+ Responder Tema
Pgina 3 de 19 PrimerPrimer 123456713 ... ltimoltimo
Resultados 31 al 45 de 279

Tema: Tutorial - Luminotcnica, Eletrotcnica e Instalao

Gracias
    0
    0 gracias recibidas en 0 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Re: Luminotécnica, Eletrotécnica e Instalação

otimo tpico, tirei muito proveito dele!
    valeu tiradentes

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Pessoal,deem uma olhada aqui http://br.osram.info/download/catalogo/conceitos.pdf olhem a distribuiao do espectro.As novas lampadas com tecnologia HCI nao possuem um espectro melhor doq as HQI e at q as HPS(vialox)?Ou eu to viajando?Comparem com a distribuiao 765 das fluorescentes,essa a distribuiao das t5 d cor 865 eu aacho...

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Re: Luminotcnica, Eletrotcnica e Instalao

Mas qual seria a quantidade de PAR das mesmas?

Pois pelo que tenho lido o importante mesmo a relao PAR/Lumens.

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Copyleft Ver Mensaje
    Mas qual seria a quantidade de PAR das mesmas?

Pois pelo que tenho lido o importante mesmo a relao PAR/Lumens.
    Oq seria PAR?Nao conheo essa medida,para mim PAR um modelo de lampada q possui refletor embutido,por exemplo as HCI PAR...mas me explica oq isso que vou ver se acho sobre essas lampadas!
    T mais

Gracias
    0
    3 gracias recibidas en 2 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

PAR a quantidade de lumens que a lampada emite que a planta pode absorver...

deixa eu ver se eu lembro a sigla.... Pxxx Absorvida Rxxxx
    Potency Absorved Rxxx ?

alguem lembra ?

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por kinky Ver Mensaje
    PAR a quantidade de lumens que a lampada emite que a planta pode absorver...

deixa eu ver se eu lembro a sigla.... Pxxx Absorvida Rxxxx
    Potency Absorved Rxxx ?

alguem lembra ?
    Mas isso um padro?Ou cada lampada vai ser diferente?Se a quantidade absorvida entao nao adianta procurar com o fabricante pois acho q eles nao tem dados de quanto as plantas absorvem de lumens,hehe.Mas julgando pela temp de cor,espectro e quantidade d lumens,as HCI sao lampadas com um potencial muito bom.Alias,as HCI sao uma evoluao da HQI,HQI ja tecnologia ultrapassada.Alguma luz?

Gracias
    0
    3 gracias recibidas en 2 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

isso nao padro, cada lampada tem seu PAR ..

por exemplo as grolux, apesar de ter uma luminecncia baixa (em mdia 800 lumens uma de 14w), ela tem PAR de quase 100% enquanto as flors emitem mais lumens, porm com menos par...

saca ?

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Saquei kinky,valeu,mas sem querer ser chato.Esse PAR de quase 100% foi tirado da onde? o proprio fabricante q informa?

Edit:achei oq significa PAR Photosynthetic Active Radiation ou seja, radiaao ativa da fotossintese, a radiaao q a luz emite q vai ser utilizada diretamente pra fotosintese.Tirei isso do site da hortilux
    ltima edicin por hfen; 14/02/2007 a las 21:10 PM

Gracias
    0
    55 gracias recibidas en 14 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Calma moada!!!

No confudam a grande obra do mestre picasso com o grande picasso do mestre de obras!

PAR Parabolic Aluminized Reflector. So lampadas HID, fluors, HQI, HCI que direcionam a luz atravs de um refletor parablico.

T vendo essa HCI? Esse refletor metlico o PAR.

E a porcentagem em relao a quantidade de luz refletida.

Cita Iniciado por hfen Ver Mensaje
    Pessoal,deem uma olhada aqui http://br.osram.info/download/catalogo/conceitos.pdf olhem a distribuiao do espectro.As novas lampadas com tecnologia HCI nao possuem um espectro melhor doq as HQI e at q as HPS(vialox)?Ou eu to viajando?Comparem com a distribuiao 765 das fluorescentes,essa a distribuiao das t5 d cor 865 eu aacho...
    Agora, distribuio de espectro no tem nada a ver com potncia ou eficincia meu caro.

Esse grfico s mostra quais cores (ondas luminosas com certo comprimento de onda) so emitidas e o quanto emitido a mais de uma ou outra.

s lembrar: vegetativo +ou- 6500k e flora +ou- 2900k

Se a lmpada emitir muito azul no vegetativo, voc bomba a fotossntese mas prejudica o crescimento de caule e raiz.

Se na flora voc s colocar vermelho, a planta pra de realizar fotossntese (s no vermelho pra total).

Por isso tem que ter um meio termo nas fases... Nem azul de mais nem vemelho de mais.

Vai na relao lumens/watt q voc vai se dar bem!

Abraos galera!
    ltima edicin por Tiradentes; 14/02/2007 a las 22:40 PM

Gracias
    0
    6 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

P Tiradentes, muito importante isto que voc falou! Eu mesmo que j li bastante no sabia desse problema de ter apenas lmpadas de uma cor... Agora irei projetar meu growroom com uma combinao balanceada de cores!

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Oq seria PAR?Nao conheo essa medida,para mim PAR um modelo de lampada q possui refletor embutido,por exemplo as HCI PAR...mas me explica oq isso que vou ver se acho sobre essas lampadas!
    T mais
    Responder Con Cita
    Apesar que voc encontrou a resposta hfen, mas mesmo assim vou colocar:

Os Pigmentos Fotossintticos

A fotossntese ocorre pela absoro da luz na faixa de 400-700 nm por pigmentos fotossintticos, quais sejam, clorofila, carotenides e em alguns casos as bilinas. Esta faixa do espectro, que utilizada pelos vegetais como fonte de energia para as suas atividades metablicas, comumente chamada em fisiologia de plantas de Radiao Fotossinteticamente Ativa (PAR, do ingls Photosynthetically Active Radiation). A Densidade de Fluxo de Ftons (PPFD, do ingls Photosynthetic Photon Flux Density), cuja unidade mol de ftons.m-2.s-1, expressa a irradincia nesta faixa do espectro. Entretanto, outras terminologias como Candela e Lux tambm so utilizadas em menor freqncia.

Estava tentando encontrar uma tabela de comparao entre as marcas, no lembro onde eu vi uma...

Em todo caso tem esta aqui tambm da Sunmaster:

A outra mais legal, nela so diversas marcas...
    O foda que a maioria dos fabricantes no informam...na maioria que informa site de cultivo mesmo, tipo esse

Anexo tem uma tabela das fluorescentes, a primeira da tabela uma HQI da Iwasaki/Eye:
    Imgenes Adjuntadas
    ltima edicin por Copyleft; 15/02/2007 a las 03:56 AM

Ubicacin
    Brasil
    Gracias
    1,143
    3,633 gracias recibidas en 865 Posts
    Mencionado
    125 Mensaje(s)
    Etiquetado
    81 Tema(s)
    Citado
    68 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Tiradentes Ver Mensaje
    Salve comunidade grower!

Ento, s enrolei pra postar o final do tutorial. Arrumei um trampo novo e o bicho t pegando pro meu lado.

Aproveito o espao e peo ajuda de quem tiver disposio pra terminar essa parada.

s mandar uma MP.

Abraos

Tira ja editei la no board gr
    ta ficando bacana....mas entao...faltquas nadinha
    s os:
    III - Equipamentos eltricos
    IV - Instalao eltrica

pedir ajuda dos universitarios?

Xango's University?

mas olha cara
    a pressa inimiga da perfeiao
    faz vc mesmo....ta ducaralho!
    ninguem vai ser mais eletricodidatico do que vc
    mas tbm nada nos impede, ja que na questao "equipamentos"
    requer uma pesquizinha pra sermos atuais, pode contar comigo e com o xango
    heheh ja escalei a entidade

mas qto as instalaoes......ai contigo mesmo
    eu tenho um problema com eletricidade ja quase incendiei uam casa numa ocasiao, de la pra ca chamo o edu, eletricista careta mas legalize...el da risada, so pede preu nao pedir pra ele plantar um pe de maconha em cima do meu tumulo

abraos antichoque e bom trampo
    ltima edicin por Verdim; 15/02/2007 a las 08:09 AM
    [COLOR=#fafafa !important]

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Copyleft Ver Mensaje
    Apesar que voc encontrou a resposta hfen, mas mesmo assim vou colocar:

Os Pigmentos Fotossintticos

A fotossntese ocorre pela absoro da luz na faixa de 400-700 nm por pigmentos fotossintticos, quais sejam, clorofila, carotenides e em alguns casos as bilinas. Esta faixa do espectro, que utilizada pelos vegetais como fonte de energia para as suas atividades metablicas, comumente chamada em fisiologia de plantas de Radiao Fotossinteticamente Ativa (PAR, do ingls Photosynthetically Active Radiation). A Densidade de Fluxo de Ftons (PPFD, do ingls Photosynthetic Photon Flux Density), cuja unidade mol de ftons.m-2.s-1, expressa a irradincia nesta faixa do espectro. Entretanto, outras terminologias como Candela e Lux tambm so utilizadas em menor freqncia.

Estava tentando encontrar uma tabela de comparao entre as marcas, no lembro onde eu vi uma...

Em todo caso tem esta aqui tambm da Sunmaster:

A outra mais legal, nela so diversas marcas...
    O foda que a maioria dos fabricantes no informam...na maioria que informa site de cultivo mesmo, tipo

Anexo tem uma tabela das fluorescentes, a primeira da tabela uma HQI da Iwasaki/Eye:

E ai pessoal,entao copyleft...pela descriao que voce trouxe PAR a faixa do espectro q a planta vai de fato absorver e q essa faixa varia de 400 a 700 nm.
    Imagino entao que a relaao PAR/Lumens mea a quantidade de lumens para o espctro ou seja, quantos lumens tal espectro emitido pela lampada tem.E acho que aqui quanto mais,melhor nao ?

Nos grficos da pra comparar legal oq eu to querendo dizer,lembrando que a escala vertical mede a intensidade do espectro ou seja,quanto maior mais intenso,mais presente na luz.Vale dizer tb q o espectro da luz solar possui todas as ondas iguais como se fosse um equalizador de som em flat,e temp de cor de 5800K.

Cita Iniciado por Tiradentes Ver Mensaje
    Calma moada!!!

No confudam a grande obra do mestre picasso com o grande picasso do mestre de obras!

PAR Parabolic Aluminized Reflector. So lampadas HID, fluors, HQI, HCI que direcionam a luz atravs de um refletor parablico.

T vendo essa HCI? Esse refletor metlico o PAR.

E a porcentagem em relao a quantidade de luz refletida.

Agora, distribuio de espectro no tem nada a ver com potncia ou eficincia meu caro.

Esse grfico s mostra quais cores (ondas luminosas com certo comprimento de onda) so emitidas e o quanto emitido a mais de uma ou outra.

s lembrar: vegetativo +ou- 6500k e flora +ou- 2900k

Se a lmpada emitir muito azul no vegetativo, voc bomba a fotossntese mas prejudica o crescimento de caule e raiz.

Se na flora voc s colocar vermelho, a planta pra de realizar fotossntese (s no vermelho pra total).

Por isso tem que ter um meio termo nas fases... Nem azul de mais nem vemelho de mais.

Vai na relao lumens/watt q voc vai se dar bem!

Abraos galera!

E ai Tiradentes,eu acho que distribuiao acaba influenciando na eficiencia da lampada em fazer a planta crescer.O sol,que a melhor fonte de luz tem uma certa distribuiao espectral,contendo todas as cores.A lampada que melhor reproduzir este espectro,mais vai se parecer com uma luz natural e consequentemente ser mais aproveitada pelas plantas.Por exemplo,a HQI usada no vegetativo pois tem um espectro mais forte nas cores azuis,e isso melhor aproveitado pelas plantas no vegetativo.Na flora a HPS usada pois tem uns picos em espectros vermelhos e essas ondas sao mais usadas pelas plantas na floraao.O que eu to querendo dizer que a HCI tem uma distribuiao mais completa e q uma unica lampada dessa poderia substiuir o conjunto HQI/HPS.Pelo que eu andei lendo e comparando e percebendo de lampadas, que a temp de cor nao a unica coisa q decide a cor da luz emitida.Por exemplo,a HPS tem entre 2000-3000 K mas a distribuiao espectral nao possui quase nenhum azul entao a luz emitida sai mais vermelha,e o contrario ocorrendo com a HQI,fica mais branca justamente por existir um azul para balancear.Tem lampada d temp de cor 3000K que a luz sai branca,pois o espectro nao pende pra um lado.

E como vc mesmo disse,o melhor um meio termo,com um pouco de azul e um poco de vermelho.

O cultivo com hqi e hps acho q usado ha tanto tempo que esqueceram de ver se da pra usar alguma coisa nova alem de led q tem um aspecto futuristico hehe.Vo tenta usa essas lampadas e vamo v noq q da.

At mais

Gracias
    0
    55 gracias recibidas en 14 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por verdim Ver Mensaje
    Tira ja editei la no board gr
    ta ficando bacana....mas entao...faltquas nadinha
    s os:
    III - Equipamentos eltricos
    IV - Instalao eltrica

pedir ajuda dos universitarios?

Xango's University?

mas olha cara
    a pressa inimiga da perfeiao
    faz vc mesmo....ta ducaralho!
    ninguem vai ser mais eletricodidatico do que vc
    mas tbm nada nos impede, ja que na questao "equipamentos"
    requer uma pesquizinha pra sermos atuais, pode contar comigo e com o xango
    heheh ja escalei a entidade

mas qto as instalaoes......ai contigo mesmo
    eu tenho um problema com eletricidade ja quase incendiei uam casa numa ocasiao, de la pra ca chamo o edu, eletricista careta mas legalize...el da risada, so pede preu nao pedir pra ele plantar um pe de maconha em cima do meu tumulo

abraos antichoque e bom trampo

Valeu pelas palavras verdim! S t faltando uma coisa pra dar prosseguimento a parte final. Preciso de uma foto da parte de trs do reator pra HPS mas que pra ler o que est escrito atrs e mostre a cor dos cabos. Se algum puder quebrar esse galho e tirar essa foto

To com a idia estruturada na cabea... Aproveitando vou agradecer ao Gabe, Xango, HidroPower e a voc por terem se oferecido a ajudar!

Em breve os ltimos captulos

Cita Iniciado por hfen Ver Mensaje
    E ai Tiradentes,eu acho que distribuiao acaba influenciando na eficiencia da lampada em fazer a planta crescer.O sol,que a melhor fonte de luz tem uma certa distribuiao espectral,contendo todas as cores.
    Em parte! No se esquea que a atmosfera um fluido, e a luz quando muda de meio, sofre refrao. Alm da posio do sol que muda durante o dia por isso quando amanhece a luz do sol azul (amanhecendo), depois fica amarela (quando o sol j saiu), depois branca (meio dia quando a luz entra perpendicular e no sofre refrao...), depois amarela depois azul. Alm das estaes do ano, que influenciam na incidncia da luz.

O que eu to querendo dizer que a HCI tem uma distribuiao mais completa e q uma unica lampada dessa poderia substiuir o conjunto HQI/HPS.Pelo que eu andei lendo e comparando e percebendo de lampadas, que a temp de cor nao a unica coisa q decide a cor da luz emitida.Por exemplo,a HPS tem entre 2000-3000 K mas a distribuiao espectral nao possui quase nenhum azul entao a luz emitida sai mais vermelha,e o contrario ocorrendo com a HQI,fica mais branca justamente por existir um azul para balancear.Tem lampada d temp de cor 3000K que a luz sai branca,pois o espectro nao pende pra um lado.

E como vc mesmo disse,o melhor um meio termo,com um pouco de azul e um poco de vermelho.
    Entendi o que voc quis dizer, mas eu acho que esse excesso de azul pode estimular a planta a crescer e prejudicar a engorda dos camares. Eu viajo que ela precisa da luz outonal porque est na ltima fase da vida antes de morrer, por isso ela precisa gastar toda energia pra tentar reproduzir, no pra crescer. Mas nunca vi ningum levando um cultivo inteiro numa HCI... tem que testar...

Abraos.

Adicionei essa tabela para custo de luz que o HydroPower fez.

Essa tabela simula o consumo de um cultivo de 75 dias, 15 de vegetativo sob uma HQI e 60 dias sob HPS (vale lembrar que o tempo de vegativo foi calculado para clones j enraizados e a durao da flora pode variar). Os esquemas adaptam-se melhor a microgrows ou grows de pequeno porte em sistema hidropnico.

TARIFA ELTRICA: R$0,60 kw/h (incluso impostos)

ltima edicin por Tiradentes; 21/02/2007 a las 16:33 PM

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Galera, desulpem incomodar o tpico, mas onde encontro os eficiente coolers E11? Lojas de informticas em geral o especializadas??

Valeu a, abraos!

+ Responder Tema
Pgina 3 de 19 PrimerPrimer 123456713 ... ltimoltimo

Usuarios Etiquetados