+ Responder Tema
Pgina 1 de 2 12 ltimoltimo
Resultados 1 al 15 de 16

Tema: Breve introduo Hidroponia e Perguntas Frequentes (FAQ)

Gracias
    3,065
    3,697 gracias recibidas en 1,340 Posts
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Breve introduo Hidroponia e Perguntas Frequentes (FAQ)

Este topico tem como ojectivo fazer uma breve apresentao ao Cultivo Hidroṕnico e dar resposta s perguntas iniciais com que todos ns nos deparamos quando nos iniciamos neste maravilhoso "mundo".

O crescimento deste topico depende da participao de todos vs... seja atravs das duvidas aqui colocadas ou com a ajuda prestada.

Pedimo-vos que tentei dar respostas o mais sinteticas e objectivas possiveis para no termos muita informao dispersa e ser facil chegar aqui e obter uma resposta concreta.

INTRODUO
    A hidroponia, termo derivado de duas palavras de origem grega − hidro, que significa gua e ponia que significa trabalho − est se desenvolvendo rapidamente como meio de produo vegetal, principalmente de hortalias sob cultivo protegido. A hidroponia uma tcnica alternativa de cultivo protegido, na qual o solo substitudo por uma soluo aquosa contendo apenas os elementos minerais essenciais aos vegetais (Graves, 1983; Jensen & Collins, 1985; Resh, 1996).
    Desde a criao do termo "hidropnico" pelo pesquisador da Universidade da Califrnia, Dr. W. F. Gericke na dcada de 30, a tcnica de produo de plantas sem solo vem sendo popularizada. Segundo Benoit & Ceustermans (1995), a despeito do maior custo inicial para instalao, vrias so as vantagens do cultivo comercial de plantas em hidroponia, as quais podem ser resumidas como a seguir: padronizao da cultura e do ambiente radicular; drstica reduo no uso de gua ; eficincia do uso de fertilizantes; melhor controle do crescimento vegetativo; maior produo, qualidade e precocidade; maior ergonomia no trabalho; maiores possibilidades de mecanizao e automatizao da cultura.

O porqu de optar por um cultivo hidropnico?

Este o resultado de uma experincia realizada por General Hydroponics. Ambas estas plantas tm a mesma idade e foram retirados do mesmo viveiro. Uma foi cultivada em sistema hidropnico e a outra foi cultivada em terra. Sabe identificar qual qual?

compare2.jpg

Alm do crescimento exorbitante e tamanho, as plantas hidropnicas so mais saudveis.
    Os produtos cultivados em sistemas hidropnicos podem conter mais 300% de nutrientes comparativamente aos cultivos em solo.

Cultiva em hidro hoje!

aconselhvel ter alguma experincia de cultivo em terra, antes de se aventurar com sistemas hidropnicos.

A hidroponia o cultivo de plantas em substratos inertes.
    Isso significa que toda a alimentao da planta vir da soluo hidroponica, e no depender da preparao lenta e gradativa de nutrientes retidos ou inerentes do substrato como acontece no solo.
    Em cultivos com solo, o tempo de resposta a uma aplicao de fert pode demorar 2 dias ou mais.
    Isso torna a deteco e correo de problemas e carncias mais lenta e inexata, pois a planta pode j estar curada mas ainda apresentando sinais de doena, ou vice-versa, e isso as vezes pode confundir e levar a uma medida de correo errada, prejudicando a sade da planta.
    Na hidroponia, em 6 horas j nota-se a reao da planta ao fertilizante, e em menos tempo pode-se saber como a planta est se sentindo, e tomar a medida certa para corrigir o problema.
    A planta regada tendo as razes mergulhadas na soluo ou sendo irrigada por cima, na base do caule (stem).

A seleco do meio de cultura slido deve ter em conta a sua capacidade de reteno de gua, dependente da forma e porosidade das partculas, permitir a oxigenao das razes, e atender aos seguintes factores:
    a) Qualidade do meio
    b) Disponibilidade do meio
    c) Relao custo/produo
    d) Tipo de sistema
    e) Provvel existncia de materiais txicos no suporte (ex: areia de origem calcria)
    f) Tempo de durao. A consistncia do suporte deve manter-se durante o ciclo cultural da planta.
    g) A dimenso e a forma das partculas no deve danificar as razes e os caules.
    Para o xito de um sistema de hidroponia devem ser assegurados os seguintes pontos:
    a) O arejamento das razes (fornecimento de O2 e circulao da soluo nutritiva atravs de uma bomba ou compressor);
    b) A obscuridade das razes (pois a luz promove o desenvolvimento de algas que competem pelos nutrientes, alteram o pH da soluo e podem contaminar o sistema com substncias txicas);
    c) E o suporte das plantas (evitar materiais de fcil decomposio).

A utilizao de cultivos hidropnicos em gua, em larga escala, dever atender ainda qualidade da gua em especial quanto sua condutividade, pH e dureza. A soluo nutritiva deve ser substituda periodicamente de modo a evitar a acumulao de sais.

Aeroponia

A aeroponia segue princpios idnticos aos da hidroponia, o unico diferencial que a soluo agitada ou pressionada (dependendo do sistema) a ponto de virar nvoa ou gotculas muito pequenas, facilitando a penetrao de nutrientes na raiz, que aspergida com essa nvoa ou cortina de umidade nutritiva.
    ltima edicin por afrito78; 17/11/2012 a las 17:58 PM

2. Los siguientes 8 Usuarios dan las gracias a DRKpjc por este Post:

Del_rio (27/11/2012), elcabong (16/11/2012), Foxyhaze (16/11/2012), PutoSujo (15/11/2012), r3mixas (30/01/2014), s4s (30/11/2012), Tommy_Joao (18/11/2012), W1CK (15/11/2012)

Gracias
    3,065
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Re: Breve introduo Hidroponia e Perguntas Frequentes (FAQ)

No h nada melhor que apertar um, fazer umas pipocas, e assistir aos vdeo tutoriais ""video aula"".
    Penso que a absoro de conhecimentos e conceitos mais facilitada com os vdeos, ao contrario de muitas leituras que acabam por ser "massudas" quando iniciamos esta modalidade de cultivo!

Espero que gostem da seleco, o primeiro genrico, os outros mais especficos no que toca hidroponia

Quem souber de mais alguns ttulos interessantes, pff partilhem aqui com a comunidade!
    ltima edicin por DRKpjc; 16/11/2012 a las 21:40 PM

4. Los siguientes 13 Usuarios dan las gracias a DRKpjc por este Post:

bigbud00 (10/12/2013), Del_rio (27/11/2012), edmund (17/07/2013), elcabong (17/11/2012), Foxyhaze (17/11/2012), Ganjaman101 (17/11/2012), jah_soldier (09/12/2012), Neeptunus (16/11/2012), PutoSujo (16/11/2012), s4s (30/11/2012), stickyfinger (14/02/2013), Tommy_Joao (18/11/2012), W1CK (17/11/2012)

Ubicacin
    Aqui
    Gracias
    2,538
    1,973 gracias recibidas en 828 Posts
    Mencionado
    143 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    368 Mensaje(s)

Belos Movies para se ver e aprender!
    J tenho entretenimento para o fim de semana de chuva!

Cumps!

6. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a PutoSujo por este Post:

DRKpjc (16/11/2012), s4s (30/11/2012), Tommy_Joao (18/11/2012)

Gracias
    1
    3 gracias recibidas en 3 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Re: Bem vindos nossa Seco Hidro Portuguesa

Bom Dia, no se era este o stio para este tipo de questes... n encontrei um tpico para novatos e curiosos... caso exista se possivel, podem dar-me o link? caso contrrio, acho algo muuito util, um tpico com algum (quantos mais melhor claro) snior do hidro, a resposnder a questes de novatos, tendo um tpico prprio para esses tipo de questes facilita muito e torna as coisas muito organizadas, no havendo questes mais basicas em tpicos especificos.
    EU gostaria de saber um pucoi mais sobre essa Lucas Formula... sou novo no cannabiscafe, j dei ai umas voltas mas ainda no encontrei, alguem tem algum link sff? Desde j agradeo qulquer tipo de resposta e toda a aten~o!!
    Abrao canabico!!

Ps.: Em breve posto dirio hidro, estou a finalizar o 1, vou postar a partir do 2. E se permitirem a este mero principiante com alguns textos que v encontrando noutros blogues e assim... visto o horta da couve ter encerrado, este at agora pareceu-me o melhor cantinha da tuga. De resto tenho usado mais Pt/Br como Growroom por ex. e algumas em ingls (muito poucas, devido a preguia de traduzir)

Gracias
    1
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

hmm... muito obrigado mujito util a vossa ajuda!! j agora sem querer estar a abusar, sabm de alguem que use linha bioponicas??? especialmente as da GH... a lucas formula aqui j no se deve aplicar, certo ou errado??

Estava a pensar na linha da biosevia ou biothrive... tenho umas tabelas que saques e agora no encontro os links para aqui deixar... xDD

E tambem ainda ha o flora nova com compementos organicos... bio bud, bio roots plus, bio etc, etc...

Pareceu-me + interessante o bio thrive e o flora nova com complementos organicos... mas como o meu sonho biologico/hidroponico....
    ACeito sugestes dicas e ideias!!!
    Obrigado

Gracias
    1
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Encontrei!!

BioSevia

http://www.eurohydro.com/publication...IOSEVIA-PO.pdf

BioThrive

http://www.eurohydro.com/publication...AMME-GO-PO.pdf

n fala nada de EC nesta tabela... n se mede??

E por fim, floranova, no bio, mas aproxima-se +/- e uma linha sempre mais segura xD

http://www.eurohydro.com/publication...T-FNOVA-PO.pdf

Ubicacin
    Maryland
    Gracias
    2,027
    5,014 gracias recibidas en 2,277 Posts
    Mencionado
    249 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    828 Mensaje(s)

Quem tem de medir e controlar o EC s tu e no o fabricante...

11. El siguiente Usuario da las gracias a afrito78 por este Post:

ricardopunxs (14/12/2012)

Gracias
    1
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

sim, eu sei que eu q tenho de medir o EC, mas nessas tabelas como podem verificar tem todas +/- o recomendvel para cada fase em termos de PH e EC, para eu poder fazer medies segundo as recomendaes deles...
    No caso do Bio THrive traz recomendaes acerca de PH e no de EC, sendo uma cultura bioponica, pelo que tenho lido o EC muito pouco fixo e difcil de medir, pois a condutividade eletrica esta muito mais presente nos adubos quimicos, enquanto os organicos se vo decompondo lentamente (dai tambm os suplementos deles de micrbios para acelerar a degradao dos seus adubos). J o biosevia tem recomendaes sobre EC, mas se verificarem esta a dizer para tentar manter dentro daquela faixa especifica, ou seja, realmente o EC muito volatil nos meios biopnicos. Pelo que eu percebi claro e novato como sou muito facilmente posso estar errado.

Corrigiam-me se tiver errado.

De qualquer das maneiras agradeo imensamente a tua resposta e ajuda! E mais opinies se aceitam!!
    At at a data que eu tenha visto a bioponia ainda tem bastante para ser explorada no meio cannabico...
    J vi um video de um gajo nos states, mas isso aquaponia, com tanques de 1000L!!! COm grandes peixes, super saudaveis, e plantas bio, a aproveitarem os restos dos peixes e com crescimentos deslumbrantes, mas isso pronto o exlibris, o santo graal, pelo menos para mim!!! ei de la chegar, mas no vai ser hoje nem amanha, vai ser com calma e pacincia hehehe

Abraos Cannabicos

Ubicacin
    Maryland
    Gracias
    2,027
    Mencionado
    249 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    828 Mensaje(s)

Nunca usei nuts organicos em hidro mas no me parece que o EC funcione de maneria muito diferente em relao a nuts sinteticos.

As oscilaes no EC resultam acima de tudo da quantidade de nutrientes e de agua que a planta assimila a determinado momento. Depois claro que temos outros factores como a quantidade de agua que o sistema perde atravs da evaporao mas a sua influencia reduzida.

O que pode acontecer que usando fertilizantes organicos a assimilao dos nutrientes ser mais lenta, mas isso at me parece que tornaria o EC menos volatil porque as mudanas se do a uma velocidade menor do que usando fertilizantes sintetizados.

Quanto s tabelas... so sempre um pau de dois bicos. Se por um lado servem de linha de orientao quando temos menos experiencia, por outro nunca so minimamente rigorosas para todo o tipo de setups porque as necessidades so diferentes de grow para grow.

No caso do pH diferente. Est estudado o intervalo em que as plantas de cannabis melhor assimilam os nuts que mais precisam e isso no muda de grow para grow, salvo raras excepes.

Aquaponia uma cena muito frente. Acho que preciso dominar muito bem os dois mundos (vegetal e animal) de forma a criar a simbiose perfeita...

14. El siguiente Usuario da las gracias a afrito78 por este Post:

W1CK (17/12/2012)

Gracias
    1
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Boas, aqui estou eu outra vezz cheio de duvidas a procutra de um bom concelho

PH d agua 6.2, vou ver como se comportam as pequenas, pois acho que o ph esteja um pouco mais baixo do que o que diz o medidor, ele parece estragado/descalibrado, anda com medies muito esquisitas e anda a cerca de 3 dias o calibrei... a ver vamos como corre...

Medi em agua do garrafo que diz PH 6.0 a 18C aquio salta.me para os 6.8 e vai descendo para os 6.2 com temp de cerca de 20.5C, at aqui tudo bem...
    Mas depois meto o medidor na SN, ele baixa de repente para os 5.4 e vai suindo para os 6.2PH, um bocado estranho...
    A gua da torneira deveria rondar os7.0 de PH e agora anda-se a mandar com 7.7 de PH muito acima do normal. Ou sou que estou a perceber tudo mal?
    Adwa AD11 salvo erro, o de EC fixe no tem dado problemas nem parecia descalibrador, quando o regulei, faz logo a converso para PPM, agora o de PH tem.me dado problemas, ou sou que tenho andado com falta de jeito... algum sujeita, teste, dica ou concelho??? desde j agradeo toda a ateno!!!

Boa continuao de tarde!!
    Abs Cannabicos

Gracias
    1
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Cita Iniciado por ptfarmer420 Ver Mensaje
    Eu fartei-me de ter problemas com os medidores de PH da ADWA.

Para ver se est bom coloca ele na soluo calibradora ( sero duas partes ) e v se o valor o que deveria estar ...
    Obrigado ptfarmer420, grande ajuda mesmo!!! afinal pode ser que no seja s de mim, mas tambem do medidor hehe

J fiz esse teste... passado 3 dias, hoje, voltou a desrugular pelo que me paree, mas vou voltar a repetir a calibrao. No tenho sorte nenhuma, agora que estava a encarilhar com o hidro teho uma situao destas... pelos problemas que estou agora a ter a nova vasa vai ser quase perfeita para ocmpensar esta hehehe, isso q era!!!
    Mas pronto, se calhar o melhor mesmo ser trocar o mais rapidamente o medidor de PH, evitantdo mais problemas... mais uma boa nota qe vou ter que investir... mas se tiver de ser... algum concelhode medidor bom fiavel e duravel para o PH?

Obrigado, abs

Gracias
    1
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Era Hanna ou Milwauke que eu estava a pensar... mas possivelmente la tera de ser o Hanna mesmo, entretanto, j me estive a queixar no site onde comprei o medidor e a respuesta foi:

Hola, debes tener en conta que los medidores digitaels son moto sensibles a los cambios de temperatura , ahora hace mas frio e isso pode descalibrar facilmente los medidores, proba a calentar un poco un pequea mostra de la solucion anets de medir casi seguro que assim no tendras el mismo problema, si el problema persiste podes enviarnos el medidor y lo revisaremos y si esta estregado enviaremos uno novo o voltaremos el dinheiro como tu prefieras.

Vou experimentar a ver se resulta caso contrio mando para la para ver se me descontam o valor que gastei neste no meu proxima Hanna

Mia s uma vez obrigado pela muito prociosa ajuda.

Gracias
    1
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Boas CC e todos os seus excelentssimos membros!!

Venho aqui com mais uma questo de principiante...
    Ento assim, eu uso agua oxigenada n agua, no aqui dinheiro para filtros de osmose reversa...
    Pelo que eu tenho lido completamente proibido usar ferts organicos com agua oxigenada...
    Agora a questo ... se forem estimuladores?? como neste caso estimulador de florao, bio bud da GH.
    Este estimulador usado tanto em linha bioponicos, como linhas hidroponicas normais, agora a questo se posso usar este estimulador organico em conjunto com a gua oxigenada?? desde j agradeo qualquer tipo de ajuda!!

Gracias
    3,065
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Isso vai ser difcil de responder.

A h2o2 nao usada em bioorganico pois mata a pequena flora bacteriana..

tens de abalizar a composio e comparar com outro estimulante puro hidro.

Ubicacin
    Maryland
    Gracias
    2,027
    Mencionado
    249 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    828 Mensaje(s)

Coloca a questo ao fabricante.

Em teoria a H202 ir matar as bacterias beneficas do estimulante organico, mas para ser sincero no tenho conhecimento suficiente sobre o produto para ter a certeza...

+ Responder Tema
Pgina 1 de 2 12 ltimoltimo

Usuarios Etiquetados