+ Responder Tema
Resultados 1 al 14 de 14

Tema: Ajuda no setup do sistema de irrigação

Gracias
    2
    9 gracias recibidas en 5 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Ajuda no setup do sistema de irrigação

Boas pessoal,

Estou a fazer o meu primeiro grow hidroponico, e estou com alguma duvida de quanto tempo tenho de por o sistema de irrigação a funcionar.
    Tenho um sistema wilma de 4 pots de 6,5 litros e o reservatório é de 25 litros, vou usar lã de rocha para germinar e depois transfiro para os pots com argila expandida, das pesquisas que fiz observei que a argila drena muito rápido e não encontrei nada que me guie neste aspeto.

Fiz um teste a ao sistema de rega e cada mini tubo leva 1 litro de agua em 3 mins para o pot.

Estava a pensar em programar o relogio para ativar 15 mins/hora, que são 5 litros para cada pot, penso que seja isto. Mas estou aberto a opinião do pessoal com mais experiência.

Cumps!

2. El siguiente Usuario da las gracias a frilocas por este Post:

Foxyhaze (09/04/2015)

Gracias
    175
    1,115 gracias recibidas en 458 Posts
    Mencionado
    80 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    110 Mensaje(s)

Re: Ajuda no setup do sistema de irrigação

Não sou perito em hidroponia, mas pelos fóruns estrangeiros e com esse sistema de 4 Pots já li recomendarem regar de 4 em 4 horas ( luz ON ) durante 15 minutos cada rega, preferencialmente com a ultima rega a ser feita na ultima hora de luz ON.
    Desligar a rega durante a noite, mas garantir que existe humidade suficiente nos Pots ou então regas curtas e mais espaçadas.

Mas são apenas opiniões que leio em outros sitios, pode não ser o melhor método, sendo que deves aguardar por alguém mais experiente e que tenha bases concretas para te ajudar.
    Ou então continuares a pesquisar pela Web e ver onde é que se concentra a maioria das opções.

Boa sorte.

Gracias
    7,699
    11,993 gracias recibidas en 4,203 Posts
    Mencionado
    389 Mensaje(s)
    Etiquetado
    38 Tema(s)
    Citado
    1064 Mensaje(s)

Já viste nos temas sticky do Cultivo sem solo ?
    vê estes por exemplo
    FAQ SISTEMAS HIDRO DIY

Eu não pesco em água,só em terra mas temos alguns "aquamenes" por aqui que te podem ajudar @ahpoixeh tás onde?

Dá uma espreitadela nos seguimentos de hidro que também te pode ajudar
    Última edición por Foxyhaze; 09/04/2015 a las 20:59

Gracias
    3,614
    5,181 gracias recibidas en 2,282 Posts
    Mencionado
    392 Mensaje(s)
    Etiquetado
    3 Tema(s)
    Citado
    1196 Mensaje(s)

Boas

Epa aquamen é o @DRKpjc , eu sou o gajo dos vasos coconuts .
    Bem, não conheço esses sistema (bem carote), mas numa pesquisadela rápida digo exactamente o mesmo que o @icestrain
    Isso é um sistema ajustável, em que tens de tu achar a melhor forma de gerir as regas, é estares atento na primeira fase a ver como é que andam as raízes, até porque à medida que desenvolvem vais ter de alterar as regas.
    Podes confiar na argila, afinal de contas é que eles recomendam usar.
    Queres postar aí umas fotos e dar uns updates ao pessoal, tenho curiosidade nesse sistema

Bom cultivo

6. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a ahpoixeh por este Post:

Foxyhaze (10/04/2015), frilocas (10/04/2015)

Gracias
    66
    120 gracias recibidas en 84 Posts
    Mencionado
    9 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    47 Mensaje(s)

Também estou a pensar comprar um wilma 4 para usar com coco... parece um bom sistema, como vai isso ?

Gracias
    3,065
    3,699 gracias recibidas en 1,340 Posts
    Mencionado
    183 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    481 Mensaje(s)

Como corre isso?

Melhor?

Cumprimentos maltinha da pesada

Gracias
    2
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Boas pessoal,

Aqui as minhas meninas já vão com 6 semanas de vida, em relação ao setup da irrigação segui a dica do icestrain e está a correr bem elas estão a gostar do juice

Em relação ao sistema wilma que o pessoal está interessado, vou dar aqui o meu feedback(como isto é a minha primeira vez não posso comparar a outros materiais).

- O primeiro ponto negativo descobri quando troquei a agua primeira vez, os 4 pots de 11 litros com a argila expandida pesam muito mesmo e como a base dos pots encaixa no deposito, sobra um espaço de manobra para o depósito de 5cm que é muito pouco. Eu fiz uma bancada com o a base dos pots a 10 cm do depósito para me facilitar a troca da SN.

- Os tubos de goteamento são muito finos, preferia uns mais grossos para reduzir o risco da acumulação de sais.

- O material do depósito é muito duro, mas no meu caso passa pelas portas mesmo à justa e não dá para o levar até à sanita cheio. Tenho de ir enchendo garrafões de àgua até ter pouca água, que a bomba deixa la sempre uns 5~10 litros no depósito.

Eu se soubesse o que sei hoje tinha feito o meu próprio sistema, comprava os 4 pots, a base, o depósito, a bomba e um sistema de irrigação medusa e montava tipo umas prateleiras de forma a manobrar bem o depósito para as trocas de SN, o ideal até era uma saída de àgua de uma parte inferior para tornar o processo todos mais fácil e prático.

Amanhã deixo ai umas fotos das minhas queridas.

Abraço canábico

Gracias
    2
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Pessoal aqui está um resumo do meu primeiro grow!

Setup:
    -Armário 1x1x2m;
    -Sistema wilma 4pots 11L / Depósito 30L(sistema top feed acho que é assim que se chama);
    -Extractor RVK caudal:220m3/h;(fiz uma caixa de mdf revestida de espuma à medida do extractor (que me custou 20€ + trabalho em vez dos 50€ que pediam nas growshops))(na saída de ar fiz também um balde revestida da mesma espuma mas não teve grande efeito porque o balde precisava de ser bem mais comprido) ;
    -Intração Passiva;
    -Filtro Anti-odor caudal 200~340m3/h;
    -Cooltube HPS 600w;
    -Nutrição Advanced Nutrients;
    -Treino SCROG / Poda apical(tentei FIM mas dei literalmente o fuck i miss... e não em nada );
    -Strain Critical Kush da Barney's Farm;

Os meus erros:
    -Na germinação deixei a radícula ou lá como chamam isso sair de mais e quando as meti na lã de rocha elas sofreram bastante duas deles ficaram sem uma das primeiras folhas, mas deixei-as crescer e uma até está maior que as que me correram bem ;

germinar.jpg

Aqui são elas com uma semana e pouco:

1semana1.jpg1semana.jpg

Aqui vão nas duas:
    2semana1.jpg2semana.jpg

- E aqui na 3/4 semana fiz borrada na SN, eu tinha uma tabela no site onde comprei que estava completamente errada, comparado com as instruções do produto que é mais ou menos isto;

Vega:
    Instruções do site Instruções do Fabricante
    Grow 1 - 4ml/L - Em todos os Ciclos Grow 1 -> 2ml/L - Em Vega -> 1ml/L a partir da flora
    Bloom 2 - 4ml/L - Em todos os Ciclos Bloom 2 -> 1ml/L - Em Vega -> 2ml/L no 1ºmês de flora -> 1ml/L no ultimo mês
    Micro 3 - 4ml/L - Em todos os Ciclos Micro 3 - 1ml/L - Em Vega -> 1ml/L no 1ºmês de flora -> 2ml/L no ultimo mês

Nas primeiras semanas cortei a metade, mas sempre segui a tabela do site. Mas na 3ª semana quis dar full power, usei os 4ml/L e quando acabei a mistura deu um EC de 2.0 Como uso àgua destilada não quis refazer a SN, e tirei quase metade da solução e adicionei agua limpa para baixar a EC. Fiquei sem saber se o NPK estava nos valores certos mas elas incharem com esta borrada. Lição aprendida seguir sempre os valores do fabricante e depois ajustar ao EC que queremos.

4semana2.jpg4semana1.jpg4semana.jpg

O SCROG saiu um bocado ao lado, a rede tem espaços muito grandes e não saiu muito como eu queria, mas na próxima temporada meter cordas nesta rede para diminuir os espaços.
    Na quinta semana troquei o horário da luz para 12/12, e agora nesta semana já vi o pipi das queridas!

6semana0.jpgArchivo Adjunto 1123504

Não sei, mas acho que para primeiro grow a coisa está a ir fixe!
    Decidi mandar-me logo para a hidroponia porque pareceu-me mais desafiante, produtivo e controlado mas ao mesmo tempo arriscado.
    Ainda assim este sistema não é muito vulnerável a falhas na electricidade/bomba, porque as raízes não entram em contacto directo com o depósito e dá para regar manualmente (o temporizador da minha bomba estragou-se) mas detectei a tempo de não causar danos nas queridas.

Pronto acho que é isto..

Abraço
    Última edición por frilocas; 09/06/2015 a las 20:35

Gracias
    2
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Aqui vai mas umas fotos da 6ª semana:

6semana3.jpg6semana2.jpg6semana4.jpg6semana5.jpg

Gracias
    1,745
    1,878 gracias recibidas en 593 Posts
    Mencionado
    56 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    206 Mensaje(s)

Gosto desse tom de verde.

Gracias
    66
    120 gracias recibidas en 84 Posts
    Mencionado
    9 Mensaje(s)
    Etiquetado
    1 Tema(s)
    Citado
    47 Mensaje(s)

Cita Iniciado por frilocas Ver Mensaje
    Boas pessoal,

Aqui as minhas meninas já vão com 6 semanas de vida, em relação ao setup da irrigação segui a dica do icestrain e está a correr bem elas estão a gostar do juice

Em relação ao sistema wilma que o pessoal está interessado, vou dar aqui o meu feedback(como isto é a minha primeira vez não posso comparar a outros materiais).

- O primeiro ponto negativo descobri quando troquei a agua primeira vez, os 4 pots de 11 litros com a argila expandida pesam muito mesmo e como a base dos pots encaixa no deposito, sobra um espaço de manobra para o depósito de 5cm que é muito pouco. Eu fiz uma bancada com o a base dos pots a 10 cm do depósito para me facilitar a troca da SN.

- Os tubos de goteamento são muito finos, preferia uns mais grossos para reduzir o risco da acumulação de sais.

- O material do depósito é muito duro, mas no meu caso passa pelas portas mesmo à justa e não dá para o levar até à sanita cheio. Tenho de ir enchendo garrafões de àgua até ter pouca água, que a bomba deixa la sempre uns 5~10 litros no depósito.

Eu se soubesse o que sei hoje tinha feito o meu próprio sistema, comprava os 4 pots, a base, o depósito, a bomba e um sistema de irrigação medusa e montava tipo umas prateleiras de forma a manobrar bem o depósito para as trocas de SN, o ideal até era uma saída de àgua de uma parte inferior para tornar o processo todos mais fácil e prático.

Amanhã deixo ai umas fotos das minhas queridas.

Abraço canábico
    O wilma que tens é o V2 ou a primeira versão ? O V2 parece ser uma versão melhorada mas não sei se corrige todos os problemas.

Gracias
    2
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

O wilma que eu tenho é o v1, mas acho que o v2 continua com o mesmo problema da troca da SN, a maior diferença entre estes parece-me que é o depósito completamente fechado.

Nesta minha experiência a troca de SN é o que dá mesmo mais trabalho, alias basicamente a manutenção que faço nas minhas marias é 90% na SN, dar um check no ph e ec, e as trocas semanais de SN.

Tenho uma duvida, alguém me sabe dizer em que consiste o lollipoping? Corrijam-me se errado, consiste em limpar as ramificações inferiores que não se desenvolvem muito? Durante a flora será que é uma boa ideia remover estas ramificações subdesenvolvidas, é que eu tenho umas quantas ramificações destas e não estão a inchar nada estava mesmo a pensar dar um facada naquilo mas não sei se pode prejudicar a planta...

Gracias
    92
    349 gracias recibidas en 123 Posts
    Mencionado
    2 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    33 Mensaje(s)

Trocas semanais da SN ??? no cultivo hidroponico ? Experimenta usar outro tipo de rede no scrogg... esta cor linda para ja aco que esta tudo bem ... relaçao rega depende de tudo temperaturas etc. por exemplo eu durante 12 horas "dia" o sistema esta sempre trabalhar sem parar e elas nao se queixam ja durante noite so 2 em 2 horas durante 15 minutos....

Ha e outra coisa pessoal Auto top 69 e banhada... de automatica nao tem nada.... par amim a melhor que usei ate hoje e umas das melhores em duvidas auto jack 47

Gracias
    2
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Boas pessoal,

O ciclo das minha queridas já chegou ao fim, já tenho tudo enfrascado e deu +/- 300 gr, nada mau para os problemas que eu tive.

Tudo correu bem até às ultimas semana de flora, na recta final surgiu o meu pesadelo...

Acontece que eu tinha o armário num quarto e os vizinhos em baixo e em cima também têm os quartos nessa mesma divisão, e como não queria ter problemas com eles à noite havia períodos em que desligava o extractor para não incomodar ninguém... Isto trouxe uma consequência nas minha queridas (boratris) ou lá como se chama.. Detectei uma zona castanho num big bud, e abri, estava tudo castanho por dentro...

No final de contas cortei 4 ou 5 tops por causa disto. Com a situação a ficar alarmante tive que fazer a colheita mais cedo do que esperava, os tricomas estavam quase todos com a cabeça milky white e muito poucos ou quase nenhuns a ficar ambar.

Já com 2 dias de seca vejo um video do Jorge Cervantes a lavar os buds numa solução de água oxigenada e água e dava para ver a água a borbulhar e a matar esses fungos fdps, e depois ele meteu os buds num estendal ao sol com uma ventoinha apontada para tirar aquele excesso de água em 2h e depois fazer o triming e botar a secar normalmente.

Eu como já tinha 3 dias de seca não achei boa ideia fazer isso, mas se soubesse tinha experimentado logo...

Aqui vai umas fotos do inicio da flora:
    incio1.jpgincio2.jpg

Aqui vai na recta final:

late6.jpglate5.jpglate4.jpglate3.jpglate2.jpglate1.jpglate.jpglate7.jpg

Se não fosse este problema acho que conseguia ter chegado às 500gr secas, a planta não amadureceu mais os buds todos que tiver que cortar fora....
    Numa próxima aventura talvez atinja este meu objectivo até lá tenho muito fumo

Depois de alguns dias de cura, isto ganhou um cheiro activo e tão intenso que parece gasolina! A fumar têm aquele trave pinho, e moca até é bem high, eu estava à espera de uma bué pesada, isto deve-se a ter ido à faca cedo, mas tá fixe! Com o passar do tempo na cura noto que isto começa a ficar mais heavy .

Esta critical kush da barneys farm pareceu-me uma grande produtora com fumo de qualidade, cabeços muito compactos e rijos, grande relação flor-folhas. Não deu para confirmar nada seguramente com os problemas que tive mas vou voltar a experimentar.

Até mais pessoal,

E agradeço a ajuda de todos, que tirei muita informação útil aqui no forum em outros posts e assim, agora não sei quando faço o segundo cultivo acho que depende muito do preenchimento dos meus frascos
    Última edición por frilocas; 07/08/2015 a las 15:19

17. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a frilocas por este Post:

ahpoixeh (08/08/2015), elcabong (16/08/2015), MDG (05/08/2016), Pedro.r (08/08/2015)

+ Responder Tema

Usuarios Etiquetados