+ Responder Tema
Página 2 de 2 PrimerPrimer 12
Resultados 16 al 26 de 26

Tema: Cultivo 2016/17 - Orgânico + LED

Gracias
    4
    9 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Re: Cultivo 2016/17 - Orgânico + LED

Sim tens razao, tambem estou farto de procurar e ler e ando meio as aranhas, como os corres a 50w ? É o driver que manda? Ou tem q ser drivers individuais. E mais watts tens mais lumens? Parece uma boa opcao naquele site, qual é o teu modelo star 100 ou 60? Para 1,10x1,20 se calhar tinha q ser 2 conjuntos daqueles em linha porque os individuais sao muito€€€

Gracias
    558
    551 gracias recibidas en 205 Posts
    Mencionado
    43 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    72 Mensaje(s)

Boas.

O meu modelo não está no site, eu pedi especificamente com CXB3590. O driver é de 200W logo cada um bomba a 50w. Podia correr a 100W cada um mas perco na eficiência e ser eficiente é o meu objectivo, teria de adicionar um cooler de pc em cada dissipador provavelmente. Eu utilizo 4 CXB em 1mx0,6m, os entendidos dizem que 5 em X é perfeito para 1m2.

Em relação à conversa dos watts/lumens existe aqui um tópico no forum a falar dessas noções, devias passar por lá, mas para o caso o que interessa é o PAR (radiação activa foto sintética) que mede a quantidade de energia que é produzida que serve para a produção de biomassa(folhas caules, flores, etc) e o PPFD que mede a densidade dos fotões emitidos por segundo por m2. Os watts só interessam para medir quanto pagas no final do mês e os lumens basicamente servem para muito pouco ou nada no caso da horticultura.

3. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a TimoteoPT por este Post:

1000k (16/02/2017), Br0tHa (16/02/2017), pedro_carnei (16/02/2017)

Gracias
    1,519
    2,035 gracias recibidas en 830 Posts
    Mencionado
    103 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    270 Mensaje(s)

Tema interessante esse do PAR que eu nuca consegui perceber completamente...

Vou discorrer aqui duas coisas a ver se estou a dizer uma barbaridade ou se percebi corretamente

O PAR altera-se com a distância à planta, ou seja, Um determinado LED tem um PAR a 20 cm de distância e outro PAR a 60 cm da planta, certo?

Há um PAR ideal (ou limite) para as plantas, certo? Ou seja, um LED que esteja excessivamente próximo de uma planta poderá "queimá-la", não pela temperatura, mas pelo simples "excesso de luz", digamos excesso de luz aproveitável?

Confesso que há alguns conceitos que eu não consigo perceber na totalidade, e esse do PAR é um deles.

"It's not a war on drugs, it's a war on personal freedom, it´s what it is ok?. Keep that in mind at all times. Thank you!"
    -- Bill Hicks

5. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a 1000k por este Post:

Br0tHa (16/02/2017), pedro_carnei (16/02/2017)

Gracias
    4
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Entao onde está esse post? Ja andei a procura n acho.. mas no entanto o q significa mais watts? Vais ter mais par ou mais intensidade? Qual seria a diferença se os corresse a 35w? E como consegues os meter a trabalhar a 50w ou a 100w. Por exemplo 4 led cree TGL-220 tira 216w da parede os star100 sao 2 leds cree a tirar 200w da parede ou seja.. confusao heheh ja agora mete ai um update das marias curioso para ver
    Última edición por Br0tHa; 16/02/2017 a las 04:09

Gracias
    318
    145 gracias recibidas en 49 Posts
    Mencionado
    5 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    14 Mensaje(s)

Boas, vejo que estava a "rezar a missa ao padre". Ainda assim creio que as CMH's são um investimento mais certo actualmente se conseguires fazer uma ligação segura delas e ter um AC. O Led deu um grande salto em 2/3 anos. Passaste por um sem número de manias/modas a um ritmo nunca antes visto na indústria. Com a enchente de "hobbyistas" dos estados legais bem como a entrada de estados de temperaturas quentes como o Nevada no mercado, não é dificil prever que os preços continuem a descer e que a eficiência energética se mantenha/aumente.

Abraço e bons cultivos.

8. El siguiente Usuario da las gracias a weedtoker por este Post:

TimoteoPT (16/02/2017)

Gracias
    558
    551 gracias recibidas en 205 Posts
    Mencionado
    43 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    72 Mensaje(s)

Boas amigos. Epá estes temas são um bocado complexos e tudo o que sei é de muitas horas de leitura e pesquisa e também não quero induzir ninguém erro. Mas posso concerteza partilhar as minhas conclusões.

1º pelo mais fácil, amigo br0tHa, watts é uma medida de potência eléctrica, w=voltagem multiplicada pela corrente e serve basicamente para medir o consumo de um aparelho. Mais watts normalmente significa mais luz, mas algo que seja eficiente a 60% com 100W de enegia transforma 60W em luz e os outros 40w em calor. Um aparelho que seja 30% eficiente e consuma 200W transforma exactamente os mesmos 60w em luz e os outros 140W em calor. Mais watts não significa mais luz obrigatoriamente.

Qual seria a diferença se os corresse a 35w?

se os correres a 35w vais ser ainda mais eficiente pois o material não aquece tanto e quanto menos aquecer mais eficiente vai ser. Mas aí o preço por cob/output já não é rentável. Cada COB destes que tenho é de 150w e aguentam até 80ºc se não estou em erro. Quanto mais o led aquecer menos eficiente vai ser, sendo que o chamado "sweetspot" é nos 50W/60W. Para mais detalhes procurem no rollitup por "COB efficiency spreadsheet"

E como consegues os meter a trabalhar a 50w ou a 100w?

Com um driver de 100w e 4 cobs eles vão a 25W cada, com um driver de 200w vão a 50w cada. O driver, se montares o setup em linha, distribui a potência pelo numero de cobs igualmente.

PAR / PPF /PPFD

O par mede a quantidade de luz relevante para a planta que determinada lâmpada produz. entre os 400nm (royal blue) e os 700nm (far/deep red). Em vez de medir a quantidade de luz produzida, mede a quantidade de luz produzida que a planta vai utilizar para a produção de biomassa. Acima de tudo o que é preciso compreender é que o PAR não é uma medida métrica, é uma medida qualitativa, que mede a qualidade do espectro que uma lâmpada produz. Ter um par mais alto não significa que se está a produzir mais luz utilizável, significa que a luz produzida é mais adequada ao crescimento das plantas. Tenho um Par de 100 numa 250w e tenho um par de 90 numa 600w a lampada de 600w vai estar sempre a entregar mais LUZ boa que a de 100w.

PPF

Mede a quantidade total de PAR que é produzida por determinada lâmpada por segundo. Esta sim, é uma medida quantitativa e mede a quantidade de "boa luz" produzida e é expressa em micromoules/segundo (
    μmol/s)
    . No entanto, de ressalvar que esta medida mede a luz produzida e não a que chega efectivamente às plantas

PPFD

Esta sim, mede "o numero de fotões uteis que atingem determinada superficie por segundo" e é
    medida em
    μmol/m2/s. Normalmente considera-se que o mínimo exigível para cultivar decentemente são 600ppfd e a partir dos 2100ppfd começa a ser demais e pode queimar as folhas pois a planta não tem capacidade para absorver e processar toda a "boa luz".

O meu setup tem um ppfd de 700, o que é mais ou menos semelhante ao ppfd de uma phillips 400w nova, uma 250whps nova tem um ppfd de cerca de 300

Espero não ter dito nenhuma grande bacorada por aí e ter ajudado.

10. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a TimoteoPT por este Post:

1000k (16/02/2017), banzE (17/02/2017), Br0tHa (17/02/2017), Green_Elf (17/02/2017), Xivacandance (01/05/2017)

Gracias
    1,519
    2,035 gracias recibidas en 830 Posts
    Mencionado
    103 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    270 Mensaje(s)

Epá, a mim ajudaste bastante.

Obrigadão
    "It's not a war on drugs, it's a war on personal freedom, it´s what it is ok?. Keep that in mind at all times. Thank you!"
    -- Bill Hicks

12. El siguiente Usuario da las gracias a 1000k por este Post:

TimoteoPT (17/02/2017)

Gracias
    4
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Ena! Muito obrigado! Ja aprendi qualquer coisa hoje, vou tirar print para quando me esquecer ir ver eheh, eu em principio vou mandar vir 2 tgl 220, e fico com 8 cxb por 400w acho q chega e sobra para 1.10 x 1.10 , obrigado por por o teu tempo

14. El siguiente Usuario da las gracias a Br0tHa por este Post:

pedro_carnei (21/02/2017)

Gracias
    205
    291 gracias recibidas en 126 Posts
    Mencionado
    28 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    33 Mensaje(s)

Epa sim senhor muito boa informação!! Eu próprio uso led já há uns aninhos e não sabia tanto acerca deste assunto .. muito útil para futura referencia, até porque vou investir num led algures este ano e de certeza que me vou guiar por isto quando chegar a hora da compra .. até agora tinha pensado num mars hydro pro II epistar para a minha pequena tenda de 0.60 x 0.60 .. vou pesquisar melhor a ver se não é um bocado "overkill", é este o meu maior receio quanto aos led: comprar um potente de mais para o meu espaço ..

muito obrigado pela partilha!!
    Última edición por banzE; 17/02/2017 a las 16:27
    LED + HPS ​Grow

Gracias
    4
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    4 Mensaje(s)

Cita Iniciado por banzE Ver Mensaje
    Epa sim senhor muito boa informação!! Eu próprio uso led já há uns aninhos e não sabia tanto acerca deste assunto .. muito útil para futura referencia, até porque vou investir num led algures este ano e de certeza que me vou guiar por isto quando chegar a hora da compra .. até agora tinha pensado num mars hydro pro II epistar para a minha pequena tenda de 0.60 x 0.60 .. vou pesquisar melhor a ver se não é um bocado "overkill", é este o meu maior receio quanto aos led: comprar um potente de mais para o meu espaço ..

muito obrigado pela partilha!!
    acho q a mars 2 160 overkill mas é no preço com o mesmo € fazes um painel muito melhor. Tens os cree, bridgelux etc

17. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Br0tHa por este Post:

banzE (03/04/2017), pedro_carnei (21/02/2017)

Gracias
    1,731
    1,874 gracias recibidas en 590 Posts
    Mencionado
    56 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    201 Mensaje(s)

+ Responder Tema
Página 2 de 2 PrimerPrimer 12

Usuarios Etiquetados