+ Responder Tema
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 27

Tema: Indoor Hidroponico

Gracias
    1,307
    1,819 gracias recibidas en 431 Posts
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Indoor Hidroponico

Minha primeira tentativa de levar na base d'água, porque cansei de solo contaminado.
    Sim, esse foi meu primeiro motivo... substratos caros e muito ruins... cheios de contaminantes.
    Mas não é a única razão! Eu realmente cansei da sujeira da terra... e dos bichos que geralmente aparecem e se escondem nos vasos, sejam eles de plástico ou de feltro (aliás, os de feltro são ótimos para ventilação do substrato, mas tb são ótimos para esconder insetos).
    Minhas tentativas com solo, desde o início de abril não estavam surtindo efeitos... perdi várias plantas ainda com apenas 1 par de folhas... provavelmente porque não conseguia ajustar de forma alguma o PH do solo... sempre extremamente alcalino.

Para esta minha empreitada, comprei um organizador plástico (polipropileno) preto de 60 litros... medidas : comprimento 66cm, largura: 41cm, altura 33cm.
    Fiz 3 furos na tampa, com diâmetro ligeiramente menor que o maior diâmetro dos vasinhos que comprei... e enchi-os de furos
    Na parte interna da tampa, montei uma armação com barras de arame grosso e ainda colei com silicone quente alguns pedaços de polipropileno para reforçar a tampa de forma que ela venha a suportar o peso das plantas (e tomara, dos buds super-pesados que espero conseguir )

Comprei alguns sacos de pedriscos brancos de aquário e enxaguei-os 5 vezes e deixei por 1 semana em água limpa... depois enxaguei mais 2 vezes.
    Usei 1 bomba de água de 1500L (2.4mts de coluna) para o gotejamento... e usei uma bomba boyu de ar para aquario grande para fazer as bolhas... coloquei 1 pedra em cada mangueira e as posicionei bem embaixo da linha d'água, na direção do vaso (centro de cada furo)... fixei com silicone quente um arame galvanizado onde fixei as mangueiras... coloquei válvulas para ajustar a distribuição homogênea entre as saídas e com isso, conseguir o mesmo volume de bolhas nos 3 pontos. O gotejamento estou pensando em modificar... depois vou comprar alguns metros de mangueira azul de 2" e montar o gotejamento com elas... a bomba tem uma saída de 2" e foi difícil (e ineficiente) aplicar um redutor para conectar estas minhas mangueiras finas.
    As 2 bombas estão montadas com timers... funcionam por 1 hora contínua e ficam 30 min em repouso... o ciclo se repete por 24 horas.
    No grow (que é um banheiro) coloquei uma HQI de 250W num cooltube... qdo estiverem maiores mudarei para 400W.
    Deixei ajustado para manter 16 horas de luz/8 de escuridão. Prefiro assim... nos meus testes, não vi vantagens em mais horas de luz (só gastos)
    São 20 litros de água... deixei 1 semana em descanso para perda do cloro... e adicionei 60ml de cada solução (o recomendado no rótulo seriam 100ml). Adicionei 1 colher de sobremesa de enxofre. PH 6.5, EC 0.650 (acho que está baixo... mas vou deixar assim para ver como ela reage... não posso me arriscar a um overfert logo de cara)

Tenho 3 sementes no papel, esperando que germinem... e 1 prenpren que germinou... e é a única 'moradora' do grow, por enquanto.
    Pretendo, como pode ser visto, levar 3 plantas... mas irei seguir as sugestões de um amigo e manterei a parte inferior da planta completamente limpa... quero tentar levar somente buds principais.

As fotos ainda deixam um pouco a desejar... mas pelo menos é possível visualizar a idéia.

IMG_0705.JPGIMG_0707.JPGIMG_0708.JPGIMG_0710.JPGIMG_0704.JPGIMG_0706.JPG
    Imágenes Adjuntadas
    Última edición por overfert; 18/06/2017 a las 00:13 AM
    Não compro, não vendo, não dou nem recomendo!
    Planto estritamente para meu consumo medicinal.
    Grower não é traficante!
    Descriminalizar a maconha é um ato de civismo

2. Los siguientes 6 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (18/06/2017), canabisblack (18/06/2017), Colirio (18/06/2017), cuiajah (19/06/2017), JeanDrEaD (22/06/2017), wellington (04/08/2017)

Gracias
    1,307
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Re: Indoor Hidroponico

Irei efetuar uma modificação no esquema.
    Tirarei a bomba d'água e trocarei a bomba de ar por uma de 50L/min. Colocarei um tubo abaixo do nível do líquido e dentro, um injetor de ar para levar o líquido acima do nível dos vasos... lá irei colocar uma pequena bandeja e de lá, distribuir por gravidade para os vasos.
    O maior motivo é que notei um aquecimento no líquido, causado pela bomba d'água (que fica submersa). O aquecimento no inverno é pouco... mas pode ser mais que suficiente para causar proliferação de bactérias e algas.
    A única planta lá está crescendo... bem mais do que se estivesse somente na lã de rocha, então, por enquanto, acredito que esteja satisfatório.
    Até o final de semana irei colocar as outras que estão germinando, tirarei fotos e atualizarei aqui.

Até lá... boa semana!
    Grower não é traficante!

4. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (21/06/2017), canabisblack (20/06/2017), Colirio (22/06/2017), cuiajah (20/06/2017), wellington (04/08/2017)

Gracias
    2,399
    1,686 gracias recibidas en 444 Posts
    Mencionado
    35 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    191 Mensaje(s)

Cita Iniciado por overfert Ver Mensaje
    Irei efetuar uma modificação no esquema.
    Tirarei a bomba d'água e trocarei a bomba de ar por uma de 50L/min. Colocarei um tubo abaixo do nível do líquido e dentro, um injetor de ar para levar o líquido acima do nível dos vasos... lá irei colocar uma pequena bandeja e de lá, distribuir por gravidade para os vasos.
    O maior motivo é que notei um aquecimento no líquido, causado pela bomba d'água (que fica submersa). O aquecimento no inverno é pouco... mas pode ser mais que suficiente para causar proliferação de bactérias e algas.
    A única planta lá está crescendo... bem mais do que se estivesse somente na lã de rocha, então, por enquanto, acredito que esteja satisfatório.
    Até o final de semana irei colocar as outras que estão germinando, tirarei fotos e atualizarei aqui.

Até lá... boa semana!
    Salve maninho, ia te perguntar isso mesmo o que esta fazendo pra baixar a temp da agua, tenho uma bomba submersa que esquenta agua tb, vi varios cultivos em hidro que o povo coloca serpentina de geladeira pra resfriar a agua.
    Na hidro cresce mais rapido mesmo maninho ?

PLANTO_PRO_MEU_CONSUMO!!
    NÃO_VENDO!!
    NÃO_AO_TRAFICO!!

6. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a canabisblack por este Post:

caixapreta (21/06/2017), cuiajah (21/06/2017)

Gracias
    1,307
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Cita Iniciado por canabisblack Ver Mensaje
    Salve maninho, ia te perguntar isso mesmo o que esta fazendo pra baixar a temp da agua, tenho uma bomba submersa que esquenta agua tb, vi varios cultivos em hidro que o povo coloca serpentina de geladeira pra resfriar a agua.
    Na hidro cresce mais rapido mesmo maninho ?
    Então.... esquenta sim! Pensei em fazer um tubo com serpentina de cobre, furando as laterais do depósito e colocar uma ventoinha soprando por dentro do tubo... mas no fim, achei que ia ficar parecendo uma geladeira (hahaha)... então acabei decidindo mudar tudo como disse.

Visualmente, me parece que sim, o broto está crescendo a uma taxa bem superior do que as plantas que levei desde semente... mas foram poucos dias!
    A lógica (e a experiência de outros irmãos) indica que sim, crescem mais rápido e em teoria (novamente, seguindo a experiência de quem levou adiante) produz mais! Pelo que andei lendo, pelo menos uns 20% a mais e provavelmente essa mesma taxa de aumento de crescimento... mas vou ter maiores informações daqui umas 2 semanas, qdo comparar o crescimento destas com as colheitas anteriores que fiz desde a semente (depois irei fazer a mesma comparação considerando os clones... pois clones já crescem rápido)

Fica na paz irmão!
    Grower não é traficante!

8. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (21/06/2017), canabisblack (21/06/2017), Colirio (22/06/2017), cuiajah (21/06/2017), wellington (04/08/2017)

Gracias
    278
    377 gracias recibidas en 106 Posts
    Mencionado
    5 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    19 Mensaje(s)

Question Re: Indoor Hidroponico

Salve salve irmão overfert,

É isso aí brother... Tô gostando de ver!!!
    Tô doido pra entrar no hidropônico também, acompanhado aqui cada detalhe do seu diário...
    Mas daí já surge uma pequena dúvida; qual a "solução" usada pelo amigo?
    Cita Iniciado por overfert Ver Mensaje
    ...adicionei 60ml de cada solução (o recomendado no rótulo seriam 100ml).
    Já li alguns artigos que é a mesma solução usada para na cultura do tomate, está correta essa afirmação?
    Se não for pedir demais, deixa todos os detalhes aí do seu cultivo, pois com certeza você já ganhou um seguidor!!!
    Boa sorte aí... abraço irmão...

10. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a caixapreta por este Post:

canabisblack (22/06/2017), Generalgreen (08/08/2017), overfert (24/06/2017)

Gracias
    1,307
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Cita Iniciado por caixapreta Ver Mensaje
    Salve salve irmão overfert,

É isso aí brother... Tô gostando de ver!!!
    Tô doido pra entrar no hidropônico também, acompanhado aqui cada detalhe do seu diário...
    Mas daí já surge uma pequena dúvida; qual a "solução" usada pelo amigo?

Já li alguns artigos que é a mesma solução usada para na cultura do tomate, está correta essa afirmação?
    Se não for pedir demais, deixa todos os detalhes aí do seu cultivo, pois com certeza você já ganhou um seguidor!!!
    Boa sorte aí... abraço irmão...
    Perdão irmão... realmente, viajei (ou estava viajando) qdo escrevi... na verdade é uma solução hidroponica que é composta de um líquido A e outro B e tem específico para vega e para flora. Eu compro no jardim hidropônico (escreve tudo junto, sem acentuação, no google que vc acha a loja virtual) e lá eles denominam como Fertilizante Importado Para Hidroponia Vegetativo 2lt em média custa R$ 100,00 a de vega e uns R$ 140,00 a de flora... vem 2 litros de cada... em média usa-se 5ml/litro de cada parte (A e B). Não sei te dizer se é a mesma usada em tomates, mas posso dizer que é muito boa.
    Uso desde que o irmão @gargula indicou para mim, mesmo usando em solo (quase inerte) funcionava muito bem... o problema é que os substratos que andei comprando (mesmo os que já usava antes) estão vindo muito contaminados... me fez perder várias sementes.

Agradeço pela visita... estamos aí
    Grande abraço e fique na paz, irmão!
    Grower não é traficante!

12. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (22/06/2017), canabisblack (22/06/2017), Colirio (22/06/2017), Generalgreen (08/08/2017), wellington (04/08/2017)

Gracias
    278
    377 gracias recibidas en 106 Posts
    Mencionado
    5 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    19 Mensaje(s)

Thumbs up Re: Indoor Hidroponico

Beleza mano... relaxa, não precisa se perdoar, isso vez ou outra acontece com a gente mesmo... kkk
    Já até andei dando uma olhada no site, muito obrigado pela dica.
    Não que eu venha tendo muito trabalho em usar o substrato, mas tenho muita curiosidade em hidro,
    pois pode vir ser uma ótima alternativa pra mim.
    Obrigado pela atenção... Abraço irmão... Acompanhando tudo por aqui... vamo que vamos!!!

14. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a caixapreta por este Post:

canabisblack (22/06/2017), Generalgreen (08/08/2017), overfert (23/06/2017)

Gracias
    233
    265 gracias recibidas en 80 Posts
    Mencionado
    5 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    30 Mensaje(s)

Que legal!!!

Tenho uma caixa parecida aqui parada a quase um ano... Com bomba, mangueira e afins, só faltando a pedra porosa... Não me animei de realmente começar pelo barulho de rio que a bomba faz e recebo muita visita do sogro que tá me ajudando numa obra eterna em casa... Só vai rolar quando ele for visita esporádica

Meu esquema também foi todo feito em cima do planejamento e apoido dado pelo @gargula que final de semana aparece aqui buscar clone

Acompanhando e desejando tudo de bom nessa nova empreitada. Demorei pra acertar no solo também aqui, mas substrato já larguei faz tempo... Terra da vózinha japinha é tudo de bom! hahahah

Abraço!

16. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a JeanDrEaD por este Post:

Colirio (24/06/2017), Generalgreen (08/08/2017), overfert (23/06/2017), wellington (04/08/2017)

Gracias
    1,307
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Cita Iniciado por caixapreta Ver Mensaje
    Beleza mano... relaxa, não precisa se perdoar, isso vez ou outra acontece com a gente mesmo... kkk
    Já até andei dando uma olhada no site, muito obrigado pela dica.
    Não que eu venha tendo muito trabalho em usar o substrato, mas tenho muita curiosidade em hidro,
    pois pode vir ser uma ótima alternativa pra mim.
    Obrigado pela atenção... Abraço irmão... Acompanhando tudo por aqui... vamo que vamos!!!
    Por nada irmão! Qualquer coisa estamos por aqui... vou informando o progresso a medida que surgirem novidades!

Cita Iniciado por JeanDrEaD
    Que legal!!!
    Cita Iniciado por JeanDrEaD
    Tenho uma caixa parecida aqui parada a quase um ano... Com bomba, mangueira e afins, só faltando a pedra porosa... Não me animei de realmente começar pelo barulho de rio que a bomba faz e recebo muita visita do sogro que tá me ajudando numa obra eterna em casa... Só vai rolar quando ele for visita esporádica

Meu esquema também foi todo feito em cima do planejamento e apoido dado pelo @gargula que final de semana aparece aqui buscar clone

Acompanhando e desejando tudo de bom nessa nova empreitada. Demorei pra acertar no solo também aqui, mas substrato já larguei faz tempo... Terra da vózinha japinha é tudo de bom! hahahah

Abraço!
    Sim... dependendo da bomba de ar faz muito barulho... eu gosto das boyu... mas essa de 60L (eu não sei onde li que eram 50L, mas a etiqueta informa claramente 60L) eu ainda não sei como vai ficar no grow... se for o caso vou improvisar algum tipo de 'abafador'.

Grande abraço irmãos... agradeço pela visita e boas vibes e muita paz pra vcs
    Grower não é traficante!

18. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (25/06/2017), canabisblack (24/06/2017), Colirio (24/06/2017), cuiajah (24/06/2017), wellington (04/08/2017)

Gracias
    2,920
    1,266 gracias recibidas en 335 Posts
    Mencionado
    24 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    118 Mensaje(s)

Salve caro @overfert , na paz bro?

Um dia eu volto pra hidro, curtia mto a ciência por trás. eheheheh

Bom cultivo no sistema e parabéns pelo belo trabalho, como sempre bem projetado.

Sentado acompanhando.

Na PAz

Abs
    "Equilíbrio."

20. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a cuiajah por este Post:

caixapreta (25/06/2017), canabisblack (24/06/2017), Colirio (24/06/2017), overfert (24/06/2017)

Gracias
    1,307
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Cita Iniciado por cuiajah Ver Mensaje
    Salve caro @overfert , na paz bro?

Um dia eu volto pra hidro, curtia mto a ciência por trás. eheheheh

Bom cultivo no sistema e parabéns pelo belo trabalho, como sempre bem projetado.

Sentado acompanhando.

Na PAz

Abs
    Opa irmão cuiajah, prazer em 'vê-lo' por aqui... grato pela generosidade de seus comentários!
    Na PAZ tb irmão!
    Grower não é traficante!

22. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (25/06/2017), canabisblack (24/06/2017), Colirio (24/06/2017), cuiajah (25/06/2017)

Gracias
    2,399
    1,686 gracias recibidas en 444 Posts
    Mencionado
    35 Mensaje(s)
    Etiquetado
    6 Tema(s)
    Citado
    191 Mensaje(s)

Salve mano, quanto de aguá para uma caixa de 60L ? quanto do netpot fica dentro da aguá ?

Comprei uma caixa de 50L cabe certinho no grow vai rola uma hidro aqui kkkkk

valeu fica na paz de Jah

PLANTO_PRO_MEU_CONSUMO!!
    NÃO_VENDO!!
    NÃO_AO_TRAFICO!!

24. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a canabisblack por este Post:

caixapreta (25/06/2017), Colirio (24/06/2017), cuiajah (25/06/2017), Generalgreen (08/08/2017), overfert (24/06/2017)

Gracias
    1,307
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Cita Iniciado por canabisblack Ver Mensaje
    Salve mano, quanto de aguá para uma caixa de 60L ? quanto do netpot fica dentro da aguá ?

Comprei uma caixa de 50L cabe certinho no grow vai rola uma hidro aqui kkkkk

valeu fica na paz de Jah
    Então irmão... na verdade, o pote não chega a encostar na água... fica à mais ou menos 10cm da linha d'água.
    A minha tb é de 60L... coloquei 20L (1/3 da capacidade total) e abaixo de cada vaso deixei um borbulhador (achei umas pedras porosas circulares para aquario que são interessantes... ainda vou comprar, mas para o momento estou usando as cilíndricas comuns.)

fica na paz
    Grower não é traficante!

26. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (25/06/2017), Colirio (24/06/2017), cuiajah (25/06/2017), wellington (04/08/2017)

Gracias
    1,307
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Atualizando...

Mudei o esquema de bombas. Removi as 2 (de água e de ar) e instalei uma boyu de 60L/min
    O divisor de ar tem 6 saídas... usei 3 e desativei as outras.
    Das 3, 2 usei para fazer o borbulhamento/oxigenação, por enquanto usando pedras cilíndricas de aquário... talvez eu venha a comprar das circulares, mas não irei fazer mais nenhum 'investimento' enquanto não notar alguma reação positiva nas plantas.
    O esquema de gotejamento é importante, até que as raízes estejam atingindo o líquido, assim, como tirei a bomba de água, plagiei um esquema feito pelo @gargula . Peguei um pedaço de mangueira PU de 20mm, juntei 3 pedaços de mangueira PU de 6mm, introduzi uns 4cm na outra e preenchi os vãos com silicone quente e enrolei fita de borracha vulcanizável. Em cada um dos 3 pedaços inseri uns 20CM de arame galvanizado para facilitar o posicionamento em cada vaso. Peguei uma mangueira de 16mm de silicone flexível, furei a tampa da caixa, coloquei um pedaço de plástico como luva e trespassei tudo na tampa. Na ponta submersa, inseri uma mangueira de 4mm de silicone que vem da bomba, soprando ar... o borbulhamento dentro da mangueira acaba levando o líquido até o conjunto divisor e segue até cada vaso. Acompanhei o funcionamento e fiquei satisfeito com o resultado. Assim que as raízes chegarem ao líquido acho que irei desligar o gotejamento. Para evitar superaquecimento da bomba, visto que ela vai ficar 24 ligada, coloquei um fan de cpu soprando lateralmente... o ideal será montar um sensor de temperatura e um circuito que desligue a bomba se ela atingir uma determinada temperatura e volte a ligar qdo baixar... irei pensar nisso mais pra frente.

Uma outra idéia que tive é usar um aquecedor de aquário... para manter a água em pelo menos 19 graus... se baixar muito mais que isso, as plantas podem 'travar'... como tenho um do meu beta que faleceu... vou dar bom uso a ele.

Medi o PH e estava ~6.1... usei um redutor de ph e baixou para ~5.65

Tb peguei um pedaço de mylar 600 que tinha e recortei para recobrir a tampa do conjunto... fiz 3 furos para os vasos e encaixei tudo. Desta feita, parte da luz é refletida e deverá eventualmente melhorar a iluminação na parte baixa da(s) planta(s) que vingarem em vega/flora.

Vamos às fotos:

IMG_0731.JPGIMG_0734.JPGIMG_0735.JPGIMG_0736.JPGIMG_0737.JPGIMG_0738.JPG

Apesar do que eu havia dito... sobre ser 1 prenpren... na verdade, a NR 4 é uma Juanita Lacrimosa... a NR 5 é que é de prenpren.

Essa boyu é bem 'barulhenta'... mas no conjunto com o exaustor, basicamente não aumenta muito o barulho final.

É isso aí irmãos... fiquem na paz de Jah
    Última edición por overfert; 24/06/2017 a las 20:07 PM
    Grower não é traficante!

28. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (25/06/2017), Colirio (24/06/2017), cuiajah (25/06/2017), wellington (04/08/2017)

Gracias
    1,307
    Mencionado
    67 Mensaje(s)
    Etiquetado
    7 Tema(s)
    Citado
    173 Mensaje(s)

Rapidamente uma atualização
    A Juanita meio que deu uma 'caida'... não sei se foi o fato do líquido estar atingindo ela... de qualquer forma, no início da tarde notei isso e afastei para longe da lã de rocha... e apoiei-a com pedrinhas... parece-me que ela está querendo se recuperar... acho que o PH não estava adequado... fiz a correção ontem e isso ainda deve dar algum tipo de reação (para o bem ou mal).
    Já a prenpren impressionou... de ontem para hoje mais que dobrou de tamanho e exceto pelo comprimento do caule, ela está maior que a Juanita (pena que a foto não focou direito na planta)

IMG_0745.JPGIMG_0746.JPG

Acabei de instalar uma mangueira de 'cortina de bolhas' de aquário... de 40cm... ficou show... no próximo fds eu tiro fotos sem a tampa do reservatório para mostrar.

É isso aí... boa semana à todos!
    Grower não é traficante!

30. Los siguientes 5 Usuarios dan las gracias a overfert por este Post:

caixapreta (26/06/2017), canabisblack (26/06/2017), Colirio (01/07/2017), cuiajah (26/06/2017), wellington (04/08/2017)

+ Responder Tema
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Usuarios Etiquetados