+ Responder Tema
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 39

Tema: --FoLhAScAs 2012-- 1º Grow indoor

Gracias
    26
    10 gracias recibidas en 5 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    6 Mensaje(s)

--FoLhAScAs 2012-- 1º Grow indoor

Olá a todos os cannabicultores!!

Este é o meu 1º tópico, e é sobre o meu futuro 1º cultivo indoor. Já tive uma "experiência" no exterior. mas uma coisa "à parva" ahah
    Já li vários tópicos de outros users, passei pelo "essencial do cultivo..." e li o "guia de cannabis passo a passo"
    aprendi muita coisa... mas claro, existem sempre dúvidas em algo.

Tudo isto será digamos que uma "sociedade" com os meus dois irmãos ehehe
    eles pagam a maior parte das despesas e eu trato das plantinhas...
    É justo e no final divide-se a colheita por 3. Fácil!

Desculpem lá o testamento!

O suposto SETUP:
    ## 1 Homebox XL 1,2m x 1,2m x 2m
    ## 1 CFL 250w 6700ºK ou 2 CFL 125w 6700ºK
    ## 1 HPS 600w com cooltube
    ## 1 extrator rvk a1 405 m³/h
    ## 1 intrator 190 m³/h
    ## 1 ou 2 temporizadores
    ## 1 filtro odorsock 580 m³/h

## 2 x 50L de Composana
    ## 10 vasos de 0,7L
    ## 10 vasos de 3L
    ## 10 vasos de 5L
    ## 10 vasos de 11L
    ## 10 sementes (ainda não escolhi)
    ## Bactohemp (Agrobacterias)
    ## Bio Bloom (Biobizz)
    ## Top Max (Biobizz)
    ## Neem protect killer (Agrobacterias)

## pipetas, pratos, borrifador, bláblá....

Estava disposto a comprar um medidor de EC e talvez também um de PH.
    O de PH em alternativa podia ser daqueles de aquário com uma escala cromática, mas acham que vale a pena apostar num digital?

Quanto ao medidor de EC, acham uma mais valia? Vi estes dois na kaya:

Outra questão é que eu estava a pensar em clonar. Seria mais ou menos assim:
    1. Germinava 10 sementes
    2. Durante 1 mês de VEGA seriam transplantadas pelos diferentes vasos
    3. Aqui entra a questão dos clones.
    3.a) Tirar um clone de cada uma e manter esses clones em VEGA num 2º armário. Passar as mães para FLORA, e usar os clones no próximo cultivo mas tirando novamente clones desses clones... e assim sucessivamente...
    ou
    3.b) Passar 9 para FLORA e reservar uma em VEGA num outro armário, para tirar clones sempre que precisasse para futuros cultivos.

Fui claro?

li em algures, que manter uma mãe e ir tirando clones cada vez que se precisasse era melhor opção do que fazer clones de clones...
    na a) faria clones de clones mas tinha a vantagem de poder cultivar sempre várias strains no mesmo cultivo. mas precisaria de talvez de um segundo armário grande para poder ter 10 clones em VEGA durante cerca de 2 meses...
    em b) usaria sempre a mesma mãe mas apartir do 2º cultivo em diante seria cultivos de apenas uma strain. Mas assim não precisaria de um 2º ármario grande, para apenas uma mãe qualquer canto dava... e se me apetecesse cultivar uma strain diferente "FLORAVA" essa mãe e germinava outra para mãe. xD

Independentemente da escolha a) ou b):
    ## 1 mini-estufa para clones
    ## Clonex
    ## muitos Jiffys

Quanto às sementes, fiz uma listinha. Pus um asterisco nas que mais gostei:
    *CHRONIC
    *AURORA INDICA
    *POWER PLANT
    *BIGBANG
    *8 BALL KUSH
    BLUE CHEESE
    *CRIMEA BLUE
    *BELLADONA
    WAPPA
    LSD
    PINEAPPLE CHUNK
    VANILLA KUSH
    *LIBERTY HAZE
    SPOETNIK
    SNOW FRUIT
    *HIMALAYA GOLD
    *CHEMDOG
    GREEN POISON
    *BUBBA KUSH

tenho 11 marcadas. só tenciono comprar talvez 9, porque a Kaya oferece uma na encomenda acima dos 50€
    Se alguém tiver alguma sugestão

Comprarei o material lá para o fim do mês. Em princípio comprarei tudo na Kaya, visto ter um bom feedback da vossa parte.

Desde já obrigado pela atenção e bons cultivos a todos

2. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a folhascas por este Post:

ahpoixeh (18/07/2012), Brownie_Boy (19/07/2012), nssilvestre (19/07/2012), s4s (17/07/2012)

Gracias
    2,012
    4,857 gracias recibidas en 2,262 Posts
    Mencionado
    235 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    822 Mensaje(s)

Re: --FoLhAScAs 2012-- 1º Grow indoor

Boas...

Parece-me que estás bem informado, e isso por norma é meio caminho andado para o sucesso...

Quanto ao material, acho que tudo faz sentido. Provavelmente mandaria vir já mais vasos porque acabas sempre por precisar de mais... mas foi de facto a unica coisa que me saltou à vista.

Quanto aos medidores digitais, não acho que sejam absolutamente indispensaveis para o cultivo em solo. Dou-te o meu caso particular em que até mudar par hidro nunca tive mais do que um medidor de pH de gotas.

Mas podem de facto ser muito uteis. O de pH porque torna o processo mais rapido e de EC porque ajuda a compreender melhor a "arte" da fertilização.

Tens soluções mais baratas no ebay, por exemplo, mas a melhor escolha depende do que queres gastar.

Num primeiro cultivo, o meu conselho passa pela utilização de sementes feminizadas da mesma especie. Com sementes regulares acabas por gastar tempo com os machos e ter varias strains acaba por complicar muito a tarefa do cultivador inexperiente porque cada uma tem as suas caracteristicas fisicas e nutritivas.

Quanto aos teus planos, acho que ganharias muito em criar um pequeno espaço de vega, para clonar e manter as mães. E mais tarde ou mais cedo acredita que o vais fazer...

Dessa forma poderias fazer uma selecção mais rigorosa da futura mãe. Como?

1. germinas as 10 sementes (ou mais porque há sempre baixas pelo caminho)
    2. vegetas as 10 marias
    3. tiras uns clones de cada uma para manter a genetica de todas e metes as marias a florir.
    4. colhes, secas e provas e fazes a selecção da que mais gostas e mantens essa como mãe

É um esquema mais simples e eficiente do que os que apresentas...

4. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a afrito78 por este Post:

folhascas (18/07/2012), W1CK (19/07/2012)

Gracias
    26
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    6 Mensaje(s)

Olá.
    Muito obrigado pela tua ajuda!

Vasos: vou então juntar mais uns exemplares de cada tamanho ao 'projecto'

Ph: sendo assim por enquanto acho que vou poupar e ficar mesmo pelo de gotas.

Ec: vou pesquisar essa soluções mais baratas, porque de facto estes dois que propus são um pouco caros.

Sementes: a minha ideia é mesmo usar apenas feminizadas. Serem todas da mesma espécie, tem o senão de apenas 'provar' um tipo, enquanto que várias espécies me daria um maior leque de 'sabores'. mas é uma boa dica, visto que não vão divergir nas suas características físicas e nutritivas, como falaste.

Espaço de vega: Deixa ver se percebi. Ter um espaço além da HB onde iria manter a mãe e os seus clones, e onde faria a vega dos mesmos. e apenas faria a flora dos clones na HB. é isso? parece-me bem! embora o 2º armário tenha de ser razoável para caber a mãe e os seus clones durante algum tempo. ou os clones como podem passar logo para a FLora não têm necessidade des os deixar crescer muito? e assim não ocuparem muito espaço.

Selecção da mãe: Nesse caso falaste mais principalmente se forem strains diferentes? Provo vários tipos, escolho o que mais me agradou e deixo-o para mãe, e depois vou sempre fazendo clones conforme precise. Parece-me muito bem assim.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!!

Gracias
    2,012
    Mencionado
    235 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    822 Mensaje(s)

Para medir o EC, ao contrario do Ph, não existem soluções boas e baratas. Um bom medidor custa sempre à volta de 50€ e tudo o que é mais barato é um tiro no escuro.

O espaço de vega não tem de ser muito grande.

O clonagem ocupa pouco espaço, as mães podem ser treinadas e podadas para ocuparem pouco espaço e os clones depois de enraizados têm a mesma idade genetica da mães, por isso não têm de vegetar muito tempo como as marias de semente.

Depois é tudo uma questão de ter um metodo de forma a ter sempre a tenda de flora e de ir gerindo os timmings das varias fases, o que se torna mais simples com a experiencia.

No meu caso, tenho um espaço de vega com 50x100x50 mas grande parte do tempo só o tenho parcialmente ocupado e se tivesse de funcionar com menos não teria problemas.

Na minha assinatura, no topico "Bubble Garden", tens uma breve descrição do metodo que uso e uma descrição do espaço de vega. Dá uma vista de olhos... pode ser que te ajude a definir o que queres fazer.

Tens também um topico no "eseencial de cultivo" com varios exemplos de Setups... onde podes tirar ideias para o espaço de vega.

Quanto à selecção... é igualmente importante em sementes da mesma strain porque, como verás, em 10 sementes podes ter varios fenos, com diferentes traços fisicos, sabores e cheiros distintos. Depois... a produção de cada uma também puderá ter influencia, não é?

Esta afirmação faz ainda mais sentido se comprares sementes de bancos cujas strains estejam menos estabilizadas...

7. El siguiente Usuario da las gracias a afrito78 por este Post:

W1CK (19/07/2012)

Gracias
    26
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    6 Mensaje(s)

Olá.
    Estive a ver o teu tópico. está 5 estrelas!

Não percebi um pormenor. Nesse cultivo quando passaste os clones para a HB e que puseste a HPS ainda lhe continuaste a dar algum tempo de 18/6 ou foi logo para 12/12?

Era bom se conseguisse fazer toda a vega no mesmo espaço que a mãe e assim que a HB estivesse vaga os passasse para lá, logo a 12/12 para ver se floriam.

Num espaço como teu seria possível criar clones e sua vega suficientes para uma HB XL?
    É que pareceu-me que elas podem crescer bastante na vega, e dai a minha dúvida sobre o espaço.

Quanto às sementes, fico na dúvida se compre só de uma strain ou de várias. Eu preferia de várias, pois não conheço nenhuma em concreto.

desculpa lá todas as questões...

Gracias
    217
    114 gracias recibidas en 62 Posts
    Mencionado
    13 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    38 Mensaje(s)

Cita Iniciado por folhascas Ver Mensaje
    Era bom se conseguisse fazer toda a vega no mesmo espaço que a mãe e assim que a HB estivesse vaga os passasse para lá, logo a 12/12 para ver se floriam.

Num espaço como teu seria possível criar clones e sua vega suficientes para uma HB XL?
    É que pareceu-me que elas podem crescer bastante na vega, e dai a minha dúvida sobre o espaço.
    Boas!! Força com isso

Olha as minhas na vega aos 30 dias estavam enormes... se as tuas crescerem assim acho difícil ficarem no espaço de vega que o do @afrito78
    só se controlares a coisa, com treinos ou sei lá.

Fica!

Gracias
    2,012
    Mencionado
    235 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    822 Mensaje(s)

Não percebi um pormenor. Nesse cultivo quando passaste os clones para a HB e que puseste a HPS ainda lhe continuaste a dar algum tempo de 18/6 ou foi logo para 12/12?
    Neste cultivo em particular, devem ter estado uns 15 dias em vega (18/6) antes de mudar para 12/12. Mas este periodo tanto pode ser mais longo como pode nem existir... tudo depende do que pretendemos fazer.

De uma forma muito simplista... se tiver mais marias preciso de menos tempo de vega para ocupar a area de cultivo e se tiver menos marias esse tempo de vega já tem de ser superior

Depois têm também a haver com o metodo de cultivo. Com um SOG não faz sentido dar vega e com um ScrOG é preciso esperar que as marias preencham a rede... só para dar alguns exemplos.

Depende do numero de marias que precisas para preencher a tua HB. E esse numero pode variar muito, porque em teoria tanto podes ocupar a tua area de cultivo com 1 maria (dando muita vega) como podes enchê-la de com dezenas de clones num SOG.

Mas diria que as minhas mães, que são pequenitas, dão uma meia duzia de clones todas as semanas. Ou seja, muito mais do que eu preciso para "abastecer" a minha HB S... e se quisesse também para a tua.

Em teoria as mães pode ter o tamanho que tu quiseres. Dá uma olhada neste topico e vê por ti proprio: All about Bonsai Moms

Por fim, devo-te dizer que isto é a forma como funciona para mim e facilmente encontras outras formas de "perpetuar" o teu cultivo e que são igualmente eficazes...

Cita Iniciado por nssilvestre Ver Mensaje
    Boas!! Força com isso

Olha as minhas na vega aos 30 dias estavam enormes... se as tuas crescerem assim acho difícil ficarem no espaço de vega que o do @afrito78
    só se controlares a coisa, com treinos ou sei lá.

Fica!
    Tudo o que disse faz sentido se falarmos em clones... porque só fazes os clones no timming certo para depois irem para a tenda de flora sem grande altura.

Num primeiro cultivo, com marias de semente, aqui o nosso amigo tem a tenda para que elas possam levar vega até serem postas a florir.

Para alem disso... em ultima analise, as marias têm a altura e a forma que nós desejarmos ter. Era o que mais faltava que elas crescecem mais do que eu quero...

11. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a afrito78 por este Post:

folhascas (19/07/2012), W1CK (19/07/2012)

Gracias
    26
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    6 Mensaje(s)

Cita Iniciado por afrito78 Ver Mensaje
    Neste cultivo em particular, devem ter estado uns 15 dias em vega (18/6) antes de mudar para 12/12. Mas este periodo tanto pode ser mais longo como pode nem existir... tudo depende do que pretendemos fazer.

De uma forma muito simplista... se tiver mais marias preciso de menos tempo de vega para ocupar a area de cultivo e se tiver menos marias esse tempo de vega já tem de ser superior

Depois têm também a haver com o metodo de cultivo. Com um SOG não faz sentido dar vega e com um ScrOG é preciso esperar que as marias preencham a rede... só para dar alguns exemplos.
    esclarecido.
    Se conseguisse por na HB logo a 12/12 era melhor. Mas lá está ou faria um SOG ou os clones tinham um tamanho razoável.

Depende do numero de marias que precisas para preencher a tua HB. E esse numero pode variar muito, porque em teoria tanto podes ocupar a tua area de cultivo com 1 maria (dando muita vega) como podes enchê-la de com dezenas de clones num SOG.
    Por enquanto não vou usar SOG, ainda tenho de ler mais acerca dessa técnica. Queria por na HB 9 plantas
    Tudo o que disse faz sentido se falarmos em clones... porque só fazes os clones no timming certo para depois irem para a tenda de flora sem grande altura.
    Mas irem sem grande altura convinha dar vega ou não? menor tamanho não vai significar menor colheita?
    Para alem disso... em ultima analise, as marias têm a altura e a forma que nós desejarmos ter. Era o que mais faltava que elas crescecem mais do que eu quero...
    ehehe

Gracias
    2,012
    Mencionado
    235 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    822 Mensaje(s)

esclarecido.
    Mas irem sem grande altura convinha dar vega ou não? menor tamanho não vai significar menor colheita?
    Na minha opinião, o tamanho das marias é sobrevalorizado.

Para mim o que interessa é prencher bem a area de cultivo e manter a canopia nivelada para que todas recebam quantidade de lumens (luz) semelhante.

Eu não sou grande adepto dos SOGs, mas é reconhecidamente um dos metodos mais produtivos. E no final, se formos a ver cada planta individualmente, nenhuma produziu por ai alem não é?

E o contrario também é valido e não é por enchermos a tenda de marias que vamos produzir mais do que com uma unica maria bem treinada e que ocupe igualmente a area de cultivo.

De qualquer das formas, ainda consigo dar quase 1 mês de vega neste pequeno espaço. Só que ao invés de crescerem em altura aproveito este tempo para as moldar para a finalidade que pretendo.

Na pratica aproveito este tempo para formar os topos e dar às marias a forma que preciso.

Dou-te um exemplo: Estas marias têm já 28 dias de vega debaixo das CFL e como vês ainda estão longe de me complicarem a vida em altura, porque não têm muito mais do que 10cms...

14. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a afrito78 por este Post:

folhascas (19/07/2012), JorgeDaHorta (19/07/2012), W1CK (19/07/2012)

Gracias
    5,248
    2,682 gracias recibidas en 1,325 Posts
    Mencionado
    261 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    752 Mensaje(s)

Boas e benvindo!

O grande afrito78, que já tem o CAP na matéria, já te deu todas as dicas essenciais e também parece que estás inteirado como a coisa se processa, a partir daqui é só meter lenha no fogo!! boa sorte!

16. El siguiente Usuario da las gracias a W1CK por este Post:

folhascas (19/07/2012)

Gracias
    26
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    6 Mensaje(s)

Cita Iniciado por W1CK Ver Mensaje
    Boas e benvindo!

O grande afrito78, que já tem o CAP na matéria, já te deu todas as dicas essenciais e também parece que estás inteirado como a coisa se processa, a partir daqui é só meter lenha no fogo!! boa sorte!
    Obrigado

Já agora alguém tem alguma sugestão sobre as sementes que comprarei? Das que tenho na lista ou outras...

Gracias
    26
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    6 Mensaje(s)

Na minha opinião, o tamanho das marias é sobrevalorizado.

Para mim o que interessa é prencher bem a area de cultivo e manter a canopia nivelada para que todas recebam quantidade de lumens (luz) semelhante.

Eu não sou grande adepto dos SOGs, mas é reconhecidamente um dos metodos mais produtivos. E no final, se formos a ver cada planta individualmente, nenhuma produziu por ai alem não é?

E o contrario também é valido e não é por enchermos a tenda de marias que vamos produzir mais do que com uma unica maria bem treinada e que ocupe igualmente a area de cultivo.

De qualquer das formas, ainda consigo dar quase 1 mês de vega neste pequeno espaço. Só que ao invés de crescerem em altura aproveito este tempo para as moldar para a finalidade que pretendo.

Na pratica aproveito este tempo para formar os topos e dar às marias a forma que preciso.

Dou-te um exemplo: Estas marias têm já 28 dias de vega debaixo das CFL e como vês ainda estão longe de me complicarem a vida em altura, porque não têm muito mais do que 10cms...

De acordo! Vou então ver que espaço aranjar para a mãe e clones...
    Muito agradecido @afrito78 por toda a atenção

Gracias
    26
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    6 Mensaje(s)

Estou a pensar no seguinte:

## LIBERTY HAZE (Barney's Farm)
    ## POWER PLANT (Dutch Passion)
    ## BIGBANG (Green House)
    ## HIMALAYA GOLD (Green House)
    ## CHEMDOG (Green House)
    ## BUBBA KUSH (Green House)
    ## AURORA INDICA (Nirvana)
    ## BELLADONA (Paradise Seeds)
    ## CHRONIC (Serious Seeds)
    ## Semente regalo da kaya

Total de 10

Gracias
    18
    60 gracias recibidas en 33 Posts
    Mencionado
    3 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    24 Mensaje(s)

Sou totalmente novato, mas nas minhas notas enquanto fazia pesquisas pelo fórum apontei que alguém desaconselhava sementes da GreenHouse. Não sei se o pessoal com experiência pode confirmar isso ou não.

21. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a tony_litle por este Post:

afrito78 (19/07/2012), folhascas (19/07/2012)

Gracias
    2,012
    Mencionado
    235 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    822 Mensaje(s)

Não fui ver os periodos de floração de cada uma, mas convém confirmares se não são muito diferentes para que depois de colheres as mais rapidas não fiques com espaço desaproveitado na tenda.

E com 10 especies diferentes desde já te digo é uma carga de trabalhos, quer no que toca à gestão das regas e dos nutrientes como à manutenção de uma canopia nivelada, porque cada uma tem as suas caracteristicas muito especificas.

A Greenhouse tem de facto muita oferta a preços excepcionais, mas é como ir comprar rifas... e tanto pode sair uma bela garrafa de whisky como podes ficar com de mão a abanar. Muitas das geneticas que vendem não estão ainda estabilizadas... por isso o tiro no escuro.

Se queres ter 10 marias a florir na HB, convem comprares mais do que 10 sementes. Porque entre as que morrem na germinação e nos primeiros dias de vida e as que vêm com problemas geneticos é improvavel que consigas levar todas do principio ao fim...

Mas nada diz que não consigas seguir o teu plano... apenas te apresento alguns problemas...

23. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a afrito78 por este Post:

folhascas (19/07/2012), W1CK (19/07/2012)

+ Responder Tema
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados