+ Responder Tema
Página 1 de 11 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 160

Tema: Clube Lampadas T5:por que usá-las?

Gracias
    0
    14 gracias recibidas en 10 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Clube Lampadas T5:por que usá-las?

Bem colegas, abro este tópico para termos um espaço propio para elas, alegria de muitos.
    Lampadas T5.
    O topico do amigo banza ja esta quase virando um topico de t5, entao resolvi abrir um espaço propio, pois ela merecem.

Alguns de nós chegamos, mais cedo ou mais tarde, a conclusão da inviabilidade de usar lâmpadas de alta pressão no nosso querido e quente país.Ainda mais que a maioria de nós dispõe de espaços reduzidos, confinados, com problemas inerentes de ventilação e calor.

Nessas condições, ou é impossível ou não vale a pena usar lampadas de alta pressão.Ou vamos torrar as plantas desde o início, ou colher mau por causa do calor excessivo.Esse é meu caso.
    Fora isso, tem o problema de se conseguir 220v, e pra quem mora em apartamento isso pode ser muito chato de ser resolvido, e transformadores sao caros e consomem mais.

Concordo , que alta pressão é o ideal.Mas para um set-up médio/grande com infra para isso.Micro grows e armários acabam por pedir fluor.Eu já errei projetando um armário com uma hps 400.Agora sou partidário das t5.

Por que, as t5?

Lampadas fluorescentes, no geral, têm uma desvantagem: sua relação lumens/watts é precária comparada com alta pressão.
    Por isso, uso as t5, que tem a melhor relação l/w entre as fluor que conheci até agora.96 l/w para a de 14w e 104 l/w para a de 28w.

Elas podem vir em 2 temperaturas de cor: 3000 k e 4000 k.Realmente, nao tem o espectro azulao de 6000 k que ajuda o vegetativo, mas ainda sim a de 4000 k funciona bem.E uma lampada fluor compacta ou tubular de 6000 k pode ser adicionada para dar alguma ajuda nesse aspecto.

Outra vantagem, é que usando fluors tubulares, podemos botar os reatores fora do grow, que são vilões do calor.Por isso não gosto de fluor compacta.Além do reator imbutido(nas compactas), gerando calor perto das plantas, sua luz é bem mais direcional.Algumas t5 bem colocadas, com refletores, é claro, distribuem melhor a luz.Isso permite um crescimento mais uniforme.

As t5 funcionam com um reator, preferivelmente o duplo, que alimenta 2 lampadas.O preço deste reator aqui no Rio de Janeiro esta entre 25-30 reais.
    Cada lampada, em torno de 15-20.

É um investimento grande em comparação a uma hps com reator? sim.
    Mas não adianta botar uma hps aonde não dá.

As t5 também são mais finas q tubulares comuns.A de 14w, mede 55cm, e a de 28, 115 cm. Eu acho uma boa ideia, onde possivel, a utilização de t5 não só por cima das plantas, mas instala-das horizontalmente nas paredes para iluminar também aonde com o tempo acaba recebendo menos luz.

Bom, escrevi isso sem um rascunho.Quem tiver mais a adicionar, corrigir, debater, deixar experiências, bem vindo ao clube!!
    Última edición por leroywallace; 28/12/2006 a las 19:57 PM
    If A equals success, then the formula is A =X+Y+Z. X is work. Y is play. Z is keep your mouth shut.
    --
    Albert Einstein

2. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a leroywallace por este Post:

Chuin (01/12/2011), Jim*Morrison (27/09/2011), Mar.de.Ganja (09/08/2012)

Gracias
    0
    3 gracias recibidas en 3 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Re: Clube Lampadas T5:por que usá-las?

Só pra completar esse ótimo tópico....

eu tava dando uma olhada no catalogo da OSRAM e vi q eles tem T5 com temperatura de com acima dos 6000 k

http://br.osram.info/download/catalogo/fluor.pdf

se eu estiver errado por favor me corrija !!!

Gracias
    0
    0 gracias recibidas en 0 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por leroywallace Ver Mensaje

Elas podem vir em 2 temperaturas de cor: 3000 k e 4000 k.Realmente, nao tem o espectro azulao de 6000 k que ajuda o vegetativo, mas ainda sim a de 4000 k funciona bem.E uma lampada fluor compacta ou tubular de 6000 k pode ser adicionada para dar alguma ajuda nesse aspecto.

Sobre a temperatura da cor, olha amigo, eu conheço as T5 HO skywhite, com temperatura de 8000 k, ja vi a venda por 5 reais a mais q as T5 normais, uma lampada de 54w tem 4.000lm , sei q não é a melhor eficiencia, mas para ajudar no vegetativo, é uma otima alternativa
    Última edición por Mafu; 28/12/2006 a las 20:42 PM

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Voces estao certos, meus amigos.
    Ao escrever este topico, no ultimo catalogo de fluors da osram que li nao constavam estes novos modelos, que pra mim sao uma otima noticia.
    Com estas temp. mais elevadas, de 6000k e 8000k, a eficiencia cai um pouco, mas ja se resolve esse problema da falta de maior quer 4.000k.
    Bom trabalho!
    Valeu
    If A equals success, then the formula is A =X+Y+Z. X is work. Y is play. Z is keep your mouth shut.
    --
    Albert Einstein

Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 5 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

ae wallace, corrige ali, acho q não é 28l/w na de 28w
    abraço!

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Mas a constatacao ruim eh q no caso das 14w e 28w, com 3000 ou 4000k,
    a eficiencia diminuiu... nao sei se eles reformularam a lampada ou se a informacao antiga nao era a certa.
    Antes, era 14w - 1350 lm
    28w - 2900 lm.
    essas sao as lampadas q no momento possuo.Vou mandar um email para a osram perguntando.
    --
    Albert Einstein

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Valeu RR,
    mas infeizmente, segundo a osram mudou essa relacao, nao entendi muito bem!
    --
    Albert Einstein

Gracias
    0
    3 gracias recibidas en 3 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Leroy, quando vc diz q a eficiência diminui oq exatamente isso quer dizer ????

ela gasta mais wats e gera menos lumens ??? é isso mesmo ???

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

little,
    eu tenho no meu hd, o catalogo fluor da osram de 1 mes atras, mais ou menos.
    E nele , entre as t5, as mais eficientes eram as de 14w e 28w - 96 l/ e 104 l/m -
    1350 lm e 2900 lm, respectivamente.
    Agora, nossos amigos alertaram para novos modelos, e ao conferir o catalogo, ele mudou!!!
    realmente existem mais modelos no brasil de t5, mas no caso da 14w e 28w,
    os lumens agora sao 1200 lm e 2600 lm, para os mesmos modelos q antes existiam, de 3000k e 4000k.
    vc gasta os mesmo watts e gera menos lumens....
    Nao entendi o porque, vou mandar um email perguntando.
    Mas em conpensacao tem modelos de 6000k, 8000 k.....
    valeu!
    --
    Albert Einstein

Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 5 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

é.. só q 8000k não tem não.. no máximo 6000

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

RR, como o amigo Mafu escreveu, existe sim a lumilux t5 ho skywhite, 8000k.
    la no site da osram vc pode conferir.
    Valeu!
    --
    Albert Einstein

Gracias
    1
    290 gracias recibidas en 91 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Cita Iniciado por leroywallace Ver Mensaje
    Mas em conpensacao tem modelos de 6000k, 8000 k.....

Tudo bem, até tem estas temperaturas todas. Mas quanto maior a temperatura da cor, menor é o seu espectro de radiação. Ou seja, menos nanômetros, mais azul. No próprio PDF que o Little postou, a empresa fala que este Skywhite é azulado.

A luz predominantemente azul, como estas acima de 6.000º Kelvins, é muito melhor aproveitada pelas plantas durante seu periodo "Verde", ou seja, durante a fase de vegetação.

Já na fase de Floração, o ideal, ou a frequência que a planta melhor aproveita, são as frequências mais altas, que correspondem a uma menor temperatura, em Kelvins.

Assim, o vapor de sódio, com cerca de 3.000 K e as fluoros mais "amarelas", com temperaturas mais frias, ajudam, e muito, a bombar na fase das flores.

Então, use sim as T5 (Mas não menospreze o poder dos Leds, hahahah), mas tenhas um mix de temperaturas. Metade à 6.000K e metade a 3.000K

Abraços para todos

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Com certeza xango!
    Led é algo q tambem tenho a maior curiosidade, mas parece que por aqui ainda nao rola.. e na gringa tb nao eh barato..
    --
    Albert Einstein

Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Gde Leroy, deste Clube sou sócio Cativo!!!!!! hehehe

Sou realmente fã das T5. Agora essa da diminuição da produtividade no novo catálogo é surreal..?!?!

Se realmente aconteceu, eu q comprei as lampadas no antigo caalogo tenho a produtividade antiga? ou eles reveram e calcularam errado antes e agora ajustaram? ou realmente as lampadas diminuiram sua produtividade??

eu uso T5 de 4000K, brancas, coolwhite e gosto muito,e vou ligando pouco a pouco de acordo com o crescimento da planta, uso prateleiras e vou descendo a altura, aumentando a distancia das lampadas do topo, de acordo com crescimento da planta, e vou ligando progressivamente as lampadas laterais, distribuindo bem melhor a luz e economizando uma boa grana de luz, já q este ciclo é de 18horas no minimo.

Além diso as T 5 tem o dobro da vida util das outras lampadas, logo calccule a economia, tempo, dinheiro, luz, distribuição, temperatura, vai ver q vale a pena.

Uso 3 lampadas nas mães/clones.

Atualmente uso HPS na flora mas quero aos pouco ir introduzindo umas T5 laterais AMARELAs para distribuir melhor a luz e usar uma HPS mais fraca, tipo 150 ou 250.

Vale a pena, equivale aquela técnica de amarras q entorata a planta p/ distribuir melhor a luz, só q vc entorta a luz...hehehe
    O chato é a fiarada. como disse use fios de caixa de som rubronegos, mengão , bem fininhos...

vc ganha muuuito ESPAÇO, ECONOMIA de watts comparado a HQI e TEMPERATURA e DISTRIBUIÇÃO de LUZ com extremas ramificações.

Vai umas fotos p/ ILUSTRAR, Valeu Galera e VIVA AS T5!!! VIVA!!!!
    Imágenes Adjuntadas
    Última edición por Agrohidro; 29/12/2006 a las 22:34 PM

16. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Agrohidro por este Post:

ganjaxxx (17/02/2016), Muhhamad (09/08/2012)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Valeu agro!! essa parada da diminuiçao no catalago novo, to esperando eles responderem meu email!
    Valeu, bela adiçao ao topico!
    --
    Albert Einstein

18. El siguiente Usuario da las gracias a leroywallace por este Post:

ganjaxxx (17/02/2016)

+ Responder Tema
Página 1 de 11 12345 ... ÚltimoÚltimo