+ Responder Tema
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 al 15 de 35

Tema: Estufa PVC

Gracias
    0
    2 gracias recibidas en 2 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Estufa PVC

Olá, essa é a minha primeira vez no forum, mas não como grower. Como a lei agora nos previne de sermos confundidos com traficantes, pude voltar a fazer meu pequeno cultivo.
    Estava tendo problemas para encontrar um armário movel para instalar minha estufa... sempre muito caros e não atendiam as medidas necessárias. Como não tenho nem ferramenta para trabalhar com madeira resolvi fazer uma de canos de PVC. No momento ela é apenas um "cabideiro" berçario para segurar a luminária para as plantas que acabaram de germinar, mas em 1 semana vai virar um "armario". Vou montar toda a estrutura para transforma-la numa caixa e cobrir com uma capa de MYLAR. Estou tambem pensando em passar a afiação por dentro dos tubos.
    O tamanho que escolhi foi de 45 x 65cm pois não preciso de muitas plantas, bastando 2 plantas mãe já posso fazer a colheita com clones. A altura de 50cm ajuda a economizar luz e um outro modulo das mesmas dimensoes irá servir como sala de floração. Para as plantas mãe planejei uma outra caixa de pvc só que com 1.5m de altura.
    Escolhi usar iluminação florescente T8 para as fases de vegetação/clonagem/embrionagem para manter a temperatura mais estavel já que emite quase a mesma quantidade de lumens que uma HQI. 18.000 lumens para a vegetação e 9.600 para clonagem/embrionagem usando lampadas de 16w-1200lm. Para a floração usarei uma HPS de 400w com aproximadamente 45.000lumens. Espero assim conseguir uma floração bem abundante dos meus clones. Irei montar um cooltube(já tenho o tube) para deixar a lampada o mais proximo possivel dos clones.
    Para conseguir 9.600lumens precisarei de 8 lampadas de 16w e o custo dos refletores inviabilizaria a empreitada. Porem pensei em fazer meu proprio refletor usando tubos de pvc ! eu pegaria um tubo cerca de 50% mais largo que a lampada, o cortaria ao meio transformando em uma calha, colaria mylar para refletir e prenderia as abraçadeiras. Assim com cerca de 50 reais monto uma luminária para 8 lampadas quando a para 2 custa 60. Fiquei meio incerto sobre a temperatura da lampada deformar a estrutura do PVC, mas creio que a lampada não aquece tanto, porem o reator( que ficará fora da estufa) sim. Por via das duvidas ligarei para OSRAM para saber a temperatura da lampada e ver se ela altera a estrutura do PVC a ponto de deforma-lo.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre meu projeto, sugestoes, criticas e ajuda para deixa-lo mais eficiente.

PS: O custo desse "cabideiro" foi de R$10, para finalizar custa mais R$35(incluindo mylar) e as lampadas são 2 fluorescentes compacta de 20w (1200lumens cada)
    Imágenes Adjuntadas

2. El siguiente Usuario da las gracias a Nerd_Junk por este Post:

Jim*Morrison (27/09/2011)

Gracias
    0
    28 gracias recibidas en 22 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Re: Estufa PVC

Pelo que eu entendi, na teoria, tá tudo certo. Só na área de clones/mães, que você usara 8 lâmpadas de 16w, talves dê para usar até menos.

E a genética, qual será?

Onde você arrumou o tube do cool-tube?

Abraços...
    OBSERVATÓRIO DA CANNABIS

Seja um carcinicultor você também.

"The blue bus is callin' us
    The blue bus is callin' us
    Driver, where you taken' us?"
    Jim Morrison

Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 5 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

mano esse é meu projeto.. hehehehehe copiou de mim?? hheeh brincadeira, mas é parecido

usarei pvc tb, e pensei em cobrir com uma lona branca por dentro e preta por fora chamada BLACKOUT, usando velcro, algo bem feito e definitivo.. estrutura quadrada e tal, nao igual o seu em forma de cabidero ehhe

o que é essa capa de mylar? onde encontro? é resistente?

pq t8 e nao t5??

[]

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Eu to usando no momento semenetes colhidas de vários fumos. Puz 20-30 pra germinar e 7 nasceram... 2 não se desenvolveram direito e 1 eu acabei matando quando caiu do vaso. Sei que já fazem mais de 2 anos q eu não planto, então sei que é muito certo q eu mate ou stresse minhas plantas e prefiri não arriscar comprar sementes de qualidade.
    Eu tenho uma duvida legal arrespeito de sementes... com a nova lei, eu posso comprar sementes e continuar como usuário ? sem ter q virar traficante internacional sob os olhos da lei?
    O tube do cooltube eu comprei pelo ebay a +- 1 ano atraz quando ainda planejava montar essa estufa. Foi um problemão para chegar, 6 meses de atrazo dos correios/receita federal... e não foi culpa da vendedora... o carimbo do us-mail tava 2 dias depois do final do leilao.
    Vou usar lampada T8 porque só a lampada T5 custa 250% o valor da T8 com apenas economia de 2w e 160 lumens a mais. Estou planejando gastar +- R$ 150 com essa iluminação incluindo os refletores de PVC. Eu achei T8 16w por R$5.50 - R$6.70 e uma T5 14w por R$17-20. A de R$5.50 teria que comprar a caixa com 25... ainda não sei se o investimento da caixa valerá apena. Se fosse usar HQI gastaria o mesmo com reator + lampada + refletor e ainda teria que gastar mais para o sistema de ventilação só da lampada.

O mylar eu vou comprar em uma loja de camping dos Escoteiros que achei pelo google. Eles vendem como manta termica e creio que se esta vendendo nos escoteiros, não deve ser coisa ruim... custa em torno de R$10.

Boner, você acha que 9600lumens é mais que suficiente para uma planta mae ? sei que estarei usando +- 0.2m², mas mesmo assim ?

Soares, eu uso o blackout como cortina do meu quarto e percebo que ele acumla bastante o calor do sol da manha que bate no meu quarto... o mylar supostamente refletiria todo o luz/calor para evitar esse problema... não sei se vai funcionar com relação a calor, mais é bem mais reflectivo que a parte prateada do blackout. Eu pensei em no futuro botar um acabamento com chapadas de aço com pintura eletroestatica que eu vi vendendo no ML exatamente para esse proposito(montar/cobrir armario). O cabideiro foi apenas provisório para segurar a lampada. Ele foi construido pensando em expandir e isso é apenas emergencial. Amanha com certeza irei comprar o material finalizar a caixa... eu pretendo deixar a caixa de florir encima desta formando assim uma caixa de 1m e 2 andares.

Eu tenho uma pequena pergunta... no meu ultimo cultivo, a planta foi florida por completo e colhi menos do que o suficiente pro mes. Gostaria de saber qual é a experiencia de vocês florindo clones, qual é a média de colheita por clone.
    Última edición por Nerd_Junk; 18/01/2007 a las 17:27 PM

Gracias
    0
    5 gracias recibidas en 5 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    1 Mensaje(s)

Legal o projeto em Nerda, vamos lá, discutir p/ evoluir e melhorar...

Eu acho q seria melhor uma formato de paralelepípedo em pé, com 4 tubos verticais , um em cada "canto", ficaria mais fácil p/ colocar a manta e mais estável para ficar de pé.

Pensando vbem, dá p/ aproveitar outras vantagens do PVC. pensei em em vez de ser tubos inteiros na vertical, poderia ser un 4 tubos pequenos unidos por um "t", com isso vc poe um tubo na horizontal para sustentar a lampada, q encaixaria em qqer altura, em um dos 4 "t" q uso unido os canos verticais, sacou? com isso pode ter um ótimo nivelamento da altura da lampada de acordo com o crescimento da planta.

Essa ideia de passar os fios dentro do PVC é legal eim, parece bem "limpa", gostei.

Não acho q lampadas fluorescentes (qqer uma inclusive as compactas) gerem calor p/ amolecer um PVC, nem os seus reatores esquentam tanto.

As T5 são bem mais economicas q as T8 e muuito mais duradouras(quase o dobro da vida util), acho q vale a pena, achei aqui no Rio poe 11 cada (dá uma olhada no topico de T5, explica bem).

E vc disse 1.5 m de altura p/ as maes, isso nao sao maes sao bisavós de basquete... 50 cm bastam.

Mande notícias do grow...(não esquente p/ pedir seeds de fora, é tranquilo e bem discreto, pode relaxar, vale muuuito a pena, vc colhe skunk e nao prensado)

PS: Arruma essa zona cara, tá uma bagunça danada no grow e arredores....hehehehe (brincadeirinha...)

Boa Sorte
    Paz, Amor e Grow

O AutoCultivo Traz a Paz!!!

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Atualização: Estufa PVC

Bem, hoje comprei 8 lampadas T8 osram 840 de 16w e 4 reatores e as devidas bracadeiras e soquetes. Tudo custou R$130, o mesmo preço de uma luminária com 4 T5 6500k de 14w pronta. Achei bem interessante essa luminária que vi na loja ao lado para corrigir a cor do T8, tambem estou pensando em usar xeon mas ainda não sei nada sobre a lampada.
    Comprei tambem parte da tubulação que precisava e pela metade do preço, já que procurei melhor a loja de tubulação. Faltou comprar a tubulação para fazer os refletores das T8 e isso só vou fazer na terça já que tambem preciso mandar cortar ao meio, já que é muito dificil fazer isso com aquela serrinha amarela.
    Creio que finalizei a estrutura da sala de vegetação, mas não fiquei muito feliz com a dimensão que tomou para caber as T8. Ficou muito grande para este quarto, sorte que estou de mudança e terei mais espaço por lá.
    O Mylar da manta termica é meio vagabundo, com alguns pontos aonde vaza uma certa luminosidade e é translucido se olhar de perto. Acho que mesmo assim foi uma boa compra. Ainda não da para avaliar a questão de temperatura já que ainda não custurei/colei a manta em forma de capa. Ainda estou considerando colar a manta em algum tecido/compensado/etc..
    Imágenes Adjuntadas
    Última edición por Nerd_Junk; 20/01/2007 a las 06:02 AM

Gracias
    0
    5 gracias recibidas en 4 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Estao crescendo bem, esse topico vai ser soh da estufa ou das plantinhas tb? Quais sementes voce plantou?

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Não sei se vou falar das minhas vira-lata... tenho a impressão que não poderei manter essas 4 vivas até a mudança... muita gente poderia ve-la e apesar da nova lei, sempre é bom evitar ter que dar explicacoes prara um novo vizinho, pedreiro, pra policia ou mesmo prum juiz.
    Eu juntei mais umas 80 sementes de um fumo muito bom recheado de sementes inteiras. Sei que posso ter plantado uma semente hermafrodita ou mesmo com qualidade inferior... já notei 3 fenotipos diferentes.

Gracias
    0
    21 gracias recibidas en 11 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

olá nerd_junk, acho que posso te ajudar.

primeiro, mylar é mylar, cobertor de emergencia é cobertor de emergencia. Acho que com sua observação sobre o cobertor de emergencia você já notou isto.

segundo, vai treinando nos prensando, mas já pense em comprar genéticas de boa qualidade se você tiver grana pra isso, pois, segundo vários testemunhos, genéticas de qualidade são garantia de tricomas e buds gordos.

segundo, clones são a melhor opção pelos seguintes motivos: não é necessario comprar/estocar seeds (só 1 para a primeira mãe), você pode ter a genética para sempre (fazendo novas mães assim que desejar), o clone já é uma planta madura (considerando que a planta mãe já tem maturidade para florir), menor espaço radicular, por conseguinte, menores vasos, menor espaço, etc. O rendimento por clone, como você perguntou, eu não saberia dizer ao certo, vai depender de quanto tempo você vegetar ele, você pode transformar seu clone em uma árvore de 3m e colher 1kg ou pode deixa-lo pequeno e colher 15g. Mas isto não é tão importante, afinal, você vai poder ter quantos clones couberem no seu grow de flora.

terceiro, olha pra vc ter noção, eu uso 6 lamps t5 de 14w, ou seja 84w de fluor, e com isso eu mantenho umas 6 plantas mãe, uns 30 clones vegetando e um bubbler com capacidade pra 21 clones (eu sei, é um trambolho e ocupa um espaço desnecessário, vou fazer um menor futuramente). Muita gente diz que precisa de tantos e tantos lumens.. Mas eu com meus 8k lumen já estou satisfeito.

abraço
    Não conhece o Growroom?

Demorou! >>> GROWROOM

se cadastre e bons estudos!

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Bem, eu pretendo fazer colheita regular, quinzenalmente, botando clones novos pra florir regularmente. A ideia são clones pequenos mesmo. Cortou, enraizou, floriu. Mas como eu to montando minha estufa, posso faze-la do tamanho que atenda as minhas necessidades. Se realmente 15g por clone pequeno for uma média comum, creio que 4 clones por mes satisfazem minhas necessidades entao não precisarei de um espaco maior que 30x50(que já tenho).
    A genetica superior vem com um custo muito superior a qual não posso pagar em conjunto com a construção da estufa. Minhas plantas estão se mostrando muito bem desenvolvidas, mesmo com pouca luz, parece que germinaram sementes estaveis... mas elas estao ainda no terceiro par de folhas, não da para dizer nada mais sério.
    Acho que postarei mais tarde algumas fotos delas.

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

tubular cresce bem pq fica bem pertinho e da para deixar 24h ligado, a planta nao para de cresce, aqui nao tah fazendo sol, sem duvida com 2 tubulares mesmo 18/6 estaria se desenvolvendo melhor.
    Coloca foto, para acompanhar o desenvolvimento, e comparar.

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Algumas fotos da sua evolução desda primeira semente que nasceu dia 9 até as que nasceram dia 11-12. As fotos vao até dia 19
    Imágenes Adjuntadas

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Mais fotos...
    queria tirar umas novas já que elas deram uma acelerada de 2 dias pra cá, mas agora elas estao durmindo.
    Imágenes Adjuntadas

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Lindas, qual o strain?
    Vc poderia usar um ventilador ali dentro para balançar elas e fortificar os caules. Pelas fotos tambem poderia chegar as lampadas mais proximo as plantas, se estiver com o ventilador da para deixar a 5 cm, sem talvez 10 cm seja o ideal. Qual a distancia entre o topo da planta e a lampada ?
    Tah bunito, parabens

Gracias
    0
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

A distancia é de 5cm :P a lente engana já que não é 50mm e algumas fotos eu tive que afastar a lampada senão a foto saia estourada.
    Strain vira lata do morro.
    No momento o ventilador de teto do quarto esta dando uma boa xaqualhada nos caules das platas. A ventilação final ainda vai ser pensada para no maximo 2 semanas. Já que eu recebo por semana, não posso sair gastando muito de uma vez.
    Eu realmente preciso tirar fotos novas... elas estao enormes para 11 dias(creio eu) mas bem compactas.
    No inicio algumas pegaram sol da manha enquanto nao tinha lampadas e essas ficaram com o caule mais alongado, porem as outras se mantiveram mais compactas. Como já verifiquei 3 fenotipos diferentes, nao posso realmente atribuir essa caracteristica a luz solar.
    Com relação a terra eu começei usando uma terra de 2kilos por R$2.50 que tinha aqui na esquina, terra vegetal... parecia muito boa mas não era tão preta quanto terra vegetal de verdade e percebi logo que era um solo fraco e barroso que compacta facil. Depois fui em uma loja agricula no centro para comprar o que faltava e comprei 4 kilos de terra realmente vegetal, preta, inclusive com materia organica semi decomposta(folhas) pelo mesmo preço. Engraçado dessa terra é que tenho que diariamente verificar se não esta crescendo algum matinho...
    As plaquinhas tambem foram compradas na loja agricula e eu ainda não arrumei o pilot para marcar as informações nas plantas.
    Última edición por Nerd_Junk; 22/01/2007 a las 04:12 AM Razón: Continuando

+ Responder Tema
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo