+ Responder Tema
Pgina 2 de 13 PrimerPrimer 12345612 ... ltimoltimo
Resultados 16 al 30 de 192

Tema: Composto,nutrientes ,gua,insetos e fungos: Guia e tcnicas de cultivo biolgico

Ubicacin
    Portugal, sr agente? -.-
    Gracias
    693
    405 gracias recibidas en 265 Posts
    Mencionado
    13 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    66 Mensaje(s)

Re: Compostagem simples

Ei Foxy, estou vivo... Sem plantas mas vivo, vou ver se amanha tiro As fotos

Gracias
    41
    26 gracias recibidas en 20 Posts
    Mencionado
    5 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    22 Mensaje(s)

Boas, belo topico que temos aqui...
    Uma duvida, cascas de frutas? Eu por exemplo faxo isso tudo dentro de um vaso pequeno..
    Apenas para ajudar no crescimento da planta.

Ubicacin
    Canabilndia
    Gracias
    7,699
    11,993 gracias recibidas en 4,203 Posts
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

Cita Iniciado por boneqobxb Ver Mensaje
    Boas, belo topico que temos aqui...
    Uma duvida, cascas de frutas? Eu por exemplo faxo isso tudo dentro de um vaso pequeno..
    Apenas para ajudar no crescimento da planta.
    Como assim? Dentro do vaso onde ests a cultivar a planta?

Ubicacin
    Cannabislandia
    Gracias
    150
    262 gracias recibidas en 109 Posts
    Mencionado
    13 Mensaje(s)
    Etiquetado
    27 Tema(s)
    Citado
    47 Mensaje(s)

Que me dizem de cavar um buraco e jogar la para dentro estrume de cabras curtido, sendo esse o nico substrato, ir trazer algum problema? Ou excelentes resultados?

Cumps.

Ubicacin
    Maryland
    Gracias
    2,027
    5,015 gracias recibidas en 2,277 Posts
    Mencionado
    249 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    829 Mensaje(s)

Cultivar usando estrume como substrato ser um pouco como regar as marias com fertilizante.

Ubicacin
    Canabilndia
    Gracias
    7,699
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

bem curtido mal no faz , eu no utilizaria s o estrume pois pode no bastar ou at ser demais, da a ideia geral da compostagem onde ele j est incluido entre outros materiais, mas ouvi de um tipo que semeou uma semente rafeira ao lado da fossa da casa e a bicha cresceu e desenvolveu bastante sem ele lhe dar nada...deve ter sido o nitrognio eheheh Agora se floriu bem isso j no sei

Ubicacin
    Cannabislandia
    Gracias
    150
    262 gracias recibidas en 109 Posts
    Mencionado
    13 Mensaje(s)
    Etiquetado
    27 Tema(s)
    Citado
    47 Mensaje(s)

Ahah, certo

Ubicacin
    Canabilndia
    Gracias
    7,699
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

uma visita interessante www.quintadoluzio.wordpress.com/
    Imgenes Adjuntadas
    ltima edicin por Foxyhaze; 20/10/2012 a las 15:37

9. El siguiente Usuario da las gracias a Foxyhaze por este Post:

W1CK (22/10/2012)

Ubicacin
    Planeta Terra
    Gracias
    307
    877 gracias recibidas en 382 Posts
    Mencionado
    22 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    178 Mensaje(s)

Este fim de semana meti as mos a obra e j fiz a minha composteira .

WP_000594.jpg

11. Los siguientes 6 Usuarios dan las gracias a Green_Weed por este Post:

ambrosio99 (26/03/2013), FilipeSC (28/04/2013), Foxyhaze (23/10/2012), Ganjaman101 (18/11/2012), growbloom (25/07/2014), TryBoHm (25/10/2012)

Ubicacin
    berchem
    Gracias
    165
    57 gracias recibidas en 35 Posts
    Mencionado
    2 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    9 Mensaje(s)

Question Re: Compostagem simples

Ol a todos !
    No tenho de modo algum acesso a estrume animal , ento comecei a vermicompostagem (com minhocas apanhadas por mim ).
    Este "estrume" satifaz as necessidades da planta ao longo do seu ciclo de vida veg./flor.? ou terei de usar os tais "nutrientes" ou o melao na flora?
    Planeio iniciar uma grow em dezembro e queria saber se alguem desaconselha a usar a camada superior do solo da floresta como "meio de cultivo" .
    desde ,j se no li algo que respondesse a estas perguntas , as minhas desculpas.

Fora para todos e bons cultivos
    ltima edicin por nao_funciona; 18/11/2012 a las 04:55

13. El siguiente Usuario da las gracias a nao_funciona por este Post:

Foxyhaze (10/08/2015)

Gracias
    248
    2,459 gracias recibidas en 1,575 Posts
    Mencionado
    97 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    665 Mensaje(s)

medium?? O que isso?
    Para a vega d, para a flora no.
    Quem j esteve ou viveu em outros pases j alguma vez viu por ex. os ingleses ou alemes a utilizarem frequentemente palavras portuguesas para se expressarem?

Eu no compreendo porque que ns estamos sempre a introduzir palavras estrangeiras misturadas com a lngua portuguesa.
    Ser isto normal ou a que se deve chamar este facto?

Ubicacin
    berchem
    Gracias
    165
    57 gracias recibidas en 35 Posts
    Mencionado
    2 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    9 Mensaje(s)

"medium" o "material" onde crescem as plantas. (quando no me consigo expressar salta sempre o ingls) j editei!
    queria fazer um cultivo indoor biologico , de modo a evitar custos que no sejam os essenciais.
    Mas quero acima de tudo tirar o maior partido usando ao mximo recursos naturais.

e desculpem os estraneirismos.
    ltima edicin por nao_funciona; 18/11/2012 a las 05:04

16. El siguiente Usuario da las gracias a nao_funciona por este Post:

dedo verde (18/11/2012)

Ubicacin
    Canabilndia
    Gracias
    7,699
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

O QUE O SOLO ?

Em agricultura e geologia, solo (crosta terrestre) a camada que recobre as rochas, sendo constitudo de propores e tipos variveis de minerais (formados por intemperismo da rocha subjacente, a (rocha-me) ede hmus (matria orgnica decomposta por ao de organismos do solo). Tambm se refere, de modo mais restrito (especialmente na agricultura), camada onde possvel desenvolver-se a vida vegetal. O nome tcnico para o solo, em geologia, manto de intemperismo, e ele se localiza logo acima da litosfera.

no solo que se desenvolve a maior parte da vida terrestre, fluvial, lacustre e martima. Os seres vivos, bem como o vento e as guas, so os agentes de formao e modificao do solo, que na maior parte tm entre 1 e 1,5 metro de profundidade.
    O solo a camada mais superficial da crosta e composto por sais minerais dissolvidos na gua intersticial eseres vivos e rochas em decomposio.

H muita variao de terreno a terreno dos elementos do solo, mas basicamente existem quatro camadas principais:

* A primeira camada rica em hmus, detritos de origem orgnica.

* A outra camada a camada dos sais minerais.

* A terceira camada a das rochas parcialmente decompostas.

* A quarta camada a de rochas que esto inicialmente comeando a se decompor.

#Tipos de solo

*Solos arenosos
    Os solos arenosos tm boa aerao. Plantas e microorganismos vivem com mais dificuldade, devido poucaumidade. O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%.

*Solos argilosos
    No so to arejados, mas armazenam mais gua. So menos permeveis, a gua passando mais lentamente ficando ento armazenada.

*Solos siltosos
    Com grande quantidade de silte, geralmente so muito erosveis.

*Solo humfero
    Esse solo apresenta uma quantidade maior de hmus em relao aos outros. um solo geralmente frtil, ou seja, um solo onde os vegetais encontram melhores condies para se desenvolverem.

*Solo calcreo
    A quantidade de calcrio nesse tipo de solo maior que em outros solos. Desse tipo de solo retirado um p branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilizao dos solos destinados agricultura e pecuria. Esse solo tambm fornece a matria-prima para a fabricao de cal e do cimento
    Imgenes Adjuntadas
    ltima edicin por Foxyhaze; 15/04/2015 a las 13:02

18. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a Foxyhaze por este Post:

growbloom (25/07/2014), Neeptunus (18/11/2012), W1CK (19/11/2012)

Ubicacin
    Canabilndia
    Gracias
    7,699
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

De seguida, tudo o que voc queria saber cerca do solo

fonte http://uni.no.sapo.pt/Ilustra4.htm

I - INTRODUO

O solo possui importncia vital para os seres vivos, pois serve-lhes de suporte dando abrigo s plantas e aos animais e contribui para a sua alimentao, conjuntamente com os seres vivos, constitui a Biosfera.

O solo uma camada superficial da crosta terrestre, constituda por matria mineral no consolidada e pelos organismos vivos bem como os produtos da sua decomposio. No solo ocorrem constante e simultaneamente complexas reaces em que a matria mineral se transforma em matria orgnica e vice-versa.

Os vrios tipos de solo diferem entre si devido rocha-me a partir da qual se formaram. A formao de um solo inicia-se com a degradao da rocha-me, seguindo-se processos erosivos como o vento e a chuva que desagregam a rocha e provocam alteraes qumicas que levam sua fracturao; a temperatura que provoca contraces/dilataes fazendo com que apaream fendas; a aco dos seres vivos (bactrias, fungos, lquenes, insectos, etc.) que se instalam nos fragmentos rochosos contribuindo tambm para a sua desagregao; etc.

Aps aco destes agentes verifica-se o enriquecimento do solo em matria orgnica, formando-se assim o solo primitivo . Ocorre a fixao de seres vivos mais complexos e acentua-se a acumulao de matria orgnica, havendo tambm a degradao dos fragmentos rochosos. Deste modo vai-se verificando a evoluo do solo . Podemos concluir que a pedognese (formao, diferenciao e evoluo de um solo) ocorre com meteorizao fsica, qumica e biolgica.
    Imgenes Adjuntadas
    ltima edicin por Foxyhaze; 13/04/2017 a las 17:14

20. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a Foxyhaze por este Post:

Del_rio (23/04/2013), Dika (27/03/2013), growbloom (25/07/2014)

Ubicacin
    Canabilndia
    Gracias
    7,699
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

II - CAMADAS OU HORIZONTES

Um solo maduro, aps sofrer meteorizao mecnica, meteorizao qumica e incorporaoda matria orgnica, encontra-se dividido em camadas (horizontes). O solo deve apresentar 4 horizontes que se podem dividir em sub-horizontes. Ao conjunto destes horizontes, a sua ordem e constituio d-se o nome de perfil pedolgico.

As camadas distinguem-se pelas diferentes caractersticas de composio qumica, textura, cor, porosidade, riqueza em matria orgnica e/ou mineral, etc. Nestas condies, um solo deve apresentar:

Horizonte 0 uma camada orgnica constituda por restos de plantas e animais em decomposio a manta morta. Existe apenas em locais onde haja vegetao.

Horizonte A uma camada superficial rica em detritos orgnicos de partes de plantas e de seres vivos em estado de decomposio estabilizado o hmus, apresentando por isso colorao escura. Est sujeito ao processo de lixiviao no qual os seus constituintes so arrastados pelas guas infiltradas para o horizonte B.

Horizonte B um horizonte que inclui partculas minerais, substncias coloidais, materiais argilosos, xidos, hidrxidos metlicos, carbonatos, etc. provenientes do horizonte A arrastadas pela infiltrao da gua (lixiviao). Acumulam-se aqui tambm materiais rochosos provenientes do horizonte C. Por ser pobre em matria orgnica apresenta cor mais clara que o horizonte A.

Horizonte C essencialmente constitudo pela rocha-me pouco alterada, fracamente fragmentada. Aqui verifica-se fraca meteorizao, tem por isso caractersticas muito prximas da rocha-me.

Horizonte R/Rocha-me constituda por massas rochosas praticamente inalteradas. a partir desta camada que se formam os solos. A sua profundidade pode oscilar entre alguns centmetros e vrios metros.
    Imgenes Adjuntadas
    ltima edicin por Foxyhaze; 15/04/2015 a las 13:07

22. El siguiente Usuario da las gracias a Foxyhaze por este Post:

growbloom (25/07/2014)

+ Responder Tema
Pgina 2 de 13 PrimerPrimer 12345612 ... ltimoltimo

Usuarios Etiquetados