Posted by: novato2004 Mar 20 2004, 06:47 PM
Boa noite galera,
aqui estou mais uma vez escrevendo teorias, mas que desta vez estão sendo colocadas em prática e acompanhadas minusciosamente... quero falar sobre minhas experiências e debater com outros growers um assunto que muitas vezes "mata" as expectativas dos iniciantes como eu...
1 - Planejando
O primeiro passo para se ter sucesso na germinação e consequentemente no cultivo é ter sementes de uma boa genética, comprada em seedbanks confiáveis ou retirada de fumo de boa qualidade e ter informações sobre a espécie, como tamanho, qualidade, indica/sativa/hibryd, etc... Logo em seguida pegue um caderno ou uma folha para fazer uma "ficha" da seed. Veja um exemplo:
Espécie | Data início | Método | Tempo total | Observações |
--------------------------------------------------------------------
| | | | |
prensado | 18/3 | extreme | | |
2 - Métodos
Antes do preparo é preciso definir um método de germinação, eu conheço alguns que descrevo abaixo:
Convencional
As seeds confiáveis são colocadas apenas entre folhas de papel toalha úmido até o rabinho se desenvolver, depois vão para a terra. Com sativas pode levar entre 3-14 dias, com índicas entre 1-6 dias.
Acqua
As seeds são colocadas num pote, que não deixe entrar muita luz, até um pontinho branco sair, em seguida são transferidas para o papel toalha úmido, aí você deixa até a radícula se desenvolver ou coloca no método convecional por mais 3-5 dias.
Clean
Este método é mais utilizado em sementes de prensado que contém amoníaco, fungos, etc... As seeds são colocadas num recipiente com vinagre por 15 minutos e depois ficam de molho em água com gotas de limão por 2 horas. Em seguida devem ser bem lavadas e entrar num dos métodos acima.
Extreme
Este método é uma invenção minha, está dando ótimos resultados (70% germinaram), que reúne três métodos diferentes para quebrar a "paralisia das sementes" e assim forçar uma rápida germinação:
Pego a seed e uma lixa fina. Lixo com carinho toda ela tomando cuidado para não furar a casca ou acertar o miolo, o ponto ideal é quando ela perde uma película brilhante (tipo casca de cebola) e fica pretinha. Em seguida coloco ela no freezer por 10 minutos e enquanto espero esquento um bule com água até borbulhar e depois tiro a semente, coloco numa tábua e jogo água quente em cima (ás vezes algumas cascas racham, mas mesmo assim germinam). Depois são colocadas no método convecional.
Evite contato das seeds com suas mãos, use luvas, pinças etc... ácido úrico retarda o processo e até mata!
3 - Preparando
Depois que a ficha estiver pronta e o método definido separe as seeds que serão usadas e prepare as "camas de germinação" (pegue uma folha de papel toalha e dobre ao meio duas vezes coloque dentro de um pote tipo aqueles de sorvete 2L e coloque 6 seeds por cama) umedeça com água PH 5.5/6.5 e coloque as seeds lá. Cubra a "cama" com outra folha dobrada duas vezes e mantenha o pote com a tampa semi-aberta num local escuro com temperatura entre 20º-28ºC
[i] Um dos segredos é deixar no escuro total as "camas" [i]
4 - Observações
- Não encharque o papel, mantenha as folhas de baixo úmidas e cubra com folhas secas para distribuir a umidade
- Após a semente entrar no prazo de germinação (1-14 dias veja acima) verifique uma vez por dia apenas como anda o processo.
- Anote suas experiências na ficha das seeds e adapte às suas necessidades
Falow galera, espero que tenham gostado e postem aqui para aprimorarmos esta discussão sobre germinação.