terra tinha e voltei a pôr a terra no vaso, onde pus as duas sementes, porque, sinceramente, não tinha muita fé em que elas dessem alguma coisa. Isto aconteceu no dia 13 de Fevereiro.
Com o passar dos dias, ao vê-las crescer, lado a lado, comecei a entusiasmar-me e, ao mesmo tempo, a ficar com pena das pobres coitadas. Comecei a pesquisar no google e dei com o forum aqui do CC. Desde então tenho lido umas coisas, visto uns seguimentos de exterior aqui e em Espanha e a pesquisar sobre formas de tratar "como deve ser" das nossas amigas Marias. E até já vi o primeiro DVD do Cervantes.
Assim, decidi que vou transplantar cada uma delas para um vaso independente, com substrato composana universal, daquele do AKI, que tanto se fala aqui. Não tenho dinheiro para o AllMix da Biobizz e até esse composana vai ter de esperar pela última semana do mês, altura em que vou ter alguns aérios pra investir na coisa.
As primeiras perguntas prendem-se com o método. Como transplantar estas plantas, sem lhes fod** as raízes e sem as stressar em demasia? Qual o tamanho dos vasos que devo comprar? Andei a ver uns, também no AKI, mas os gajos não põem a coisa em litros e isso deixou-me baralhado.
Outras questões estão relacionadas com fertilizantes e essas coisas. Será que devo juntar mais perlite na terra essa da composana, uma vez que é pra outdoor? Que fertilizantes à venda no AKI servem para esta fase do crescimento das nossas amigas? Elas agora têm 25 dias, mas só quando tiverem 40 é que vou ter guito pra transplantá-las.
Se isto estiver muito longo e muito confuso, peço desculpa e desde já agradeço a todos os que me puderem ajudar com as minhas Mariazinhas. Andarei aqui pelo forum para podermos conversar sobre a coisa e, quem sabe, daqui a uns meses, possamos rejubilar com o sucesso das plantas aqui, ou não...
Vou pôr umas fotos com os dias de vida das minhas amigas, pra que possam dar um olho e dizer o que pensam da bela borrada que eu para aqui fiz e qual a melhor forma de o solucionar.
8 dias:
smm 8 dias 004.jpg
18 dias:
smm 18 dias 003.jpg
24 dias:
smm 24 dias 001.jpg
smm 24 dias 003.jpg
OK! Está feito. Não gozem...
Obrigado, mais uma vez, e bons fumos!

Tentei germinar outras duas sementes, que um hippie da Sierra Nevada me deu o ano passado, às quais ele chamava Sweet Mother Mary, mas como ele estava todo queimado, nunca vamos saber qual é a strain das plantas, uma vez que essa não existe, pelo menos com esse nome (aka, à venda nas lojas). Pelo aspecto das folhas, eu diria que é uma híbrida a dar mais pra índica, mas também posso estar a alucinar um bocado e só daqui a umas quantas ramadas é que vamos saber.