+ Responder Tema
Resultados 1 al 6 de 6

Tema: 1º Cultivo - AJUDA

Gracias
    1
    Agradecido 2 Veces en 1 Post
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

1º Cultivo - AJUDA

Boas amigos dos fumos! Comecei recentemente o meu primeiro grow, sem qualquer experiência ou conhecimento de causa aventurei-me num grow indoor. Sei que para um novato neste ramo os erros vão ser muitos mas estou cá para aprender e se possível com a vossa ajuda.
    Então, por volta de à 3 semanas e meia atrás comecei por germinar 4 sementes com o método do guardanapo fechado num tupperware totalmente às escuras onde todas elas germinaram. Coloquei-as inicialmente por baixo de 3 auto-florescentes com cerca de um total de 135W. Até aqui tudo estava a correr bem, até eu mudar para a hps 250w ( à 2 dias atrás,o mesmo dia que voltei a regar as marias) até que começaram aparecer pequenas manchas castanhas em todas as plantas, sendo elas pequenas deixei passar até que cada vez mais é notável que o desenvolvimento do problema se está alastrar.Algumas até estão acastanhadas e um pequeno toque elas desfazem-se, parecem secas! Um dos fatores é possível que seja da humidade e da temperatura uma vez que não batem certo com os valores que deviam ter, coloquei um pano e dois tupperwares com agua dentro do grow e o problema persiste.
    Sendo eu novato no assunto, e preocupado com os vários euros gastos até agora neste que se tornou o meu preferido hobbie gostaria de ter ajuda da vossa parte de forma a encontrar uma possível solução para a deficiência das Marias.

Deixo abaixo o Setup juntamente com o troubleshooting e umas fotozinhas para que seja mais fácil analisar o problema!

Setup:

-
    Darkroom 60x60x160
    -Composana
    -Biogrow
    -Biobloom
    -Top-Max
    --------------------------------------------------------
    1 - Há quanto tempo tens esse problema? 2 dias
    2 - Que variedade(s) estás a cultivar? Lsd,ealy widow, kaya 47,sweet soma
    3 - De semente ou de clone? Semente
    4 - Que idade têm as plantas? 3 Semanas e meia mais ou menos
    5 - Há quanto tempo estão na terra em que se encontram agora? 3 Semanas e meia mais ou menos
    6 - Já mudaste para floração? Há quanto tempo? Apenas mudei a lampada à 2 dias para a hps para ter melhor aproveitamento uma vês que o crescimento parecia estar mais lento e já se tinha passado 3 semanitas desde semeadas.
    7 - Qual a capacidade dos vasos que estás a usar? 5,5L
    8 - Que terra estás a usar? (marca, modelo e outras coisas que eventualmente lhe tenhas misturado) Composana universal
    9 - Que fertilizantes usas, com que frequência e em que quantidade (ml/L)? Vario rega sim, rega não com biogrow ( a quantidade controlo pela cor da agua colocando-a apenas tingida com muito pouco fertilizante)
    10 - Acertas o pH da água? E qual o valor saído da torneira? Não, Uso agua do garrafão com pH 6,66
    11 - Com que frequência regas? Apenas quando a Terra está seca
    12 - Que lâmpada usas? Sunmaster HPS 250W
    13 - A que distância está a lâmpada do topo das plantas? 45 cm
    14 - Como estão a húmidade e temperatura? Tenho grandes problemas de temperatura e humidade desde que mudei para hps, marcando cerca de 40% de humidade e temperatura 28/29º/30º c (o q é muito e não sei o que fazer para a baixar a temperatura e aumentar a humidade)
    15 - Que extração, intração e ventilação usas? Extração 125 vko 190 m3/h , a Intração é feita através do mosqueteiro do darkroom diretamente com o ar la de fora uma vez que está à beira da janela da marquise e ventilação uso uma ventoinha grande e com bastante potencia dentro do grow
    16 - A terra está constantemente molhada ou húmida? húmida
    17 - Usas água da torneira ou engarrafada? engarrafada
    18 - Detectaste algum tipo de bichos? (ver bem no verso das folhas) Apenas um mosquito ruidor (o esperto deu 2 picadelas em 2 folhas) que entrou possivelmente quando dava a vistoria ás marias mas permaneceu poucas horas lá dentro
    Abraço a todos e bons fumos!!!

IMG_20170409_170724.jpgIMG_20170409_204256.jpgIMG_20170409_204314.jpgIMG_20170409_204354.jpgIMG_20170410_004233.jpgIMG_20170410_005203.jpg

Gracias
    153
    100 gracias recibidas en 54 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    27 Mensaje(s)

Re: 1º Cultivo - AJUDA

Boas, isso pode ser por vários factores, dizes que usas agua engarrafada, experimenta agua canalizada, como sabes as aguas são tratadas para consumo e as engarrafadas tem falta de vários minerais, isso pode ser falta de cálcio ao que parece, se não quiseres gastar dinheiro com um produto cálcio e Mágnesio, junta umas cascas de ovo tritura em pó num almofariz e rega as plantas com esse pó, podes também utilizar meia aspirina em pó num litro de agua e pulveriza ao de leve isto a noite quando as luzes se apagarem, boa sorte.
    Última edición por Akaru; 10/04/2017 a las 09:01 AM

3. El siguiente Usuario da las gracias a Akaru por este Post:

pedro_carnei (10/04/2017)

Gracias
    100
    37 gracias recibidas en 21 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Boas,
    Para além do que o akaru, disse, aponto o facto de estares a medir o biogrow a olho. Tens de fazer uma medição exacta, para pelo menos poderes dizer que esse não é o problema.
    Por outro lado, estás a dar biogrow desde quando? Se fosse no meu caso, usando composana, não daria nenhum tipo de nutriente pelo menos nas primeiras 5 semanas. Os sintomas nas folhas, parecem vários tipos de deficiências, mas com 3 semanas em composana e com o porte que elas têm, estou inclinado para acreditar que não é deficiência nenhuma, mas talvez excesso de algum nutriente que possa estar a bloquear outros, mostrando nas folhas a deficiência desses nutrientes bloqueados.
    Friso que é a minha modesta opinião. Eu daria uma boa rega com água da torneira, igual ao volume do vaso e por fim, com a temperatura e humidade que aí tens, subia a HPS para os 60-70cm para já.

5. El siguiente Usuario da las gracias a Campino por este Post:

pedro_carnei (10/04/2017)

Gracias
    1,707
    1,862 gracias recibidas en 586 Posts
    Mencionado
    56 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    200 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Campino Ver Mensaje
    Boas,
    Para além do que o akaru, disse, aponto o facto de estares a medir o biogrow a olho. Tens de fazer uma medição exacta, para pelo menos poderes dizer que esse não é o problema.
    Por outro lado, estás a dar biogrow desde quando? Se fosse no meu caso, usando composana, não daria nenhum tipo de nutriente pelo menos nas primeiras 5 semanas. Os sintomas nas folhas, parecem vários tipos de deficiências, mas com 3 semanas em composana e com o porte que elas têm, estou inclinado para acreditar que não é deficiência nenhuma, mas talvez excesso de algum nutriente que possa estar a bloquear outros, mostrando nas folhas a deficiência desses nutrientes bloqueados.
    Friso que é a minha modesta opinião. Eu daria uma boa rega com água da torneira, igual ao volume do vaso e por fim, com a temperatura e humidade que aí tens, subia a HPS para os 60-70cm para já.

Boas, e bem-vindo ao fórum e ao cultivo .

Concordo com o Akaru e o Campino. Pode ser da composição da água engarrafada (algumas até têm algum sódio), excesso de nutrientes (estou mais inclinado para esta - se tens composana, deixa as plantas pedirem comida) combinado com excesso de temperatura. O que acontece é que até agora com a fluorescente provavelmente a planta até não transpirava muito, por isso não estava a absorver tantos nutrientes. Agora, mudas para a HPS, as temperaturas sobem até aos 30º C, a planta começa a transpirar muito mais e como tal absorve mais água e também mais nutrientes, ficando com um excesso. Estou mais inclinado para esta opção. Experimenta fazer o que disse o campino. Acho que vais notar melhorias.

Abraço e boa sorte com isso.

Gracias
    1
    Agradecido 2 Veces en 1 Post
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Boas,
    Fiz exatamente o que o campino disse, subi a hps para 70 cm e a temperatura está entre os 28º por vezes em tempos mais quentes 29º aumentando também a humidade para 50%. Sei que mesmo assim os valores não são os devidos mas não sei o que fazer mais para alterar estes valores. Contudo, tenho regado com a agua canalizada e parei também de dar fertilizante ( pelo menos até à 5 semana,dando-lhes apenas aguazinha canalizada da boa ) A planta tem evoluído sem problemas mas as folhas danificadas continuam iguais,algumas ate completamente secas acabando-se por desfazer, devo eu fazer lhes fazer algo? Ou deixo permanecerem assim ate notar alguma transformação ( o que acho impossivel) ? Não tenho notado novos aparecimentos das anomalias nas marias mas tenho receio que estas voltem aparecer.

Abraço e obrigado a todos

8. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a lyphhbxd420 por este Post:

Campino (14/04/2017), pedro_carnei (17/04/2017)

Gracias
    100
    37 gracias recibidas en 21 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    8 Mensaje(s)

Olá,
    Se o novo crescimento está normal, então está tudo bem! As partes afectadas, nunca regeneram para voltarem a ficar normais. Podes perde essas folhas, mas o que interessa é que o novo crescimento seja saudável. Vai actualizando com foto para irmos dando dicas. Não fiques preocupado com o futuro, fica antes esperançoso pelo presente. Elas sentem as nossas vibes!!!
    Abraço

P.S. - No post inicial não reparei que estavas a fazer indução passiva pela janela mosquiteira do grow perto de uma janela. Penso que podes baixar uns ºC, se comprares um intractor e recolheres ar da janela.
    Última edición por Campino; 14/04/2017 a las 19:02 PM

10. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a Campino por este Post:

lyphhbxd420 (16/04/2017), misticgreen (18/04/2017), pedro_carnei (17/04/2017)

+ Responder Tema

Usuarios Etiquetados