+ Responder Tema
Resultados 1 al 7 de 7

Tema: Algumas dúvidas

Gracias
    13
    13 gracias recibidas en 8 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Algumas dúvidas

Boas a todos, tenho cultivado algumas plantas nos últimos anos mas sempre de uma forma relaxada, sem grande preocupação com rendimentos, tirando algum LST e uso de fertilizantes não me tenho preocupado muito com pormenores, nem tenho tempo nem cabeça, de qualquer forma tenho algumas questões para as quais queria ajuda:
    1. Uso como iluminação 2 lâmpadas CFL de 200w cada, uma é de espectro duplo e a outra é de fertilização (apesar de estar ligada desde do início do crescimento), como normalmente só cultivo uma planta de cada vez, chega, já experimentei cultivas 2 plantas juntas, mas não correu muito bem, a proximidade a que as lâmpadas têm que estar das plantas não permite um bom crescimento das 2 plantas. Agora quero começar a cultivar 2 a 3 plantas de cada vez, qual o melhor sistema de luz? Uma lâmpada de 250w HPS chega para 3 plantas e é superior a 400w CFL ou vale a pena o investimento numa HPS de 400w? Além das HPS existem outras soluções viáveis e com rendimento igual (LED)?
    2. Dentro das lâmpadas HPS, por exemplo de 400w, tenho visto preços desde 120€ a mais de 200€, existe alguma razão em termos de rendimento das plantas para esta diferença de preço ou é mais uma questão de durabilidade da lâmpada? Aceito sugestões de marcas de lâmpadas que sejam boas.
    3. No meu último cultivo, depois de vêr alguns videos no youtube, decidi experimentar fazer a "lavagem dos fertilizantes adicionados" alguns dias antes da colheita, fiz 10 dias antes e fiz outra 4 dias antes, comparando com um cultivo anterior do mesmo tipo de sementes, achei que o fumo realmente ficou mais suave, mas por outro lado, a planta antes da colheita ficou mais seca, com menos resina, deu menos rendimento e ficou menos potente. Como estou a cerca de 15 dias de terminar outro cultivo, estou na dúvida do que fazer, simplesmente deixar de alimentar a planta 7 dias antes da colheita, fazer 1 lavagem ou fazer 2, qual a melhor opção. Estou a alimentar a planta de 4 em 4 dias, mas com metade da dose recomendada.
    Abraços e obrigado pela ajuda.

2. El siguiente Usuario da las gracias a ricmes por este Post:

mix119 (17/03/2017)

Gracias
    1,707
    1,862 gracias recibidas en 586 Posts
    Mencionado
    56 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    200 Mensaje(s)

Re: Algumas dúvidas

Cita Iniciado por ricmes Ver Mensaje
    Boas a todos, tenho cultivado algumas plantas nos últimos anos mas sempre de uma forma relaxada, sem grande preocupação com rendimentos, tirando algum LST e uso de fertilizantes não me tenho preocupado muito com pormenores, nem tenho tempo nem cabeça, de qualquer forma tenho algumas questões para as quais queria ajuda:
    1. Uso como iluminação 2 lâmpadas CFL de 200w cada, uma é de espectro duplo e a outra é de fertilização (apesar de estar ligada desde do início do crescimento), como normalmente só cultivo uma planta de cada vez, chega, já experimentei cultivas 2 plantas juntas, mas não correu muito bem, a proximidade a que as lâmpadas têm que estar das plantas não permite um bom crescimento das 2 plantas. Agora quero começar a cultivar 2 a 3 plantas de cada vez, qual o melhor sistema de luz? Uma lâmpada de 250w HPS chega para 3 plantas e é superior a 400w CFL ou vale a pena o investimento numa HPS de 400w? Além das HPS existem outras soluções viáveis e com rendimento igual (LED)?
    2. Dentro das lâmpadas HPS, por exemplo de 400w, tenho visto preços desde 120€ a mais de 200€, existe alguma razão em termos de rendimento das plantas para esta diferença de preço ou é mais uma questão de durabilidade da lâmpada? Aceito sugestões de marcas de lâmpadas que sejam boas.
    3. No meu último cultivo, depois de vêr alguns videos no youtube, decidi experimentar fazer a "lavagem dos fertilizantes adicionados" alguns dias antes da colheita, fiz 10 dias antes e fiz outra 4 dias antes, comparando com um cultivo anterior do mesmo tipo de sementes, achei que o fumo realmente ficou mais suave, mas por outro lado, a planta antes da colheita ficou mais seca, com menos resina, deu menos rendimento e ficou menos potente. Como estou a cerca de 15 dias de terminar outro cultivo, estou na dúvida do que fazer, simplesmente deixar de alimentar a planta 7 dias antes da colheita, fazer 1 lavagem ou fazer 2, qual a melhor opção. Estou a alimentar a planta de 4 em 4 dias, mas com metade da dose recomendada.
    Abraços e obrigado pela ajuda.
    1. Boas, quanto a LED, não te posso ajudar, mas para 2-3 plantas, podes ter bons resultados com HPS 250 W. Claro que, se tiveres espaço e um bom controlo da temperatura, uma HPS de 400 W também não será demasiado. Tem mais que ver com a área que vais ocupar do que com o número de plantas.

2. Em termos de lâmpadas HPS, penso que com esses preços te referes aos kits completos e não só às lâmpadas. Se a diferença de preço vai ter impacto nas plantas? É provável que sim, de forma marginal, talvez. Podes ter um pouco mais de produção se tiveres uma boa lâmpada, um bom refletor e um bom balastro. Mas na minha opinião, o mais importante é mesmo a lâmpada, seguida do balastro e do refletor. Os balastros eletrónicos reguláveis permitem-te poupar energia por um lado e por outro, quando necessário, teres alguns lúmenes adicionais, o que pode ser vantajoso. Quanto à lâmpada em si, para 250 Watts, uma das que tem mais lúmenes, para floração, é a Philips Son T Pia Plus.

3. Se tiveste menos potência ou resina nas plantas, quase de certeza que não foi por fazeres lavagem de raízes nos últimos 7 dias. Isso pode dever-se a uma série de fatores, mas a sete dias da colheita já deves ter os cabeços cobertos de resina, e nem a potência nem o peso vão aumentar ou diminuir significativamente por causa desse procedimento. Eu penso que vale a pena. Quanto a fazeres uma ou duas vezes, isso já depende. Eu avalio pela cor das folhas: se estiverem a ficar mesmo todas amarelas, com sinais de carência de azoto, parto do princípio que já não há praticamente nutrientes na terra, sinal de que a lavagem de raízes funcionou.

Abraço e bons cultivos

4. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a pedro_carnei por este Post:

growbloom (17/03/2017), mix119 (17/03/2017), Pedro.r (20/03/2017), ricmes (19/03/2017), scool (18/03/2017)

Gracias
    13
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Obrigado pela ajuda.

Abraços

Gracias
    23
    126 gracias recibidas en 51 Posts
    Mencionado
    2 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    13 Mensaje(s)

Boas,

É exatamente como o Pedro te disse. Uma HPS 250w serve perfeitamente para até 4 plantas. Recentemente troquei a minha hps 250 e adquiri uns leds. Estou bastante satisfeito, não imitem calor praticamente nenhum e até foram baratos.

7. El siguiente Usuario da las gracias a Conrado1 por este Post:

ricmes (21/03/2017)

Gracias
    13
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Acabei por comprar uma HPS de 250w, apesar de ter um armário alto (1.90 mts) a área não é muito grande (80cm x 50 cm), por isso só vou cultivar 2 a 3 plantas de cada vez e uma HPS de 250w chega perfeitamente, como não tenho nenhum sistema de extracção de ar forçado (só tenho umas grelhas de ventilação em baixo e no topo do armário) e como o armário está no sótão da casa e está a chegar o verão, tinha receio que 400w fizessem demasiado calor.

Gracias
    23
    126 gracias recibidas en 51 Posts
    Mencionado
    2 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    13 Mensaje(s)

Mesmo com a HPS 250w e sem extração vais ter problemas de temperatura. A minha com um extractor de 150mm originava temperaturas na casa dos 28ºC

10. El siguiente Usuario da las gracias a Conrado1 por este Post:

pedro_carnei (21/03/2017)

Gracias
    13
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Isso agora é que me deixa mais preocupado, não me estava apetecer montar mais coisas no armário. De qualquer forma o armário deixa passar muito ar pelas portas e em último caso abro completamente as portas pois tenho a única janela do sótão tapada, por isso está completamente às escuras, espero que seja suficiente.

+ Responder Tema

Usuarios Etiquetados