+ Responder Tema
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 23

Tema: PPM, EC, TDS, DS e CF

Gracias
    3,065
    3,697 gracias recibidas en 1,340 Posts
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

PPM, EC, TDS, DS e CF

Este tópico serve para discutirmos todos os assuntos relacionados com a nutrição e eletro-condutividade da Solução Nutritiva (SN).

Tabelas de nutrição ou de conversão, produtos e equipamentos que usamos ou uma simples troca de ideias sobre as experiencias de cada um... tudo vale.

Qual a diferença entre PPM, EC, TDS, DS e CF?

EC, TDS, DS, CF, PPM, Retirado do capitulo 5, Indoor Marijuana Horticulture, The Indoor Bible.

EC, TDS, DS, CF, PPM
    A água destilada pura não tem resistência e não conduz electricidade. Mas, quando são adicionadas impurezas a esta água ela começa a conduzir electricidade. A análise que vais fazer à água irá indicar as impurezas ou os sólidos dissolvidos encontrados na água da torneira. Estas impurezas conduzem electricidade. Por exemplo quando adicionas fertilizantes o EC sobe.

hanna_combo_ph_ec.jpg

TDS são as inicias de Total Dissolved Solids. Esta é apenas uma das maneiras de chegar ao EC, Electrical Conductivity. EC é a medida mais consistente de medida da força da solução nutriente.
    A concentração de nutrientes (sais) é medida tendo em conta a sua capacidade para conduzir electricidade. Os sais iónicos dissolvidos criam corrente eléctrica na solução, o principal constituinte da solução hidropónica são sais iónicos. Actualmente são utilizadas várias escalas para medir a quantidade de electricidade que é conduzida pelos nutrientes: EC = Electrical Conductivity, CF = Conductivity Factor, PPM = Parts Per Million, TDS = Total Dissolved Solids and DS = Dissolved Solids. A maioria dos agricultores Americanos utiliza PPM para medir a concentração da solução. A medição em PPM não é tão exacta nem precisa como em EC (por isso é que nós utilizamos esta).
    A diferença entre EC, CF, PPM, TDS e DS é mais complexa do que o que possa parecer. Os diferentes métodos de medição utilizam todos a mesma base, mas interpretam a informação de forma diferente. Vamos começar primeiro com o EC, a medição mais precisa e mais exacta.

EC = Electrical Conductivity
    CF = Conductivity Factor,
    PPM = Parts Per Million,
    TDS = Total Dissolved Solids,
    DS = Dissolved Solids,

O EC é medido em : (a) Milli-siemens por centimetro(MS/CM) ou (B ) Micro-siemens por centimetro (US/CM). Um Micro-siemen/CM = 1000 Milli-siemens/CM.
    Os medidores de PPM actualmente medem EC e convertem para PPM. Infelizmente estas duas escalas não estão directamente relacionadas. Cada nutriente e sal fornece uma leitura de descarga eléctrica diferente. Para ultrapassar este problema, foi estabelecido um padrão arbitrário que assume que: “para um determinado valor de EC especifico corresponde um determinado valor de solução nutriente” Consequentemente, a leitura em PPM não é tão precisa de todo, é apenas uma aproximação.
    Ainda pior quando os testes efectuados pelos fabricantes de nutrientes utilizam padrões diferentes para converter as leituras de EC em PPM.

1. Hanna 1 MS/CM = 500 PPM
    2. Eutech 1 MS/CM = 640 PPM
    3. New Zealand Hydro. 1 MS/CM = 700 PPM
    As recomendações de valores em PPM são confusas e pouco precisas! Para te ajudar a ultrapassar esta confusão, vê a tabela seguinte:
    1 MS/CM = 10 CF exemplo 0.7 EC = 7 CF.
    Tabela de conversão de PPM para CF e para EC.

med_gallery_1330_2661_61751.jpg

Cada elemento numa solução de vário elementos tem um valor de condutividade diferente nestas medições aproximadas. A água pura não conduz electricidade, mas à medida que são adicionados sais/metais a condutividade eléctrica aumenta proporcionalmente. Equipamentos electrónicos de leitura simples, medem este valor e interpretam-no como “total dissolved solids” (TDS). As soluções de nutrientes utilizadas para cultivo da marijuana geralmente vão de valores entre 500 a 2000 partes por milhão (PPM). Se a concentração de solução é demasiado alta, o processo interno de osmose pode reverter e desidratar a planta. Como principio geral, tenta manter um valor moderado de aproximadamente 800 a 1200 PPM. Os níveis de concentração da solução de nutrientes estão ligados à absorção de nutrientes pelas raízes e à evaporação da água. A solução enfraquece à medida que a planta absorve nutrientes, mas a água também evapora o que faz com que a concentração de nutrientes aumente. Ajusta a concentração da solução adicionando fertilizantes ou acrescentando água para a diluir.
    Segredo para obteres plantas enormes: Utiliza um medidor de EC para verificares a força total da solução de nutrientes. O valor de EC é a medida mais consistente para verificação da força total da solução.

Última edición por afrito78; 17/11/2012 a las 18:07 PM

2. Los siguientes 11 Usuarios dan las gracias a DRKpjc por este Post:

cedricbento (26/07/2013), Del_rio (28/02/2014), elcabong (16/11/2012), keko.crzzo (25/09/2017), Neeptunus (20/11/2012), ptfarmer420 (20/11/2012), snoopy (15/11/2012), titoz (01/09/2013), Tommy_Joao (18/11/2012), Urban (20/11/2012), W1CK (15/11/2012)

Gracias
    2,987
    2,361 gracias recibidas en 1,110 Posts
    Mencionado
    141 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    549 Mensaje(s)
    Cita Iniciado por DRKpjc Ver Mensaje

[COLOR="#008000"]

O EC é medido em : (a) Milli-siemens por centimetro(MS/CM) ou (B ) Micro-siemens por centimetro (US/CM). Um Micro-siemen/CM = 1000 Milli-siemens/CM.

Uma pequena correcção matemática:

1000 Micro-siemen/CM = 1 Milli-siemens/CM.

4. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Urban por este Post:

DRKpjc (20/11/2012), Traebcula (02/09/2013)

Gracias
    64
    476 gracias recibidas en 163 Posts
    Mencionado
    16 Mensaje(s)
    Etiquetado
    29 Tema(s)
    Citado
    58 Mensaje(s)

Re: PPM, EC, TDS, DS e CF

Eu comprei e esta para chegar 1 tds e 1 de ph daqueles da China, o azulzinho e o amarelo... Nos sites mais famosos como aliexpress eh fácil encontrar e custa em media 9-10 dólares cada um... Alguém tem experiência con estes? O de ph eh o amarelinho.....

Abraz

Gracias
    2,027
    5,014 gracias recibidas en 2,277 Posts
    Mencionado
    249 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    828 Mensaje(s)

presumo que sejam os mesmo que andam pelo ebay também.

São uma copia dos Hanna.

Eu uso desses e acho que servem perfeitamente desde que calibrados regularmente.

Gracias
    91
    266 gracias recibidas en 128 Posts
    Mencionado
    9 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    33 Mensaje(s)

Cita Iniciado por afrito78 Ver Mensaje

São uma copia dos Hanna.

Eu uso desses e acho que servem perfeitamente desde que calibrados regularmente.
    Boas!

eu tenho um de PH desses e um melhor (calibração em 3 pontos que ficou barato mas já n sei a quanto... e com sensor suplente just in case)

porta-se bem e é comparável ao mais caro (em termos de linearidade) o azulinho de EC ainda não me chegou. espero que se porte melhor que um outro que comprei meio às cegas (ultra barato) que mede mas não consigo calibrar. a escala "não chega lá"

se calhar sou eu a falhar mas quando chegar o outro partilho a experiência.

Gracias
    3
    0 gracias recibidas en 0 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Lightbulb Re: PPM, EC, TDS, DS e CF

Boas!

Estou com uma duvida se o meu medidor de EC está realmente bem calibrado
    è um medidor desses que vendem no Ebay a preço "económico"
    e pelo que tenho lido aqui parece que são imitações dos Hanna e segundo o manual não precisava de ser calibrado que vinha calibrado de fábrica não trazendo qquer pacote de pó ou liquido para testar.
    Para quem tem a certeza que o seu medidor está correcto lembrou-me e porque não pegar em uma garrafa de água (uma dessas de 250 ml) de uma marca qquer conhecida e colocar aí os valores para exemplo...
    Sempre se poupava uns cobres nessas soluções para regular o PH e EC
    E os valores seriam estáveis não?
    Aqui fica a ideia

Bons fumos

Gracias
    2,987
    Mencionado
    141 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    549 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Ervadoce Ver Mensaje
    Boas!

Estou com uma duvida se o meu medidor de EC está realmente bem calibrado
    è um medidor desses que vendem no Ebay a preço "económico"
    e pelo que tenho lido aqui parece que são imitações dos Hanna e segundo o manual não precisava de ser calibrado que vinha calibrado de fábrica não trazendo qquer pacote de pó ou liquido para testar.
    Para quem tem a certeza que o seu medidor está correcto lembrou-me e porque não pegar em uma garrafa de água (uma dessas de 250 ml) de uma marca qquer conhecida e colocar aí os valores para exemplo...
    Sempre se poupava uns cobres nessas soluções para regular o PH e EC
    E os valores seriam estáveis não?
    Aqui fica a ideia

Bons fumos
    7

Segundo dizem, nunca medi, o ph das águas engarrafadas não bate certo com o real, logo o ph pode ter variações e não é fiável.

Normalmente os medidores têm um valor de calibração com que se deve calibrar.

Já gastei dinheiro nesses dos chinocas e acabei por comprar da hanna. apanhei uma promoção na servovendi e ficaram bem em conta.

O meu medidor de EC também "não chegava lá" com uma solução da hanna... lixo

10. El siguiente Usuario da las gracias a Urban por este Post:

afrito78 (29/03/2013)

Gracias
    75
    37 gracias recibidas en 27 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    17 Mensaje(s)

alguem aqui sabe utilizar/progamar automato?? ou caso haja algum tutorial agradecia o encaminhamento ...

Cumps bons fumos

Gracias
    2,522
    2,660 gracias recibidas en 1,261 Posts
    Mencionado
    99 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

São uma copia dos Hanna.

@afrito78 , podes-me mandar aí um link dele por pm ou uma foto? É que acho que finalmente vou comprar um, a ver se qualquer dia me aventuro finalmente no coco
    Já vi muitos no eBay e esse é problema, são muitos e desses muitos, uns quantos devem ser merda da grossa por isso ia pra um já testado pelos entendidos da coisa

Abraço
    Vivências Monster Cropping

Gracias
    2,027
    5,014 gracias recibidas en 2,277 Posts
    Mencionado
    249 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    828 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Traebcula Ver Mensaje
    @afrito78 , podes-me mandar aí um link dele por pm ou uma foto? É que acho que finalmente vou comprar um, a ver se qualquer dia me aventuro finalmente no coco
    Já vi muitos no eBay e esse é problema, são muitos e desses muitos, uns quantos devem ser merda da grossa por isso ia pra um já testado pelos entendidos da coisa

Abraço
    São aos milhares...

Eu depreendi que vinha tudo do mesmo fabricante porque se fores a ver as caracteristicas e descrições são quase sempre iguais.

Já não te posso dar o link porque já não existe, mas o nome do produto era "Digital pH Meter/Tester 0-14 Po​cket Pen Aquarium New" e comprei no seller "keyhere"... mas qualquer vendedor que esteja proximo dos 100% de reputação deve ser OK...

14. El siguiente Usuario da las gracias a afrito78 por este Post:

Traebcula (26/07/2013)

Gracias
    2,522
    Mencionado
    99 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

São aos milhares...

Eu depreendi que vinha tudo do mesmo fabricante porque se fores a ver as caracteristicas e descrições são quase sempre iguais.

Já não te posso dar o link porque já não existe, mas o nome do produto era "Digital pH Meter/Tester 0-14 Po​cket Pen Aquarium New" e comprei no seller "keyhere"... mas qualquer vendedor que esteja proximo dos 100% de reputação deve ser OK...
    Eh pah, pensei que tava a falar dos de EC, era esses que queria saber mas obrigado na mesma my bad

Abraço

16. El siguiente Usuario da las gracias a Traebcula por este Post:

afrito78 (26/07/2013)

Gracias
    2,522
    Mencionado
    99 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Boas povo!
    Chegou hoje o meu medidor de EC da China, um desses azuis que andam pelo eBay, aparentemente como o do @Ervadoce uma vez que também não traz qualquer solução para calibrar e diz que vem calibrado de fábrica...
    Como estou a pensar comprar um pack de ferts Flora Series e não sei qual Micro escolher (hard vs soft water), medi então a minha água. O resultado ronda os 300ppm, que pela tabela fica acima dos 0,4 de fronteira. No entanto, ao pesquisar sobre as águas da Invicta deparei-me com isto.
    Se estou a fazer bem as contas, o valor máximo registado de Condutividade é de 196μS/cm.
    Segundo encontrei aqui, 1000 μS/cm = 500ppm, logo (196*500)/1000 dá 98ppm, muito diferente do medidor de EC.
    Acresce ainda a leitura de Cálcio das Águas do Porto, que referem um valor máximo de 21mg/L de cálcio, bem abaixo dos 70mg/L estabelecidos como limite pela GHE.
    Por fim, e assim mais ao estilo de "programa da tarde", encontrei ainda esta bodega.

Se alguém me puder dar umas luzes sobre isto e sobre que Micro comprar, agradecia. É que já percebi que as carências de Cálcio são comuns em coco mas também que Cálcio em excesso pode dar origem a deficiência de Magnésio e Potássio...

Abraço

Gracias
    2,987
    Mencionado
    141 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    549 Mensaje(s)

É pá, porque é que não compraste medidor que dê EC no visor? Era mais fácil. Pela minha experiência vale bem dar 25 herois na servovendi, fazer uma compra acima de 100 para ter portes grates, e comprar um HANNA INSTRUMENTS. Eu nao consegui calibrar o meu dos chinocas

A minha água dá 0,3 de origem. Eu uso calcio e magnesio à parte até fazer um EC de 0,4. Comprei o micro softwater e até agora com deficiência zero.

19. El siguiente Usuario da las gracias a Urban por este Post:

Traebcula (28/08/2013)

Gracias
    2,522
    Mencionado
    99 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Urban Ver Mensaje
    É pá, porque é que não compraste medidor que dê EC no visor? Era mais fácil. Pela minha experiência vale bem dar 25 herois na servovendi, fazer uma compra acima de 100 para ter portes grates, e comprar um HANNA INSTRUMENTS. Eu nao consegui calibrar o meu dos chinocas

A minha água dá 0,3 de origem. Eu uso calcio e magnesio à parte até fazer um EC de 0,4. Comprei o micro softwater e até agora com deficiência zero.
    Primeiro porque o guito não abunda, segundo porque nem a "inventar" não consigo fazer 100euros de encomenda para ter portes grátis. Já vou ter que gastar guito no coco e ferts de coco, fora o que já gastei nas sementes e nos medidores de EC e pH chinocas. Lá mais pra frente, talvez invista num melhor.
    O cálcio e magnésio que usas à parte são quais?
    Eu vi aí um tutorial em que o gajo usava dolomita mesmo no coco, para prevenir carências de cálcio e magnésio. Além disso, estabiliza o pH. É mais ou menos o mesmo preço que os sais de Epson...

21. El siguiente Usuario da las gracias a Traebcula por este Post:

snoopy (30/08/2013)

Gracias
    2,987
    Mencionado
    141 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    549 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Traebcula Ver Mensaje
    Primeiro porque o guito não abunda, segundo porque nem a "inventar" não consigo fazer 100euros de encomenda para ter portes grátis. Já vou ter que gastar guito no coco e ferts de coco, fora o que já gastei nas sementes e nos medidores de EC e pH chinocas. Lá mais pra frente, talvez invista num melhor.
    O cálcio e magnésio que usas à parte são quais?
    Eu vi aí um tutorial em que o gajo usava dolomita mesmo no coco, para prevenir carências de cálcio e magnésio. Além disso, estabiliza o pH. É mais ou menos o mesmo preço que os sais de Epson...
    Yap, entendo a parte da guita.

Uso os canna mono calcio e cana mono magnésio. Tenho-me seguido pelo @snoopy e a coisa está a correr bem até agora. Essas sais de Epson e afins já não percebo nada.

23. El siguiente Usuario da las gracias a Urban por este Post:

snoopy (30/08/2013)

+ Responder Tema
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados