Opa amigos, peço licença a todos essa é minha primeira postagem sei que o assunto do tanino ja foi discutido aqui porém não achei uma resposta para o meu problema
entao aí vai a minha historia
Sou iniciante no cultivo, embora ja gostasse muito de jardinagem...
Conheco a cannabis desde a minha infancia porem
nunca tinha tido a oportunidade de plantar
tenho um extremo respeito por essa planta, e já a alguns anos que optei por não usar Mariano prensado...
mesmo que isso incluísse fumar menos...
pois bem um dia estou aqui no quintal de casa olho para um vaso tem um broto de cannabis já com 2 pares de folhas...
pois bem abracei aquele brotinho que eu mesmo devo ter jogado a semente lá... e plantado!
enfim mergulhei de cabeça na história estudando errando e aprimorando a técnica, apesar dos meus erros esse broto virou um lindo pé e vem crescendo cada dia mais... nesse período também fui diagnosticado com glaucoma o que me motivou mais ainda a seguir em frente
plantei outras sementes e passei a desenvolver minha horta medicinal
meu cultivo é outdoor ma'am completo o fotoperiodo com lâmpadas fluorescentes... e 100% orgânico... quer dizer sem contar a perlita que uso que é mineral...
enfim vamos ao que interessa
o sol está mto forte por aqui o chão do quintal esquenta mto, e a terra tbm, mantenho meus vasos suspensos sem encostar no chão mas mesmo assim a terra esquenta mto... porém meus compostos aparentemente protegem as raízes...
tudo ia bem... eis que conversando com um amigo ele me mostrou que usava fibra e pó de coco em cima do vaso alegando q protegia do calor e ajudava a rega a se espalhar... comentei do tanino e o amigo nem sabia o que era...
pois bem eu já estava interessado no coco pois fiz a besteira na minha primeira planta de por argila expandida no fundo do vaso... e tinha lido que a fibra e o pó de coco eram melhores no fundo
resolvi comprar então uma fibra e pó de coco para experimentar
comprei um substrato chamado coquim mix, o qual possui pó e fibra de coco, vejam só minha infelicidade... mesmo na embalagem do produto afirmando baixo teor de
tanino, mesmo o vendedor falando que não precisava lavar, mesmo lendo na net que tinha gente usando sem lavar eu fiquei ressabiado, fervi e escorri a água, pus água gelada deixei uma noite de molho escorri fervi de novo escorri e e ainda lavei mais duas vezes com água gelada
A agua estava cristalina na última lavagem... deixei secando no sol de rachar durante uns 4 dias
picotei então pus fibra e pó cobrindo a terra do vaso da minha mais velha, também usei o pó e a fibra junto a perlita e terra vegetal usei para germinar uma semente... também ousei a fibra e o pó no fundo de um vaso que eu ia transplantar uma muda... e o resto incorporei num solo orgânico que venho preparando a meses pra esse transplante
bom aí começa minha infelicidade, quando reguei a semente q pus pra terminar reparei q a água q escoou pelo fundo do casinho estava avermelhada! Já me deu um arrepio! Três dias depois a minha mais velha q eu tinha cobrido q terra começou a apresentar umas queimaduras como de overfet e sendo que eu não mudei nada mesma dose mesmo fert ph regulado dia seguinte começou com sintomas de deficiência de nitrogênio folhas amarelando, morreram 3 folhas em dois dias (a planta estava completamente saudável) a semente que germinei o broto minúsculo não cresce como as outras e está com o cotilédone manchado quase q queimado... enfim tenho certeza que foi o tanino... mesmo tendo lavado a fibra e o pó...
tirei todo coco que consegui do vaso da mais velha.... espero que ela não morra por causa dessa besteira... a que está germinada segue pequena mas viva.. mas o que me dói mais ainda é a terra que estou a três meses preparando para transplantar.... que burro não tinha necessidade alguma de pó esse coco lá.... enfim alguém sabe se há algum antagonista ao tanino? Algo quem eu possa fazer para
sliviar o sintoma nas plantas? E com o solo preparei? Será que tem algo que eu possa fazer para nao ter q dispensa-lo? Existe algum antídoto para o tanino?
obrigado