Boas pessoal.
As minhas marias estão na 4º semana de floração e começaram a aparecer na parte superior das folhas umas machas brancas, tive a pesquisar e cheguei a conclusão que é Oidio.
Alguem sabe como combater o oidio? tem cura?
Boas pessoal.
As minhas marias estão na 4º semana de floração e começaram a aparecer na parte superior das folhas umas machas brancas, tive a pesquisar e cheguei a conclusão que é Oidio.
Alguem sabe como combater o oidio? tem cura?
Pazienza (14/03/2012)
desculpa vir aqui invadir o teu topico mas velá se é uma coisa assim???CIMG1322.JPG
eu ainda tou na dúvida se isto é oidio ou não, já fiz a pergunta no cc mas ninguem me respondeu(.dizem que deixei cair algum liquido, mas eu tenho a certeza que não)...
se achares ''o antidoto'' posta aqui porque acho que a maioria já combateu este problema...
abraços
Última edición por klav kalash; 14/03/2012 a las 19:46 PM
é mesmo melhor postares umas fotos. Podes estar enganado (ou não), ter feito um diagnóstico errado e há por aqui quem já tenha visto o mesmo que estás a ver na tua planta e dar-te uma ajuda..
O que sei sobre o oidio, que felizmente nunca presenciei, é que não te consegues livrar dele... à pouco tempo encontrei uns artigos baseados em estudos recentes que demonstram que o trichoderma (um fungo benéfico que entre outras coisas, combate fungos fitopatogênicos e ajuda a multiplicação das raízes) é eficaz na prevenção e até no controlo da sua reprodução, mas não, não desaparece..
Mas claro amigo, podes estar perante uma coisa menos grave, é partilhares connosco.. Abraço
p.s. klav kalash, isso também me parece água que secou sobre as folhas, por vezes só o seu transpirar no período noturno causa isso quando a humidade é elevada..
p.s. 2 fica uma foto de uma folha em que é bem visível o oidio
boas,
o primeiro passo para evitar o oídio e não molhar as folhas quando regas(expl),teres as plantas bem arejadas,
se quiseres borrifar as plantas usa agua da chuva,para combateres o oídio se tiveres partes muito infestadas poda-as,
e depois usa um fungicida sistémico(e absorvido para a seiva da planta e depois actua)ou de contacto como o nome indica
actua através do contacto,mas os de contacto aconselho a fazeres rotatividade de fungicidas pois oidios,mildios,ferrugens,phytophthoras etc,...
teem tendência a criar resistências,tambem podes ir a um hiper ou loja de brico e comprares um pronto a usar,compo,kb,do genero funcionam bem.
Pazienza (16/03/2012)
ááá obrigado, pois já me disséram que era agua/liquido mas aquilo não sai da folha
acho que foi aqui no forum que vi um video do cervantes, que disse que o problema não desaparece, mas quando fazemos a colheita e antes de a por a secar, ''damos um banho á planta'' que depois isso desaparece......era com agua e uma mistura de um liquido que agora não me lembro......se encontrar o video depois deixo o link....
http://www.youtube.com/watch?v=S7jE7qzfgQs
Última edición por klav kalash; 15/03/2012 a las 07:50 AM
obrigado pelos comments...
Neste momento nao tenho como postar fotos devido a ter ficado sem maquina.
Mas é igual a foto postada pelo o user Pazienza, um po branco branco em cima das folhas que mal se toca sai..
Podei as folhas afectadas e tou a pensar dar um banho com leite, agua e bicarbonato de potassio, não sei se vai resultar ou se é seguro mas foi uma receita que encontrei um site que falava do assunto.