+ Responder Tema
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 24

Tema: Guia de cultivo em coco.

  1. #1
    Fecha de Ingreso
    19 Dec, 09
    Mensajes
    1,303
    Gracias
    1,840
    3,406 gracias recibidas en 852 Posts
    Mencionado
    68 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    67 Mensaje(s)

    Guia de cultivo em coco.

    O que é o coco??

    A fibra de coco foi introduzida há um tempo nas estufas como substituta da lã mineral, quando foi necessária uma substituição rentável. É um subproduto do processo de descascar o coco,
    produzida principalmente por países de clima tropical com grandes plantações de coqueiros.
    Tem várias configurações:
    • A tradicional consiste em blocos rígidos, ou lascas em sacos plásticos que se expandem tremendamente quando molhadas. Esta última tem uma excelente retenção de água e capacidade de permuta iónica, e é suficientemente estável para não se decompor muito rapidamente
    • As placas de fibra de coco são outro substrato tradicional e extremamente eficiente. Fácil de usar, muito eficiente, ecológico
    • As últimas são apresentadas em pequenas pastilhas numa bolsa de gaze, substituindo vantajosamente os cubos de turfa.


    Há vários parâmetros a ter em conta ao escolher o seu substrato de coco: teor de sódio, aeração e capacidade de drenagem e ainda meios de produção. A qualidade da fibra de coco depende das condições em que foi produzida (local) e do processamento da fibra, dado que deve ser separada e normalmente é limpa de sais (da água salgada).

    A maioria dos substratos de coco é proveniente de áreas costeiras e contém sódio em quantidades que podem ser prejudiciais às plantas. Hoje em dia, os produtores dissolvem os sais e obtêm resultados razoavelmente bons.

    Outro parâmetro é a capacidade de drenagem do substrato. Mesmo que o seu substrato seja bom e bem arejado, ao utilizar a fibra em pedaços esta começará eventualmente a compactar-se, eliminando o espaço arejado que as suas raízes necessitam para se desenvolverem.
    É por esta razão que os produtores misturam, por vezes, pedras de argila ou perlite às suas lascas de coco.

    A fibra de coco é um produto típico, onde o comércio justo tem de ser respeitado. Os processos de fabrico na maioria dos países incluem o trabalho infantil e/ou compensações muito pobres para os agricultores. Esta é uma questão fundamental que nós, nos países ricos, devemos começar a abordar com seriedade.




    O coco é solo ou hydro???
    Apesar de parecer solo o coco deve ser tratado como Hydro e deve-se escolher nutrientes próprios para coco.
    No entanto há quem misture, humus e guano em pó.



    Rega:
    Não se deve deixar secar o coco, dado que se trata de um meio de cultivo “ Hydro “.
    A rega deve ser feita com o Ph entre 5.8 e 6.1.
    O Ec deve ser adequado a cada fase da planta. ( ver tabela ).
    Deve-se ter sempre um runoff (drenagem ) entre 20% a 30%. O runoff ajuda a eliminar o excesso de sais que se vão acumulando ao longo das regas e permite ao cultivador saber se está a dar mais alimento à planta do que ela necessita.
    Por exemplo se o cultivador tiver a alimentar a planta com 1.2 Ec e no runoff for medido um 1.0 Ec, quer dizer que a planta está a pedir mais alimento do que aquele que o cultivador está a dar. Neste caso podemos aumentar gradualmente o Ec e tentar obter mais ou menos os valores de rega e drenagem iguais.
    Se o cultivador tiver a dar 1.2Ec e no runoff obter 1.8 Ec quer dizer que está a sobrefertelizar a planta e tem que baixar as doses de fertilizante.


    • Solução nutritiva ( Sn ):
      Para que o cultivador não tenha que andar constantemente a preparar regas, deve usar um reservatório com bomba + pedra difusora para manter a Sn durante uma semana.
      Depois de se usar Sn deve-se lavar o deposito e fazer uma solução nova.
      A Sn deve estar insulada da luz para que não crie algas e não se estrague.

    • Tipos de rega:
      A rega pode ser feita manualmente ou através de um sistema de goteiros.

    • Rega manual:
      No fundo é como estar a regar em terra e deve-se obter os 20% a 30% de runoff.
      Se a rega é manual deve-se escolher vasos maiores de modo a que não se tenha que regar todos os dias. Quanto maior os vasos menor a frequência de rega.
      O runoff deve-se deitar fora.

    • Rega automática:
      Normalmente coloca-se uma bomba no deposito da Sn que por sua vez vai distribuir a Sn pelas plantas. Neste caso não é necessário ter vasos muito grandes e pode-se fazer varias regas nas primeiras horas de luz, dado que regas em pequenas quantidades ajuda a oxigenar as raízes.
      Na rega automática pode-se aproveitar o runoff, fazendo o mesmo voltar para dentro do deposito, no entanto a maioria dos cultivadores que conheço não aproveita o runoff, o que tem alguns aspectos positivos:
      Uma menor flutuação do Ph e do Ec no deposito da Sn.
      Uma solução sempre “limpa”.
      Menor probabilidade de entupimento dos goteiros.

    • Flush:
      Ha quem faça um flush quando o runoff é superior a 2.0. No caso de ser necessário fazer um flush deve-se regar com o dobro da capacidade do vaso ou seja se a planta tiver num vaso de 3L deve-se regar com 6L.
      O flush deve ser feito com um Ec fraco de modo a não deixar a planta sem alimento. Normalmente gosto de fazer o flush com 0.8 Ec, no entanto evito fazer porque apesar de ser quase impossível dar excesso de agua no coco, o flush vai deixar o coco demasiado húmido, durante algum tempo.
      Antes da ultima semana de floração o flush deve ser feito só com agua ou pode-se adicionar alguma solução própria para o efeito, ou seja os chamados “ Final Solution “.



    Germinar em coco....
    Sendo o coco um substrato inerte, normalmente não vem fertilizado.
    Existe quem faça um pequeno flush antes de germinar a semente, de modo a carregar o coco com alguns nutrientes.
    Eu prefiro começar a dar pequenas doses de fertilizante assim que a planta sai do coco e aparecem as primeiras folhas (Cotilédone ).
    Nesta altura evito inundar o vaso pois as raízes ainda não estão desenvolvidas. Tambem ajuda o coco a não ficar excessivamente húmido durante muito tempo.



    Como medir o pH no coco?

    1 - Coloque 1/4 de coco em num copo ou numa tigela. A medição de exige cavar alguns centímetros abaixo da superfície e recolher uma amostra de lá. Deve-se fazer isto com o maximo de cuidado evitando assim estragar muito as raizes.
    2 - Adicionar água destilada (proporção 1:5) e mexa.
    3 – Deixar a solução repousar por uma hora
    4 – Mexer a solução novamente e mergulhar lá o medidor de Ph.
    5 – Deixar o medidor estabilizar durante pelo menos 2 minutos. O resultado é a leitura de pH médio!

    Problemas no coco ?? Carência de cálcio e magnésio.
    Um dos problemas mais comuns, mesmo quando se usa nutrientes específicos para coco é a carência de cálcio e magnésio.
    Para que não se venha a ter problemas no futuro, geralmente adiciona-se cálcio e magnésio à nossa solução nutritiva. Existem varias opções no mercado, tanto liquidas como solidas (epsom Salt ).
    Para quem começa com agua de osmose inversa pode adicionar cálcio e magnésio ate obter 0.4Ec. Depois toca a adicionar o resto dos fertilizantes.
    No meu caso uso agua da torneira repousada com 0,24Ec e adiciono cálcio e magnésio ate fazer 0.4Ec e desde ai nunca tive problemas.



    Algumas ideias e textos retirados de:
    Jornal a folha nº7
    AskEd's Coco Guide
    Última edición por snoopy; 20/11/2012 a las 23:50 PM

  2. Los siguientes 29 Usuarios dan las gracias a snoopy por este Post:

    afrito78 (19/11/2012), ahpoixeh (19/11/2012), beronha (10/04/2013), branchbender (19/11/2012), culture_hemp (30/12/2014), Dika (26/01/2013), dr.DR (23/10/2013), DRKpjc (19/11/2012), el chulye (07/05/2013), elcabong (20/11/2012), Foxyhaze (12/03/2013), Ganjaman101 (19/11/2012), Green_Elf (19/12/2012), jah_soldier (20/11/2012), l_cosca_l (07/02/2014), moziE (20/11/2012), MR.LED (14/04/2013), Neeptunus (20/11/2012), niwt (25/11/2012), ptfarmer420 (19/11/2012), PutoSujo (19/11/2012), ricardopunxs (20/11/2012), tassebem (11/03/2014), ThunderWolf (09/04/2014), TimoteoPT (28/11/2015), Tommy_Joao (27/11/2012), Traebcula (21/11/2012), Urban (20/11/2012), W1CK (19/11/2012)

  3. #2
    Fecha de Ingreso
    19 Dec, 09
    Mensajes
    1,303
    Gracias
    1,840
    3,406 gracias recibidas en 852 Posts
    Mencionado
    68 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    67 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Construção do sistema de rega gota a gota.





    Esta ideia do sistema de rega foi tirada de um seguimento, de um colega nosso da secção espanhola que é o @astroboy



    Material-» (Nesta foto da direita para a esquerda):
    1º Peça de feita de latão onde se liga a mangueira que sai da bomba.
    2º União fêmea/fêmea.
    3º Filtro de malha ( para evitar que se entupa os goteiros ).
    4º União fêmea/fêmea.
    5º Acessório para fazer a ligação do filtro de malha a tubo de 25mm.


    Este material pode ser todo comprado no Leroy Merlin



    Depois de conectados todos os acessórios liga-se o tubo de 25mm às meduas, a ligação é mesmo muito fácil nem se precisa de ferramentas. No final do circuito é so meter um tampão e está o circuito montado


    No meu caso como só estou a usar 2 meduas no circuito comprei uma bomba submersível de 3500l/h que dá no máximo para 3 meduas de 12 saidas cada ou seja para 36 plantas.



    De resto convém não esquecer o rolo de teflon, braçadeiras e material para fixar o sistema de rega a qualquer lado, para evitar que a canalização abane toda e se venha a ter surpresas desgradaveis



    Como saber quanta quantidde de Sn estamos a dar ás plantas?
    Basta meter um dos goteiros numa jarra medidora e cnometrar o tempo que demora a chegar à quantidade desejada. Depois é fazer as regas com essa duração de tempo
    Última edición por snoopy; 21/11/2012 a las 19:17 PM

  4. Los siguientes 12 Usuarios dan las gracias a snoopy por este Post:

    ahpoixeh (05/08/2013), astroboy (21/11/2012), beronha (10/04/2013), branchbender (21/11/2012), DRKpjc (22/11/2012), Foxyhaze (12/03/2013), jah_soldier (22/01/2013), PutoSujo (04/03/2013), ricardopunxs (20/11/2012), tassebem (11/03/2014), Tommy_Joao (27/11/2012), Urban (20/11/2012)

  5. #3
    Fecha de Ingreso
    07 Apr, 09
    Mensajes
    1,727
    Gracias
    2,987
    2,361 gracias recibidas en 1,110 Posts
    Mencionado
    141 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    549 Mensaje(s)
    Boas

    Na rega manual, quando dizes que o runnof não se deve deitar fora, isto quer dizer que o devemos aproveitar para a próxima rega?

  6. El siguiente Usuario da las gracias a Urban por este Post:

    snoopy (22/11/2012)

  7. #4
    Fecha de Ingreso
    10 Nov, 09
    Mensajes
    1,928
    Gracias
    3,065
    3,697 gracias recibidas en 1,340 Posts
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Cita Iniciado por Urban Ver Mensaje
    Boas

    Na rega manual, quando dizes que o runnof não se deve deitar fora, isto quer dizer que o devemos aproveitar para a próxima rega?
    Não ...

    o objectivo é medir a agua que sai após rega e comparar os valores

    run off, em inglisheee
    é correr , desligar ..

    lool naooo
    pera

    é agua que sai fora ... o excesso que drena !

    Dessa forma consegues, após leituras, tirar conclusões preciosas sobre a alimentação e estado das coisas!

  8. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a DRKpjc por este Post:

    snoopy (22/11/2012), Urban (20/11/2012)

  9. #5
    Fecha de Ingreso
    07 Apr, 09
    Mensajes
    1,727
    Gracias
    2,987
    2,361 gracias recibidas en 1,110 Posts
    Mencionado
    141 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    549 Mensaje(s)
    Cita Iniciado por DRKpjc Ver Mensaje
    Não ...

    o objectivo é medir a agua que sai após rega e comparar os valores

    run off, em inglisheee
    é correr , desligar ..

    lool naooo
    pera

    é agua que sai fora ... o excesso que drena !

    Dessa forma consegues, após leituras, tirar conclusões preciosas sobre a alimentação e estado das coisas!
    Ahhhhh percebi-te!

    Mas depois das medições, manda-se fora, certo?

    Foi essa a minha dúvida.

    Gracias senhore

  10. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Urban por este Post:

    DRKpjc (20/11/2012), snoopy (22/11/2012)

  11. #6
    Fecha de Ingreso
    10 Nov, 09
    Mensajes
    1,928
    Gracias
    3,065
    3,697 gracias recibidas en 1,340 Posts
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

  12. El siguiente Usuario da las gracias a DRKpjc por este Post:

    Urban (20/11/2012)

  13. #7
    Fecha de Ingreso
    19 Dec, 09
    Mensajes
    1,303
    Gracias
    1,840
    3,406 gracias recibidas en 852 Posts
    Mencionado
    68 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    67 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Cita Iniciado por Urban Ver Mensaje
    Boas

    Na rega manual, quando dizes que o runnof não se deve deitar fora, isto quer dizer que o devemos aproveitar para a próxima rega?
    Enganei-me. realmente depois de se medir o Ec de drenagem deve-se mandar fora

    Tanks

  14. El siguiente Usuario da las gracias a snoopy por este Post:

    Urban (21/11/2012)

  15. #8
    Fecha de Ingreso
    17 Jun, 12
    Mensajes
    277
    Gracias
    485
    536 gracias recibidas en 190 Posts
    Mencionado
    16 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    57 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Também tinha ficado com esta impressão errada, até porque se há diferença entre a água que entra e a água que saí, provavelmente tem coisa lá que não deveria voltar, hehe

    À propósito, belo guia este aqui *-*
    Estou até preparando-me psicologicamente para comprar um medidor de EC (brinquedo caro :x mas já está no carrinho de compras)

    E agora uma dúvida sobre a oxigenação da solução nutritiva.
    Por quanto tempo e dividido em média quantas vezes por dia devo ligar a bomba? (para poder escolher horários em que a bomba cause menos incomodo)

    Obrigado pelo conteúdo o/
    « 1 - 2 - 3 »

  16. El siguiente Usuario da las gracias a branchbender por este Post:

    snoopy (22/11/2012)

  17. #9
    Fecha de Ingreso
    27 Apr, 12
    Ubicación
    De outro planeta
    Mensajes
    3,019
    Gracias
    3,614
    5,180 gracias recibidas en 2,282 Posts
    Mencionado
    392 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    1196 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Cita Iniciado por DRKpjc Ver Mensaje
    Não ...

    o objectivo é medir a agua que sai após rega e comparar os valores

    run off, em inglisheee
    é correr , desligar ..

    lool naooo
    pera

    é agua que sai fora ... o excesso que drena !

    Dessa forma consegues, após leituras, tirar conclusões preciosas sobre a alimentação e estado das coisas!
    No contexto, é "o que sai para fora", mas podes perguntar ao @dedoverde que ele percebe de inglês e diz-te já que é um arco-iris.



  18. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a ahpoixeh por este Post:

    DRKpjc (21/11/2012), snoopy (22/11/2012), W1CK (21/11/2012)

  19. #10
    Fecha de Ingreso
    17 Jun, 12
    Mensajes
    277
    Gracias
    485
    536 gracias recibidas en 190 Posts
    Mencionado
    16 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    57 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Usando a Wikipédia como fonte.

    Em inglês:

    Surface runoff
    is the water flow that occurs when the soil is infiltrated to full capacity and excess water from rain, meltwater, or other sources flows over the land. This is a major component of the water cycle, and the primary agent in water erosion.

    Em português:

    Escorrência superficial é o fluxo de água que ocorre quando o solo se encontra saturado de humidade.

    Dentro do contexto, a tradução de runoff seria "escorrência".

    Quando o solo é infiltrado pela água da chuva, derretimento de gelo ou outras fontes de água em abundância e excede a sua capacidade de infiltração, ocorre a "escorrência superficial" da água por cima da terra, causando erosões no solo.
    Basicamente é isto.

    Faz chover no coco até ele estar totalmente totalmente molhado, quando isto acontecer irá escorrer pelo fundo do vaso. Isto será o runoff, você mede e deita FORA (hehe).

    Em minha humilde opinião, é mil vezes melhor chamar de runoff do que de escorrência :P
    « 1 - 2 - 3 »

  20. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a branchbender por este Post:

    DRKpjc (21/11/2012), PutoSujo (04/03/2013), snoopy (22/11/2012), W1CK (21/11/2012)

  21. #11
    Fecha de Ingreso
    10 Nov, 09
    Mensajes
    1,928
    Gracias
    3,065
    3,697 gracias recibidas en 1,340 Posts
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    He pá, vocês andam a precisar de umas aulas de TTI ("Tec de Tradução de Inglês")

    Tanta palavra para chegar ao fim e concluir que runoff é um termo técnico para a agua que ... vem da "escorrência"


    looooollll

    Bom, acho que toda e qualquer duvida sobre esta tradução se encontram devidamente dissipadas né? passemos ao próximo assunto!

    ... mais sério espero eu

  22. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a DRKpjc por este Post:

    PutoSujo (04/03/2013), snoopy (22/11/2012), W1CK (21/11/2012)

  23. #12
    Fecha de Ingreso
    05 Mar, 12
    Ubicación
    Lisboa
    Mensajes
    2,447
    Gracias
    5,261
    2,846 gracias recibidas en 1,334 Posts
    Mencionado
    269 Mensaje(s)
    Etiquetado
    4 Tema(s)
    Citado
    753 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Escorrência é muito bom!!!!!!


    Cita Iniciado por branchbender Ver Mensaje
    E agora uma dúvida sobre a oxigenação da solução nutritiva.
    Por quanto tempo e dividido em média quantas vezes por dia devo ligar a bomba? (para poder escolher horários em que a bomba cause menos incomodo)
    O ideal seria manter a SN 24h oxigenada.. No entanto já li algures que se usares um sistema de rega automática (bomba de água), a SN acaba por ser um pouco oxigenada quando entra em contacto com o ar mesmo antes de regar as plantas (alguém me corrija se assim não for)..

  24. El siguiente Usuario da las gracias a W1CK por este Post:

    snoopy (22/11/2012)

  25. #13
    Fecha de Ingreso
    19 Dec, 09
    Mensajes
    1,303
    Gracias
    1,840
    3,406 gracias recibidas en 852 Posts
    Mencionado
    68 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    67 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Cita Iniciado por W1CK Ver Mensaje
    Escorrência é muito bom!!!!!!



    O ideal seria manter a SN 24h oxigenada.. No entanto já li algures que se usares um sistema de rega automática (bomba de água), a SN acaba por ser um pouco oxigenada quando entra em contacto com o ar mesmo antes de regar as plantas (alguém me corrija se assim não for)..
    Pelo que li se for um clonador em que a agua está "quase" sempre a circular nos supressores é pacífico. Talvez em aero tambem não seja preciso mas não tenho a certeza.
    No entanto uma solução oxigenada é uma solução muito melhor para as marias. Se hum gajo tiver oportunidade de ter a pedra difusora sempre ligada muito bem. Se não tiver oportunidade ao menos a tentar ligar no horário das regas...

  26. El siguiente Usuario da las gracias a snoopy por este Post:

    W1CK (21/11/2012)

  27. #14
    Fecha de Ingreso
    17 Jun, 12
    Mensajes
    277
    Gracias
    485
    536 gracias recibidas en 190 Posts
    Mencionado
    16 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    57 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Cita Iniciado por W1CK Ver Mensaje
    Escorrência é muito bom!!!!!!
    O ideal seria manter a SN 24h oxigenada.. No entanto já li algures que se usares um sistema de rega automática (bomba de água), a SN acaba por ser um pouco oxigenada quando entra em contacto com o ar mesmo antes de regar as plantas (alguém me corrija se assim não for)..
    Cita Iniciado por snoopy Ver Mensaje
    Pelo que li se for um clonador em que a agua está "quase" sempre a circular nos supressores é pacífico. Talvez em aero tambem não seja preciso mas não tenho a certeza.
    No entanto uma solução oxigenada é uma solução muito melhor para as marias. Se hum gajo tiver oportunidade de ter a pedra difusora sempre ligada muito bem. Se não tiver oportunidade ao menos a tentar ligar no horário das regas...
    À princípio vou fazer testes com 1 ou 2 plantas, então não irei precisar de ter um reservatório muito grande o que sendo menos água para oxigenar, pela lógica levará menos tempo desde que a bomba ligue, até ter uma solução com uma oxigenação "suficiente".

    Digo pela lógica, mas pela lógica de como eu imagino que seja o processo de oxigenação da água através de uma bomba de ar, vou ter que pesquisar direito para perceber como é que é realmente o processo, se encontro alguma formula para calcular quanto tempo, com uma bomba de X, demora para ter uma solução de Y litros devidamente oxigenada (procurarei por conteúdos relacionados a aquário, hehe).

    Anyway, obrigado por responderem
    Se preciso for, deixarei 24h, mas eu realmente vou esforçar-me para não ter que fazer isto :P
    « 1 - 2 - 3 »

  28. El siguiente Usuario da las gracias a branchbender por este Post:

    snoopy (22/11/2012)

  29. #15
    Fecha de Ingreso
    19 Dec, 09
    Mensajes
    1,303
    Gracias
    1,840
    3,406 gracias recibidas en 852 Posts
    Mencionado
    68 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    67 Mensaje(s)

    Re: Guia de cultivo em coco.

    Cita Iniciado por branchbender Ver Mensaje
    À princípio vou fazer testes com 1 ou 2 plantas, então não irei precisar de ter um reservatório muito grande o que sendo menos água para oxigenar, pela lógica levará menos tempo desde que a bomba ligue, até ter uma solução com uma oxigenação "suficiente".

    Digo pela lógica, mas pela lógica de como eu imagino que seja o processo de oxigenação da água através de uma bomba de ar, vou ter que pesquisar direito para perceber como é que é realmente o processo, se encontro alguma formula para calcular quanto tempo, com uma bomba de X, demora para ter uma solução de Y litros devidamente oxigenada (procurarei por conteúdos relacionados a aquário, hehe).

    Anyway, obrigado por responderem
    Se preciso for, deixarei 24h, mas eu realmente vou esforçar-me para não ter que fazer isto :P
    No meu primeiro cultivo em coco nunca usei bomba e fazia praticamente a rega no mesmo dia que regava ( Atenção foi rega manual. Em plena flora foi no maximo 1 rega por dia)
    Até cheguei a ter dentro de um garrafão de 5L, rega para dois dias sem oxigenar a agua.
    O mais importante e teres o Ph, Ec, temperatura do armário tudo ok e medires o runoff.
    Como dizes testa numa ou duas marias e depois logo vez se te adaptas ao coco. No meu caso desde que testei numa mais cultivei noutra coisa

    Fica aqui o link do meu primeiro cultivo em coco --»» http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...C2%BB-250w-HPS

  30. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a snoopy por este Post:

    PutoSujo (04/03/2013), W1CK (22/11/2012)

+ Responder Tema
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados

Permisos de Publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes