+ Responder Tema
Página 2 de 11 PrimerPrimer 123456 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 16 al 30 de 160

Tema: Clube Lampadas T5:por que usá-las?

Gracias
    0
    12 gracias recibidas en 7 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Re: Clube Lampadas T5:por que usá-las?

E aí, Leroy, alguma novidade? Já te responderam?

Abraz

Gracias
    0
    3 gracias recibidas en 2 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

As T5 ao meu ver são muito boas em relação a lumen/watt e tal, sem dúvida a melhor da categoria... mas vamos ao exemplo
    Se eu quero 110w de fluor, precisaria de 8 lâmpadas de 14w (20 x 8 = 160 reais) + no mínimo 4 reatores (4 x 25 = 100 reais). Pronto, ja foram gastos mais de 250 reais só em 110w de flúor e reator, enquanto com hps isso sai por 100 reais + 20 do refletor.

Ok Ok, mas afinal as flúors sao pra aqueles que nao podem com HPS né ?!

A minha alternativa (que escolhi, indicado por outro grande grower) pra fazer meu vegetativo com flúors foram as Philips MASTER PL-L/4P (faz parte do setor "Fluorescentes Compactas Não Integradas" no site da philips.com ..

Ela tem 55w e existe reator duplo, precisaria de 2 lampadas para 110w e apenas 1 reator, deixando o custo BEM mais barato inicialmente. A eficiência desta lâmpada é de 87lm/W de acordo com seu catálogo técnico (55w = 4800lm). 2 x 4800 = 9600lm que ja da pra levar um vegetativo de mães, clones e tal...

Concluindo

As T5 são mais eficientes, mas em compensação tem mais trabalho de por (afinal nao sao 2, mais umas 8 pra cima) , mais caro no começo (reatores de monte que esquentam a beça no grow) , um pouco mais difíceis de se encontrar ....

abraço

[edit] site da lampada = http://www.luz.philips.com/portalDetProduct.do?par=2008 [edit]
    Última edición por kinky; 09/01/2007 a las 18:52 PM

Gracias
    0
    6 gracias recibidas en 5 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Kinky, estas 2 de 55w PL-L/4P, são para quantas plantas?

abç
    ATITUDE E PROCEDER

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

São para quantas você quiser ué ...

elas emitem 9600lm juntas, ja vegetei 8 plantas nelas na boa, claro que se tivessem mais watts e lumens iriam mais rapido, mas essas 2 ja faziam a parte de enraizar/vegetar um poquinho pra poder florir facilmente

Gracias
    0
    14 gracias recibidas en 10 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Gabe, nao recebi resposta ainda, nao sei se nao cehgou direito o mail, ou eh inicio de ano, sei la.
    If A equals success, then the formula is A =X+Y+Z. X is work. Y is play. Z is keep your mouth shut.
    --
    Albert Einstein

Gracias
    0
    6 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por kinky Ver Mensaje
    São para quantas você quiser ué ...

elas emitem 9600lm juntas, ja vegetei 8 plantas nelas na boa, claro que se tivessem mais watts e lumens iriam mais rapido, mas essas 2 ja faziam a parte de enraizar/vegetar um poquinho pra poder florir facilmente
    Kinky, não concordo quando você diz que se tivesse mais watts as coisas iriam mais rápido. O importante são apenas os lumens e a temperatura de cor, os watts simplesmente indicam quanto a lâmpada vai consumir para atingir tantos lumens e tal.

O que quero dizer é que não necessariamente uma lâmpada de 100W será melhor que uma de 15W, entende? Somente os watts não podem dizer qual lâmpada é melhor, mas sim a sua eficiência, ou seja, Lumens/Watts.

Sei que estou parecendo um chato, mas é que do jeito que você falou parece que quanto mais watts, melhor, e isso nem sempre é verdade! A tendência é surgirem novas lâmpadas que consumam bem menos watts e produzam muito mais lumens!

Abraços,

7. El siguiente Usuario da las gracias a banza por este Post:

AndesIndoor (01/06/2011)

Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Bom ver alguém argumentando p/ podermos enriquecer nosso conheciumento e trocar figurinhas...
    heheheh

Valeu Kinky, gostei .

Legal essas lampadas da philips de 55 w eim Kinky, são tubulares?Vou dar uns argumentos p/ a gente fazer uma balança e colocar de uma lado os benefícios e de outro os malefícios das tubulares T5. E depois poderemos decidir se ela vale a pena o seu investimento.

Se são tubulares devem ser bem compridas né... qual o comprimento?

As T5 vc pode usar menos lampadas, desde q seja as lampadas maiores, tem de 14w, 28w e 56 watts , aumenta o comprimento aumenta a wattagem...

2o- Cara eu comprei minhas T5 por 11,60 cada lampada de 14w e 23,00 reais o reator duplo, no centro em frente a praça Tiradentes, no Rio. Vc pode comprar poucas lampadas se tiver espaço.

3o- A cor da T5 (a branca de 5000K) p/ vegetar é muito melhor e muito mais fria e distributiva que a HPS e HQI (esta as T5 tb são mais economica)

4o- vc pode ir ligando pouco a pouco as lampadas fluo, de acordo com o crescimento e necessidade da planta, economizando muuuita energia($), do que botar em um clonezinho em 400w de hqi direto, enqto q a planta só usa uns 10-20% disso nesta idade?!

5o- A vida util sem perder a luminosidade das T5 é 3 vezes maior que todas outras fluorescentes, inclusive maior que a hps e hqi juntas.

Caso ao trabalho de coloca-las realmente existe, mas convenhamos se vc nao quer trabalhar p/ colher s seus frutos...

E tb tem o fato de q se usar lampada pressurizada vai ter mais trabalho com a maior necessidade de ventiladores, oq ue gasta energia e, dinheiro e mao de obra (barata hehehe).

Ela distribui a luz de forma mais homogênea estimulando muito o crescimento lateral (de acordo com a disposição das lampadas) favorecendo o crescimento de buds laterais.

Vc ganha muito com sua baixa temperatura comparado com as de alta pressão

Será que não teríamos aquele engenheiro, matemático, astronomo, fisico de plantão p/ poder calcular o custo beneficio de cada lampada??

Tipo assim:

Soma os valores de compra de cada kit c/ reator refletor, junto com o custo de gasto de luz da para uma quantidade de lumens determinada, por um determinado peridodo de tempo, multiplicando pelo tempo de vida util de cada lampada. E somar as diferenças de gasto com ventilação(custo dos ventiladores e seu gasto de energia) que existe entre as de alta pressão e as fluorescentes.

Poderíamos chegar a um valor p/ cada lampada e comparar...

Valeu galera quero mais opiniões, vamos discutir, fumar e viajar na parada.....

C.... descaralh...
    esse hash tá foda...

Abços cannábicos resinados
    Paz, Amor e Grow

O AutoCultivo Traz a Paz!!!

9. El siguiente Usuario da las gracias a Agrohidro por este Post:

ganjaxxx (17/02/2016)

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por banza Ver Mensaje
    Kinky, não concordo quando você diz que se tivesse mais watts as coisas iriam mais rápido. O importante são apenas os lumens e a temperatura de cor, os watts simplesmente indicam quanto a lâmpada vai consumir para atingir tantos lumens e tal.

Abraços,
    Fala brou!
    hehehhe mal ai, escrevi quanto mais watts e lumens mais o que importa com certeza são apenas os lumens.
    é que os lumens vem seguido dos watts ai puis watts na jogada, mas inda bem que o pessoal entende .....

==============

Cita Iniciado por AgroHidro
    Bom ver alguém argumentando p/ podermos enriquecer nosso conheciumento e trocar figurinhas...
    heheheh

Valeu Kinky, gostei .

Legal essas lampadas da philips de 55 w eim Kinky, são tubulares?Vou dar uns argumentos p/ a gente fazer uma balança e colocar de uma lado os benefícios e de outro os malefícios das tubulares T5. E depois poderemos decidir se ela vale a pena o seu investimento.

Se são tubulares devem ser bem compridas né... qual o comprimento?

As T5 vc pode usar menos lampadas, desde q seja as lampadas maiores, tem de 14w, 28w e 56 watts , aumenta o comprimento aumenta a wattagem...

2o- Cara eu comprei minhas T5 por 11,60 cada lampada de 14w e 23,00 reais o reator duplo, no centro em frente a praça Tiradentes, no Rio. Vc pode comprar poucas lampadas se tiver espaço.

Soma os valores de compra de cada kit c/ reator refletor, junto com o custo de gasto de luz da para uma quantidade de lumens determinada, por um determinado peridodo de tempo, multiplicando pelo tempo de vida util de cada lampada. E somar as diferenças de gasto com ventilação(custo dos ventiladores e seu gasto de energia) que existe entre as de alta pressão e as fluorescentes.

Poderíamos chegar a um valor p/ cada lampada e comparar...

Valeu galera quero mais opiniões, vamos discutir, fumar e viajar na parada.....

C.... descaralh...
    esse hash tá foda...

Abços cannábicos resinados
    Fala brother agro!!

locas as de 55w né ? Gostei bastante quando me indicaram também, é tubular sim ... mas tem um design meio diferente, da pra ver no site q eu passei la... assim como todos dados técnicos de temperatura de cor, diametro, etc. basta baixar o catálogo tecnico e abrir com Acrobat Reader.

Ta vendo ó ? 11,60 reais a T5, achei aqui muuuito mais caro, pode valer a pena sim....

hahahhaha gostei da sua expressão um tanto quanto algébrica sobre o custo-benefício final/reais das 2 lâmpadas, se alguem conseguisse achar um "Coeficiente de benefício" das 2 lâmpadas ficaria bem nítido a diferença entre elas...

Mas acho que é por aí, a T5 é a mais eficiente da categoria e as outras opções tem suas vantagens e desvantagens, sobre disposição de lampadsa no grow, custo inicial e temperatura de cor...

abração

Gracias
    0
    6 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Vale a pena lembrar que já existem lâmpadas T4!!

Gracias
    0
    14 gracias recibidas en 10 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

banza, t4? to curioso, quem fabrica?
    Agrohidro, belo argumento.Lembrando que lampadas fluor, de maneira indireta economizam mais ainda quando o assunto é menos calor, soh vc pensar q sua planta vai crescer e se alimentar melhor, do que numa estufa de salgados!!!
    E claro, seu outro ponto, de que plantas jovens nao consomem a totalidade de lumens de uma hqi tambem é o canal!!!
    valeu!
    If A equals success, then the formula is A =X+Y+Z. X is work. Y is play. Z is keep your mouth shut.
    --
    Albert Einstein

Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Será q ninguem se propõe a fazer o cálculo de custo de cada lampada??

Vamos lá pessoal das ciencias exatas deêm tb sua contribuição a Growcultura...
    Paz, Amor e Grow

O AutoCultivo Traz a Paz!!!

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Comecei a fazer os cálculos, moçada... Já já posto minhas conclusões.

Abraz

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Moçada, a notícia não é tão animadora assim...

Olhei no catálogo da OSRAM para obter os dados e utilizei preços médios de lâmapdas e reatores que encontrei. Escolhi alguns modelos que vinha estudando para um projeto. Seguinte:

T5 - 14W: melhor eficiência, ~86lm/W (modelo novo, de 1200lm).

12 lâmpadas geram 14400lm e necessitam de 6 reatores. O consumo total de um kit reator + 2 T5 é mais ou menos 31W. Logo, o consumo total desse setup é de 186W. Devemos somar a esse setup uma refrigeração modesta, já que se trata de fluors tubulares com reatores externos. Assim, escolhi um fan de PC, que consome mais ou menos 2W, isso somado ao transformador de 12V CC.

HPS - VIALOX NAV 4Y Tubular

1 lâmpada dessa fornece 14500lm, bem próximo do setup montado acima. Em conjunto com o reator, consome 170W. No meu caso eu teria que usar transformador, que implica em perdas. Vou considerar uma margem de segurança de 15%. Aí temos duas opções de refrigeração: refletor dutado (além do acréscimo do custo em dutar o refletor, teremos que considerar 2 coolers) ou um cooler mais potente para todo volume da câmara. Optei por um mais potente, que consome uns 20 W.

OK, teríamos até aqui, só de energia:

T5: (186 + 2) = 188 W
    HPS: (170 + 25 + 20) = 215 W

Agora vamos considerar os gastos na compra.

As T5 custam, em média, R$18,00 e seus reatores duplos, R$28,00. Precisamos de 12 lâmpadas e 6 reatores, totalizando R$384,00.

As HPS custam em média R$30,00, e seu reator mais ou menos R$36,00. Total de R$66,00.

A diferença na compra é de R$318,00. Mas vale lembrar que o kit T5 gasta menos energia, pra ser exato, 27 W a menos. Assim, as T5 pagam a diferença de uma HPS em aproximadamente 40.000 horas.

-Hmmmm.... 40.000 horas? Quanto dá isso em dias?
    -Míseros 1666 dias, 4 anos e meio.
    -PUTZ! 4 anos e meio? Mas quanto dura uma T5?
    -15.000 horas.
    -Vixe... É bem menos que o tempo necessário, hein?
    -É. Fodeu. E a HPS ainda diz que dura 32.000 horas!!!!!

Pra minha surpresa, deu isso.
    Errei algo? Não sei.
    Escolhi as lâmpadas erradas? Pode ser. Escolhi as que eu tava namorando.

Mas vale a pena lembrar que os espectros são totalmente diferentes. A HPS tem espectro de 2000 K e as fluors vão de 3000 a 8000 K. Assim, os usos também são diferentes.

Me corrijam onde tiver errado. Participem. Falem mal de mim, mas opinem!

Abraz

Gracias
    0
    0 gracias recibidas en 0 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Salve Gabe!!