+ Responder Tema
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 23

Tema: PROBLEMA na vegetação INDOOR folhas amarelas e com manchas

Gracias
    0
    4 gracias recibidas en 2 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

PROBLEMA na vegetação INDOOR folhas amarelas e com manchas

Boas pessoal,

Sou novo aqui no forum e nestas "andes" já absorvi muita informação deste fórum, e queria desde já agradecer-vos por isso.

Comecei uma plant/ só que estou a ter alguns problemas no arranque. Sei que parte disto pode ser ansiedade da minha parte, mas de há uns tempos para cá tenho detetado uns fenómenos estranhos nas minhas "girls".
    Tenho um growroom construído por mim 1,70 x 1,30 x 1,60 m (C x L x H) com uma lâmpada HPS 400w, 3 ventoinhas a ventilar, uma a extrair (estão definidas no questionário em baixo) e tenho também uma ventoinha (daquelas de casa) dentro do room para circular o ar e movimentar as plantas a funcionar intermetente.

Voltando à questão que me fez abrir este tópico, recentemente notei que está a acontecer um fenómeno estranho, quando aparece um novo "andar" de folhas, as que ficam em baixo começam a ficar amareladas a partir das pontas, não chegam a ficar castanhas, mas aparentam ficar secas.
    Para além disto aparecem algumas manchas a meio das folhas.

Queria postar aqui algumas fotos mas não percebi muito com fazer para que as fotos surjam aqui no seguimento do texto, se me pudessem ajudar nisso também, agradecia e postava já as fotos que tenho para vos mostrar.

Saudações canabinóides,

Superbocko

1 - Há quanto tempo tens esse problema?
    Desde os 8/9 dias
    2 - Que variedade(s) estás a cultivar? Skunk #11 e white widow
    3 - De semente ou de clone? Semente.
    4 - Que idade têm as plantas? 22 dias uma e 16 dias as outras
    5 - Há quanto tempo estão na terra em que se encontram agora? 20 e 14 dias.
    6 - Já mudaste para floração? Há quanto tempo? Não.
    7 - Qual a capacidade dos vasos que estás a usar? 2,5l e 0,5l
    8 - Que terra estás a usar? (marca, modelo e outras coisas que eventualmente lhe tenhas misturado) Terra Mistura Universal (comprei no Maxmat, estou um pouco apertado em orçamento)
    9 - Que fertilizantes usas, com que frequência e em que quantidade? Até hoje, uma vez com 1/8 da dosagem dum fertelizante que comprei igualmente no Maxmat N-P-K 6-3-3 apenas na planta com mais dias, por estranhar o amarelecer das folhas.
    10 - Controlas o pH da água? Não, mas rego-as com água do garrafão com ph 6,5
    11 - Com que frequência regas? 3 a 4 dias.
    12 - Que lâmpada usas? HPS 400W
    13 - A que distância está a lâmpada do topo das plantas? 50cm
    14 - Como estão a húmidade e temperatura? Dia - Temp. 25º/28º Humidade 40%/60%; Noite - Temp. 22º/25º Humidade 60%/70% .
    15 - Que extração, intração e ventilação usas? 2 ventoínhas PC. Extracção 1 ventoínha 120mm 12V 2000rpm, Ventilação 3
    ventoinhas 120mm 12V 2000rpm
    16 - A terra está constantemente molhada ou húmida? Não, há superfície aparenta estar seca mas por baixo está húmida, mas não encharcada.
    17 - Usas água da torneira ou engarrafada? Garrafão pH 6,5
    18 - Detectaste algum tipo de bichos?Não.
    Última edición por superbocko; 16/04/2012 a las 22:05 PM Razón: update

Gracias
    155
    40 gracias recibidas en 37 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Re: PROBLEMA na vegetação INDOOR folhas amarelas e com manchas

Boas, pela minha expriencia quando me apareceram essas manchas a meio era por uma das duas razoes, ou o PH não estava correcto ou a terra nao tinha o essencial para a planta.

Visto teres referido o ph da agua de 6.5 julgo ser da terra.
    em relação as folhas de baixo secarem é normal desde que seja gradual com o desenvolvimento dela.

De qualquer maneira aguarda a resposta de alguem mais experiente.

Já agora dizes usar vasos 2.5l e 5 lts, as de 2.5l é por serem mais recentes e dps poes em 5l ?

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Cita Iniciado por NorthenLight Ver Mensaje
    Boas, pela minha expriencia quando me apareceram essas manchas a meio era por uma das duas razoes, ou o PH não estava correcto ou a terra nao tinha o essencial para a planta.

Visto teres referido o ph da agua de 6.5 julgo ser da terra.
    em relação as folhas de baixo secarem é normal desde que seja gradual com o desenvolvimento dela.

De qualquer maneira aguarda a resposta de alguem mais experiente.

Já agora dizes usar vasos 2.5l e 5 lts, as de 2.5l é por serem mais recentes e dps poes em 5l ?

O problema é que elas não estão a desenvolver muito, parece que estão pequenas para o tempo que têm.
    Eu estou a usar 0,5l (meio litro) e só depois é que vou passar para os 2,5l, mas houve uma mais desenvolvida que teve de ir logo para o vaso de 2,5l.

Obrigado pela resposta

Vão aqui as fotos:

Esta tem 14 dias na terra, aparenta as pontas a amarelecer:

<script src='http://img36.imageshack.us/shareable/?i=16042012823.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

Esta para além dum ligeiro amarelecer nas pontas, é bem visível na folha do lado direito uma mancha de origem desconhecida:

<script src='http://img441.imageshack.us/shareable/?i=16042012824.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

Esta é a que tem mais tempo de terra, tem 20 dias na terra, estão com cerca de 8/10 cm já lhe caíram um par de folhas e as que estão mais perto da base também caminham para lá:

<script src='http://img593.imageshack.us/shareable/?i=16042012825.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

Esta é a mesma de cima:

<script src='http://img689.imageshack.us/shareable/?i=16042012826.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

Esta está um pouco mais saudável mas não a 100%

<script src='http://img546.imageshack.us/shareable/?i=16042012827.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

Mais uma com as pontas a amarelar:

<script src='http://img42.imageshack.us/shareable/?i=16042012828.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

<script src='http://img535.imageshack.us/shareable/?i=16042012829.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

http://img441.imageshack.us/img441/5655/16042012824.jpg

http://img593.imageshack.us/img593/1533/16042012825.jpg

http://img689.imageshack.us/img689/9127/16042012826.jpg

http://img546.imageshack.us/img546/7302/16042012827.jpg

http://img42.imageshack.us/img42/8325/16042012828.jpg

http://img535.imageshack.us/img535/5711/16042012829.jpg
    Última edición por superbocko; 16/04/2012 a las 21:08 PM Razón: update

Gracias
    3,319
    6,085 gracias recibidas en 2,532 Posts
    Mencionado
    174 Mensaje(s)
    Etiquetado
    21 Tema(s)
    Citado
    638 Mensaje(s)

boas, bem vindo. O substrato começa por ser a coisa mais importante nos primeiros tempos de vida. O problema começa por aí e não é por 12€ por um saco de composana universal que vais à falência. Muda a terra que verás logo diferença. Em 2o lugar quem te disse para dares um fertilizante nesta fase? Não foi aqui no forúm que viste isso pois não? Nós só fertilizamos as marias na floração e de apenas com produtos adequados ao cultivo cannábico. Depois uma ventoinha a extrair o ar quente de 400w numa area tão grande não faz nada, o ar fica saturado dentro do grow e as plantas não respiram, arranja um extrator que desloque esse volume de ar ( ou mais )no espaço de 1h.

Gracias
    3,196
    2,050 gracias recibidas en 924 Posts
    Mencionado
    135 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    328 Mensaje(s)

Cita Iniciado por superbocko Ver Mensaje

Sou novo aqui no forum

4 - Que idade têm as plantas? 22 dias uma e 16 dias as outras
    8 - Que terra estás a usar? (marca, modelo e outras coisas que eventualmente lhe tenhas misturado) Terra Mistura Universal
    9 - Que fertilizantes usas, com que frequência e em que quantidade? Até hoje, uma vez com 1/8 da dosagem dum fertelizante que comprei igualmente no Maxmat N-P-K 6-3-3
    12 - Que lâmpada usas? HPS 400W
    15 - Que extração, intração e ventilação usas? [B]2 ventoínhas PC. Extracção 1 ventoínha 120mm 12V 2000rpm, Ventilação 3ventoinhas 120mm 12V 2000rpm
    17 - Usas água da torneira ou engarrafada? Garrafão pH 6,5

Bem vindo
    - com 22 dias devia estar gigante
    - a terra não vale um charuto
    - deixa de dar fertilizantes
    - compra um extractor em condições, 400W aquece um bocado
    - apenas água torneira, repousada 24h

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Cita Iniciado por elcabong Ver Mensaje
    Bem vindo
    - com 22 dias devia estar gigante
    - a terra não vale um charuto
    - deixa de dar fertilizantes
    - compra um extractor em condições, 400W aquece um bocado
    - apenas água torneira, repousada 24h

Vou ter mesmo de trocar de terra, qual acham ser a melhor maneira de o fazer?

Relativamente à minha lâmpada eu usei-a em 2 plantações anteriores, não pode ser daí também?

Quanto à ventilação não acho que seja necessário tenho 3 ventoinhas e meter ar no room, a temperatura nunca foi um problema.
    A única solução que vejo é mesmo mudar a terra, porque das outras vezes correu bem.

Obrigado pelas respostas!

Gracias
    2,012
    4,857 gracias recibidas en 2,262 Posts
    Mencionado
    235 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    822 Mensaje(s)

Acho que já foi tudo dito...

Transplantar para terra boa, parar de dar agua engarrafada e não abonar tão cedo...

400w para marias tão pequenas parece-me um desperdicio (o que poupavas de 20 dias de consumo da HPS dava-te para a terra ), mas não é por isso que as marias estão como estão...

Gracias
    155
    40 gracias recibidas en 37 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Após ver as fotos da para perceber que será devido à terra, logico que dar ferts nesta altura não ajuda só complica. Pois o esperado nesta altura quando está tudo ok é notares bastante evolução de dia para dia.

A sério compras 25lts de Composana por 6€ salvo erro faz isso e troca-as até para os vasos definitivos para elas tirarem partido da terrinha nova, depois tira uma foto já com a composana e compara com a 1ª e a 3ª foto.

Vais ver que é da noite para o dia, na terra é msm dakelas que o barato sai caro.
    ps- essa terra que tens parece bocados de carvão pas brasas, a boa terra é bem mais fininha.

Abraço

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Cita Iniciado por NorthenLight Ver Mensaje
    Após ver as fotos da para perceber que será devido à terra, logico que dar ferts nesta altura não ajuda só complica. Pois o esperado nesta altura quando está tudo ok é notares bastante evolução de dia para dia.

A sério compras 25lts de Composana por 6€ salvo erro faz isso e troca-as até para os vasos definitivos para elas tirarem partido da terrinha nova, depois tira uma foto já com a composana e compara com a 1ª e a 3ª foto.

Vais ver que é da noite para o dia, na terra é msm dakelas que o barato sai caro.
    ps- essa terra que tens parece bocados de carvão pas brasas, a boa terra é bem mais fininha.

Abraço

Já está decidido amanhã vou mudar para a Terra nova, vou comprar um saco de 50l de Composana Universal.

Aconselhas a mudar já para o vaso definitivo?

Obrigado pelas respostas!

10. El siguiente Usuario da las gracias a superbocko por este Post:

NorthenLight (18/04/2012)

Gracias
    2,792
    3,307 gracias recibidas en 1,237 Posts
    Mencionado
    153 Mensaje(s)
    Etiquetado
    27 Tema(s)
    Citado
    446 Mensaje(s)

Não tem calma ...

As plantas apenas devem ser transplantadas para vasos maiores, quando as raízes não tem espaço para se expandirem, quando a planta cresce ...

Muda mas é a terra má para a compo, tem cuidado para não danificar o bolo radicular, que ainda deve ser muito jovem e fragil.

Usa a agua da torneira repousada a ph 6.5 ...

Te garanto que após essas primeiras correcções vais logo notar melhorias, assim que puderes (economicamente falando€) mete também um extractor à maneira para aguentar essa hps400

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Já as pus na terra nova, 3 delas pus já nos vasos definitivos mas as outras 6 ainda não.

Deixo aqui também algumas fotos do meu growroom para darem uma vista de olhos e para ouvir as vossas opiniões. O espaço foi todo construído por mim com materiais reciclados, desde estrados de contraplacado a pernas de mesas e partes de camas antigas =)

Vista do exterior (entrada):

<script src='http://img38.imageshack.us/shareable/?i=01032010835l.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

<script src='http://img846.imageshack.us/shareable/?i=01032010836.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

Parte lateral, a parte de trás é a parede, construí o growroom encostado à parede, a outra parte lateral oposta a esta não tenho foto mas é uma lono branca opaca igual à porta, aliás a porta foi parte que sobrou dessa lona.
    É visível também a ventoinha de extração.

<script src='http://img201.imageshack.us/shareable/?i=01032010837.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

Pormenor do das fichas e do transformador devidamente refrigerado.

<script src='http://img716.imageshack.us/shareable/?i=01032010838.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>

Vou esperar uns dias para ver como elas reagem à terra nova e em breve ponho aqui fotos da evolução!

Obrigado a todos.

13. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a superbocko por este Post:

DUSKnenixs (20/04/2012), elcabong (19/04/2012), W1CK (19/04/2012)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Saudações fumadas!! xD

Adquiri a terra na 4a, passados 4 dias tirei as fotos abaixo, notam-se algumas diferenças nas "bitches" já, nomeadamente as folhas mais verdes.
    A maiorzita está a crescer a "bons olhos" mas as outras nem por isso, deve ser do processo de adaptação.

Um outra dúvida que gostava de esclarecer relativamente aos "burrifos" eu costumo burrifá-las 1x dia com água, isto é bom? é mau? não faz diferença?

Aqui vão as fotos:

Foto geral da dispoção das "bitches", todos os dias giro os vasos 1x dia, e dia sim dia não troco-os de posição.

By superbocko at 2012-04-22

Esta já a pus no vaso definitivo, mas com 1/2 terra, ainda tenho um vaso maior, às tantas ainda volto a transplantar + tarde.
    Está visivelmente + verde, mas o crescimento não é significativo.

A maior das minhas "bitches", esta é até agora o meu orgulho, está muito mais saudável, mais verde, mais forte e maior. Um coisa que reparo é que o caule não está muito grosso, mas isso já é um problema que vem de trás, nos meus outros cultivos nunca consegui "bitches" com um caule grosso, pode isso ser um problema?

Outra que está um pouco mais verde mas cresceu muito pouco. Tal como disse deve ser a adaptação, não?

Esta é das + saudáveis, já na outra terra batalhou muito bem, e está a adaptar-se rápido à nova terrinha boa.
    Está maior e mais verde.

Esta não cresceu quase nada, mas está a ficar com as folhas num verde muito mais escuro, antes do transplante estava muito pálida, agora está com um verde escuro.

Esta aqui é uma das que eu apelidei de Alien, sempre foi verde escura mas antes do transplante estava a amarelar, a adaptação parece estar a ser boa, acontece é que cresce de forma deficiente, parece que as folhas estão todas tortas, daí o apelido Alien =)

A "bitch" da esquerda estava muito mal antes do transplante, mas parece estar a recuperar bem, cresceu um bocadito e está a ganhar um verde forte, a da direita é outro Alien.

Por fim tenho este último alien que dos 3 foi o que mostrou melhorias significativas nestes dias na terra nova, parece estar saudável e em evolução.

Queria terminar com uma pergunta, estou preocupado com o estado de algumas das "bitches", se vão sobreviver ou não, se vão crescer saudáveis,etc...visto que eu ainda tenho algumas sementes guardadas, acham que devia matar alguma das "bitches" e por outras a crescer de forma saudável desde o inicio?
    Se sim, qual as que me aconselham a matar?

Bons fumos!!

Gracias
    5,248
    2,682 gracias recibidas en 1,325 Posts
    Mencionado
    261 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    752 Mensaje(s)

Como é que anda o cultivo?

Gracias
    42
    90 gracias recibidas en 40 Posts
    Mencionado
    2 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    10 Mensaje(s)

desculpa la mas isso foi folha de aluminio da cozinha k eu vi a forrar o teu grow?
    ORBIS TERRARUM EST NON ALTUS SATIS

Gracias
    268
    90 gracias recibidas en 53 Posts
    Mencionado
    2 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    30 Mensaje(s)

quase de certeza, tb já tive em tempo um grow com folha de alumínio e queimou-me as folhas nas pontas. usa uma manta de mylar que vem nos kits de primeiros socorros é melhor que folha de alumínio.

+ Responder Tema
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados