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Tema: ph - É Phoda!!!

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    ph - É Phoda!!!

    name='OUTRO' date='May 3 2003, 09:24 PM' post='42545']


    estou mandando esse tópico, pois estou percebendo que as variações de ph, afetam diretamente o desenvolvimento de nossos brinquedos(tanto em bio como em hidro), peço a gentileza de que informações corretas sejam postadas(num sabe ou nunca testou então não escreve!!!), e depois de esgostado o assunto seja passado para INFORMAÇÕES BÁSICAS.Vou começar com 03 perguntas:

    Para q serve o ph?
    Como analisar o ph?
    Como regular o ph?

    abraços

    name='Marrokino' date='May 4 2003, 12:39 AM' post='42599']


    Daí meu, beleza!?
    Então vou dar uma explanada sobre pH...tirando o básico (pH 7, blah,blah,blah)....
    o pH É um fator determinante na tomada de nutrientes pela planta.... se o pH for muito alto ou muito baixo, a planta não consegue absorver certos nutrientes e sais minerais...
    A falta/excesso de algum sal mineral ou nutriente pode fazer com que outros elementos também fiquem `presos`ao solo e a planta não consiga se alimentar, apesar de estar com fatura de alimento!
    É a lei do mínimo: o elemento em menor disponibilidade manda no processo inteiro. Se ele faltar, nada vai p/ frente.....
    eu sei de uma tabela que têm na net, tento postar aqui mais tarde.... mostra uma relação do pH com respectivos nutrientes... naquela tabela vc pode ver como o pH 6.3 (No solo, sempre falo de solo!!!) é quando a planta consegue absorver todos os nutrientes de forma mais homogênea e maximizada...
    Para vc ter uma idéia de como funciona o pH, uma solução com pH 5.0 é 100 vezes mais ácida que uma solução neutra pH 7.0... isso quer dizer que cada casa decimal influenciará e muito nesta tomada de nutrientes...
    A maneira de analizar o pH é "contando" o número de átomos de H+
    Existem os kits de piscina, que são baratos, mas não são nem um pouco precisos (pelo menos se comparado ao tanto de precisão que é necessária).... ele dá uma idéia vaga do pH na solução, infelizmente...
    PAra isso o único meio eficaz e que realmente precisamos apesar do caro investimento é o medidor de pH digital... Apenas com ele você pode ter precisão e sucesso mais fácil... já vi um por 350 reais por aí...
    Para regular o pH existem soluções específicas para isso, no exterior AAARRGGHH..
    Mas é claro que a gente dá um jeitinho....
    para aumentar o pH vocÊ pode simplesmente adicionar mais água mineral de pH alto 8.5 (comum por aqui), até que a solução fique no nível desejado (6.3)
    Ou adicionando hidróxido de potássio[KOH]...
    Mas normalmente vc não tem que aumentar o pH, só se vc abaixou ele demais/fertilizou demais....
    Para abaixar o pH de uma solução existe no mercado em lojas de hidroponia ou jardinagem uma substância chamada Magnum 44 (44% de P2O5) ou Ácido fosfórico .... você pode achá-lo em outros lugares também, mas a vantagem deste ácido fosfórico é que ele acaba disponibilizando para a planta P (fósforo) extra.... Mas cuidado porque excesso de algum nutriente como P (fósforo) pode segurar o Mg(magnésio) da planta, então não dê superdosagem de elemento algum para a planta achando que vai bombar mais....

    Será que esclareci algo!?
    Espero ter ajudado...
    Do fundo do coração..... PAZ! e boa sorte à todos!
    O segredo do negócio é o segredo...
    []´s

    name='ganjafarmer' date='May 4 2003, 08:02 AM' post='42657']


    Só acrescentando e ilustrando a explicação do Marrokino.

    Para controlar o pH:

    BAIXAR pH:

    Hidro: use ácido nítrico no ciclo vegetativo; ácido fosfórico durante a floração.
    Bioponia/hidro-orgânica: ácido acético e cítrico vão facilitar o ciclo de "Krebs".
    Solo: adicione bloodmeal/cottonseed meal no vegetativo; pó de osso durante na floração.
    AUMENTAR pH:

    hidro: use silicato de potássio, adiciona silício em dosagem efetiva.
    Bioponia/hidro-orgânica: pequenas quantidades de bicarbonato de sódio ou cal.
    Solo: adicione dolomite limestone ao solo; use pequenas quantidade de cal
    hidratado.

    *alguem sabe o nome dessas substancias em portugues ?

    Observe o gráfico de absorção de nutes X pH



    Veja como os nutrientes variam de absorção mesmo com uma pequena variação de pH.

    name='New Organic Farmer' date='May 4 2003, 09:27 AM' post='42671']


    Ae blz e tals..o ph ..

    Mas como eu saberei do PH do solo???
    Ouvi ae que o solo atinge o PH da água com a qual vc rega.

    Alguém me confirma isso???

    name='x-tyle' date='May 4 2003, 10:06 AM' post='42695']


    entao,o ph é o q mide o acido o basica q é a agua,e serve para q a planta use os alimentos só em algumns determinados valores de ph,si o ph esta por encima o por debaixo desses determinados valores,a planta nao se alimentara bem,por tanto,vae ter carencias,tudo depende do tipo de cultivo q uses,por exemplo,eu em coco,devo de usar o ph entre 5.5 e 6.0 para q minhas plantas se aliementem bem

    formas caserias de baixar----> limao,vinagre,ou comprar acido fosforico

    formas caseiras de subir----> bicabornato de sodio

    name='Marrokino' date='May 4 2003, 10:11 AM' post='42698']


    É .. galera, era esta tabela mesmo que eu tava atrás, valeu ganjafarmer!

    E eu não sei se tá fazendo sentido ou tem erros aí no meu post porque eu fiz quando tinha voltado na night com um pouco de álcool no cerebelo hehe
    Qualquer coisa me falem...
    Mas, tudo bem....
    Então, o pH do solo TENDE a ficar igual ao pH da água que vc rega, pode ser que após meses, ele fique estável mas não dá prá garantir (sem medidor)...
    Então, existe o medidor digital no Brasil sim.... Tinha achado um da Milwalkee (meio verdão, é úm dos mais podres lá fora, mas com certeza vai funcionar)por uns R$350 pila [pesquise que vc poderá achar mais barato], e tanto faz se vai ser hidro ou solo porque no solo vc vai medir a água que é irrigada e no hidro vc vai medir o próprio substrato da planta (água)

    No caso DOLOMITE LIMESTONE:[ Limestone:Pedra calcárea] rocha sedimentar composta principalmente por carbonato de cálcio (o CaCO3 que mencionei antes ou em outro post). Pode conter quantias significativas de carbonato de Magnésio (dolomita CaMg(Co3)2 ), daí a "dolomita calcárea"..

    Espero ter ajudado... Abraços!

    name='GreenPhantom' date='May 5 2003, 01:13 AM' post='43312']


    Em termos práticos, eu to descobrindo o seguinte:

    Na terra, eu to com uma G13xHash em final de floração que quase morreu afogada, mas na realidade era pH muito baixo (4.0). Como pode ter ocorrido isso? Eu to com todo equipamento sofisticado pra hidro, to bem na hidro e acontece isso na terra (por segurança porque a semente é muito cara). E só alimentando a planta com pH muito controlado.

    Acontece que pra planta andar rápido a gente turbo-alimenta ela com fert. Até aí tudo bem. Mas o excesso da solução (não absorvida pelas raízes) que fica na parte de baixo junto com o consumo e evaporação da água faz com que a concentração aumente vertiginosamente e o pH caia. Pra ter uma idéia eu alimento, nesta fase, dia sim, dia não, com cerca de 1 litro de solução a 2.000 PPM. Quando ela começou a perder o vigor, eu consegui medir a concentração e pH no fundo do vaso: 35.000 PPM e 3.9 de pH !!!!

    Através de flush com água "tap" reduzi a concentração inicialmente para 6.000 PPM e depois de 2 dias para 3.000 PPM. [b]Com isso aprendi que tem que fazer um flush a cada 2 semanas (<span style='color:red'>no meu caso</span>.

    Mas o maldito pH não sobe. Comecei aguando com pH 7.5 e nada. Aumentei pra 8.0 e nada. Só agora com pH 10.0 é que o pH da terra começou a responder. Já está em 5.0 e subindo (tem que ir devagar senão queima as folhas).

    Eu uso pH Increase e pH decrease da Mydor. São gotas usadas em aquários e tem tudo que os overgrows da vida recomendam na formulação.

    Alguém sabe como fazer o pH subir rápidamente sem queimar as folhas? Como por exemplo aguar com pH 15.0 ou até 20.0 ??

    name='OUTRO' date='May 5 2003, 07:35 AM' post='43374']


    isso mesmo galera......depois a gente edita tudo, e manda lá pro faq.
    essa COMUNIDADE É PHODA!!!!

    name='Marrokino' date='May 5 2003, 08:49 AM' post='43426']


    Saudações Green phantom, beleza!?
    Então é isso mesmo oque acontece quando vc fertiliza demais, ele acumula ao redor das raízes e se torna tóxico.... no final: a planta cheia de rango em volta e não consegue nem beliscar...
    Agora que o problema tá crítico vc tem que fazer flush sim, mas ninguém precisa fazer flush obrigatoriamente (a não ser o flush das últimas semanas) e nem de 2 em duas semanas...
    E use pratos embaixo dos vasos[com furos], e só dê água por baixo depois...
    O negócio é não abusar nos fert, porque às vezes a planta nem precisa no veg. e tem neguinho dando, sem necessidade... se não abusar no fert o pH não vai cair tanto..
    CURIOSAMENTE, segui recomendação de alguém muito experiente, e abaixei o pH de 6.3 p/ 5.8 quando tive este problema e foi o que me solucionou...após uma semana elas pegaram finalmente a cor que deveriam... só água 5.8
    não pude fazer o flush completo (literalmente passando água pelo vaso) porque tinha uma caixa de 1.10 x .70 x .30 cm... e não tinha como fazer furos na parada hehe
    Dava água com um sistema de PVC na parte debaixo da caixa...
    O limite do pH é 14, e não sobe mais que isso.... e com falei antes, o pH é uma escala logarítmica, ou seje 2 pontos equivalem a 100x mais alcalino ou mais ácido...
    O solo muda o seu pH de maneira mais lenta se a única fonte p/ mudá-lo é com água.... Carvão de lenha, mas lenha pura, tipo só as cinzas do negócio, aumenta o pH. Vou dar uma pesquisada sobre isso, faz tempo que não leio....
    que tem que tomar cuidado com os fert... dar pouquinho, quando precisa e ir aumentando a dose aos poucos.. não adianta turbiná hehe

    Água "TAP" é água de torneira prá quem não sabe...

    []´s

    name=')Pot Head(' date='May 5 2003, 01:37 PM' post='43582']


    Alguém tem uma dica de medidor de PH para solo com um preço bom. 300 reais é um pouco caro, na minha opinião.

    name='Ira' date='May 5 2003, 02:12 PM' post='43599']


    Dificilmente iras achar um medidor de PH bom custando menos de 200 Reais!

    Dificil mesmo!

    Se achar posta ai!

    name=')Pot Head(' date='May 5 2003, 03:04 PM' post='43635']


    Se alguém souber de algo poste urgente....

    name='xavier - BR' date='May 5 2003, 06:04 PM' post='43707']


    Ai Galera blz!!!

    Bèm eu comprei um medidor de PH analogico por R$ 270,00 O PH-METER RAPITEST para solo.Comprei no site http://www.soilcontrol.com.br chegou pelo sedex em 24 horas.
    Lá tb têm um digital so que custa R$ 580,00

    name='Gaia' date='May 6 2003, 10:13 AM' post='44166']


    aqueles de agulha são tão ruins assim? quem usa pode dar uma opinião?
    EU vi uns desses de agulha por 15$, bem mais em conta para que usa solo...

    name='OUTRO' date='May 6 2003, 11:15 AM' post='44196']


    tenho uma tabela de preços da soilcontrol, ex de alguns aparelhos:

    Ph-metro - monitor de ph digital p/ solos, hidro...... - 548,00
    condutivimetro - 557,oo
    kit NPK - kit de análise de macro nutrientes e do ph do solo - 276,00
    ph-metro/solo - monitor analógico de Ph - 245,00

    tem mais, quem quiser ela toda eu mando no pvt.
    fui.

    name=')Pot Head(' date='May 6 2003, 11:24 AM' post='44206']


    Gaia, onde vc encontrou esses de agulha?

    name='Gaia' date='May 6 2003, 11:58 AM' post='44235']


    achei num site onde ja comprei um growmat, são bons produtos.
    http://www.dansgardenshop.com/miniphtester.html
    ainda rola o paydirect e tal, se bem que não é necessario nenhum grilo com segurança.

    name='careca' date='May 6 2003, 12:12 PM' post='44247']


    É já tô achando que fui enganado... comprei medidor de ph(ph solo , é como eles chamam) , e o cara me vendeu 1 parada estilo teste p/ grávidez(quem já não passou apuros c/ a mulherada!?!?!?) , aqueles que a fitinha muda de cor...
    Diz o cara que esse dos simples é o melhor... O negócio é gringo e tal(Alemão) , vem em 1 mísera caixinha c/ 100 fitinhas e uma tabela c/ escala p/ mudança das cores , paguei $57,00 achei caro p/ simples fitinhas mas...
    Espero que me ajude , sei lá... tô passando sérios apuros c/ minhas plantas , espero que seja problema c/ ph do solo , já nem sei mais oque verificar tentei de tudo... menos o ph do solo(diga-se de passagem deveria ser o 1º a ser verificado e não o último como estou fazendo) ai é que pode estar o erro!!
    []s

    name='GreenPhantom' date='May 6 2003, 04:55 PM' post='44490']


    Olha, eu tenho dois instrumentos de medir o pH do solo: 1 baratinho (US$ 15,00) e outro mais sofisticado (US$ 400,00). Em ambos é uma merda ler o pH porque depende muito da umidade da terra. Terra seca marca, por exemplo, 6.5 e muito molhada 4.5. Como os dois tbm medem umidade eu padronizei a leitura sempre em torno de 60 - 70% de umidade.

    Quando preciso mesmo saber o pH com precisão eu faço de outro jeito: Vou pondo água na terra (água com baixo PPM) até começar a sair por baixo (uns 200 ml) . Essa água que sai é a mais precisa de todas. Dá pra verificar o pH e PPM. Só que dái pro pH eu uso ou as fitinhas alemãs ou instrumento digital para hidro.

    Essas fitinhas alemãs são de extrema precisão. E não precisam de calibração..

    name='HighLight' date='May 7 2003, 02:51 AM' post='44883']


    Greenphantom,

    deixa eu ver se entendi...
    vc tem 3 tipos de peagâmetros... o mais simples para solo de agulha e tal... o digital... mais preciso bla bla... e as fitinhas alemãs... certo??
    Tenho as tirinhas... acho q resolveu meu problema, mas tava querendo um desses mais simples de agulha.

    Já fez uma comparação entre eles?? quanto a precisão e tal..

    Se alguém tem mais de um peagâmetro, por favor relate sua experiência...

    name='zumbi' date='May 7 2003, 08:13 AM' post='44942']


    Aí galera do grow, beleza?

    Tava pensando... se eu regasse as plantas somente com água mineral, o ph ficaria bem estável, não? Além disso, a água mineral tem uns micronutrientes importantes às plantas.

    Atualmente rego com água filtrada, mas essas tratadas têm muito cloro. Tô pensando seriamente em comprar umas águas boas para a rega. Mas diz aí, será que não é viagem minha?

    abraço a todos

    name='Marrokino' date='May 7 2003, 08:44 AM' post='44963']


    Kra, eu só usava água mineral...
    mas hoje acho que é muito caro p/ brincar com isso: chegava a usar 1 galãode 20L a cada 3 dias no final da florescência.... fora que a água mineral normalmente tem pH alto, então de qualquer maneira vc tem que baixar sempre.... [não sei quanto ao pH da tua água torneiral mas..]
    já com a água de torneira é só esperar 24h (em um balde aberto) e cloro evapora sem danos à planta...
    o p´roprio KC brains recomenda água mineral.. mas bah.... sei lá, vai do gosto do freguês.. tenta aí!
    na própria embalagem de água tem o pH dela....

    []´s

    name=')Pot Head(' date='May 7 2003, 02:13 PM' post='45186']


    Interessante. Então deixa eu ver se entendi. Vc recomenda o uso de fitinhas na água que sai na parte de baixo do vaso para medir o PH. Será que um Medidor de aquário funcionaria nesse caso? Para modificar o PH do solo vc recomenda acrescentar uma solução de PH 14 (caso PH baixo).

    name='GreenPhantom' date='May 9 2003, 01:41 PM' post='46502']


    Eu prefiro medir a água que sai na parte de baixo seja com as fitinhas ou com um medidor digital (Oakton pH Tstr-1) para hidro. As fitinhas que me refiro vem da alemanha em caixas de 100 fitas (não lembro a marca mas é conhecida, tipo Bayer ou Pfizer). Existem umas nacionais que não prestam pra nada.

    Acho que um medidor de aquário deve funcionar (apenas ver a escala porque parece que aquário funciona com um pH bem mais alto 7.0-8.5)

    A razão que prefiro a água que sai por baixo é porque a terra é muito difícil de medir: Varia com a umidade, sais em excesso etc acabam aumentando a condutividade elétrica. Afinal todos esses medidores digitais medem na realidade a condutividade.

    Solução com pH 14 é difícil. Eu consigo no máximo pH 11.0 e isso com água deionizada. Precisa tomar cuidado para não decantar: Isso é, se usar soluçao com fert e começar a aumentar o pH chega uma hora que o fert vai decantar e ir pro fundo. É como em piscina que usa barrilha leve (alcalinizante) pra decantar e depois aspirar. Após corrigir o pH da água espera (30 horas) pra ver se não vai decantar (antes de decantar a água começa a ficar turva). Se decantar vai diminuindo a correção até não decantar mais. Ou espera decantar tudo e depois com cuidado retira a água de cima sem deixar o material decantado se misturar na água.

    Pra corrigir o pH eu uso gotas de pH mais e menos da Mydor que é muito utilizado em aquários.

    name=')Pot Head(' date='May 9 2003, 01:57 PM' post='46514']


    Perdão, não entendi a parte da água deionizada. Oq é isso e pq vc usa ela?

    name='GreenPhantom' date='May 9 2003, 02:50 PM' post='46537']


    Água deionizada é água zero PPM. Tbm conhecida como desmineralizada e destilada.

    O maior problema na terra é o acumulo de sais pelo consumo e evaporação da água. E acaba fazendo o pH desabar.

    Eu uso bastante fert mas faço um flush a cada 15 dias com água deionizada e pH de 10.5 pra remover o excesso de sais.

    Água de torneira "tap" tem aqui em SP tem cerca de 300 PPM e se vc subir o pH pra 10.0 parte desse 300 PPM vão decantar. Então eu só uso deionizada pra o flush.

    No dia a dia eu uso água "tap" que tem um pH de 8.5 e que com o fert misturado desce pra 6.4 +-.

    name=')Pot Head(' date='May 9 2003, 03:09 PM' post='46543']


    Interessante GreenPhantom. Vou seguir teus conselhos e depois posto para falar se melhorou.

    Abraço

    name=')Pot Head(' date='May 14 2003, 07:15 AM' post='48528']


    Grande GreenPhantom. Bom, vou descrever oq eu fiz para os colegas e depois de alguns dias posto o resultado da experiência. Ontem, comprei um medidor de PH de aquário. Certamente não é muito preciso mas não estou podendo comprar um digital. Acho que esse quebrou o galho. Além dele, comprei soluções corretoras: básica e ácida.

    Bom, primeiramente medi o PH do meu vaso. Coloquei água da torneira e esperei ela sair do outro lado. O resultado me assustou> PH 5.0. Então coloquei dei uma lavada no solo com a solução corretora até o PH chegar próximo de 7.0. Foram várias tentativas até chegar nesse valor. Agora é esperar para ver.

    Green, em um de seus post vc falou que a subida rápida de PH pode secar as folhas da planta. Bom, me esqueci desse seu conselho e bombei a bicha. Tomara que não foda tudo.

    name='GreenPhantom' date='May 15 2003, 10:41 PM' post='49675']


    Eu sugiro ir bem devagar nessas correções. Uso água com pH de no máximo 11.5 (me falaram em até 14.0 mas sou mais conservador).

    Subir o pH até próximo de 7.0 eu acho muito. Pararia em 6.0 para não acrescentar muito cálcio (todos os corretores de pH + tem) que trava um dos NPK (não me lembro qual).

    Posta como ela tá reagindo.

    name=')Pot Head(' date='May 16 2003, 06:56 AM' post='49796']


    Hoje, depois de dois dias da correção, noto que a plantinha voltou a crescer. As folhas adquiriram um tom verde escuro e apenas as mais velhas ainda apresentam um pouco de cor amarela bem na pontinha. O PH está em 6.3-6.5.
    Fiquei com medo de fazer a variação muito rápido, mas por enquanto tá tudo na boa. Se o problema for resolvido completamente será um grande passo para a evolução de minha grow.

    Abraço e valeu green. Te largo um bud na floração pela força.

    name='GreenPhantom' date='May 19 2003, 01:56 AM' post='50768']


    Olha o que acontece com flutuação de pH. Eu esqueci do flush e quando medi o pH (medindo a água que sai por baixo) deu 3.9. O sinal era a planta afogando e com um verde muito escuro. Começei corrigindo aos poucos (água pH 9.5 - 10.5) mas a correção era insuficiente. Era tentar dar fert (a planta adora quando põe fert) e o pH caía. Consegui melhorar o Ph para 4.5 - 5.0 mas só com cal (diluido na água pH 12.5). A produção de buds retomou mas as folhas ficaram sapecadas e com manchas. Justo nessa (G13xHash) eu não queria ter dado essa escorregada. Isso atrasou mais de 1 mês. A planta tá com pouco mais de 1 metro de altura e dia 25-05 completa 4 meses de semente germinada.


    name='Gaia' date='May 19 2003, 08:18 AM' post='50817']


    Green,
    Bicarbonato de sodio sobe o ph e tampona aumentando a dureza da agua, oque dificulta descer o ph assim drasticamente.
    ENtão não seria melhor subir seu ph com esse produto?
    Lindas plantinhas, parabens!

    name='Marrokino' date='May 19 2003, 09:49 AM' post='50852']


    Seria uma Gaia, mas água-dura tb é difícil para a planta absorver...
    ...pq o pH não se altera e dentro da planta o pH precisa alterar p/ não ficar igual ao pH do exterior da raíz, e ocorre osmose inversa [como nosso amigo abaixo me recordou o nome]...

    ô Green, que lâmpada vc tá usando (!?MH?) só nessa planta....(!?)
    Devido ao congelamento de raízes e necessidade de clonar, tive um vegetativo bem prolongado, deste tamanho (4 meses hehe) ao final foram 6 meses praticamente... e mesmo assim tive que colher antes da hora...
    E sobre o negócio que vc falou de esquecer do flush.... vc não devia fazer obrigatoriamente, se vc faz é porque obrigatoriamente vc está over/super fertilizando... quando dado fertilizante de maneira correta, quantidades certas vc só precisa fazer o flush menos drástico (só água 5.8) duas semanas antes de colher.... o Flush - lavagem da terra propriamente dita é uma medida extrema, para quando a planta vai e está morrendo... Não deveria ser visto como uma meta, um passo obrigatório por ninguém... isso aí detona a planta tanto quanto a over detonou...
    Tenta usar KOH, hidróxido de potássio que assim vc libera um extra K na floração... apesar que mais interessante seria um P, no final desta.....

    Abraços e boa sorte com ela...

    name='Gaia' date='May 19 2003, 10:42 AM' post='50868']


    uhmmm então melhor então se usar ter bastante cuidado...
    Valeu Marrokino :*

    name='GreenPhantom' date='May 19 2003, 03:37 PM' post='50981']


    Gaia, tamponar (buffer) resolve o pH mas aumenta em muito a dureza da solução ou em outras palavras o PPM total de sólidos. A grosso modo, verifiquei que o ideal em termos de PPM total é algo próximo de 5.000 a 10.000 PPM. Eu tive um problema aqui com o PPM total em 30.000 (eu diria que 30.000 é o limite, sinal vermelho) e a planta começou a afogar mesmo com a terra seca. O outro foi o pH ter descido até 3.9 (meio que de repente).

    O flush resolve o PPM total mas não o pH. O pH tem que ser corrigido. As gotas de pH + que eu uso é composta basicamente de bicarbonato de sódio, hidróxido de sódio e sulfato de cálcio. E isso aumenta e muito o PPM total. Outro efeito colateral é aquilo que os ensinamentos básicos de química dizem: Ácido + alcalino = base + sal. Quer dizer, da própria reação de neutralizar um pH baixo, sai mais sal.

    O ideal é manter o PPM controlado. Excesso de sais minerais provoca um fenômeno chamado osmótico. É a tal da OSMOSE. Que basicamente faz com que a água flua de um meio com menos sais para um com mais sais. A água na planta inverte e passa a sair em vez de entar. Deixa dar um exemplo: Todos sabem que beber água do mar mata. Porque o nosso organismo tenta explusar o excesso de sais via eliminação de líquidos o que provoca a desidratação e opostamente se a gente beber água zero PPM (deionizada, destilada, desmineralizada etc) ocorre a retenção de líquidos. A pessoa fica inchada e acho que acaba morrendo.

    Outro aspecto é que sem uma quantidade razoavel de fert a planta anda muito devagar. E o difícil é estabelecer o quanto, pois mesmo na quantidade certa a planta consome por exemplo mais nitrogênio e menos fósforo e potássio e esse fósforo e potássio não consumidos acumulam. É que nem motor a explosão: Mistura pobre falha e anda pouco, mistura rica tbm falha e anda pouco. Mistura ideal o motor abre e desenvolve rapidamente.

    Marrokino, eu estou usando uma HPS 400w mas com uma só planta. Tenho um resultado maior (em termos de rendimento) com uma só planta do que com três. E eu não faço poda. Acho que dá pra ver o tamanho do bud principal (tem cerca de 35cm). Mas acho que isso varia de grow pra grow.

    Estou experimentando cal virgem (cuidado é aquele de fazer doce) para segurar o pH. Teoricamente é eficaz e tbm é fonte de Mg pois nada mais é do que "dolomite lime". Dissolvo as pedras em água deionizada deixo decantar e aplico como rega. Isso tem um pH de 12.5, resolve mas dá uma sapecada nas folhas. Aliás, só consegui alterar o pH do núcleo (aquela área endurecida onde está o emaranhado de raizes) com água de pH superior a 11.

    Eu estou tbm com hidropônico (bubbler) e o aprendizado de um serve muito para o outro. Nos próximos dias vou começar uma W. Widow que espero colher em 45 dias. Sim 45 dias da germinação ao "harvest". Posteriormente vou aperfeiçoar para fazer tudo em 30 dias..... A WW germinou ontem em um meio de perlita e vermiculita (50/50) que não precisa de transplante para ir para o bubbler. Mas isso já é outra história. Depois eu posto.

    name='Marrokino' date='May 19 2003, 05:30 PM' post='51025']


    Curioso...
    Quantos Gs vc acha que tem ali....?
    se feito de maneira correta, vc colhe o mesmo com 1, 3, 5 ou 7 plantas neste teu espaço....acredite...
    E como vc espera Vegetar, florir e colher em um tempo menor que da própria floração....!?

    []´s

    name='GreenPhantom' date='May 19 2003, 07:38 PM' post='51095']


    Acho que deve dar um 200g ou +. Com 3 plantas eu consigo uns 250 no máximo. Com uma só, a luz chega melhor em todas as partes e com 3 só as colas se desenvolvem bem. É que tem uma medida que não é lux, lumen ou par e tbm não sei como chama mas é o poder penetrante da luz. Eu sei que uma HPS 600w tem 4 vezes poder penetrante que uma de 400w. E uma de 1.000w 20 vezes mais que a de 400w. Interessante que esse aumento não é proporcional. Bom, eu não uso a de 1.000w por problemas relativos ao "stealth" e ainda não achei lâmpada e reator de 600w que pessoalmente considero o mais apropriado para rápida colheita (tipo 30 dias).

    Como fazer em 30 dias? Eu lí um poster do JonJaffer (overgrow) e resolvi seguir para verificar. E deu certo. A fase do vegetativo se deu em 9 dias (pena que o crash deu perda total de um post que eu tava fazendo sobre isso). É duro de acreditar mas acho que teve gente que seguiu o post e viu as fotos. A floração como eu não tinha hps disponível, ficou na fluor e acabou prejudicado. Demorou uns 40 dias e a produção foi mínima. E a seed não era essas coisa. Mas agora vou de WW. Vamos ver... Tbm tenho um amigo que fez o mesmo esquema numa super silver haze x Superskunk e demorou 50 dias. Segundo ele dá pra apressar mais se não cometer nenhum erro....

    name='mafumome' date='May 21 2003, 11:45 AM' post='51959']


    estou com um clone em outdoor,estou mantendo ph 6.3 ,pois li aqui que seria o ideal. por ñ ter raiz no clone estou regando c/ um enraizador,mas c/ esse a agua fica c/ ph 7.6 a 8, então antes eu corrijo p/6.3 c/ ph acidificante para aquario. tô certo? a plantinha c/ 5 dias ,2 na agua e 3 na terra parece bem,até quando continuo c/ o enrraizador? pretendo começar a fertilizar só depois que estiver bem enrraizado, tô certo?
    valeu growlera!

    name='GreenPhantom' date='May 21 2003, 12:38 PM' post='51991']


    O clone ta com ou sem raiz?

    Se estiver sem, espera um pouco. Leva de 1 a 2 semanas para aparecer a pontinha da raiz. Mantenha humidade na folha (põe uma redoma transparente tipo tampa de queijo em cima do clone) e deixe a terra húmida mas não enxarcada (senão da doença na raiz). O caule onde foi cortado engorda um pouco e logo depois aparece uma pontinha branca da raiz. Nessa fase o pH entre 6 e 8 tá tranquilo. Quanto ao enraizador não sei se adianta. A maioria desses produtos é a base de ferro e zinco e não adianta nada (isso já tem na terra). Tem uns que tem um ácido de nome complicado mas nunca usei.

    Se já tem raiz, pH entre 5.8 e 6.8 vai bem (to falando da terra). Para com o enraizador e deixa a terra ficar entre húmida e semi-seca (não deixa secar e não enxarca) pra raiz se desenvolver. Se a terra tem adubo (tipo terra, turfa, substrato vendida em supermercado) não põe fert por enquanto. Se for matéria inerte (casca de coco, vermiculita ou perlita) tem que dar fert diluído em água na proporção de 500 PPM (1/2 grama por litro). Depois de umas 3 semanas aumenta para 1.200 PPM (1,2 gramas por litro).

    Em ambos os casos verifique se a terra esta bem aerada (granulometria grande, pode usar vermiculita, perlita, casca de coco e até areia). A pior terra é aquela que quando molhada parece lôdo e quando seca vira pedra (granulometria pequena).

    name='Marrokino' date='May 21 2003, 12:59 PM' post='52004']


    Ácido Indol Butírico, produzido a partir de eucaliptus...
    Funciona...vc deve encontrar no ceasa ou sei lá....
    é só impregnar o pó na parte cortada ou, melhor ainda, fazer uma leve mistura de álcool de cozinha e água 6.3 e misturar o ácido (que é insolúvel na água)... ambas maneiras funcionaram comigo...
    Porém mesmo sem qualquer hormônio enraizador a planta tem chances de produzir por ela mesma raízes, mas demora mais tempo...
    Tente aquecer a área aonde as raízes devem sair, deve ficar em torno de 26ºC se possível...

    []´s

    name=')Pot Head(' date='May 21 2003, 03:44 PM' post='52085']


    Hoje fui colocar uma semente na terra. Fiz uma mistura de humus de minhoca, substrato vegetal e vermiculita. O PH bateu em 5.0!!!! Isso é normal?

    name='mafumome' date='May 21 2003, 04:16 PM' post='52091']


    acho que to indo bem, valeu brother!!

    name='GreenPhantom' date='May 22 2003, 12:30 PM' post='52496']


    Pot Head, o substrato normalmente vem com pH de 6.2 mais o humus já desceu pra 5. Devemos lembrar que mesmo os adubos orgânicos tbm abaixam o pH. E as vezes demora porque todo adubo orgânico tem que 1º entar em decomposição/processo bacteriológico para que as bactérias produzam os nutrientes necessários. Começa a pensar no que fazer para levantar o pH. Mas sem stress. Aos poucos vai dando por exemplo cal virgem. Seeds gostam de pH 7.0 - 7.5. Eu tive planta em floração em que o pH desceu até 3.9 sem morrer mas começou a sofrer quando o pH cruzou 4.4.

    Nesse meu caso de floração, foi e está sendo difícil elevar o pH. Tentei gotas da Mydor mas o pH da água só subia até 11.5 (independente da quantidade de gotas corretoras - podia por o vidro inteiro), soda cáustica a 2 gramas por litro chegou a 12.0 e somente com o cal virgem (20 gramas por litro) chegou a 12.5. Interessante que aguar com pH abaixo de 10.0 não refresca em nada - nem arranha o pH da terra. Nesse caso de terra já batida pelo tempo que está sustentando a planta. No seu - terra nova, a reposta deverá ser bem mais rápida. Sugiro iniciar com pH 9.5 e ir aumentando conforme necessário.

    Alguém disse que é possível chegar a um pH de 14.0 mas nâo sei com que produto isso seria possível.

    O cal virgem está dando resultado. Muito devagar o pH está subindo. Cal virgem na realidade é o tal do "dolomite lime" que é recomendado por vários autores no preparo da terra/media, sendo colocado em pequenas pedras no fundo do vaso onde fica a maior parte do emaranhado de raizes.

    Talvés na minha próxima planta em terra, eu coloque essas pedras de cal no fundo...

    name=')Pot Head(' date='May 22 2003, 12:58 PM' post='52517']


    Interessante. Notei que a água da torneira tem o ph de 8,o-8,5. Realmente, nem arranha o PH. Quando levantei na marra o ph da minha, que tava quase morta, tive que colocar muita água na terra. Agora, com essa seed novinha, vou levantar lentamente. Vou segurar o ph desse vaso nos 5,5 - 6,0. Quero ver se tem diferença de crescimento para o 6,5. Estou com dúvidas sobre o ph do vaso. Imagino que ele seja diferente do fundo ao topo da terra. No topo, mais básico e no fundo mais ácido.

    Boa essa de cal no fundo.

    name='GreenPhantom' date='May 22 2003, 06:03 PM' post='52670']


    É isso aí. No fundo (onde acaba concentrando tudo) vai ficando mais ácido. Mas no fim, por causa do tamanho da massa no fundo, irradia seu pH por todo o vaso. Qdo a terra é nova ela vem com pH neutro e não bufferizada (não sei se existe esse nome). Com o tempo ela acaba bufferizando para o lado ácido. Isso de "BUFFER" dá para verificar assim:
    1-Pega água deionizada e pinga uma gota de pH +. De pH 5.0 (tbm é difícil de ler porque tá sem ions e parece que fica instável) ela vai rapidinho até pH 9.0.
    2- Pega água com fert (tipo 800 PPM) e pH 5.0 e dessa vez vai precisar mais de 10 gotas para o pH chegar em 5.5 - 6.0. Nesse caso a solução estava "buffered" em pH 5.0. Isso tbm implica em alta concentração de sólidos.

    Existe tbm, a dificuldade de medir o pH da terra. A leitura varia muito dependendo da humidade. Acho que depois que se acostumou com o instrumento, vai servir com ferramenta de ajuda mas não serve como referência para quem está no começo. O mais seguro é medir o primeiro litro de água que sair por baixo.

    name='bagua' date='May 22 2003, 09:00 PM' post='52742']


    Ae Phantom, tava eu aki justamente com essa duvida, pois que por falta de verba tenho q medir o ph com um teste de aquario que custa R$ 5 (puta mão de vaca) . Jogo agua da torneira com ph de 7.2, ela sai em baixo com 6.6, posso assumir o ph da terra com sendo 6.6 ou a terra teria q estar bem mais acida para tão rapido baixar o ph da agua que passa por ela?
    Por favor, alguem com experiencia no assunto traga a luz.

    name='GreenPhantom' date='May 22 2003, 10:02 PM' post='52793']


    Pode assumir pH de 6.6

    Se a planta já tá grande (45-60 dias) e já recebeu bastante fert, é possível que esteja bufferizada em 6.6. Pode por água com qualquer pH que vai continuar saindo 6.6.

    Eu tive e ainda estou tendo esse problema que começou com o pH em 3.0 e agora está em 5.3. Como já disse estou dando água com pH 12.5 via diluição de cal (20 gramas por litro - antes de decantar).

    Só um cuidado: Qdo está bufferizado vc vai pondo alcalinizante e nada, põe mais e nada, aí sobe um pouquinho e de repente dispara pra cima. Isso porque tem que 1º desbufferizar pra depois o pH começar a andar.

    Eu cheguei nessa situação porque tava usando um instrumento (e dos caros) que só media a terra do vaso na parte de cima e só chegava até um pouco antes da metade.

    name=')Pot Head(' date='May 23 2003, 06:55 AM' post='52872']


    Não tinha a manha desse buffer, mas entendi. Foi exatamente oq ocorreu com a minha. Demorou até subir o PH, mas quando subiu foi duma vez!

    name='xt0rm' date='May 23 2003, 01:08 PM' post='53033']
    alguém pode fazer a bondade de postar alguma explicação mais esclarecedora sobre esse esquema de buffer??? to viajando um pouco nisso!

    name=')Pot Head(' date='May 23 2003, 02:08 PM' post='53073']



    O Greenphantom pode até me corrigir, mas pelo que entendi é quando o solo está viciado em um ph baixo. Quando ele está assim é necessário muito mais de solução alcalina para levantar o ph.

    name='GreenPhantom' date='May 23 2003, 10:08 PM' post='53262']


    Pode-se dizer isso, Pot Head.

    Tem gente que chama isso de tamponar. Mas acho que o nome tampão não representa direito isso. Acho que buffer do inglês representa melhor.

    É como se fosse uma reserva. Por exemplo, se vc pega água deionizada (acho que já disse antes que é difícil medir o pH dela pq tá sem ions e fica parecendo instável mas o pH é 5.0) e começa a pingar gotas ácidas (pH menos). Na primeira gota o pH abaixa bastante, vai pra 4 ou menos mas nas gotas seguintes o pH já não abaixa tanto. Chega uma hora (qdo já tiver mais de 20 gotas) que o pH não abaixa mais. Se continuar adicionando gotas o pH permanece estável mas o buffer ou reserva começa a aumentar. Provavelmente o pH deverá estar na casa dos 3.5. Suponha, agora, que vc quer aumentar o pH para 6.0. Vc vai ter que acrescentar umas 20 gotas ou mais de pH mais (alcalinizante) só para neutralizar essa reserva. Depois, a cada gota o pH sobe. O buffer tbm acontece no lado alcalino.

    Precisa ter cuidado quando acaba o buffer - reserva. Porque se o pH da água nessa hora estiver muito alto (tipo 12 ou mais) pode ocorrer do pH disparar pra cima, fazendo um "overshoot" do ponto desejado.

    Precisa, também, notar que o buffer - reserva implica em ter uma altíssima concentração de sólidos dissolvidos. Que tbm não é bom para a planta. Acho que o esquema de 30 dias está justamente baseado nisso, pois não admite o uso de corretores de pH que aumentem o TDS. Mas na terra eu considero que 30.000 PPM é o limite de TDS, sendo aconselhável algo entre 5.000 e 10.000 PPM TDS.

    name='cabelo' date='Feb 19 2004, 10:12 AM' post='125750']


    nem me fala de ph... to puto!
    GASTEI 25 cruéis num medidor de ph de papel... e naum serve pra nada!!!!porr*, e eu só descubri isso quando testei.imagina:
    Cheguei com a parada e fui logo medir o ph da agua..., ai mergulhei o papelzinho e......nada.naum aconteceu nada! nem nunca acontece nada... da onde conclui: o ph é phoda mesmo!filho da p***!25 reais...nunca muda.
    jah ri pra caramba disso... pensei até em fazer um filminho dos erros iniciantes...imagina:
    vem eu com a porra do medidor, mergulho na água; se nada mudar; jah é!
    ahhh, e da pra testar na terra tb! se a fita ficar preta... jah é! vc tem ai, realmente terra... se ficar com qualquer outra cor... naum é terra, é algo sinistro mermo!ahahahahahahah
    por esse medidor... ta tudo nos trinques.sempre...se naum tiver, a planta morre antes dessa merda mudar de cor!
    queria saber pra que diabos serve esse tipo de medidor... acaba que la vou eu com mais uma $, compra outro melhor....
    saudações básicas, meu humor tá ácido com esse medidor pior que neutro!
    valeu

    name='VERDIM' date='Apr 10 2004, 01:41 AM' post='140526']


    altas dicas sobre PH la do solocannabis....

    pH. Conceitos geraisImportância do pH nos cultivos
    O pH é um valor variável entre 0 e 14 que indica a acidez ou a alcalinidade
    de uma solução. As substâncias capazes de ceder grupos hidroxilo (H)
    são ácidas, e as capazes de ceder grupos hidroxilo (OH) são básicas
    ou alcalinas.
    Importância do pH nos cultivos
    O pH da solução nutriente pode afetar o crescimento vegetal de duas formas principalmente:
    À disponibilidade dos nutrientes , já que, com os valores extremos de pH se produz a precipitação de certos nutrientes permanecendo em forma não disponível para as plantas.
    À capacidade de absorção de nutrientes por parte das raízes. Todas as espécies vegetais apresentam uns rasgos característicos de pH nos que sua absorção é idónea, fora deste rango, a absorção radicular se vê dificultada. Se a desvia é extrema, pode ver-se deteriorado o sistema radicular ou apresentar-se toxicidades.
    O pH na solução de fertirrigación
    O pH nas soluções de fertirrigación, tanto em cultivo em solo como em hidroponía , deve ser tal que permita estar dissolvidos à totalidade dos nutrientes sem danar as raízes, evitando deste modo a formação de precipitados que pudessem causar obturações nos sistemas de rego e indisponibilidade para a absorção radicular de ditos nutrientes.

    name='VERDIM' date='Apr 10 2004, 01:41 AM' post='140527']



    O ideal de pH está entre 5.0 - 6.5, já que a prática totalidade dos nutrientes são assimiláveis pela planta. Por em cima de pH 6.5 a formação de precipitados pode causar importantes problemas. Por embaixo de pH 5 pode ver-se deteriorado o sistema radical, sobretudo em cultivos hidropónicos.

    O pH no solo
    A imensa maioria das águas de rego que manejamos mostram um pH superior ao ótimo, a quantidade de ácido a contribuir depende principalmente da concentração do ión bicarbonato presente no água de rego já que este atua como tampão contra as mudanças de pH no água de rego e a concentrações elevadas é necessário maior quantidade de ácido para sua neutralização e ajuste de pH.

    Ajuste do pH
    O caso mais generalizado é do que as águas para rego tenham o pH superior a 5.8 e normalmente a presença dos iones bicarbonato, e algo menos os iones cabonato, são o sresponsables disso. A forma de baixar o pH destas águas de rego consiste em eliminar estes iones, e isso se consegue com a adição de algum ácido. A reação de neutralização é a seguinte:

    Bicarbonato:

    H30+ + HCO3- ---> H2CO3 + H2Ou
    H2CO3 ---> H2Ou + CO2.

    H3Ou + HCO3 ---> 2H20 + CO2.

    Carbonato:

    H30+ + C03= ---> HCO3- + H20.
    H30+ + HCO3- ---> H2CO3 + H20.
    H2CO3 ---> H20 + CO2.

    2H3Ou+ + CO3= ---> 3H2Ou+CO2.

    Os ácidos mais utilizados em soluções nutritivas para cultivos sem solo, são o ácido nítrico e o ácido fosfórico. Estes ácidos têm a vantagem de que além de servir para fazer o ajuste de pH, contribuem elementos nutritivos necessários para a planta.

    PRIVA NUTRICONTROL IBERICA, S.L

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    http://www.solocannabis.com/modules.php?na...howpage&pid=129

    name='novato2004' date='Apr 10 2004, 10:13 AM' post='140564']


    Mandou bem verdim, ficou bem claro

    Quero aproveitar para relatar o que está acontecendo com minhas meninas e acho que servirá para alguns brothers ficarem espertos com o PH.

    Há 4 dias duas índicas estão apresentando umas pequenas queimaduras na extremidade de algumas folhinhas. Uso HPS 150W e estava deixando a lâmpada a 15cm das meninas e pensei que era calor excessivo na atmosfera das plantas, então subi um pouco o refletor. A queimadura aumentou um pouquinho e então me liguei que não era calor, e que a primeira coisa que eu deveria ter verificado era verificar o PH.

    Tenho um destes testes de aquário e lá fui verificar o PH da água mineral... Na embalagem estava escrito "PH 5.5" mas desconfiei disso quando vi um alto teor de bicarbonato (22mg/litro) descrito. Fiz o teste e dois minutos depois charammmm: PH 7.2/7.4

    Mas ainda fiquei meio assim se era o PH... Nesse meio tempo fui olhar as plantinhas e percebi que uma tinha uns pontinhos amarelos e deduzi que era falta de clorofila devido a falta de Nitrogênio que o maldito PH estava bloqueando.
    Lembrei que tinha colocado no solo bastante casca de ovo moída e li por aqui que o cálcio em excesso poderia bloquear o magnésio também.

    Vi que estava fudido e que mais cedo ou mais tarde a coisa ia ficar crítica, PH alto, neste sábado tô saindo pra comprar terra nova pois percebi que ia demorar pra eu corrigir o PH e elas poderiam não agüentar a demora, e justo na quarta semana talvez tivesse uma queda brusca no PH devido a regadas ácidas. Ia estressar as meninas e transformá-las em travecos ou sacudos >

    Quando eu chegar vou transplantá-las e adicionar salitre do chile, pois já estão com 20 dias. Com isso vou tentar suprir a necessidade de Nitrogênio. Já o magnésio tá tranqüilo, é sómanter o PH 6.0/6.4 que a própria terra libera para a planta.

    Galera,
    fiquem espertos com as misturebas caseiras e com essas águas minerais da vida, na dúvida sempre meçam o PH antes de regar, fertilizar, etc
    para depois não terem que sair às pressas para comprar coisas...

    Falow

    name='o100cueca' date='Jun 21 2004, 08:10 PM' post='161222']


    tive problemas com ph

    tentei comprar acido fosforico nas casas de plantas e jardinagem
    e não achei, resolvi comprar um redutor de ph para piscina
    chegando em casa, fui ler a formulação, adivinha

    acido fosforico é vendido na cessão de produtos para piscina
    outra coisa que aprendi

    não é necessário comprar um medidor de ph digital, caro pra kct
    basta medir o ph da agua que vc esta regando, com um medidor de piscina ou aquário, ele só não vai ter bons resultados se vc tentar medir a agua que sai do vaso. mais isso é só pra quem tem problemas com a planta

    name='Gace' date='Feb 27 2005, 01:13 PM' post='227249']


    Saudações!

    Para aqueles que procuram um medidor digital mais em conta: a loja Brasil Hobby vende três modelos, que variam de preço de R$ 116 a R$ 270. Entregam em todo Brasil e a matriz fica na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

    Brasil Hobby

    Queria inclusive perguntar se (1) alguém possui ou conhece o medidor de R$ 116, da Instrutherm, modelo PH-1700, se é bom etc. (2) mesma coisa em relação ao de R$ 186, que é da Minipa, modelo mTDS-3000. Diz que é um "medidor de TDS": o que é um medidor de TDS? Serve pra medir o PH também?

    É isso!

    name='In Coma' date='Apr 14 2005, 01:13 AM' post='240522']


    Primeiro a Resposta:

    TDS nada mais é que a abreviação de Total Solidos Dissolvidos, serve para medir a ppm (partes por milhão) de uma solução. Ou seja, é o aparelho que todos que desejam entrar na hidroponia sonham toda noite.
    Sacou?

    O de PH ta em um preço legal, resta saber se ele tem a precisão que o fabricante fala.
    Agora sobre a novidade:

    SHOW!!

    Boa descoberta bro!!

    Quer dizer que os tão famosos medidores gringos agora tmb "made in Brazil" e com um preço legal?

    Se for realmente bom, acho que é a solução pra muita gente!!

    Bem legal!! Bem legal!!
    Agora a parte chata.... Faixa de medida de 0 a 999 ppm ..........e pra bombar mais? Vai no chute? :huh:

    Tomara que tenha um jeito!

    Alguem sabe?

    Abrazzzz!

    name='campones' date='Apr 14 2005, 04:20 AM' post='240536']


    assim nao tem jeito nao. Por que vc quer um medidor assim? para nada.
    em hidro vai se até aos 2.2ms/cm mesmo se o melhor é nao ir alem dos 1.8ms/cm ..
    era precisa no minimo que tenha uma escala de medição até 2ms/cm

    name='Carlos Imperial' date='May 19 2005, 04:01 PM' post='251200']


    De onde tiraste esta informação Novato? Agora fiquei na dúvida!!?? O quadro mostra a melhor assimilação do Mg com Ph um pouco maior que isso!?
    Fala aê Verdim! blz!

    Brother, vejo que se referiu ao Solocannabis. Sou fã dos caras e já algum tempo venho ligado no castellano.

    Estava "recapitulando" alguns tópicos daqui e vim parar neste.

    Penso que o quadro que o Marrokino diz no post, muito bem escrito por sinal, é este aqui certo?


    Particularmente sempre "trabalhei" com Ph entre 6,8 e 7,0.
    Fertilizando com Bio-Grow e Bio-Bloom (Bio Bizz) e graças a Jah nunca tive problemas com Ph. Regando com água da torneira descansada em 24 horas, as vezes água destilada no início, ou mineral de Ph em torno de 6,5.

    Na minha opinião, o chato de buscar os limites ácidos (próximos de 5/6) é que temos que ficar colocando montes de coisas na terra e, um descuido, pode ferrar tudo.

    segundo o quadro mostra, Ph 7 "pega tudo". O que vcs acham?

    Abraço aê!

    name='Marrokino' date='May 19 2005, 04:24 PM' post='251209']


    Muito obrigado Carlos,
    Era este mesmo !
    Bem não era bem este, mas é parecido e tem o "mesmo conteúdo" ..
    Pode ver que no pH 6.3, o consumo de ferro não é diminuto e dos demais é máximo ou alto o suficiente....

    valeu growlera!

    []´s

    name='Zóio vermeio' date='Jun 26 2005, 08:39 AM' post='261930']


    Saudações Galera!
    Bom , não sei quem ta tentando hidro, por ai, mas d qq foma , como to fazendo umas comparações aqui em casa acho que pode ajudar...
    Pelo que li no site dos gringos em Hidro o PH ideal é de 5,8 ( ja em solos o recomendado por eles é de 6,2 ...)

    Montei 3 bubbler aqui em casa ...
    1 é composto de chá de humus ( 100% natureba)
    2 adubo convencional que vende em toda a esquina
    3 adubo expecial para hidro ( soluções 1,2 e 3)

    Todos eles ficam em uma mesma câmara com iluminação e temperatura controladas...

    Como é uma experiencia to usando seeds de prenssado mesmo ( o que me parece não estarem muito boas pois coloquei 3 WRino na solução 3 e elas estão germinando normalmente..)
    De qq forma venho anotando EC e PH de todas as soluções a uma semana ... e uma coisa me chamou a atenção...
    Solução 1 PH e EC se mantem estaveis a 5,4 a 4 dias ( ta acida , mas é a mais estavel)
    solução 2 a EC ocila 10% a mais em uma semana (700 -770) porem o PH ta totalmente doido corrige-se com acido acético levando ele para 5,5 e no dia seguinte o danado ja ta lá na casa dos 7...
    solução 3 vem se mantendo entre 5,8 e 6,4 ( uma gota de acido acetico a cada 2 dias para manter o PH)

    O que tenho notado:
    A oxigenação constante da solução altera diretamente o PH! se vc desligar o bubbler depois de 30 min vc mede novamente e ja deu diferença.... (se tiver algum quimico que saiba explicar o que acontece na solução ao se injetar ar nela constantemente) agradeço...

    OBS: todas as medições são feitas 5 minutos depois de as luzes (grolux) desligadas e bomba de ar tb desligada .

    Vou continuar medido por mais uma semana e ver o que vai dar...

    OBS2: As mesmas soluções sem oxigenação apresentam o mesmo PH de uma semana atras de 5,8 e a ec subiu em 8% ( acredito que seja evaporação da solução parada).
    Bom é isso aee.
    []´s
    Zóio

    name='Zóio vermeio' date='Jul 4 2005, 04:06 PM' post='264210']



    Galera,
    P/ quem tiver apanhando do PH ...
    Troquei o uso de acido acetico e bicarbonato de sódio por acido sulfurico e soda caustica, para baixar ou subir o PH.. aparentemente as correções estão bem mais estaveis e não ocilam mais como antes!
    []´s
    Zóio

    name='Marrokino' date='Jul 4 2005, 07:26 PM' post='264289']


    Valeu irmão Zóio...
    mas a tabela está na primeira pág (se não me engano) do tópico de diagnóstico de problemas no link da minha assinatura..
    Valeu a intenção....!!!
    essa sua tabela na minha opinião está certa para a hidroponia, mas no solo o ideal é 6.3...

    Abraxx

    name='mexicanweed' date='Oct 28 2005, 09:33 AM' post='292807']


    alguem ja regulou ph de forma caseira como o x-tyle propros na 1 pagina desse topico?? o meu ta um pouco alto...dai queria saber as quantidade de limao ou vinagre pra ser diluida em det quant de agua...
    abraço

    name='BC_Bud' date='Jul 27 2007, 02:46 AM' post='355601']


    boas dicas! bom tópico para reler.
    name='ganjafarmer' date='May 4 2003, 08:02 AM' post='42657']


    Só acrescentando e ilustrando a explicação do Marrokino.

    Para controlar o pH:

    BAIXAR pH:

    Hidro: use ácido nítrico no ciclo vegetativo; ácido fosfórico durante a floração.
    Bioponia/hidro-orgânica: ácido acético e cítrico vão facilitar o ciclo de "Krebs".
    Solo: adicione bloodmeal/cottonseed meal no vegetativo; pó de osso durante na floração.
    AUMENTAR pH:

    hidro: use silicato de potássio, adiciona silício em dosagem efetiva.
    Bioponia/hidro-orgânica: pequenas quantidades de bicarbonato de sódio ou cal.
    Solo: adicione dolomite limestone ao solo; use pequenas quantidade de cal
    hidratado.

    *alguem sabe o nome dessas substancias em portugues ?

    Observe o gráfico de absorção de nutes X pH



    Veja como os nutrientes variam de absorção mesmo com uma pequena variação de pH.

    Última edición por Verdim; 27/07/2007 a las 10:44 AM
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  2. Los siguientes 4 Usuarios dan las gracias a Verdim por este Post:

    Hartuique (09/05/2011), Harvest*Time (09/10/2014), Jim*Morrison (28/09/2011), zedonato (06/09/2012)

  3. #2
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    Re: ph - É Phoda!!!



    putaqueopareo! Valeu pelo post! Espero não ter problemas com o ph hahaha

  4. #3
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    Re: ph - É Phoda!!!

    ae galera minhas plantas estão com 3 semanas de flora já dei fert 4 vezes e ta indo legal , minha duvida é quanto ao co2 como faço? alguém me da uma luz !! aquele lance do extintor funciona? como devo fazer? por favor me ajudem..
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  5. #4
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    Re: ph - É Phoda!!!

    Com medo de regar demais para medir o ph (só tenho o kit de aquário) , eu peguei um pouco de solo do meio do vaso, misturei com água ph7 e filtrei com filtro de café.

    O resultado foi uma água meio turva, que ao ser medida com kit de aquário se mostrou bem ácida, como já esperava pelo amarelo das minhas plantas.

    Esse método que usei pode ser confiável ?

    Obrigado.

  6. #5
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    Re: ph - É Phoda!!!

    mano eu nao sei dizer pois nunca medi assim, mas pq nao compra um no ml ta meio salgado o preço http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62163265-_JM mas se vc mora proximo a uma loja do tatuape garden vc acha la por 24 reais, mas só de ph
    esse ai em cima mede a umidade tbm


    abrazos
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  7. #6
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    Re: ph - É Phoda!!!

    Verdim,

    Tu ja usou este medidor?
    Acabei de receber ele, e a agulha quase nao mexe.
    Outro detalhe, quando desligado a agulha nao volta totalmente!
    Que azar! Qual o melhor metodo para medir afinal. Pelo que li em todo esse tread é pela agua que sai debaixo dos potes com o medidor digital ou fitas, certo?

    Abraço

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    Respuesta: ph - É Phoda!!!

    Oi pessoal,

    Tô me PHodendo aqui para aprender a manejar o PH.
    Tô regando com água da torneira, já tô na 3ª semana e tem planta ficando com a ponta amarela.
    Corri e comprei o kit. medidor digital com as soluções para calibrar já chegou!!!!
    Só que não tenho a menor idéia de como manusear as soluções que comprei.
    Se após medir, verificar que o PH da água que uso é alto devo usar a solução tampão 4???? Para deixar mais ácida????? O ideal é regar com água entre 5,5 e 6,5????????????? É para usar em que medidas de água e solução???????
    caraca tô no escuro
    Ajuda aíííííííííííííí´pessoal se não vai morrer tudo aqui...
    Última edición por Thulle; 03/11/2009 a las 23:33 PM

  9. #8
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    Respuesta: ph - É Phoda!!!

    Cita Iniciado por Thulle Ver Mensaje
    Oi pessoal,

    Tô me PHodendo aqui para aprender a manejar o PH.
    Tô regando com água da torneira, já tô na 3ª semana e tem planta ficando com a ponta amarela.
    Corri e comprei o kit. medidor digital com as soluções para calibrar já chegou!!!!
    Só que não tenho a menor idéia de como manusear as soluções que comprei.
    Se após medir, verificar que o PH da água que uso é alto devo usar a solução tampão 4???? Para deixar mais ácida????? O ideal é regar com água entre 5,5 e 6,5????????????? É para usar em que medidas de água e solução???????
    caraca tô no escuro
    Ajuda aíííííííííííííí´pessoal se não vai morrer tudo aqui...
    Eu to usando PH 6,6 no rego para crescimento pois meu solo tá 7,0/7,4 mas esteve em 7,8 aí fui regando e ele foi baixando... não sei mto do assunto mas parece que é essa a mecânica... verifica o PH do solo e equilibra com a água.

  10. El siguiente Usuario da las gracias a jose186 por este Post:

    BoBrasileiro (16/10/2014)

  11. #9
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    Re: ph - É Phoda!!!

    Pra ajudar ae geral! Um esquema da propria cannabis....

    Tirado do livro..


    Diviratam-se!

  12. Los siguientes 2 Usuarios dan las gracias a JungleMan por este Post:

    Jim*Morrison (27/03/2012), Macaco Natalino (04/11/2009)

  13. #10
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    Respuesta: Re: ph - É Phoda!!!

    Cita Iniciado por growerRS Ver Mensaje
    Verdim,

    Tu ja usou este medidor?
    Acabei de receber ele, e a agulha quase nao mexe.
    Outro detalhe, quando desligado a agulha nao volta totalmente!
    Que azar! Qual o melhor metodo para medir afinal. Pelo que li em todo esse tread é pela agua que sai debaixo dos potes com o medidor digital ou fitas, certo?

    Abraço
    bro o link ta direcionando pra uma lista...
    qual deles vc comprou????
    ja usei varios modelos de medidor e nunca tive problema, se esta asism talvez seja defeito de fabricaçao

    mas de alguns, menos o digital hahaha, o ponteiro costuma ser meio lerdo mesmo.....
    tanto pra ler como para zerar, depois de limpo e enxuto etc

    Aqui algumas recomendaçoes da Hanna Instruments para conservaçao e manutençao dos eletrodos
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  14. #11
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    Respuesta: ph - É Phoda!!!

    Cita Iniciado por jose186 Ver Mensaje
    Eu to usando PH 6,6 no rego para crescimento pois meu solo tá 7,0/7,4 mas esteve em 7,8 aí fui regando e ele foi baixando... não sei mto do assunto mas parece que é essa a mecânica... verifica o PH do solo e equilibra com a água.
    E aí Josué
    valeu mesmo, deu para clarear as coisas sim.
    Para medir o PH do solo como faz?????
    Tem que medir a água que saí no fundo do vaso????

    Ou pode colocar o medidor digital no solo???????????

    Ou tem que usar outra coisa para medir o solo???????

    Cara desculpe bombardear de perguntas.

    Mas preciso aprender esse lance o mais rápido possível pq o cultivo já tá rolando.

  15. #12
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    Respuesta: ph - É Phoda!!!

    Cita Iniciado por Thulle Ver Mensaje
    E aí Josué
    valeu mesmo, deu para clarear as coisas sim.
    Para medir o PH do solo como faz?????
    Tem que medir a água que saí no fundo do vaso????

    Ou pode colocar o medidor digital no solo???????????

    Ou tem que usar outra coisa para medir o solo???????

    Cara desculpe bombardear de perguntas.

    Mas preciso aprender esse lance o mais rápido possível pq o cultivo já tá rolando.
    eu cultivei maconha durante anos s/ ter medidor de Ph e nunca tive problemas. Qdo deu p/ comprar um decente, o Hannah Combo HI 98129, paguei 790 paus. Agora eu vi um no eBay e fiz a conversão c/ o frete: 240 paus... brasileiros!!

    http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll...%3DI%26otn%3D2

    Agora tô investindo no meu novo grow e não posso comprar, mas se tiver problemas levo um pouco de terra num órgão da secretaria de agricultura de SC e eles medem c/ precisão absoluta por 20 reais.

    Boa sorte
    Lu
    "Inspiration exists, but it has to find us working."
    Pablo Picasso

  16. #13
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    Re: Respuesta: ph - É Phoda!!!

    Cita Iniciado por Thulle Ver Mensaje
    Para medir o PH do solo como faz?????
    Tem que medir a água que saí no fundo do vaso????
    Ou pode colocar o medidor digital no solo???????????
    Ou tem que usar outra coisa para medir o solo???????
    Cita Iniciado por O agricultor Ver Mensaje
    N
    Se vc regar somente com agua de ph 7.0, quanto que sai o valor na agua que escorre pelo fundo do vaso? Eu chego a afirmar que não vai sair baixo por causa do calcáreo que vc colocou. De repente sai até mais alto.
    Então Trulle.

    Eu ja havia lhe dito como fazer para medir o ph de seu solo. É só fazer conforme eu falei acima

    abraço

  17. #14
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    Respuesta: ph - É Phoda!!!

    Dae meu camarada, me explica uma coisa entao... eu coloquei calcareo, reguei com ph 7 e saiu 6,7 , tava bem acido esse solo neh...
    agora dexo assim ou taco mais um poco do pozinho...?
    abraçao

  18. #15
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    Re: Respuesta: ph - É Phoda!!!

    Cita Iniciado por UrbanoTHC Ver Mensaje
    Dae meu camarada, me explica uma coisa entao... eu coloquei calcareo, reguei com ph 7 e saiu 6,7 , tava bem acido esse solo neh...
    agora dexo assim ou taco mais um poco do pozinho...?
    abraçao
    Tava um pouco sim

    Nas próximas regas fertilizadas, meça o ph que entra e o que sai.

    Da uma lida nesse tópico http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...d.php?t=148207

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