Queria evitar a frase cliché, mas na minha opinião os leds são (apenas) o futuro, pelo consumo, pela variedade de espectros que permite combinar, pela sua versatilidade, pelo facto de produzir menos calor... enfim por uma serie de razões...
Mas neste momento não é mais do que isso, porque aos preços a que se vendem dificilmente são sistemas dentro das capacidades financeiras da grande maioria dos grower domestivos... impossibilitando desde logo a sua generilazação.
Isso faz com que todas as vantagens que os LEDS apresentam, estejam neste momento numa especie de "banho maria" à espera que os sistemas se tornem comportaveis em termos de custos.
Para alem disso existe ainda o aspecto da produtividade. E se em vega os resultados são geralmente muito bons, já em flora raros são os testemunhos dos leds sequer aproximarem-se das HPS em termos de produção de flor. Mas depois aparecem este tipo de comparações com resultados que me parece exageradamente bons... o que me levam desde logo a desconfiar da motivação da experiencia.
Porque na pratica, basta procurar-mos diarios de cultivo com leds e facilmente verificamos que as experiencias ficam a meio ou então ficam bem abaixo dos parametros de produção de uma HPS...
Claro que deve ser uma brincadeira gira explorar o potencial dos leds e acompanhar a sua evolução de perto, mas tenho como principal objectivo produzir a minha propria erva e não tenho tempo nem dinheiro para esse tipo de experiencias. Para isso já basta o que eu "invento"... e para isso nao preciso de ajuda de ninguem...