Boas a todos...
Desde há algum tempo que pretendia criar um espaço para os meus cultivos aqui no nosso cantinho no CC, mas em moldes diferentes daqueles que até agora tenho apresentado.
Ou seja, ao invés de ir apresentando detalhadamente o desenvolvimento dos cultivos que vou fazendo, a intenção neste caso é criar um espaço onde posso ir postando o que estou a cultivar, as experiências que faço e tudo mais que ache que pode ser interessante para a comunidade, mas de uma forma mais espontanea e sem a obrigatoriedade moral de ter de estar sempre a fazer actualizações.
Não pretendo de forma nenhuma criar algum tipo de guia ou tutorial, nem sequer defender que é assim que as coisas devem ser feitas. É apenas o que faço e o que funciona para mim, sabendo que existem muitas formas de conseguirmos os mesmos resultados.
Tudo o que faço assenta numa filosofia de cultivo muito simples, que se baseia nas seguintes prioridades:
1. Quantidade
Produzir erva em quantidade suficiente para o meu consumo individual. Este objectivo é cumprido desde o primeiro cultivo e por isso não tenho qualquer ambição de conseguir resultados extraordinarios neste area. Na pratica passa a não ser uma prioridade...
2. Qualidade
Produzir erva com a melhor qualidade possivel, quer em termos de genetica, de efeitos e sabores. Como o primeiro objectivo é sempre cumprido, diria que a minha prioridade é mesmo a qualidade do produto final.
3. Experiência
Evoluir como grower, conhecendo e testando novos metodos e tecnicas. E para isso é preciso experimentar e cometer erros para aprender com eles.
4º Diversão!!!
Não sei se é uma prioridade mas é um factor muito importante, porque quase sempre o sucesso dos meus cultivos está associado ao quanto me diverti durante o processo. Parece parvo, mas se virmos bem as coisas é normal que tenhamos melhores resultados quando estamos particularmente entusiasmados e motivados, não?
Mas passemos à apresentação do espaço e setup que tenho disponivel:
Espaço de Cultivo
Fiz um pequeno anexo no canto de um sotão, em pladour, com aproximadamente 5m2 de area total, mas na pratica a area util disponivel é muito mais reduzida devido à pouca altura.
O unico sitio onde a homebox cabe é logo à porta do anexo, com meia duzia de centrimetros de margem...
Espaço de Vega
- Box de plástico de 50x100x50
- 2 x 85 w CFL
- Extractor em linha 90m3/h
- Ventoinha pequena
Espaço de Flora
- Tenda de Cultivo Homebox S de 80x80x160
- HPS 400W + reflector standard ou cooltube
- Extractor em linha 305m3/h
- 2 ventoinhas pequenas
Processo de Cultivo
O meu processo de cultivo é relativamente simples e permite-me fazer uma colheita em cada 70 a 90 dias, dependendo da geneŕica e do metodo que escolhi:
1. Clonagem no Aerocloner
As primeiras raizes aparecem por volta dos 7 dias, mas por norma só faço o transplante com um sistema radicular mais desenvolvido, sensivelmente aos 15 dias.
2. Vega em DWC com CFL's
O tempo de vega depende do metodo de cultivo em flora, podendo até nem ser nenhum se a ideia for ter plantas pequenas e com pouca ramificação, por exemplo. Mas por norma ficam nesta fase aproximadamente 30 dias a desenvolverem bem o sistema radicular e a serem "moldadas" consoante o metodo escolhido.
3. Flora em Bubbleponics com HPS
Dependo do metodo escolhido também posso dar mais ou menos tempo de vega na homebox, antes de as colocar a florir. Mas mesmo no caso dos ScrOG não ficam nesta situação por mais do que 2 semanas, no maximo.
Sistemas Hidroponicos
Aerocloner
É um sistema de clonagem hidroponica bastante simples e que permite muito facilmente obter resultados muito bons.
Foi construido com base num topico DIY do ICMag e é uma copia aproximada dos sistemas EZ Clone.
Na pratica o sistema beneficia da elevada concentração de humidade e oxigenio que é criada por uma bomba de água e um conjunto de sprinklers.
DWC [Deep Water Culture]
Também é um sistema muito simples.
As raizes ficam parcialmente submersas nas SN, que por sua vez é oxigenada por airsotnes.
Bubbleponics [DWC + Top Feed]
O sistema bubbleponics é um hibrido que combina o DWC com o Top Feed.
Na pratica é uma copia de um produto da Stealth Hydroponics que se generalizou e deu mesmo origem a forum dedicado a este sistema (bubbleponics.com).
É um pouco mais complexo do que os anteriores, mas nada que meta medo a um canabicultor...
Ovo Hidroponico [DWC]
Um termo, uma airstone, uma bomba de agua, um netpot, um pedaço de tubo 4mm e está feita a festa.
Não é um sistema que use com regularidade e serviu acima de tudo para ir fazendo algumas experiências que me ajudaram a evoluir. Não é por isso mais do que um brinquendo, mas permitiu-me sempre obter resultados de alguma forma surpreentes, se pensarmos que é um sistema super simples e que não leva mais do que 3 litros de SN.
[Super Skunk]
[Jack Plant]
Acessorios de Hidroponia
1 x Bomba de ar Elite 802
1 x Bomba de ar Elite 803
1 x Bomba de ar Maxima
2 x Bomba de água JAD SP 1500 (855L/H)
1 x Bomba de água do chinês (1250L/H)
1 x Medusa de 12 saidas
2 x Medusa de 6 saidas
EC e pH
2 x medidores de pH marca branca (comprados no ebay)
1 x medidor de EC da Hanna
pH up e down da Canna
Nutrientes de Hidroponia
Flora Series da GH [na pratica só uso o Micro e o Bloom]
Epsom Salts
PK 13/14 da Hesi
[está-me a faltar um estimulante de flora, que ainda não decidi qual vai ser]
A nutrição das minhas marias é baseada na Lucas Formula, que defende a utilização de apenas o Micro e o Bloom com o argumento de que o Micro tem todo o N que as marias precisam.
Actualmente não sigo à risca a formula, porque não dou as doses que o Lucas defende. O que faço é manter o racio Micro/Bloom de 1 para 2, mas dou às marias as quantidades que julgo que elas necessitam.
[Continua...]