+ Responder Tema
Resultados 1 al 6 de 6

Tema: Medidor de pH, Com Xepa de Feira!

  1. #1
    Fecha de Ingreso
    24 Nov, 06
    Ubicación
    Babilônia, que mistura Erva Santa, com A
    Mensajes
    270
    Gracias
    1
    268 gracias recibidas en 91 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

    Cool Medidor de pH, Com Xepa de Feira!

    Para terminar 2006 e começar 2007, mais uma tradução, desta vez de um material recente, de um ermano que nos recebe muito bem por aqui, El Dr. Science e su Cocina de la improvisación! (). Mais uma vez, uma tradução que pode ser facilmente posta em prática e é muito útil para nossos irmãozinhos cultivadores ou Aquaristas, tudo no conceito “Faça Você Mesmo”, “Hace Usted Mismo” “Do It Yorself” (DIY), Bricolagem, etc e tal...

    Vamos, então, ao:

    Medidor de pH de Repolho Roxo!



    O pH

    Vamos falar do pH.


    pH significa Potencial de Hidrogênio, e faz referência a quantidade de Íons de hidrogênio que estão dissolvidos em uma solução. Consideramos uma solução como “Ácida”, quando ela tem mais Íons para oferecer (Livres), de “Básica” aquela solução que tenha maior capacidade (o tal “Potencial”) de unir-se aos Íons de Hidrogênio.

    Mas, é o que significa esta conversa toda? Significa que quanto menor o pH de uma solução, mais ela é “Ácida”, e quanto maior o pH, mais “Básica” (ou “Alcalina”) ela é. Assim, se medirmos o pH do Vinagre, ele será muito menor que o pH de uma solução de Bicarbonato. (O “Ponto Neutro”, que equivaleria ao 0 (Zero), é o valor “7”. Abaixo de sete é Ácido”, acima de sete é “Alcalino”)

    Como regra geral, em um cultivo hidropônico, devemos manter o pH na faixa entre 5,5 e 6,5 (Pessoalmente eu deixo na faixa 5,8 ~ 6,2), porém, cada planta tem suas próprias necessidades.


    Medindo o pH com Lombarda (Repolho Roxo):

    Como se mede o pH??? Isto é muito fácil de responder!!! É só usar um Peagâmetro (Medidor de pH), um aparelho que informa o pH de forma exata, utilizando fitas químicas, que mudam de cor, ou utilizando um Líquido Reagente (Um líquido que reage com alguma coisa, e muda de cor), porém já sabemos que aqui na Cozinha do Dr. Science nós não compramos aparelhos industriais, a não ser que não exista uma solução caseira.

    O “problema” é que esta solução caseira existe, mas não é muito confiável dentro da faixa de pH que nos interessa, pois há pouca variação de cores. Mesmo assim, vamos tentar usar esta solução de Repolhos Roxo.

    Vamos explorar uma mescla de pigmentos presentes em algumas flores, frutas e verduras, que se chamam Antocianinas. Quando usamos o estrato de uma verdura, como o Repolho Roxo, obtemos um indicador de pH de Largo Espectro, ou seja, que pode medir do pH = 1 até o pH = 12, variando sua cor desde o Vermelho até o Verde, Algo que complica sua utilização em hidropônica, já que as mudanças de cor não são tão significativas, quando comparamos líquidos com uma diferença de menos de 2 (dois) pontos entre os pHs. Como conseqüência, é difícil diferenciar um pH 5,5 de um de 6,5, mesmo assim, vou tentar!


    Preparação

    A forma de preparar o Extrato não pode ser mais simples:

    Pique algumas folhas de Repolho Roxo e coloque para cozinhar, com uma quantidade de água mais ou menos igual ao de folhas picadas. Também se pode colocar em álcool 98º, flambar e remover, ou bater no liquidificador e adicionar água fervendo...

    Para aumentar o tempo de conservação, adicione um pouco de álcool e mantenha na geladeira.


    Mudanças de Cores

    Cor ..... ..... ..... ..... ..... ...pH
    Vermelho: ..... ..... ..... ..... 2
    Vermelho Violáceo: ..... ..... 4
    Violeta: ..... ..... ..... ..... .. 6
    Azul Violáceo: ..... ..... ..... 7
    Azul: ..... ..... ..... ..... ..... 7.5
    Azul Esverdeado: ..... ..... . 9
    Verde Azulado: ..... ..... ... 10
    Verde: ..... ..... ..... ..... ... 12.


    Forma de Uso

    Adiciona-se algumas gotas do Extrato de Repolho Roxo, a cerca de 5 ml da solução que se deseja medir e confira o resultado. Para visualizar melhor as cores, coloque na frente de uma folha ou parede branca. Fazer esta comparação sobre a luz das lâmpadas Fluorescentes ou as de Vapor de Sódio ou Metal, não é uma boa idéia, pois elas alteram muito a nossa percepção das cores. Prefira fazer sobre a luz natural ou sobre uma fluorescente Luz do Dia.

    ATENÇÃO! NUNCA coloque o papel de pH na solução: o corante do papel pode se dissolver, contaminando-a! Portanto, preste muita atenção no procedimento correto.





    A Importância do pH

    Todas as plantas têm uma faixa de pH em que elas estão bem, para absorverem os nutrientes. Fora desta faixa, existem muitos fatores que fazem com que os nutrientes estejam na solução nutritiva, mas não se encontrem “disponíveis para as plantas”.

    - Um excesso ou deficiência de pH muito extremada pode produzir uma precipitação dos sais da solução (Precipitação poderia ser traduzido por uma “recombinação” não desejada dos nutrientes da solução, normalmente gerando uma “nova” solução, ruim), que podem não possam não estar disponíveis para as raízes das plantas (Os nutrientes estão lá, mas a planta não consegue absorver, por causa do pH errado). Outro efeito ruim que esta situação pode ocasionar é envenenar a planta por concentração de Alumínio.

    - Um desvio do valor correto do pH, pode afetar a correta absorção de nutrientes, por parte das plantas.


    .

  2. #2
    Fecha de Ingreso
    24 Nov, 06
    Ubicación
    Babilônia, que mistura Erva Santa, com A
    Mensajes
    270
    Gracias
    1
    268 gracias recibidas en 91 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

    Daemon Variações sobre um mesmo tema, Opus 1 – Allegro Cantante!

    Trabalho mandado pelo bassiot, com uma variação muito interessante: Fazer Fitas de Medição, com Papel de Filtro de Café!

    Olá, tudo bom?

    Aqui temos uma maneira de se fazer Fitas Reagentes Caseiras (Para medição de pH), de uma maneira fácil e, muito melhor, bem barata!

    O assunto é relacionado ao pigmento existente em algumas verduras, que mudam de cor na presença de substâncias Ácidas ou Básica (Alcalinas). Então, tratemos de aproveitá-las:

    Utilizaremos um Repolho Roxo ou uma Couve Roxa. Cortamos o repolho em pequenos pedaços e colocamos em uma panela, para cozinhar, com a mesma quantidade de água. Cozinhamos em fogo brando, até que a água torne-se azul-violeta. Coe, reserve o líquido e deixe esfriar.

    Enquanto isto, pegue um filtro de café de papel, corte em tirinhas de cerca de 5 x 2,5 cm. Quando a “sopa” de repolho estiver fria, encharque as tiras de papel neste caldo e deixe secar.

    O extrato de Repolho Roxo que sobrou, pode ser congelado, para futura reutilização.

    Para testar as tiras, quando elas já estiverem secas, pingue algumas gotas de limão sobre uma e gotas de Solução de Bicarbonato em outra; a que foi pingada com limão, estará Vermelha forte (Ácida) e a com bicarbonato estará Azul-Esverdeada (Alcalina)

    Colocamos uma escala, para facilitar a comparação, mas o melhor seria que você fizesse uma “Tabela Cor = pH”. Se você conhecer alguém que tenha um medidor de pH e possa lhe emprestar para a tarefa, enquanto você não pode comprar um, será ótimo. Mas, lembre-se de devolver o mesmo em meia hora!


    (Ele apresenta a mesma tabela acima)

    No mesmo Thread do bassiot (acima), o Volandovoy, de uma maneira um tanto quanto Xangozistica (tirando o sarro de tudo e de todos), fez uma demonstração prática do funcionamento das “Tiras de Cores”, usando uma outra “droga”... : (está eu posso e vou fazer, hehehe)

    No primeiro post do Volandovoy, ele mandou esta tabela, comparando alguns índices de pH:

    Olá, Fumet@s,

    Realizei a experiência do Bassiot, não por falta de dinheiro, mas pelo tesão de fazer coisas novas, por minhas próprias mãos e ver os resultados práticos.

    Anexo uma escala de valores para o pH, mas que só dão uma idéia. O melhor mesmo, é comparar as Fitas entre elas, utilizando produtos caseiros, tais como os descritos na tabela ou estes outros:

    pH: ... ... ... PRODUTOS:
    14 ... ... ... ... Hidróxido de Sódio
    13 ... ... ... ... Água Sanitária
    11 ... ... ... ... Amôniaco
    10.5 ... ... ... . Magnésia
    8.3 ... ... ... ... Levadura em Pó
    7.4 ... ... ... ... SANGUE HUMANO
    7.0 ... ... ... ... ÁGUA DESTILADA
    6.6 ... ... ... ... LEITE
    4.5 ... ... ... ... Tomates
    4.0 ... ... ... ... Vinho
    3.0 ... ... ... ... Maças
    2.0 ... ... ... ... Suco de Limão
    0 ... ... ... ... . Ácido Clorídrico.


    Um pH de 6.6 é ótimo para nossas plantinhas, não? Assim, uma Fita emergida em leite, ficará da cor exata que deveria estar a água de nossas plantinhas. É só comparar com a cor da água de rego, e cuidar para que estejam idênticas.

    Ainda bem que o pH exato não é o do SANGUE HUMANO, se não teríamos que vampirizar nossos irmãozinhos caçulas...

    Bom, isto é tudo e graças ao Bassot, eu tenho passeado por ai, como um anãzinho, com estas Fitas.






    Segundo Post do Volandovoy, o teste com a "Outra Droga":

    Olá Bassilot, como estás?

    Eu vou aqui, pelas Madris, fumando umas cabecinhas que insistiram em ser colhidas antes do tempo , e mesmo assim elas insistem em que fiz muito bem - A sua saúde!

    Esta história de Fitas de Medir pH, além de ser muito divertido e educativo de fazer (não só para nós, “crianças”), mas trazem um resultado mais preciso do que se esperava. Eu consigo, aproximadamente, conseguir a cor esperada para o pH do Leite (6,6, segundo supõem-se), adicionando, gota a gota, vinagre de cozinha, na água de torneira.

    REALIZEM O EXPERIMENTO EM CASA!
    (mas façam com o auxílio de um adulto “responsável”)

    Bom, aqui vão algumas fotos:

    - O vinho já é vermelho, e tinge o papel, ao contrário do vinagre, que é mais ácido. Os líquidos que vamos testar, não devem “colorir” muito as tiras de teste. Para saber se as cores do líquido vão afetar, teste com uma tira de papel “virgem”, sem a solução de repolho roxo!

    - O vinho que usei para o teste é um Valdepeñas Señorio de los LLanos Reserva 2001 (2.79 Euros, boa relação qualidade/preço). A garafinha de plástico tem o resto do “Líquido Reativo de Repolho Roxo”. Por favor, não me venham falar que foi isto que eu bebi, por isto eu consegui ver tantas “cores nas cores”

    - O vinho (consumir com moderação) é um prazer tão único e tão saudável, quanto a Maria Joana (consumir SEM moderação)!








    (Lejia = Água Sanitária, Água Clorada, Alvejante)





  3. #3
    Fecha de Ingreso
    24 Nov, 06
    Ubicación
    Babilônia, que mistura Erva Santa, com A
    Mensajes
    270
    Gracias
    1
    268 gracias recibidas en 91 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

    Joker Variação Sobre o Mesmo Tema, Opus 2 – Allegro Moderato

    Aqui temos o trabalho do Nomade

    Bom, recopilando um material que vem da minha paixão por aquários, onde também se usa muito o controle do pH da água, e também usamos a mesma forma de emissão de CO2 por levedura, que tanto valem nos aquários e nas plantinhas. Espero que isto possa ser útil, também.


    REAGENTE CASEIRO

    - Rale um Repolho Roxo até encher duas xícaras;

    - Coloque o Repolho em uma panela e cobra com água;

    - Cozinhe em fogo brando por 15 minutos (Achei muito pouco! Eu, Xangô que nunca plantou, mas cozinha muito bem!). Retire do fogo e deixe esfriar;

    - Quando estiver fria, escorra e reserve o líquido (O repolho você pode temperar e comer! Mata a larica).

    A “sopa de repolho” pode não cheirar muito bem, mas é um medidor de pH muito bom. Isto significa que se você adicionar algo Ácido a esta “sopa”, ela mudara de cor (para mais avermelhada).

    Realize suas comparações em um recipiente transparente, olhando contra a luz (ou contra um anteparo branco), de modo que consiga ver bem as mudanças de cores.

    Também utilize um pouco da solução, para experimentar com diversas substâncias (até para aprender a comparar as mudanças de cores)

    Adicione uma colherinha de vinagre à mistura,e o que acontece? Fica cor de rosa!

    Faça o mesmo com uma pitada de Bicarbonato de Sódio. E o que acontece? Veja que se tornará azulado

    Este medidor de pH feito se “Sopa de Repolho Roxo”, se tornará mais Vermelho, quanto mais Ácido for o produto, e mais Azul, quanto mais Alcalino (Base) for. Se não for nem Alcalino, nem Ácido, a solução não mudará de cor. Podemos falar que é um produto Neutro (pH = 7,0)

    Podemos também colocar a solução em tiras de Papel Mata-Borrão e usarmos no formato de tiras de medição. 4,5; 5; 5,5; 6,5; 7; 7,5; 8 e 8,5 podem ser algumas medidas de comparação. Faça ao menos quatro testes para cada faixa, e crie uma escala de cores com o nosso reativo Caseiro!


    REAGENTES COMERCIAIS: Normalmente eles usam o “Azul de Bromotimol” (entre outros).

    REAGENTES COMERCIAIS MAIS ADEQUADOS: Os Reagentes descritos a seguir, podem ser comprados em casas de produtos químicos, normalmente em formato de Pó, ou soluções já preparadas. Têm a vantagem de adequar-se às nossas necessidades, e geralmente são muito mais econômicas que nas Casas de Produtos para Animais ou Agrícolas (mesmo o Azul do Bromotimol).

    A seguir, uma tabela com os Reativos e suas respectivas faixas de medição. Tomando como exemplo:

    Vermelho do Congo: 3.0 (Azul) ~ 5.2 (Vermelho) (Mede pH somente entre 3,0 e 5,2, e ficará Azul na primeira e Vermelho na segunda medida)


    O Nomade não conseguiu colocar uma tabela mais legível e pede desculpas. Xangô, em mais um grande produto com o padrão “Organizações Tabajara” de qualidade, coloca uma tabela mejor, mucho mejor:

    .

  4. #4
    Fecha de Ingreso
    24 Nov, 06
    Ubicación
    Babilônia, que mistura Erva Santa, com A
    Mensajes
    270
    Gracias
    1
    268 gracias recibidas en 91 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

    Post Continuação do anterior ...

    Indicador de pH

    Um indicador de pH é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução e que permite saber se essa solução é ácida ou alcalina. Normalmente, em resultado da adição do indicador de pH, a cor da solução varia, dependo do seu pH.

    Os indicadores de pH, são frequentemente, ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes Íons provoca uma alteração da configuração eletronica dos indicadores, e consequentemente, altera-lhes a cor.

    Dada a subjetividade em se determinar a mudança de cor, os indicadores de pH não são aconselháveis para determinações precisas de pH. Um medidor de pH é frequentemente usado em aplicações onde é necessária uma rigorosa determinação do pH da solução.

    Os indicadores de pH são frequentemente usados em titulações em experiência de Química Analítica ou de Bioquímica para determinar a extensão de uma Reação Química.

    Na tabela seguinte estão representados alguns dos indicadores de pH mais comuns num laboratório. Os indicadores normalmente exibem cores intermediárias a valores de pH dentro do intervalo de mudança. Por exemplo, o vermelho de fenol tem uma cor laranja entre pH 6,6 e pH 8,0. O intervalo de mudança pode variar ligeiramente, dependendo da concentração do indicador e da temperatura a que é usado.


    Indicador ... ... ... ... ... ... Cor de pH baixo ... ... Intervalo de mudança ... Cor de pH alto
    ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .. ... ... ... ... de cor de pH (aproximado)
    Violeta de Metilo ... ... ... ... amarelo ... ... ... ... 0.0-1.6 ... ... ... ... ... azul-púrpura
    Azul de Timol (1ª transição). vermelho ... ... ... .. 1.2-2.8 ... ... ... ... ... amarelo
    Amarelo de Metilo... ... .. . ... vermelho ... ... ... .. 2.9-4.0 ... ... ... ... ... amarelo
    Azul de Bromofenol... ... ... ... amarelo ... ... ... ... 3.0-4.6 ... ... ... ... ... violeta
    Vermelho do Congo... ... .. . ... azul ... ... ... ... .. 3.0-5.2 ... ... ... ... ... vermelho
    Laranja de Metilo... ... .. . ... vermelho ... ... ... .. 3.1-4.4 ... ... ... ... ... amarelo
    Púrpura de Bromocresol... ... ... amarelo ... ... ... ... 5.2-6.8 ... ... ... ... ... violeta
    Azul de Bromotimol... ... ... ... amarelo ... ... ... ... 6.0-7.6 ... ... ... ... ... azul
    Vermelho de Fenol... ... .. . ... amarelo ... ... ... ... 6.6-8.0 ... ... ... ... ... vermelho
    Azul de Timol (2ª transição). . amarelo ... ... ... ... 8.0-9.6 ... ... ... ... ... azul
    Fenolftaleína... ... ... .. . ... ... incolor ... ... ... ... 8.2-10.0 .. ... ... ... ... pink
    Timolftaleína... ... ... .. . ... ... incolor ... ... ... ... 9.4-10.6 .. ... ... ... ... azul
    Amarelo de Alizarina R... ... ... amarelo ... ... ... .. 10.1-12.0 .. ... ... ... ... vermelho
    Carmim de Indigo... ... ... . ... azul ... ... ... ... . 11.4-13.0 .. ... ... ... ... amarelo


    ESCOLHA DO REAGENTE: Por último, cabe mencionar que que o melhor reagente, é aquele que:

    1 – Tenha a menor faixa possível, popis assim ele será mais preciso;

    2 – Que a tal faixa “abarque” os valores de pH, com os quais se espera trabalhar. Por exemplo, se a água da torneira sai com 7.6 e desejamos colocá-la no aquário ou regar as plantas com um pH de 6,5, deveremos escolher um Reagente que trabalhe com valores um pouco maiores que estes, para baixo e para cima;

    3 – Que tenha um preço “justo”.


    E devemos recordar, que podemos recorrer a uma “coleção” de Reagentes. E melhor ter 2 ou três produtos com faixas menores e mais precisas, do que ter um produto de largo espectro.



  5. #5
    Fecha de Ingreso
    24 Nov, 06
    Ubicación
    Babilônia, que mistura Erva Santa, com A
    Mensajes
    270
    Gracias
    1
    268 gracias recibidas en 91 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

    smoky Aparelho “Meio” Profissional!

    Bom, pessoal, quem não ficou com muita confiança em fazer um Medidor de pH, usando um simples repolho, pode então montar este outro aparelhinho, muito mais profissional e exato.

    O problema é que tem que manjar um pouquinho de eletrônica e montagem de circuitos eletrônicos!!!

    Mas, aproveitem que está é uma página (em inglês) com “Tudo” sobre pH!



    Abraços para todos, e boas medidas de pH e sopinhas de Repolho



  6. #6
    Fecha de Ingreso
    03 Feb, 05
    Ubicación
    Brasil
    Mensajes
    2,041
    Gracias
    1,143
    3,536 gracias recibidas en 857 Posts
    Mencionado
    116 Mensaje(s)
    Etiquetado
    78 Tema(s)
    Citado
    66 Mensaje(s)

    Re: Medidor de pH, Com Xepa de Feira!

    so adicionando um post do BC bud postado la no gr

    [quote name='BC_Bud' date='Mar 25 2007, 10:52 AM' post='342145']
    Galera:

    Tenho lido várias recomendações diferentes sobre o ph e gostaria de esclarecer para vocês qual o ph ideal para a ganja.

    Para cada planta/substrato, há uma faixa ideal para manter o ph. A cannabis prefere um meio úm pouco ácido. Conforme o ph varia um pouco para cima ou para baixo, determinados nutrientes são absorvidos em maior quantidade pelas raízes. o ideal é 6.3 para cultivo em solo e


    O PH ideal para crisântemo fica na faixa de 5,5 a 6,5.

    O pH ideal para girasol varia entre 5,2 e 6,5.

    A alfafa prefere solos neutros, com pH ideal entre 6,5 a 7,0.

    Daí na minha busca no google eu encontro:

    "A água que uso pra regar as plantas, da torneira de casa, deu entre 7,0 e 7,5 nesse esquema. Li na FAQ daqui que o pH ideal é entre 6,5 e 7,5. Sem problemas, portanto?"

    Sim, há problemas - na disponibilização dos nutrientes para absorção.

    A faixa ideal para cultivo de cannabis em solo é:

    6,5 no início da vida da plantinha.

    6,3 a 6,0 durante toda a maturação da planta, baixando o ph conforme ela for amadurecendo, tipo na quarta ou quinta semana de floração, pode abaixar mais um pouquinho até chegar em 6,1 ou 6,0. Basta usar um bom solo (pode ser um pronto ou estes super mixes do ganja recomendados por qui, tb são muito bons!) e ajustar o ph da solução nutriente de acordo com o recomendado acima. Para realizar a mediução do ph da solução, o ideal é um medidor de ph digital, é possível comprar um desses com um medidor de TDS (total de sólidos dissolvidos) por volta de 50-60 dólares com frete para o Brasil no eBay, lembrando que o medidor de TDS não é muito preciso no uso de fertz orgânicos! (que devem ser usados de acordo com a recomendação do fanbricante) mas é o ideal para peters e similares.

    Fiz umas buscas e este é um trecho que traduzi de uma das melhores explicações que encontrei:

    O PH do solo:

    O ph do solo é provavelmente uma das propriedades mais importantes que afetam a absorção de nutrientes pelas plantas.

    Os macronutrientes estão menos disponíveis em solos com ph baixo e os micronutrients estão menos disponíveis em solos com ph mais alto. Então, da mesma forma que a composição do solo, o ph do solo também dever estar balanceado entre as necessidades de absorção de Macro e Micro nutrientes.

    Na medida que o ph do solo natural pode ser baixado rapidamente, muitas vezes usa-se calcáreo dolomítico para baixar a acidez e tornar os elementos cálcio e magnésio mais disponíveis para as suas plantas.

    Solos com PH abaixo ou acima de 6,0-6,5 causarão "travamentos" (ou sequestro?) ou acúmulo de ambos estes nutrientes críticos.

    O outro motivo pelo qual a faixa de ph do solo entre 6.0-6.5 é importante se deve ao fato de que nesta faixa de ph a atividade microbiana no solo aumenta, facilitando a decomposição do nitrogênio e enxofre de modo que sejam facilmente absorvíveis pelas plantas.

    para quem quiser ler mais sobre o assunto, macro e micro nutrientes, composição do solo e importância do ph, em inglês:

    http://www.advancednutrientsmedical.ca/for...ead.php?t=13958
    [/quote]
    [COLOR=#fafafa !important]

+ Responder Tema

Temas Similares

  1. Aeropónico
    Por pedrodro en el foro Cultivo sin suelo
    Respuestas: 485
    Último Mensaje: 28/06/2014, 21:28 PM
  2. manual de ayahuasca
    Por Druida en el foro Enteógenos y Psicoactivos
    Respuestas: 44
    Último Mensaje: 11/11/2012, 17:21 PM
  3. Agricultura General: Sutratos.-
    Por sempervirens en el foro Cultivo biológico ecológico orgánico
    Respuestas: 0
    Último Mensaje: 07/06/2005, 23:36 PM
  4. Respuestas: 2
    Último Mensaje: 21/01/2005, 14:22 PM

Usuarios Etiquetados

Permisos de Publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes