+ Responder Tema
Pgina 3 de 4 PrimerPrimer 1234 ltimoltimo
Resultados 31 al 45 de 56

Tema: Ventilao ou Exausto? Eis a Questo !

Gracias
    1
    12 gracias recibidas en 3 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Re: Ventilao ou Exausto? Eis a questo!

Opa!

Vou deixar aqui meus dois centavos sobre a questo da exausto...

Se voc considerar um ambiente totalmente lacrado e colocar um ventilador (ou um grupo de ventiladores) para a exausto de ar, voc criar um sistema de baixa presso no seu grow. essa baixa presso que sugar o ar de alguma outra entrada de ar que voc deixou previamente aberto. De maneira anloga, se voc colocar apenas um ventilador para injetar ar para dentro do seu grow, voc criar um sistema de alta presso, que acabar expulsando o ar para fora do seu grow.

O sistema ideal me parece ser ento o de ventilao dupla, para que voc possa injetar no grow a mesma quantidade de ar que voc expulsa dele. Use sempre os ventiladores de exausto no ponto mais alto possvel do seu grow (lembre-se que o ar quente mais leve que o ar frio), e posicione o ventilador que injeta o ar na parte de baixo, o mais longe possvel do seu ventilador de exausto.

Caso voc esteja pensando no consumo de energia que um ventilador a mais possa ter, ligado 24 horas por dia, s fazer as contas: um E11, por exemplo, gasta mensalmente 12,96 KW. Se o custo do KW/h for de R$ 0,246 (como o meu caso), voc ter gastado no final do ms R$ 3,19 a mais (um valor no to assustador comparado ao bem que voc far s suas queridas plantinhas!

Isso ia ser apenas uma simples opinio sobre exausto x ventilao, mas j que eu comecei, vamos at o final..r.s..

Como saber ento como projetar um sistema de exausto ideal? Primeiramente dimensione o tamanho do seu grow. Vamos considerar um espao de 2m x 1m x 1m. Multiplique esses valores e voc ter o volume total:

VT = 2 x 1 x 1 = 2 metros cbicos.

Outro valor importante a quantidade de trocas de ar completas a serem feitas em 1 hora. Segundo o vdeo do Jorge Cervantes, devemos realizar a troca total do ar em no mximo 5 minutos, o que d 12 trocas de ar em 1 hora. O volume de ar que voc deve movimentar no seu grow de ento:

VolumeTotal = VT x 12 = 2 m x 12 = 24 m/hora.

Geralmente, nos sites dos fabricates de ventiladores, voc consegue obter a vazo de cada modelo de ventilador. No site da Ventisilva eles informam os valores em litros/segundo, e ento voc ter que utilizar um conversor de medidas.

Voltando ao nosso exemplo, precisamos, no mnimo, de um fluxo de ar de 24 m/hora. Convertendo esse valor (no site do conversor, em "volume"), obtemos o valor de 24.000 litros/hora. Dividindo por 3600, temos a vazo em litros por segundo => 6,67 litros /segundo.

Se voc voltar ao site da Ventisilva, ver que o microventilador mais fraquinho (um M7) daria conta do recado, pois tem uma vazo de 10 l/s. Se voc utilizar dois ventiladores (um na exausto e outro na inserso), voc dobra o seu poder de ventilao no grow. No nosso exemplo, se utilizssemos dois M7, teramos um fluxo de ar de 20 l/s, praticamente 3 vezes mais que o mnimo requerido (6,67 l/s).

Isso seria lindo se no tivssemos no grow as fontes de calor (lmpadas, reatores, ventilador (circulador de ar) e os prprios ventiladores de exausto). Isso faz com que a necessidade de circulao de ar seja maior. Faamos as contas com uma troca de ar para cada 30 segundos dentro do grow:

troca a cada 30 segundos = 2 trocas por minuto = 120 trocas por hora.

2 m x 120 = 240 m/hora = 240.000 litros/hora = 66,7 litros por segundo

Nesse caso (e consultando a tabela da Ventisilva) voc confere que dois E11 do conta do recado. Como cada E11 tem vazo de 42 l/s, dois dele te do uma vazo de 84 l/s.

Acho que isso a galera. Espero no ter escrito muita besteira. E tenham em mente que o custo mensal de um microventilador a mais irrisrio se comparado ao custo de iluminao, por exemplo (e sua plantinha ficar muito mais feliz!)

Abraos!

2. Los siguientes 7 Usuarios dan las gracias a DareDevil por este Post:

BAMBOOM (19/01/2012), BoBrasileiro (24/01/2015), chabouzo (30/06/2011), GKarlos (10/02/2014), Hartuique (27/09/2011), OZELADOR (14/06/2011), tuelho (08/02/2015)

Ubicacin
    he me perdido
    Gracias
    0
    26 gracias recibidas en 13 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

"voc dobra o seu poder de ventilao no grow. No nosso exemplo, se utilizssemos dois M7, teramos um fluxo de ar de 20 l/s, praticamente 3 vezes mais que o mnimo requerido (6,67 l/s)."
    como chegou a esta concluso? a mesma quantidade de ar que sai a mesma quantidade que entra, ou seja, os ventiladores esto trabalhando na mesma direo, mandando fluxos iguais de ar.. porque a vazo seria dobrada?
    No conhece o Growroom?

Demorou! >>> GROWROOM

se cadastre e bons estudos!

4. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Dio Logan por este Post:

chabouzo (30/06/2011), OZELADOR (14/06/2011)

Gracias
    1
    12 gracias recibidas en 3 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Dio Logan Ver Mensaje
    como chegou a esta concluso? a mesma quantidade de ar que sai a mesma quantidade que entra, ou seja, os ventiladores esto trabalhando na mesma direo, mandando fluxos iguais de ar.. porque a vazo seria dobrada?
    Opa Logan!

Cara, essa uma mera questo matemtica. No vamos complicar entrando na questo de mecnica de fludos, etc. A questo bem simples:

Se voc tem um exaustor extraindo 10 l/s, voc cria uma presso negativa dentro do seu grow, que faz com que outros 10 l/s de ar entrem por uma entrada passiva.

Se voc coloca dois exaustores, dobrando sua capacidade, voc diminui ainda mais a presso dentro do grow, e faz com que outros 20 l/s entrem na cmara. Da mesma forma, se voc tem um exaustor a 10 l/s extraindo ar, mais um ventilador empurrando outros 10 l/s, voc tem um fluxo de ar de 20 l/s.

Eu sei que pode parecer estranho e entendo sua dvida: "se 10 entram e 10 saem, ento o fluxo de 10". Mas a matemtica aqui no essa...

D uma conferida no site da Ventisilva, na parte que fala de exaustores.

Qualquer coisa d um toque que discutimos mais o assunto.

Abrao!

6. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a DareDevil por este Post:

chabouzo (30/06/2011), Hartuique (27/09/2011), iceconha (05/01/2013), OZELADOR (14/06/2011)

Gracias
    0
    Agradecido 3 Veces en 1 Post
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

blue Re: Ventilao ou Exausto? Eis a questo!

Aew galera muito boa esta discusso.

Estou fazendo meu grow projeto e lendo bastante. ficara em um sotao em cima do meu quarto, ele vai ter: 130cm de largura x 60cm de comprimento x 110cm de altura, pretendo cultivar 2 plantas, com fluors no vegetativo e uma HPS na flora. vou utilizar bastante as tcnicas de podar e amarrar. moro aqui no nordeste, a temperatura gira em torno de 30.

Queria saber de dicas de boas entradas passivas, e que esquema de exaustao mas apropriado ao meu caso, pensando na grana tbm.

outra: alguem saca este? rola?
    http://www.omnibrasilshop.com.br/b2b/ventisilva/

Paz de Jah
    Boa colheita

8. Los siguientes 3 Usuarios dan las gracias a NoOBgrOW por este Post:

chabouzo (30/06/2011), Hartuique (27/09/2011), OZELADOR (14/06/2011)

Gracias
    0
    6 gracias recibidas en 2 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Joker Re: Ventilao ou Exausto? Eis a questo!

Saudaes todos.

Com relao s entradas de ar no Grow, a minha opinio a seguinte:

Todos ns sabemos que o ar quente tende a subir, ento se colocarmos ventiladores embaixo do Grow, forando a entrada de ar frio, alm desse ar frio tambm forar a subida do ar quente, ele cria um fluxo contnuo que pode sim melhorar a ventilao e a troca de ar. Desde que os ventiladores que retiram o ar o faam com a mesma fora e proporo.

Portanto, se colcarmos 1 ventilador com potncia X, embaixo e jogando ar para dentro e pusermos outro, em cima e retirando o ar quente, com a mesma potncia X, estaremos criando um fluxo contnuo dentro do armrio, que alm de renovar o ar interno talvez at evite que alguns componentes esquentem.

Digo isso baseado em minha experincia de mais de 10 anos montando PC's, servidores, etc.

Quando voc coloca um ventilador retirando o ar quente, a temperatura tende a baixar dentro do recinto, claro, mas isso no quer dizer que seja o mais eficiente mtodo que se possa utilizar. Ao acrescentar um segundo ventilador injetando ar frio a temperatura baixa ainda mais, pois esse ar frio que est sendo forado para dentro est na temperatura ambiente, que geralmente mais baixa que a temperatura interna. Quanto mais ar frio entra, menos ar quente criado.

A questo que o ar quente se forma devido ao aumento da temperatura dentro do Grow, por vrios fatores, ento se voc coloca ar frio em mais quantidade, a tendncia que se forme menos ar quente. Repito, desde que as entradas e saidas de ar tenham o mesmo fluxo.

De qualquer forma, eu acredito que a prica que pode realmente dirimir essas dvidas. Respeito a opinio de todos e, com certeza, acho importante que possamos discutir isso e chegar a uma concluso final.

Eu, ao contrrio da maioria dos Growers, no sou um "apaixonado" pelos E-11, utilizo ventiladores de PC, que so bem mais silenciosos, fceis de trocar e custam R$ 10,00 no mximo. Existem ventiladores de 90mm, como os que eu uso para resfriar uma HQI de 250W, que tem uma vazo de 54CFm cada e so suficientes para manter uma boa temperatura. Alm do mais, consomem muito menos energia e podem ser ligados at 15 deles numa nica fonte AT, que consome menos energia que 1 lmpada incandescente.

Ao final repito, respeito a opinio de todos, cada um tem a sua, muitas vezes baseada em testes prticos, que quando do certo fazem com que ns cheguemos concluso de que o ideal a se fazer. Porm temos que estar abertos a novos conceitos, que podem trazer benefcios todos.

Um abrao.

10. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a BigHemp por este Post:

BAMBOOM (19/01/2012), chabouzo (30/06/2011), Jim*Morrison (11/07/2010), OZELADOR (14/06/2011)

Gracias
    0
    Agradecido 2 Veces en 1 Post
    Mencionado
    2 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por BigHemp Ver Mensaje
    Todos ns sabemos que o ar quente tende a subir, ento se colocarmos ventiladores embaixo do Grow, forando a entrada de ar frio, alm desse ar frio tambm forar a subida do ar quente, ele cria um fluxo contnuo que pode sim melhorar a ventilao e a troca de ar. Desde que os ventiladores que retiram o ar o faam com a mesma fora e proporo.

FALOU E DISSE. Ar quente tem que subir e tem que sair, nao podemos esquecer da questao temperatura... mantendo o ar fresco e temperatura na media dos 25%, deixamos um clima agradvel ...para as garotinhas!

12. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Arjan por este Post:

Ubicacin
    sampa
    Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 3 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Cita Iniciado por DareDevil Ver Mensaje
    Opa Logan!

Cara, essa uma mera questo matemtica. No vamos complicar entrando na questo de mecnica de fludos, etc. A questo bem simples:

Se voc tem um exaustor extraindo 10 l/s, voc cria uma presso negativa dentro do seu grow, que faz com que outros 10 l/s de ar entrem por uma entrada passiva.

Se voc coloca dois exaustores, dobrando sua capacidade, voc diminui ainda mais a presso dentro do grow, e faz com que outros 20 l/s entrem na cmara. Da mesma forma, se voc tem um exaustor a 10 l/s extraindo ar, mais um ventilador empurrando outros 10 l/s, voc tem um fluxo de ar de 20 l/s.

Eu sei que pode parecer estranho e entendo sua dvida: "se 10 entram e 10 saem, ento o fluxo de 10". Mas a matemtica aqui no essa...

D uma conferida no site da Ventisilva, na parte que fala de exaustores.

Qualquer coisa d um toque que discutimos mais o assunto.

Abrao!

Sinto muito mas vc est enganado. Se vc coloca um ventilador jogando ar para dentro(10l/s) e outro tirando (10l/s) vc tem um fluxo de 10l/s. A quantidade de ar que entra a mesma que sai e NO criado um diferencial de presso, portanto, no se aplica a soma que vc fez, uma vez que os fluxos dos ventiladores esto em direes opostas( um pra dentro e ouro pra fora). Para o que vc colocou acima ser verdade, precisaramos de um grow box quntico que fosse capaz de ter, simultaneamente, uma presso mais baixa que a presso externa e,AO MESMO TEMPO, uma presso mais alta que ambiente externo.Talvez a ventisilva tenha contratado o Einstein pra produzir ventiladores qunics, mas no estou sabendo...
    Se vc coloca dois ventiladores na mesma direo, tanto faz entrando ou saindo, a sim vc pode somar os fluxos dos dois ventiladores porque ser criado um diferencial de presso entre os ambientes interno e externo e essa diferena de presso far com que o ar entre ou saia, passivamente, na mesma proporo que os ventiladores, aqui sim somados, realizam seu trabalho no sentido oposto.
    H que se considerar o seguinte, porm:
    1- a exausto mais eficiente do que a injeo de ar, porque o ar fica ligeiramente menos denso dentro do grow, e quanto menor a densidade, menor a capacidade de transmitir calor,portanto, ar + rarefeito = temperatura menor.
    2-ao se usar exausto +injeo, concentramos o fluxo de ar pelas entradas e sadas ativas, criando correntes fortes de ar (vento) o que aumenta o sequestro de calor (sensao trmica).
    3-ao se utilizar de entradas ou sadas passivas, essas devem ter um bom dimetro para se evitar perda de eficincia por causa do atrito do ar.
    Bom, e tudo isso e s uma questo de aritmtica
    ltima edicin por ecoverde; 24/06/2008 a las 18:32

14. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a ecoverde por este Post:

BAMBOOM (19/01/2012), chabouzo (30/06/2011), iceconha (05/01/2013), OZELADOR (14/06/2011)

Ubicacin
    sampa
    Gracias
    0
    7 gracias recibidas en 3 Posts
    Mencionado
    0 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Bom, entrei l no site da ventisilva, acho que o Einsein trabalha l mesmo

16. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a ecoverde por este Post:

Gracias
    0
    Agradecido 2 Veces en 1 Post
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    0 Mensaje(s)

Respuesta: Ventilao ou Exausto? Eis a questo!

Boa noite!
    Sou novo no forum!
    Gostaria de saber, o cooler de entrada de ar fica ligado o tempo todo?
    Me d essa fora...
    vlw

18. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a beg por este Post:

Gracias
    7,763
    3,629 gracias recibidas en 968 Posts
    Mencionado
    50 Mensaje(s)
    Etiquetado
    54 Tema(s)
    Citado
    23 Mensaje(s)

Re: Ventilao ou Exausto? Eis a Questo !

Estou construindo o meu grow que tera as seguintes dimenses: 1,20 X 1,20 x 1,60 cm. Gostaria de receber orientaes de como fazer entradas passivas e como fazer para a luz no passar pelos buracos dos E11? Espero poder contar com a ajuda de alguem. Se tiver foto fica melhor de entender.

O grow ter uma lampada HQI 400 W, dois E-11 jogando ar para fora, dois E-11 no cooltube, sendo um empurrando o ar de um lado e o outro puxando do outro num mesmo sentido.

A minha mair duvida como fazer as entradas passivas de ar. ME AJUDEM GUERREIROS.

Ou sera que ao inves de uma entrada passiva eu colocar um E-11 jogando ar para dentro ja resolve?
    "Meu cultivo de cannabis destinado para uso estritamente pessoal. No ofereo gratuitamente, to pouco comercializo. Planto para combater o trfico e toda mazela que o acompanha"

20. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a OZELADOR por este Post:

chabouzo (30/06/2011), felliix2009 (18/06/2011)

Ubicacin
    Ca da espaonave.
    Gracias
    4,092
    6,732 gracias recibidas en 1,517 Posts
    Mencionado
    202 Mensaje(s)
    Etiquetado
    44 Tema(s)
    Citado
    254 Mensaje(s)

Cita Iniciado por OZELADOR Ver Mensaje
    Estou construindo o meu grow que tera as seguintes dimenses: 1,20 X 1,20 x 1,60 cm. Gostaria de receber orientaes de como fazer entradas passivas e como fazer para a luz no passar pelos buracos dos E11? Espero poder contar com a ajuda de alguem. Se tiver foto fica melhor de entender.

O grow ter uma lampada HQI 400 W, dois E-11 jogando ar para fora, dois E-11 no cooltube, sendo um empurrando o ar de um lado e o outro puxando do outro num mesmo sentido.

A minha mair duvida como fazer as entradas passivas de ar. ME AJUDEM GUERREIROS.

Ou sera que ao inves de uma entrada passiva eu colocar um E-11 jogando ar para dentro ja resolve?
    Vc j viu as entradas passivas de uma home box????
    Elas so nas laterais bem embaixo em forma de retangulo. H uma tela tipo de mata mosquito para no passar bicho, j a luz para isolar um problema, alguns usam papelo. Eu se vc fosse vc colocava um e 11 jogando ar para dentro alm das entradas passivas, ajuda a no esquentar muito. j usei home box e s usando as entradas passivas o lance era de um jeito, quando coloquei um exaustor jogando ar para dentro ficou melhor.
    Sua dvida mais especificamente em relao a entradas passivas seria o que mesmo????

Gosto Muito

22. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Thulle por este Post:

Gracias
    7,763
    3,629 gracias recibidas en 968 Posts
    Mencionado
    50 Mensaje(s)
    Etiquetado
    54 Tema(s)
    Citado
    23 Mensaje(s)

Cita Iniciado por Thulle Ver Mensaje
    Vc j viu as entradas passivas de uma home box????
    Elas so nas laterais bem embaixo em forma de retangulo. H uma tela tipo de mata mosquito para no passar bicho, j a luz para isolar um problema, alguns usam papelo. Eu se vc fosse vc colocava um e 11 jogando ar para dentro alm das entradas passivas, ajuda a no esquentar muito. j usei home box e s usando as entradas passivas o lance era de um jeito, quando coloquei um exaustor jogando ar para dentro ficou melhor.
    Sua dvida mais especificamente em relao a entradas passivas seria o que mesmo????
    Cumpadre Thulle muito obrigado pela ateno. A duvida como no deixar entrar luz pela entrada passiva. No home box como isso funciona? Vou aproveitar a sua sugesto e alem das entradas passivas colocar um E11 jogando ar para dentro.. A mesma coisa nos E11, como fazer para o luz no passar?

Se no estou enganado vi no seu video que voce tem um home box. Da para voce tirar umas fotos das entradas passivas com detalhas e postar para podermos ver como ?
    ltima edicin por OZELADOR; 14/06/2011 a las 16:41
    "Meu cultivo de cannabis destinado para uso estritamente pessoal. No ofereo gratuitamente, to pouco comercializo. Planto para combater o trfico e toda mazela que o acompanha"

24. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a OZELADOR por este Post:

Gracias
    13
    275 gracias recibidas en 83 Posts
    Mencionado
    12 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    19 Mensaje(s)

Queria ver as fotos do homebox tb!!!

26. El siguiente Usuario da las gracias a ervoluido por este Post:

chabouzo (30/06/2011)

Gracias
    1
    13 gracias recibidas en 9 Posts
    Mencionado
    1 Mensaje(s)
    Etiquetado
    0 Tema(s)
    Citado
    3 Mensaje(s)

Galera. algum pode me informar se esse e-11 faz muita zuada ??
    to montando um grow s que nao posso incomodar mt em casa =[

Abraos

28. El siguiente Usuario da las gracias a Triponildo por este Post:

Beckenbauer (09/12/2011)

Ubicacin
    Brasil
    Gracias
    7,815
    8,885 gracias recibidas en 1,857 Posts
    Mencionado
    192 Mensaje(s)
    Etiquetado
    54 Tema(s)
    Citado
    354 Mensaje(s)

Thumbs up Re: Ventilao ou Exausto? Eis a Questo !

Olha, tira o sono!!! Mas d pra fazer caixas anti-rudo...

30. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a Beckenbauer por este Post:

Harvest*Time (09/12/2011), Jim*Morrison (09/12/2011)

+ Responder Tema
Pgina 3 de 4 PrimerPrimer 1234 ltimoltimo