+ Responder Tema
Página 4 de 5 PrimerPrimer 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 46 al 60 de 72

Tema: Noções Luminosas

Gracias
    19
    26 gracias recibidas en 17 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Noções Luminosas

Cita Iniciado por ahpoixeh Ver Mensaje
    Se é numa garagem, certifica-te que existe circulação de ar e muito cuidado com os cheiros e vizinhança.
    Esses watts são equivalências ou watts reais? Parece-me equivalências e nesse caso tens de saber os Watts reais. Deves tentar apostar no mínimo em 90W (reais).
    Sim. CFL's de luz fria na vega e depois podes juntar mais de luz quente na flora (1ª/2ª semana de flora). Quanto mais luz maior produção.
    Atenção a contaminação luminica se usares feminizadas (não auto).

Fiquei a pensar que tinha perdido os posts mas afinal não...
    Obrigado mais uma vez

Cheiros é o menor problema pois esta afastado o suficiente da rua e dos vizihos para se sentir alguma coisa, agora tapar a luz que aquilo manda é que vai ser mais dificil(vou tentar um pano preto por cima do armario...)

Pois, os watts são equivalências... esta explicado pq ficaram tão pequenas
    Se devo apostar em watts reais isso quer dizer que fiz a vega toda mal pois esteve com lampadas de 45w reais e 130 de equivalencia...
    Troquei ontem para as lampadas de floração, clf's com 20w e 33w, não sei as equivalências mas pelo que dizes equivalencias não servem de muito...
    O que aconselham? tenho aqui duas de halogeneo de 100w, acham uma boa opção?
    Eu gostava de comprar clf com 100w reais mas o preço de 2 é mais caro do que comprar uma hps de 150w.

Bons fumos
    Última edición por Foxyhaze; 27/02/2015 a las 13:25 PM

2. El siguiente Usuario da las gracias a parpalho por este Post:

Foxyhaze (23/09/2014)

Gracias
    3,614
    5,180 gracias recibidas en 2,282 Posts
    Mencionado
    392 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    1196 Mensaje(s)

Noções Luminosas

Cita Iniciado por parpalho Ver Mensaje
    Fiquei a pensar que tinha perdido os posts mas afinal não...
    Obrigado mais uma vez

Cheiros é o menor problema pois esta afastado o suficiente da rua e dos vizihos para se sentir alguma coisa, agora tapar a luz que aquilo manda é que vai ser mais dificil(vou tentar um pano preto por cima do armario...)

Pois, os watts são equivalências... esta explicado pq ficaram tão pequenas
    Se devo apostar em watts reais isso quer dizer que fiz a vega toda mal pois esteve com lampadas de 45w reais e 130 de equivalencia...
    Troquei ontem para as lampadas de floração, clf's com 20w e 33w, não sei as equivalências mas pelo que dizes equivalencias não servem de muito...
    O que aconselham? tenho aqui duas de halogeneo de 100w, acham uma boa opção?
    Eu gostava de comprar clf com 100w reais mas o preço de 2 é mais caro do que comprar uma hps de 150w.

Bons fumos
    Equivalências fora.
    Não, halogéneo só serve para iluminar e dar calor, para as plantas é péssimo.
    Compra mais e junta, há nos chinocas de 45W de luz fria e de 25W de luz quente.

Última edición por Foxyhaze; 27/02/2015 a las 13:24 PM

4. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a ahpoixeh por este Post:

Foxyhaze (23/09/2014), parpalho (23/09/2014)

Gracias
    19
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Noções Luminosas

Cita Iniciado por ahpoixeh Ver Mensaje
    Equivalências fora.
    Não, halogéneo só serve para iluminar e dar calor, para as plantas é péssimo.
    Compra mais e junta, há nos chinocas de 45W de luz fria e de 25W de luz quente.

Já tenho 45w de luz fria e 33 de luz quente, sendo assim basta arranjar outra de 33 e meto as 3 ao mesmo tempo uma vez que é para duas plantas

Obrigado
    Última edición por Foxyhaze; 27/02/2015 a las 13:20 PM

6. El siguiente Usuario da las gracias a parpalho por este Post:

Foxyhaze (23/09/2014)

Gracias
    19
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Re: Noções Luminosas

Mais uma pergunta
    É preferível uma 33w(equivalência 150w) dos chineses ou uma 30w(equivalência 130w) da osram?
    A da osram tem 2500k com 1910 lm e a dos chineses tem 2700k com 1500 lm, qual aconselham?

Abraço, bons fumos

8. El siguiente Usuario da las gracias a parpalho por este Post:

Foxyhaze (23/09/2014)

Gracias
    19
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Ja agora mais uma pergunta, ando a ver se crio um reflector para as minhas 3 fluorescentes mas queria ver se fazia com o menos € possivel...
    Há algum problema se usar estas guarnições para isso? ou tem o mesmo problema que o papel de aluminio?
    FORMAS_ALUMINIO__5073f61bb48d6.jpg

10. El siguiente Usuario da las gracias a parpalho por este Post:

Foxyhaze (23/09/2014)

Gracias
    3,614
    Mencionado
    392 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    1196 Mensaje(s)

Cita Iniciado por parpalho Ver Mensaje
    Ja agora mais uma pergunta, ando a ver se crio um reflector para as minhas 3 fluorescentes mas queria ver se fazia com o menos € possivel...
    Há algum problema se usar estas guarnições para isso? ou tem o mesmo problema que o papel de aluminio?
    Archivo Adjunto 1076717

Se tiveres muitas duvidas é preferível abrires um tópico no Cultivo Básico, que o pessoal tenta dar uma ajudinha.
    Um cartão, material reflector (resistente ao calor) a forrar o cartão e CFL's presas com braçadeiras plásticas colocadas na horizontal. Com uma caixa de Clips fazes as correntes se for necessário andares com eles para baixo e para cima.

12. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a ahpoixeh por este Post:

Foxyhaze (23/09/2014), parpalho (23/09/2014)

Gracias
    19
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Excelente ideia essa dos clips
    Que material reflector aconselhas e que se possa comprar em lojas "comuns"? podia colocar o que usei nas paredes mas aquilo é um bocado grosso não sei até que ponto ia ficar uma coisa bem feita...
    Quanto ao topico já o fiz, se quiseres passar lá para dar a tua opinião

Mais uma vez obrigado pela ajuda, é o meu primeiro cultivo e estou a adorar a experiência graças a voces

14. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a parpalho por este Post:

ahpoixeh (23/09/2014), Foxyhaze (23/09/2014)

Gracias
    7,699
    11,991 gracias recibidas en 4,203 Posts
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

Noções Luminosas

Aproveitando a questão colocada por um colega fica aqui um pouco de informação para dar mais luz sobre o assunto LED (retirado de ledmania.pt) espero que ajude o pessoal

LED - Cálculo de Poupança e Comparação com outras lâmpadas

Nota : Isto será sempre mais complicado de estudar se queremos fazer uma comparação rigorosa e um cálculo de poupança adequado

Vários fabricantes e vendedores anunciam equivalências muito diferentes, desde 9W Led = 50W halogéneo (a mais utilizada por técnicos especializados) até equivalências do tipo 3.8W Led= 60W incandescente, que são de todo absurdas e IMPOSSÍVEIS.

Esta discrepância deve-se aos seguintes factores:

- A tecnologia LED é recente e avança muito rápidamente.

- Alguns estudos comparativos na internet não estão actualizados com dados reais e recentes.

- Os tipos de tecnologia LED são muito variados (DIP, SMD, HighPower), o que implica uma maior ou menor potência luminosa (medida por lumens - lm) por Watt de consumo.

- A eficácia de um LED pode variar entre 60 lm/W a 130lm/W, ainda que aumentando a sua eficácia estamos a reduzir o seu tempo de vida.

- Muitos fabricantes, tanto de leds como de lâmpadas de halogéneo e de baixo consumo, exageram as suas características de iluminação, e nem sempre são reais.

- As lâmpadas de halogéneo e de baixo consumo vão perdendo luminosidade ao longo da sua vida útil.

A todos estes factores, temos de levar em linha de conta com a percepção do olho humano sobre objectos e superfícies. Não significam a mesma coisa, 100 lumens de um tubo LED e 100 lumens de um tubo fluorescente ou lâmpada de iluminação pública, já que parte da luz é perdida em tectos e reflectores, enquanto que os LED utilizam 100% da luz emitida para iluminar a superfície desejada.

A medição mais fiável que podemos efectuar é com um luxómetro ou luximetromesmo havendo outros parâmetros como o brilho ou a temperatura de côr, que afectam a percepção na pupila, apesar destes serem secundários.

Tabela de equivalência :

Cálculo da Poupança de uma lâmpada LED 9W contra uma lâmpada de halogéneo 50W:

Para este cálculo utilizaram-se os seguintes dados:

- Preço KWh: 0,17 Euros

- Preço lâmpada halogéneo 50w: 5,00 Euros (sem contar c/transformador)

- Preço Led 9W: 39,00 Euros

- Vida útil Lp halogéneo: 2.500 horas

- Vida útil Lp Led: 50.000 horas

- Uso diário: 12 horas.

Não se contabilizou o custo do transformador de halogéneo, assim como o seu consumo, que pode ser da ordem de 20% do consumo nominal da lâmpada de halogéneo, o que faz reduzir a amortização para 11 meses.

Iluminação Pública: Respeitante às equivalências da iluminação pública baseada em lâmpadas de iodetos metálicos, vapor de mercúrio ou vapor de sódio, para uma primeira aproximação considera-se que:

1W LED = 2.5W convencionais, assim como 1 lumen LED = 2.5 lumen convencionais.

Este factor de conversão é devido às perdas de luz nos reflectores, assim bem como às perdas sob a forma de calor. Os spots LED são muito mais eficientes nesse sentido, uma vez que utilizam 100% da luz que emitem, ao iluminarem a superfície desejada.
    Última edición por Foxyhaze; 27/02/2015 a las 13:18 PM

16. El siguiente Usuario da las gracias a Foxyhaze por este Post:

growbloom (27/02/2015)

Gracias
    7,699
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

Quem tiver info para adicionar ou corrigir àcerca dos Leds é postar

Gracias
    558
    551 gracias recibidas en 205 Posts
    Mencionado
    43 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    72 Mensaje(s)

Boas pessoal,

Estou a preparar o meu setup e tenho uma dúvida. O meu irmão já teve uma planta e na altura comprou uma lâmpada que eu gostava de usar no meu 80x80x140 ( com 4 automaticas) pois sempre eram menos uns trocos que se gastavam. O problema é que eu não a consigo identificar.

Na lâmpada diz apenas a marca que é Electro HD (eu penso que seja a marca) e diz E27 6500 lumens. Ora quando eu pesquiso só me parecem é lampadas led mas o meu irmão insiste que não é LED. Vou-lhe pedir uma foto para colocar aqui mais tarde.

Se essa não der vou comprar uma 250W HPS.

Help?

PS: Uma palavra à malta do forum, eu tenho passado as ultimas 2 semanas a ler sobre cultivo e a maior parte do que aprendi foi aqui, um muito obrigado e continuação de bom trabalho.

Boas fumaças

19. El siguiente Usuario da las gracias a TimoteoPT por este Post:

Foxyhaze (19/11/2014)

Gracias
    3,614
    Mencionado
    392 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    1196 Mensaje(s)

Cita Iniciado por TimoteoPT Ver Mensaje
    Boas pessoal,

Estou a preparar o meu setup e tenho uma dúvida. O meu irmão já teve uma planta e na altura comprou uma lâmpada que eu gostava de usar no meu 80x80x140 ( com 4 automaticas) pois sempre eram menos uns trocos que se gastavam. O problema é que eu não a consigo identificar.

Na lâmpada diz apenas a marca que é Electro HD (eu penso que seja a marca) e diz E27 6500 lumens. Ora quando eu pesquiso só me parecem é lampadas led mas o meu irmão insiste que não é LED. Vou-lhe pedir uma foto para colocar aqui mais tarde.

Se essa não der vou comprar uma 250W HPS.

Help?

PS: Uma palavra à malta do forum, eu tenho passado as ultimas 2 semanas a ler sobre cultivo e a maior parte do que aprendi foi aqui, um muito obrigado e continuação de bom trabalho.

Boas fumaças
    Se é casquilho H27 e a luz é amarela é porque deve ser uma HPS ou HQI/HPI de 70W. Vê as fotos na primeira página do tópico que tens lá os diferentes tipos de lâmpadas.
    Uma HPS de 250W é adequada ao espaço, com uma extracção razoável até consegues usar uma de 400W.
    Ainda bem que o forum dá um empurrãozinho, continua a ler e passa nos cultivos do pessoal .

21. El siguiente Usuario da las gracias a ahpoixeh por este Post:

Foxyhaze (19/11/2014)

Gracias
    6
    15 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    2 Mensaje(s)

Noções Luminosas

Boas pessoal, matem-me a curiosidade...
    Há 15 dias (novato portanto) q tenho 1a hps de 150w e ando assustado com as leituras do meu contador. Vejo aki no blog q há malta que tem o próprio sol em casa :-D, 400, 600, 1000w, por isso pergunto, quanto pagam por mês à EDP?

Obrigado e boas colheitas.
    Última edición por Foxyhaze; 27/02/2015 a las 13:13 PM

23. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Arkona por este Post:

Foxyhaze (26/02/2015), growbloom (26/02/2015)

Gracias
    175
    1,115 gracias recibidas en 458 Posts
    Mencionado
    80 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    110 Mensaje(s)

Noções Luminosas

Uiii....o que nao falta por ai é pessoal que nem 1 tustao paga :-)
    Mas pronto isso ja sao outros quinhentos.

Tu para teres noção dos custos que implica ter lampadas a bombar basta que apenas saibas quanto é que a EDP cobra pela energia que se nao me engano é 0.1528€ por Kw/h ou 1000W por hora.
    Depois basta fazeres a regra de 3 simples. No teu caso sendo a lampada de 150W ela vai gastar por hora 0.0229€ e supondo que a deixas ligada 18 horas por dia ficas com um consumo diario de 0.4122€ que por sua vez X 30 dias da-te 12.36€ que será mais ou menos o tanto que a tua factura irá subir.

O principio é o mesmo para as restantes lampadas. Simplesmente tens que saber o custo do Kw/h e o resto sao contas feitas em funçao da lampada e do tanto de horas que ela esta ligada por dia/mês.

Espero ter ajudado.
    Última edición por Foxyhaze; 27/02/2015 a las 13:15 PM

25. Los siguientes 6 Usuarios dan las gracias a icestrain por este Post:

Arkona (27/02/2015), Foxyhaze (26/02/2015), growbloom (26/02/2015), InnerSpirit (26/02/2015), morphos (26/02/2015), Oizo10 (02/09/2015)

Gracias
    64
    85 gracias recibidas en 48 Posts
    Mencionado
    3 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    12 Mensaje(s)

Noções Luminosas

Boas arkona tambem ja me fiz a mesma pergunta que tu lol. Ah ai pessoas com 650w e ate mais xD sao mais de 60€ so em luz.

O icestrain respondeu te bem ah pergunta, tens ai os calculos para fazer. É simples e assim sabes o que te espera eu por exemplo posso contar com +/- 25€ de luz pelo meu grow

boa sorte
    Última edición por Foxyhaze; 27/02/2015 a las 13:16 PM

27. El siguiente Usuario da las gracias a morphos por este Post:

Foxyhaze (26/02/2015)

Gracias
    7,699
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

Post Noções Luminosas

Claro que para além da lâmpada tens de incluir no consumo todo o equipamento ligado ao grow tal como ventilador,extração ou até desumidificador etc. Se, por exemplo, a ventilação gastar 20w e a extração 30w terás 200w de consumo, também tens a considerar uma percentagem para o funcionamento do balastro.

Para se ter uma verdadeira noção terias de utilizar um medidor de consumo, com o grow a funcionar e com ele desligado, de acordo com as medidas que fiz aqui

http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...-ou-mais/page6 (post #85)

num cultivo de 320w ( 250w +70w) a minha Hps 250w oscilou entre 271w e 278w por vezes até 285w, ou seja mais 35w no máximo que se atribui ao funcionamento do balastro.

o consumo máximo da hps70w+balastro de 70w(no post #104) medido durante algumas horas em funcionamento não ultrapassou 88.2 watts,tendo mantido a média nos 84watts: mais 14w em relação aos watts da lampada

O total de consumo medido no grow de 320w foi então pelos valores mais altos 285w + 88w =373w

a somar a isto 29w+19 w para a ventilação e extração o que totalizou 421w

Claro que o valor não éexatamente fixo,a tensão da rede e a voltagem oscila um pouco como refiro nos posts em questão, mas a diferença não é assim tanta e a ideia geral é esta.

Última edición por Foxyhaze; 27/02/2015 a las 13:17 PM

29. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a Foxyhaze por este Post:

Arkona (27/02/2015), growbloom (26/02/2015), InnerSpirit (26/02/2015), Oizo10 (02/09/2015)

+ Responder Tema
Página 4 de 5 PrimerPrimer 12345 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados