+ Responder Tema
Página 2 de 5 PrimerPrimer 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 al 30 de 72

Tema: Noções Luminosas

Gracias
    145
    109 gracias recibidas en 66 Posts
    Mencionado
    4 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    26 Mensaje(s)

Re: Noções Luminosas

Este 1000w não acredito que seja ,nao é mto forte ,é daqueles postes que tem uma bola transparente ,não mto alto normalmente encontrados em parques . Mas vou seguir o teu conselho e tirar ..Obrigado ^^

"Don't drink and drive ,smoke and fly"
    Última edición por Ns_; 21/04/2013 a las 06:25 AM

Gracias
    7,699
    11,991 gracias recibidas en 4,203 Posts
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

sim, essas não são muito fortes mas se está assim tão perto é melhor não arriscar. Se der para ler um livro então esquece é uma das maneiras de testar, não pode ser mais forte que a claridade da lua.
    Dou-te já um exemplo de como elas são muito sensiveis à luz, tenho uma sala com uns 5,80m por 4,50m com apenas 54w (3 X 18w tubolares) no teto, exatamente a 5m de distancia na diagonal da luz tenho 4 clones que estão a enraizar há 3 dias à janela e durante a noite ficam na sala,mesmo com tão pouca luz levantam as folhas em direção às lampadas e provavelmente com menos também
    Última edición por Foxyhaze; 20/04/2013 a las 15:26 PM

3. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Foxyhaze por este Post:

Ns_ (21/04/2013), Oizo10 (02/09/2015)

Gracias
    7,699
    11,991 gracias recibidas en 4,203 Posts
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

Alguma incorreção façam favor de dizer. É necessário fazer a conversão de pés para metros.

FOTOPERÍODO

As plantas deverão ser iniciadas no período vegetativo num horário de luz de 24/7 ou 18/6. A razão para o horário de 18/6 é para deixar um período de escuro para as plantas descansarem e também poupar a conta de luz. A maioria das plantas exaure-se após 16 horas de luz por dia. Ajustes deverão ser feitos de acordo com a necessidade das plantas. Para o florescimento 12/12 é a norma. Novamente, ajustes poderão ser feitos. Um mínimo de 12 horas de escuro é requerido para se inicie a floração.

ERROS MAIS COMUNS COM A ILUMINAÇÃO

Não queimem as plantas ao coloca-las perto demais das lâmpadas. As fluorescentes não emitem muito calor e podem ficar cerca de 3 a 5 cm de distância(aqui depende a quantidade de watts). HID emitem muito calor e precisam ficar a uma distância razoável. Um bom teste é colocar as costas da mão entre planta e a lâmpada durante tempo, se houver sensação de desconforto é porque a lâmpada está perto demais. Existem algumas lâmpadas comuns que podem induzir a germinação, mas são inúteis para propósito de crescimento. Essas lâmpadas são: Qualquer incandescente (normal), halógena, luz negra e de aquecimento. Não percam tempo a tentar cultivar com essas lâmpadas, apenas se desapontarão.

Fórmulas para Cálculo de Iluminação

Para determinar corretamente a melhor iluminação do espaço existem várias coisas que devem saber.

Lumens – Um lumen equivale a quantidade de luz emitida por uma vela que incide sobre 1 pé quadrado (square foot) de uma superfície a um pé (1 foot = 0,30m ) de distância.

Watts – A medida da quantidade de eletricidade fluindo através do fio. Watts por hora medem a quantidade de watts consumidas em uma hora. Um Kilowatt/hora (KWH) é 1000 watts/hora.

Para determinar o custo de operação da luz:

É necessário saber o quanto é faturado por Kwh na conta da luz. Imaginem que temos uma lâmpada de 1000 watts e pagamos 0,5/hora. Se um kilowatts equivale a 1000 watts, vamos pagar 5 cent por hora para manter a luz acesa. Outro exemplo. Digamos que temos uma lâmpada de 400 watts e pagamos $0,3/hora. Dividimos 400 por 1000 = 0,4 e multiplicamos por 0,3 = 0.012 por hora de luz.

Para determinar quantos lumens por pé quadrado:

( ou centimetros/metros quadrados, temos é fazer a conversão para as nossas medidas, o texto é traduzido )

Temos que achar a área do espaço. (largura X comprimento = pé quadrado) Dividimos a quantidade de lumens disponíveis pela medida em pés quadrados da área.
    Exemplo: Digamos que temos um espaço de 3 pés de profundidade por 4 pés de largura = 12 pés quadrados, e o total de lumens das suas lâmpadas é de 45.000 lumens. 45.000/12 = 3.750 lumens por pé quadrado

Nota: A área total é equivalente a cerca de 1m2 - +/- 90cm por 120cm

Agora a grande pergunta dos 100000 mil lumens. Quanta luz eu necessito? A tecnologia tem avançado tanto nos últimos 15 anos que nós estamos constantemente refinando o processo e atualizando o que sabemos que funciona melhor para o cultivo. A teoria atual diz que o mínimo de luz necessária para sustentar o crescimento é de 2.000 lumens por pé quadrado. A média seria de 5.000 lumens por pé quadrado. O ideal seria 7.000-7.500 ou mais por pé quadrado.

Para determinar o quanto de luz nós precisamos em watts:

A regra geral para definir a quantidade de luz para uma área, é um mínimo de 30 watts por pé quadrado(360w X 1m2).

50 watts por pé quadrado é ideal(600w X 1m2) . Podemos determinar a quantidade luz para a área usando esta fórmula: 30 watts (ou 50) X ? ( área) em pés quadrados.

Exemplo: Temos uma área de 10 pés quadrados 30w X 10 s.f. = 300 watts/por pé quadrado ou 50 watts X 10 s.f. = 500 watts por pé quadrado (ideal). Lembrem-se que lâmpadas fluorescentes são mais fracas e emitem menos luz que as HID. Isso significa que precisamos mais watts para igualar uma lâmpada HID.

Isto tudo é muito importante pois a intensidade da luz irá afetar diretamente a qualidade e a produção da colheita. Se tivermos menos do que o ideal, a colheita e potência serão reduzidas e os "cabeços" não serão tão densos. Esta questão nunca é de mais repetir. Devemos ter a quantidade de luz certa para o espaço, para poder colher "cabeços" de alta qualidade.

A questão ás vezes pode ser, "Posso ter luz demais?" A resposta básica é não. Nós poderiamos teoricamente alcançar um ponto onde as plantas não conseguiriam absorver mais a luz, porém seria impossível ter essa quantidade de luz dentro do espaço. O calor iria tornar-se um problema sério antes de atingir esse ponto. Então vamos utilizar tantas lâmpadas quantas pudermos, apenas temos de controlar o calor

A experimentação é o único método para determinar a melhor solução para cada planta. Se a planta não estiver a receber luz suficiente, ela vai começar a crescer de forma desproporcional como se estivesse a esticar-se para procurar luz e a folhagem torna-se verde pálida. Ou, se elas necessitam ser movidas para perto da luz, ou aumentado o período de exposição à luz, elas podem ter problemas como folhas e flores descoloridas ou queimadas. As folhas poderão tornar-se super compactas e enroladas nas pontas.
    Última edición por Foxyhaze; 30/05/2014 a las 00:10 AM

5. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a Foxyhaze por este Post:

FilipeSC (28/04/2013), growbloom (27/02/2015), Ns_ (06/08/2013), Oizo10 (02/09/2015), r3mixas (29/01/2014)

Gracias
    111
    276 gracias recibidas en 158 Posts
    Mencionado
    13 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    126 Mensaje(s)

excelente explicação foxy , vai ajudar muito os iniciados no cultivo da

Gracias
    4
    11 gracias recibidas en 9 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    5 Mensaje(s)

Boa explicação...muito elucidativa!

Queria saber uma coisa, existem agora umas lampadas hps que dizem ser de duplo espectro, isto é que servem para a vega e a flora, agora a minha questão seria saber se ja algúem usou estas lampadas e o que acham em relação a ter uma de mercurio para a vega e uma de sodio para a flora, será mais rentável? ou os lumens absorvidos pelas plantas são os mesmos e desta forma basta ter mesmo uma HPS de duplo espectro e funciona às 1000 maravilhas?

agradecido desde ja pela atençao e boa noite a todos!

8. El siguiente Usuario da las gracias a rickybeau por este Post:

Foxyhaze (27/01/2015)

Gracias
    2,522
    2,660 gracias recibidas en 1,261 Posts
    Mencionado
    99 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

HPS de "duplo especto" funciona bem, esquece a de mercurio. Se quiseres mesmo uma só pra vega, então MH.

Abraço

10. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Traebcula por este Post:

DRKpjc (04/06/2013), Foxyhaze (04/06/2013)

Gracias
    3,065
    3,697 gracias recibidas en 1,340 Posts
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Traebcula Ver Mensaje
    HPS de "duplo especto" funciona bem, esquece a de mercurio. Se quiseres mesmo uma só pra vega, então MH.

Abraço

Boas amigos ...
    Se possível nem para vega se usa a de mercúrio, alem da luz ser azul demais, aquece muito e não é de todo o espectro adequado para as marias!

ja fiz umas experiências com uma hpl-N 250 e os resultados foram péssimos, e crescimento super lento!

Uma Clf de espectro certo acaba por funcionar melhor ... e com menos potencia / consumo!

A MH é a cereja no topo do bolo!! claro

12. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a DRKpjc por este Post:

Foxyhaze (04/06/2013), Traebcula (04/06/2013)

Gracias
    4
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    5 Mensaje(s)

Obrigado pelas respostas, mas enganeime qd disse de mercurio, queria dizer MH, a questao era se funciona melhor(rende mais em qualidade e etc) com uma especifica para Vega e outra para Flora, ou se a de duplu espectro, consegue ter o mesmo rendimento, desde que sejam os mesmos 600W/90000 lumens... a de duplu espectro, tem um botao para mudar a cor da luz, ou tem os dois espectros e n precisa de alterar-se nd de forma a mudar para Flora?

Mais uma obrigado por tudo!

abraço

Gracias
    4
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    5 Mensaje(s)

Boas pessoal, então ninguém ainda viu uma comparação entre ter uma HPS de duplo espectro vs uma MH+ HPS (so de 1 espectro), compensa comprar as duas lampadas? ou na floração e no crescimento e na floração, as Marias usam os 2 espectros na mesma e aproveitam todos os lumens que a lampada emitir? n sei se me fiz entender, mas basicamente e:

HPS normal + MH vs HPS de duplo espectro (todas de 600W)

e ja agora pa este tipo de luz ja li por aí que n se deve usar o cooltube que perde muita luminosidade, mas tb pelo q entendo permite aproximar mais das plantas, por isso o que acham melhor? com ou sem cooltube?

obrigado por tudo e espero n estar a infrigir nenhuma regra

Gracias
    578
    1,063 gracias recibidas en 665 Posts
    Mencionado
    42 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    368 Mensaje(s)

um cold tube com 400w perde muita luz, nem experimentei com 600w. encosteio logo e mande vir um AW.
    se alguem quiser uma cold tube com poucos dias de uso que avise

Gracias
    2,522
    Mencionado
    99 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Red_bulls Ver Mensaje
    um cold tube com 400w perde muita luz, nem experimentei com 600w. encosteio logo e mande vir um AW.
    se alguem quiser uma cold tube com poucos dias de uso que avise
    Uns dias antes e ficava-te com ele, comprei um na semana passada.
    E não tenho nada essa ideia do cool-tube, até porque mesmo que percas uns lumens com o vidro podes aproximar muito mais a lâmpada. Eu desde que tenho o meu uso-o sempre, daí ter comprado um segundo, pra poder usar as 2 lâmpadas com temperaturas mais dentro do normal.

Abraço
    Vivências Monster Cropping

Gracias
    578
    Mencionado
    42 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    368 Mensaje(s)

nao axas que perde luz com o cold tube, senao tivesse aqueles aros em ferro nas extrimidades do vidro era topo. eu com o AW meto a 20cm +/- das plantas e nao se quexaram.

Gracias
    2,522
    Mencionado
    99 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Red_bulls Ver Mensaje
    nao axas que perde luz com o cold tube, senao tivesse aqueles aros em ferro nas extrimidades do vidro era topo. eu com o AW meto a 20cm +/- das plantas e nao se quexaram.
    Percebo-te, a cena é que o meu extractor e 2 lâmpadas a aquecer não consigo manter as lâmpadas a menos de meio metro (e uma é de 250W), quanto mais a 20cm. Com cool-tube sempre consigo aproximar as lâmpadas uns bons centímetros, então agora com 2 espero conseguir eventualmente por as lâmpadas aí a uns 20 cm
    Quanto ao AW, não tenho dúvidas que concentra mais a luz nas plantas, até porque o meu cool-tube é daqueles de abas de encaixe, mas olha, é o que se vai conseguindo comprar para o set-up inicial sem gastar muita guita

Abraço

Gracias
    578
    Mencionado
    42 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    368 Mensaje(s)

Axo que andas um bocado engando, o AW nao concentra a luz espalha pela tenda toda o cold tube é que concentra a luz so na zona do vidro os cantos da tenda apanham pouca luz.
    a luz estar + perto depende de mais alguns factores.
    e meter umas ventoinhas por baixo ou na direçao das lampadas pra.

Já agora em relaçao aos leds, vale apena pra uma pequena tenda de clones/mae? estava na ideia de um de 150w no maximo.

Gracias
    2,522
    Mencionado
    99 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Acho que não me expliquei bem. Concentra no sentido em que não vai tanta luz pro tecto da tenda. Digo eu que a ideia do AW passa por aí senão realmente não entendo.
    De resto os aros (os meus nem de metal são) realmente comem alguma luz mas a ideia de ter 2 cool tubes é ver se depois dou o salto pro vertical, sem qualquer aba ou reflector
    Quanto aos leds, pra mães e clones parece-me bem.

Abraço
    Última edición por Traebcula; 05/09/2013 a las 11:08 AM

+ Responder Tema
Página 2 de 5 PrimerPrimer 12345 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados