+ Responder Tema
Página 3 de 3 PrimerPrimer 123
Resultados 31 al 35 de 35

Tema: Receitas para Insecticidas e repelentes caseiros!

Gracias
    7
    10 gracias recibidas en 7 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    7 Mensaje(s)

Re: Receitas para Insecticidas e repelentes caseiros!

Boas!

Grande post! Tenho algumas duvidas sobre as lesmas e caracóis que ultimamente têm andado a comer demasiado...

A altura das lesmas e caracóis é de quando a quando?

Edit:
    Ouvi dizer que a borra de café afasta os caracóis, é verdade?
    Última edición por joaomaria; 03/06/2013 a las 18:58 PM

Gracias
    12
    4 gracias recibidas en 4 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    5 Mensaje(s)

Rapazes, Tenho umas auto que saíram da terra há 2 semanas, mas que têm sido visitadas por lagartas pequeninas. Uma delas levou um grande rombo nas folhas. Aqui por casa só tenho óleo de Neem, hoje dei-lhes umas borrifadelas... Acham que dará resultado com o Neem? Ou terem de comprar outro tipo de produto? Já agora qual e onde posso comprar? Obrigado

Gracias
    801
    1,038 gracias recibidas en 551 Posts
    Mencionado
    47 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    256 Mensaje(s)

Boas!

heheh este é mesmo o tópico para mim

já houve aqui montes de inputs acerca de combate activo às pestes como chás de alho, tabaco, coentros, que eu nunca experimentei, mas hei de experimentar inevitávelmente...

a utilização de chás de urtigas é muito utilziada em agricultura biodinâmica... é um conceito fixe os gajos associam cada planta que utilizam a planetas e signos e merdas maradas mas é fixe .... por exemplo as folhas de dente de leão são óptimas bioacumuladoras (têm enzimas que acumulam nutrientes no solo .... acho que as urtigas fixam N e t~em outras enzimas beneficiais para s bactérias e fungos...) e têm sílica que é mto bom para aumentar a grossura das folhas e caules...

para prevenção gostava de deixar uma sugestão para quem cultiva em solo e para quem composta:

juntar cascas de caranguejos, ou camarão o mais desfeitas possível ao composto, estas têm chitinase que é uma proteína que ajuda na reenforço de bactérias que atacam nemátodos que infestam as raízes. As cascas de marisco (crab meal como chamam os americanos, produto que há a venda no amazon mas acho qe n entregam cá). Estas enzimas (chitinases) actuam no solo como biopesticidas que não são tóxicas para humanos, mamíferos aves etc... só a nemátodos predujiciais e outros patógeneos da rizosfera.

Se tiverem composto podem compostar as cascas de marisco, senão penso que podem secar uma grande quantidade de cascas, levar ao forno para matar patogéneos que possam estar presentes nas cascas, e depois tentar moer aquilo tudo para um pó e adicionar como top dress tipo 25-50 g por vaso. Também contem bastantes vitaminas, micros, nitrogénio, potássio e principalmente cálcio de absorção lenta o que significa que o risco de queimar as plantas por sobredosagem é mínimo. Devido a esta absorção é melhor misturar na terra primeiro pela mesma quantidade!

abraço e parabéns pelo tópico
    “Why is marijuana against the law? It grows naturally upon our planet. Doesn’t the idea of making nature against the law seem to you a bit . . . unnatural?”

4. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a ambrosio99 por este Post:

Ganjaman101 (12/02/2014), VerdeAnon (23/03/2014)

Gracias
    801
    1,038 gracias recibidas en 551 Posts
    Mencionado
    47 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    256 Mensaje(s)

Algumas plantas que ajudam contra montes de pestes (fonte ICMAG "organic pest/disease IPM 101"):

Lavanda:​ actua como repelente de aranha vermelha (spider mite) e é um fungicida médio. link:http://agris.fao.org/agris-search/se...l;PL2003000190

Tomilho: contem thymol que actua como anti fúngico. também contem carvacrol que parece apresentar uma habilidade de eliminar insectos e os seus ovos eficazmente.
    http://link.springer.com/article/10....P00059?LI=true
    http://www.annualreviews.org/doi/abs...urnalCode=ento
    http://www.actahort.org/books/344/344_16.htm

Rosmaninho: insecticida e fungicida.
    http://www.academicjournals.org/JENE...%20et%20al.pdf

Hortelãs e mentas: pode ser utilizado como plantas companheiras pois repelem aphids, mosquitos e formigas, e pode ser utilizado tb em chás como insecticida! (sem links sry ...)

Aloe vera: actua como fortificante do sistema imunitário da planta, contêm inúmeras enzimas e componentes benficiais à sáude, crescimento, regulação hormonal da planta, principalmente saponinas e ácido salisílico (impede infecções fúngicas ou bacteriológicas e tb é óptimo para queimaduras na nossa pele !! ajuda a resposta do sistema imunitário da planta pelo auxílio na produção de proteínas para combate a patogéneos!) as saponinas são detergentes e surfactantes, íptimo para misturar o óleo de neem que tantos problemas traz à malta que spraya este óleo com as luzes muito perto...as saponinas ajudam a dissolver óleos e criar misturas homogéneas, há pessoal que utiliza sabão orgânico líquido para este efeito.... utilizar meia chávena chávena do sumo de aloe vera com 5 L e sprayar com neem 1 vez por semana até se verem os cabeços.

para as outras ervas:
    1.Cortar o máximo das ervas frescas e misturar com 5L de água (quantidades de material verde à vontade do freguês )
    2.Deixar repousada a mistura durante 2 dias, não é necessário oxigenar a mistura.
    3. diluir 0,5 a 1 chávena do líquido preparado há 2 dias com mais 5L ou menos consoante a gravidade do problema...

espero que possa ajudar
    “Why is marijuana against the law? It grows naturally upon our planet. Doesn’t the idea of making nature against the law seem to you a bit . . . unnatural?”

6. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a ambrosio99 por este Post:

Ganjaman101 (15/03/2016), growbloom (22/07/2016), VerdeAnon (23/03/2014)

Gracias
    0
    0 gracias recibidas en 0 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Baratas! Como solucionar esse problema de maneira a não afetar minha planta?

Baratas! Como solucionar esse problema de maneira a não afetar minha planta?

Olá amigos,

Estou com um problema e não consigo achar em fóruns a solução. Eu tenho um cultivo orgânico, 5a semana, 7 plantas (ainda não revelaram o sexo), em um vaso de 25 litros, estão lindas e cuidadas de forma orgânica, com um solo 50% perlita + 20% pó de côco + 30% humos. Tenho muito carinho e amor por elas, fazendo técnicas que as deixem mais felizes e saudáveis.

Ocorre que, ontem, ao fazer fertirrigação, subiram VÁRIAS baratinhas (pequenas, creio que filhotes) na superfície, ou seja, o solo está infestado de baratas. Eu não sei se isso é prejudicial (deve ser) e, sendo, não sei como resolver isso de uma maneira orgânica, sem afetar minhas queridas plantas e suas raízes. Se não houver solução orgânica, e a química for a ideal, estou aberto para ideias e soluções que vocês possam me apresentar, desde que resolva o problema com o mínimo de dano a elas.

O que pensei foi usar olho de neem e/ou calda de fumo diretamente no solo, mas não sei se isso é viável.

Desde já, agradeço.

Paulo Thiessen

+ Responder Tema
Página 3 de 3 PrimerPrimer 123

Usuarios Etiquetados