+ Responder Tema
Resultados 1 al 14 de 14

Tema: Fertilização Foliar

Gracias
    1
    290 gracias recibidas en 91 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Thumbs up Fertilização Foliar

De tanto insistir, um dia eu aprendo a fazer tradução, hahahah

Ai vai mais uma, do FAQ do OverGrow:

Fertilização Foliar! Como fazer?

Instruções de alimentação foliar:

Você pode utilizar qualquer fertilizante de largo espectro, para se fazer a fertilização foliar nas suas plantas. Apenas evite a queima pelo excesso de fertilizantes, não usando mais do que um terço ( 1/3 ) do que a dose indicada, do fertilizante.

• A melhor temperatura é cerca de 22,5º Celsius, quando os poros do lado de baixo da folha estão abertos. Acima de 27º Celsius eles já devem estar fechados. Então, procure fazer na parte mais fresca do dia, quando estiver mais quente, ou se estiver no inverno, faça na parte mais quente do dia;

• Use um spray de alta qualidade, que permita pulverizar a água em uma névoa bem fina;

• Certifique-se sempre de que as lâmpadas estão desligadas e frias, antes de fazer a foliar! Por segurança extra, seque o bulbo da Lâmpada de Sódio ou Metálica, com um pano limpo e macio, e certifique-se que as Lâmpadas de alta pressão estão a uma distância segura (aumentar a distância é uma boa coisa), para evitar que a mesma se queime;

• Certifique-se que o pH da solução está entre 7 e 6,2;

• Para impedir que a água forme gotículas (que agiriam como uma lente de aumento) e poderiam queimar as folhas, para cada 5 litros de água, coloque meia colher de chá de Detergente liquido (de preferência neutro, sem cor e sem perfume). Isto diminui a tensão superficial da água;

• Pulverize a superfície da folha, a parte de cima e a de baixo, principalmente, até que comece a gotejar pela borda das folhas. Somente pulverize até duas semanas antes da colheita e mesmo assim não pulverize na área mais próxima aos Buds;

• Descarte o excesso de fertilizante, seguindo as instruções do fabricante. Na média, uma solução caseira de fertilizante foliar, pode ser usada por até duas semanas;

• Pulverize uma vez por semana, cada semana. Se começarem a aparecer sinais branco, de resíduos, enxágüe as folhas com água de pH neutro, para reduzir o acúmulo de sais. Para enxaguar, use o spray pulverizador, com água “limpa”.

NOTAS DO EDITOR (do Overgrow): Pessoalmente eu nunca uso a técnica de fertilização foliar apresentada acima, a não ser nas condições apresentadas abaixo. Na minha humilde opinião, não é necessária que se faça a Fertilização Foliar, uma vez que você tenha um sistema hidropônico bem estruturado. As razões que justificam eu usar a Fertilização Foliar são principalmente quando desejo reduzir as situações de stress por alimentação. Eu evito pulverizar a área dos Buds, por que os Sais de Nitrato (a letra “n”, no NPK) são muito danosos à saúde se fumados, e as emulsões de peixe e Guano de morcegos são muito insalubres para serem adicionadas à solução.

Benefícios da Alimentação Foliar:

• Para fornecer uma “carga rápida” de nutrientes, nos momentos em que o sistema radicular estiver com problemas. Isto vai permitir mais tempo para as raízes se recuperarem;

• Diminuir o amarelamento das folhas;

• Fornecer nutrientes de forma instantânea para a planta, o que reduz o stress de uma planta que esteja sofrendo.

How do I foliar feed?

Foliar feeding instructions:

You can use any full spectrum nutrient to foliar feed your plants. To avoid nutrient burn, your nutrient solution strength, should be no more than 1/3rd of the maunufactures reccomended dosage.

* The best temperature is about 72 degrees (when stomata on the underside of the leaves are open); at over 80, they may not be open at all. So, find the cooler part of the day if it is hot and the warmer part of the day if it is cold out.
    * Use a good quality sprayer -- should atomise the solution to a very fine mist.
    * Always be sure your light is off and cool before foliar feeding! For extra safety, wipe your bulb with a dry cloth after spraying and make sure H.I.D lights are raised to a safe distance (double the distance is a good rule of thumb) to prevent burning.
    * Make sure the PH of your solution is between 7 and 6. 2.
    * To prevent the water from beading up (acting as small prisms) and thereby burning the leaves, for each gallon made, add half of a teaspoon of liquid detergent (wetting agent).
    * Spray leaf surface -- the tops and the undersides -- until the liquid begins to drip off the leaves. Stop spraying 2 weeks into flowering -- use sparingly on bud sites.
    * Dispose of excess spray according to manufactures instructions— home made fertilizer sprays will be fine for at least 2 weeks.
    * Spray one time a week every week, if any white residue is found, rinse the foliage with plain ph'd water to reduce salt build-up.

EDITORS NOTES: Personally, I do not foliar feed in any situations other then those mentioned below, as, IMO, it does not seem to be necessary if using a well-managed hydroponic set-up. The reasons I foliar feed, are mainly to reduce nutritional stress situations. I avoid spraying bud sites, as nitrate salts (the "n" in NPK) are very unhealthy to smoke, fish emulsion smells, and Bat guano could be highly unsanitary so stick to hygenic solutions.

Benefits of foliar spraying:

* To provide a quick nutrient fix for root-zone nutrient problems or deficiencies; this allows more time to solve the problem(s).
    * To prevent excess yellowing on clones.
    * To instantly provide nutrients via the leaves, which reduces stress on the suffering plant.

2. Los siguientes 9 Usuarios dan las gracias a xango por este Post:

chabouzo (21/06/2011), chiconha (11/01/2014), Chuin (06/08/2010), ge b (03/10/2012), inc.noise (19/04/2014), Jim*Morrison (14/05/2010), Mar.de.Ganja (15/01/2013), Thulle (16/07/2010), wellington (11/12/2013)

Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 6 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Re: Fertilização Foliar

Mas uma vez mandando bem p/ c... Xango.

Falou algo q pouco sabemos, belo tópico p/ discutir e aprender. Existem uns adubos foliares, eu tenho um mas nao tenho usado, q são ricos em N, e achava q só deveria ser usado em perido vegetativo, nao sabia q podia usar na flora. acho q deve ser dif´picil nao contaminar os buds...

E ouvi falar tb de dubação foliar com Mg, para carencias de Mg. Alguém eme experiencias? Mas acho q todas elas só devam ser usadas com critério, qdo ouver realmente necessidade, pois já queimei uma vez as folhas com adubação foliar...

Abços, xango, divulgando info!!!

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Estou enraizando clones com o gel do zoio, direto na terra, e pulverizo agua nas folhas pelo menos uma vez por dia para produzir aquela humidade, ate ae tah tudo lindo, mas para elas nao sofrerem enquanto nao tem raiz a adubaçao foliar nos clones seria uma boa soluçao?
    Tenho q comprar o peters foliar ou posso usar o hi-nitro mesmo?
    Boa xango, comunidade agradece.

Gracias
    0
    3 gracias recibidas en 3 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Eu estou usando peters pela 1ª vez.
    Fertilização-30.10.10 fertrrigação-fertilização foliar.

Iniciei com 0,6g -2lit,fui aumentando gradativamente, hj estou usando 1,2g -2lit.
    Faço 2 aplicaçoes na semana, realizo a aplicação foliar normal e irrigo a planta com a mesma solução.

SOLO-terra vegetal preta adubada com esterco bovino, terra vegetal preta,húmus de minhoca,casca de arroz carbonizada, fibra de coco,pó de casca de pinus, BIOKASHI,areia,vermiculita e argila expandida.

Strain- (indefinido)estavam em vazos de 8 litros, apenas uma que eu realizei a poda top é que já estava no vazo definitivo de 25l, após 2 meses eu transplantei as outras (3) para vazos de 25l tambem.

Transplante-Hj 12 dias após o transplante, as 3 já se recuperaram, apresentam um bom desenvolvimento das ramificaçoes secundarias, e na rama apicial começam as desenvolver os galhos alternados.Diminiu o amarelamento das folhas inferiores (amarelamento devido ao estrangulamento das raizes) e tambem possivelmente por deficiencia de N.

Poda top- se desenvolve igual a um mostro, e muito mais rápido se comparado as outras,os galhos apresentam muitas brotaçoes, o sistema radicular esta visivelmente mais forte,esta com 4 topos bem desenvolvidos de 55cm, e mais 4 infeirores de 45 cm, uma aparencia muito robusta e saudavel. Em breve vou fazer um sistema de amarras nas ramificações inferiores.

Até agora elas estão se desenvolvendo muito bem, apenas um pequeno problema com as pragas( cochinilhas,pulgoes,bicho geográfico) agora eu faço as seguintes indagações:

1-Sera que da para aplicar esse esquema de fertilização durante todo o periodo vegetativo?(juntamente com o mix do solo)

2-Eu percebi que as pragas começaram o ataque, depois que eu comecei a fertilização. portanto as pragas preferem uma planta nitrogenada, pois sua seiva esta cheia de nitrogênio e aminoácidos.Alguma relação com a teoria da Trofobiose? eu acho que sim!
    o que vcs acham?

Ah ...estou pensando en postar um material sobre a teoria da Trofobiose, o que vcs acham mellhor, criar um post em pragas etc... ou abrir um novo tema?

saludos!
    []'s para todos.
    G-X
    "Posso não concordar com as palavras que dizes, mas defenderei até o fim o seu direito the dizelas" - ?

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

ops!
    todas estão com aproxim. 70 dias e 65cm de altura.

obs:não liga não galera se eu falei alguma besteira, fumei um robinho agora a pouco que me pegou de jeito! hehe

Gracias
    1
    290 gracias recibidas en 91 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Question Re: Fertilização Foliar

Cita Iniciado por GROWER-X Ver Mensaje
    1-Sera que da para aplicar esse esquema de fertilização durante todo o periodo vegetativo?(juntamente com o mix do solo)

2-Eu percebi que as pragas começaram o ataque, depois que eu comecei a fertilização.
    Alguma relação com a teoria da Trofobiose? eu acho que sim!

"Posso não concordar com as palavras que dizes, mas defenderei até o fim o seu direito the dizelas" - Voltaire
    Beleza, Grower-X, tudo tranquilo?

quanto a questão 1, não haveria problema algum em continuar com as foliares, mas não há necessidade. As foliares devem ser usadas somente em caso de maior necessidade, problemas com as raízes ou deficiência grave.

Uma vez que as plantinhas já estão devidamente transplantada e já passou o stress e o solo é de boa qualidade, elas já estão se alimentando por conta própria.

A questão 2 fica dificil responder assim, sem maiores informações. Pode ter sido coincidência (outras plantas por perto também tem as pragas?) ou por elas estarem um pouco mais vuneráveis, após a aplicação. Ou será que o soro era gostoso, mesmo?

Quanto a Trofobiose, não posso opinar, pois não o conheço, nem a teoria. Talvez seja melhor abrir um thread para nos informar sobre o "bicho", hahaha

Quanto a frase, ela é do grande Voltaire, um cara que, quando foi escomungado pela igreja, por ser um pensador livre e sem amarras, ele conseguiu ficar rico, pois não era mais pecado.

Abraços e boa sorte para todos

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Tudo em ordem! e contigo?

É...eu vou dar um time agora, para ver a reação delas.Mas mesmo assim eu já vou provideciar outro tipo de fert (para ter em mãos em caso de necessidade).

As 4 plantas possuem pragas, algumas mais outras menos, Agora, as plantas mais próximas delas estão bem distantes.
    Estou combatendo com óleo de Neem, mas agora vou começar a aplicação com o combat.E mais para frente vou tentar fazer uma experiencia com o Ácido salicílico.

Então eu vou abrir um thread sobre a teoria da Trofobiose, e posteriormente sebre a o Ácido salicílico, assim que eu recuperar o material que eu tenho.

Valeu!!
    []'s
    G-X
    "Posso não concordar com as palavras que dizes, mas defenderei até o fim o seu direito the dizelas" -Voltaire

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Grower-X porque vai trocar o oleo de Neem pelo combat?
    O oleo neem nao esta dando conta? o combat tb pode cair e borrifar nas terra q nao faz mal para a planta?

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por fumaça Ver Mensaje
    Grower-X porque vai trocar o oleo de Neem pelo combat?
    O oleo neem nao esta dando conta? o combat tb pode cair e borrifar nas terra q nao faz mal para a planta?

Na verdade eu quero ver qual é mais eficaz contra certos tipos de pragas.Então eu vou continuar aplicando o organic neem em algumas plantas, e o combat em outras.
    Eu sei que o combat é natural tambem, é a base de citronela, então eu creio que não teria problemas ao borrifar na terra.Mas quem já utiliza ele pode informar melhor.

abraços!
    saludos!
    G-X
    "Posso não concordar com as palavras que dizes, mas defenderei até o fim o seu direito the dizelas" -Voltaire

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

fiquei interessado, quanto custa um desse?

Gracias
    7
    121 gracias recibidas en 62 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    2 Tema(s)
    Citado
    2 Mensaje(s)

O Combat é muito mais forte, pois além de conter o óleo de neen, ele tem óleo de citronela, e extrato de capsicum (pimente vermelha).

A embalagem vem com 500ml de combat, porém o fabricante recomenda que se for aplicar em plantas sensiveis, adicionar mais 500ml.

Eu uso Combat pq faço out, mas só aplico em casos de infestação.

As vezes o inseto faz menos mal que o inseticida.

Eu comprei o meu por 18,50 reais.

Não é bom por na terra, além dele ser um inseticida, pode desregular o ph.

É bom borrifar em baixo das folhas, é ali que ficam os ovos de vários predadores, o que mais da aqui é aquela mosquinha branca. Spider mites tb dá, mas bem menos.
    Última edición por O agricultor; 31/12/2006 a las 18:09

13. El siguiente Usuario da las gracias a O agricultor por este Post:

Jim*Morrison (26/01/2011)

Gracias
    0
    3 gracias recibidas en 2 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

[QUOTE=Agrohidro;675552]

E ouvi falar tb de dubação foliar com Mg, para carencias de Mg. Alguém eme experiencias? Mas acho q todas elas só devam ser usadas com critério, qdo ouver realmente necessidade, pois já queimei uma vez as folhas com adubação foliar...

QUOTE]

Depois de um longo tempo de auto-exílio, to voltando a postar... Fiquei afastado do Growroom mesmo antes do fechamento do site... tinha até me prometido não voltar a postar nada em sites de cultivo, mas depois de um episódio na semana passada, me senti em débito com essa grande comunidade e to de volta aki pra ajudar quando for capaz...

Brother Agrohidro...

O Mg pode ser usado com tranquilidade por aplicação foliar...
    o Mg é muitas vezes negligenciado por growers por ser apenas um micronutriente. O problema é que algumas pessoas ignoram os outros benefícios trazidos por ele...

o Mg tem uma importância fundamental no cultivo de uma planta saudável... a sua aplicação aumenta exponencialmente a capacidade da planta em "mover" e absorver outros nutrientes, sendo o Nitrogênio o mais importante deles...

Como o Nitrogenio é extremamente usado durante o período vegetativo (apesar de tb ser importante na floração), aconselha-se que ele seja administrado desde o início da vida da planta (começo a aplicação uns 15 dias após enraizadas e mantenho até o final da floração).

Com já disse antes, a aplicação pode ser feita via foliar, mas aconselho que ela seja feita de maneira convencional (misturando na água de rega) por dois motivos:

Em primeiro lugar, pq sempre prefiro manter as plantas bem nutridas durante todo o cultivo do que esperar que elas apresentem algum sinal de carencia para só depois me mexer...
    Em segundo lugar, pq o Mg não só aumenta a capacidade da planta em mover os nutrientes que já estão dentro dela, mas tb ajuda na absorsão dos nutrientes "travados" no solo (algumas vezes por alteração do ph do solo)...

bom bro... é por ae... espero ter conseguido ajudar

paz...

15. El siguiente Usuario da las gracias a Jahphael por este Post:

didondoco (13/08/2014)

Gracias
    1
    40 gracias recibidas en 23 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    12 Mensaje(s)

[QUOTE=Jahphael;677685]
    Cita Iniciado por Agrohidro Ver Mensaje

QUOTE]

Depois de um longo tempo de auto-exílio, to voltando a postar... Fiquei afastado do Growroom mesmo antes do fechamento do site... tinha até me prometido não voltar a postar nada em sites de cultivo, mas depois de um episódio na semana passada, me senti em débito com essa grande comunidade e to de volta aki pra ajudar quando for capaz...

Brother Agrohidro...

O Mg pode ser usado com tranquilidade por aplicação foliar...
    o Mg é muitas vezes negligenciado por growers por ser apenas um micronutriente. O problema é que algumas pessoas ignoram os outros benefícios trazidos por ele...

o Mg tem uma importância fundamental no cultivo de uma planta saudável... a sua aplicação aumenta exponencialmente a capacidade da planta em "mover" e absorver outros nutrientes, sendo o Nitrogênio o mais importante deles...

Como o Nitrogenio é extremamente usado durante o período vegetativo (apesar de tb ser importante na floração), aconselha-se que ele seja administrado desde o início da vida da planta (começo a aplicação uns 15 dias após enraizadas e mantenho até o final da floração).

Com já disse antes, a aplicação pode ser feita via foliar, mas aconselho que ela seja feita de maneira convencional (misturando na água de rega) por dois motivos:

Em primeiro lugar, pq sempre prefiro manter as plantas bem nutridas durante todo o cultivo do que esperar que elas apresentem algum sinal de carencia para só depois me mexer...
    Em segundo lugar, pq o Mg não só aumenta a capacidade da planta em mover os nutrientes que já estão dentro dela, mas tb ajuda na absorsão dos nutrientes "travados" no solo (algumas vezes por alteração do ph do solo)...

bom bro... é por ae... espero ter conseguido ajudar

paz...

Gente nunca dei sorte com adubação, talvez por não acreditar na força do adulbo,acho que muitos aqui tem este problema, eu tinha umas postas de cação a muito tempo congeladas na geladeira, e para não jogar fora ´ferví em uma panela coei o liquido e guardei na geladeira e depois pulverizei as plantas mas sem diluir o caldo, ai eu percebi que começou a queimar as pontinhas de algumas folhas ,ai parei,será que ficou muito forte?

Gracias
    21,867
    6,450 gracias recibidas en 2,001 Posts
    Mencionado
    166 Mensaje(s)
    Etiquetado
    75 Tema(s)
    Citado
    353 Mensaje(s)

Mano, minha dica é você primeiro aprender a fazer o fert e depois utilizá-lo. Nessa mesma parte do fórum tem muitas receitas que podem ser feitas em casa.

Abraço e bons estudos
    Manipular informação é uma forma de censura

+ Responder Tema