Anuncio

Colapsar
No hay anuncio todavía.

Novo cultivo de interior

Colapsar
X
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

• Novo cultivo de interior

Olá a todos.

Estou a preparar um novo micro-cultivo em interior (para já só duas plantas). Há já alguns anos que não cultivo nem fumo, pelas voltas que a vida dá, mas neste momento tenho outra vez condições e vontade de o fazer.

Portanto, já tenho:
    • Tenda 60x60x150 (não pode ser mais alta porque é num sótão muito baixo)
    • CFL 125 Watts (vega+flora)
    • Sistema de autopot (é mais por uma questão de prevenção, para o caso de ter de me ausentar durante vários dias, o que é bastante comum)
    • Terra Composana e Canna Terra Professional (depois de ter lido aqui as vossas opiniões, acho que vou optar só pela Composana)
    • Perlite e vermiculite
    • Para já não tenho nenhum fertilizante específico, mas como tenho horta e jardim, tenho composto e vários fertilizantes líquidos e granulados, uns com mais N e outros com mais K
    • Óleo de Neem
    • Micorrizas
    • Trichoderma harzianum
    • A minha água da torneira sai a 6,75 sem repousar
    • Mais lá para a frente vou comprar um extrator e um odorsok:
      • Filtro: Odorsok 100/300
      • Extrator: RVK Sileo 100 E2

• Para além disso, tenho os acessórios normais (termohigrómetro, ventoinha, etc.)
    • Sementes Roadrunner #2 Auto da Dinafem

Tenho alguma experiência ao longo de vários anos, em interior e exterior, mas nada que se compare aos conhecimentos técnicos que tenho visto por aqui. Sempre fiz as coisas sem grande perfecionismo, por isso espero aprender muito convosco, e espero também aperfeiçoar a minha técnica.

Portanto, espero que tenham paciência comigo, porque tenho muitas perguntas a fazer.
    1. Como veem, a luz que tenho é fraca. Estive indeciso entre optar por usar só LED, mas acabei por comprar uma CFL pensando em adicionar LED depois. Tenho visto por aí umas que não são caras, as UFO LED. Estava a pensar em comprar duas de 90W ou uma de 180W. Que recomendam? Talvez outra marca/modelo? Como é que as posicionariam, sendo que a CFL ficaria diretamente por cima das plantas?
    2. A minha água da torneira tem 6,75 de pH sem repousar. Li na parte espanhola do fórum que há quem use vinagre de cidra para reduzir o pH, alguém aqui tem experiência disso? Eu já fiz a experiência com um litro, e com 10 gotas de vinagre, o pH desceu para 6,25. Mas o que não sei é se o vinagre pode ter algum efeito negativo nas raízes ou no substrato. Que dizem?
    3. Estou a pensar comprar extrator e Odorsok. Talvez com duas plantas autoflorescentes não faça muita falta, mas não quero arriscar nada. Acham que a combinação que pus acima vai funcionar bem? E em termos de ruído? Não faço ideia de quanto ruído um extrator desses pode fazer. Se usar um dimmer, posso reduzir o ruído sem prejudicar a extração e filtragem? Se quiser silenciá-lo, é melhor uma caixa de insonorização ou um silenciador?

Obrigado desde já pela vossa ajuda e aqui vai a primeira foto (foram esta tarde para o papel):

IMG_20150529_231248.jpg

Re: Novo cultivo de interior

cfl para ese armario?? tu veras.... yo te recomiendo que pilles un sodio de 250w para florar
    ***INSTAGRAM***
    @GALIFORNIA_WEED

Comentario

Olá, Roug.

Obrigado pela dica, e não descarto essa possibilidade, mas a minha ideia era tentar fazer este cultivo só com CFL + LED, até porque está num sótão onde vai fazer muito calor este verão. Já tinha pensado arranjar uma HPS para o inverno, quando até pode ajudar a compensar as temperaturas baixas.

Mas vou ver como se comporta durante a vega, e depois decido se ponho a HPS ainda neste cultivo.

Comentario

Antes de mais, sejas bem regressado ao cultivo

1- Pelo que se tem visto, esses leds UFO não são do mais eficaz que há, mas tendo em conta que cultivas num sótão, que normalmente aquecem bem durante o verão, talvez nem te reste outra hipótese que não sejam as CFL ou os Leds... eu, que já cultivei no meu sótão, pura e simplesmente não consegui cultivar lá no verão.

2- Com 6,75 e composana, nem precisarás de acertar nada, que o buffer da composana aguenta bem com esse pH. O que tenho lido sobre a utilização do vinagre (ou do sumo de limão, que também há quem use) é a estabilidade do pH da água, que acaba por alterar mais facilmente quando comparado com um pH- de compra. Mas é só do que tenho lido, eu já acertei em tempos algumas vezes com sumo de limão e as plantas não morreram por isso.

3- não conheço nem o extrator nem o filtro, pelo que não comento, com exceção de perguntar onde vais comprar esse extrator, que tenho que investir num também (não ponhas links que não é permitido).

"It's not a war on drugs, it's a war on personal freedom, it´s what it is ok?. Keep that in mind at all times. Thank you!"
        -- Bill Hicks

Comentario

Obrigado pela resposta.

Originalmente publicado por 1000k Ver Mensaje
          1- Pelo que se tem visto, esses leds UFO não são do mais eficaz que há, mas tendo em conta que cultivas num sótão, que normalmente aquecem bem durante o verão, talvez nem te reste outra hipótese que não sejam as CFL ou os Leds... eu, que já cultivei no meu sótão, pura e simplesmente não consegui cultivar lá no verão.
          Pois, o meu medo é esse. Até comprar um extrator como deve ser, vou usar um velho de casa de banho e ver como ficam as temperaturas puxando o ar de dentro do próprio sótão, pela entrada passiva, sem tubo. Espero que funcione assim. Caso contrário, estou a pensar pôr um tubo na entrada passiva para que puxe o ar de fora, por entre as telhas, junto ao chão. Os verões aqui não são demasiado quentes e até costumam ser ventosos, portanto, na pior das hipóteses acho que esta segunda possibilidade me vai permitir manter uma temperatura aceitável mesmo nas tardes de verão.

Já agora, que lâmpada usavas no teu sótão e quantas plantas tinhas? Foi com armário/tenda?

2- Com 6,75 e composana, nem precisarás de acertar nada, que o buffer da composana aguenta bem com esse pH. O que tenho lido sobre a utilização do vinagre (ou do sumo de limão, que também há quem use) é a estabilidade do pH da água, que acaba por alterar mais facilmente quando comparado com um pH- de compra. Mas é só do que tenho lido, eu já acertei em tempos algumas vezes com sumo de limão e as plantas não morreram por isso.
          Ok.

3- não conheço nem o extrator nem o filtro, pelo que não comento, com exceção de perguntar onde vais comprar esse extrator, que tenho que investir num também (não ponhas links que não é permitido).
          Também ainda não decidi, mas se não encontrar mais barato, talvez na Urbicult.

Comentario

E aqui vão mais umas fotos. Uma das sementes já germinou, em menos de 24 horas.

Estão num pires tapadas com folha de alumínio, mas como as temperaturas desceram abaixo dos 21º esta noite, pus uma pequena resistência que se liga a uma entrada USB (neste caso, ao carregador do telemóvel) para subir um pouco a temperatura, que ficou a rondar os 24º.

IMG_20150530_140716.jpgIMG_20150530_140150.jpgIMG_20150530_140216.jpg

Comentario

Originalmente publicado por pedro_carnei Ver Mensaje

Já agora, que lâmpada usavas no teu sótão e quantas plantas tinhas? Foi com armário/tenda?
              Utilizava um ex guarda fatos, com 80x50cm. Comecei a cultivar com 105wCFL. Depois passei para 250wCFL, e numa flora a meio de maio, depois de estar fora de casa uns dias em trabalho e de ter vindo uma vaga de calor, cheguei a casa e tinha 44ºC dentro do armário (e um cultivo de regulares todo hermafroditado e polinizado).

Mas o meu sótão é um exagero, o telhado é inclinado e durante a tarde o sol bate mesmo de chapa... num dia como hoje, se for lá agora ainda tenho de certeza uns 35ºC.

Entretanto passei o armário para a garagem, que é semi enterrada, e resolvi todos os meus problemas de temperatura

Boa sorte para isso
              "It's not a war on drugs, it's a war on personal freedom, it´s what it is ok?. Keep that in mind at all times. Thank you!"
              -- Bill Hicks

Comentario

Obrigado.

Espero que aqui as temperaturas não cheguem a esses níveis, mas já fico avisado.

Comentario

E antes de terminar o dia, vi que já estavam as duas raízes de fora e decidi plantá-las ainda esta noite.

Estou a usar uns vasos de turfa pela primeira vez. Espero que não atrasem o crescimento das raízes mais à frente.

Se funcionar, ótimo, caso contrário, volto aos cubos de lã de rocha. A ideia é causar o mínimo de stresse ao transplantá-las para os vasos definitivos.

O substrato é Composana com perlite. Três partes de Composana para uma de perlite.

Fiz logo a primeira rega com um pouco de trichoderma harzianus, que também nunca tinha usado.

IMG_20150531_001706.jpgIMG_20150531_001758.jpgIMG_20150531_002719.jpg

Comentario

Olá, pessoal.

Já estão fora da terra e na tenda, que montei esta tarde.

Espero trocar brevemente a CFL de 125 W por uma de 250, mas por enquanto a HPS está fora de questão, por causa das temperaturas. Talvez no inverno...

A temperatura esta tarde esteve entre os 25 e os 26 graus, e a humidade entre os 50 e os 60%, penso que são valores aceitáveis.

A lâmpada está a 40 cm das plantas. Não sei se posso aproximá-la um pouco mais, ou se devo manter esta distância até ela estar mais desenvolvida. Que me dizem?

O extrator por enquanto é um de casa de banho velho que tinha por aí, e fica até receber o outro.

Entretanto, aqui vão umas fotos:

IMG_20150602_183154.jpgIMG_20150602_183201.jpgIMG_20150602_183323.jpg

Todos os comentários, críticas e sugestões serão bem-vindos. Estou aqui para aprender.

Um abraço e bons cultivos!
                    Editado por última vez por pedro_carnei; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/386855-pedro_carnei en 02/06/2015, 20:19 .

Comentario

Olá, pessoal. Aqui vai uma atualização.

Já pus as plantas nos vasos definitivos do Autopot, embora ainda não esteja a usar o sistema de rega nem a bomba de ar.

Também já troquei a lâmpada de 125 de espetro misto por uma de 250 também de espetro misto. Espero chegar ao fim do cultivo com esta.

Como substrato, tenho aprox. 70% de Composana com 30% de perlite, e no fundo dos vasos, cerca de 4 ou 5 centímetros de argila expandida.

Aqui vão algumas fotos. A primeira é de como estavam antes do transplante. Não é que estivessem a precisar de serem transplantadas, mas estando já no sistema Autopot, se tiver de me ausentar durante uns dias, já sei que não tenho de estar a montar tudo de um momento para o outro, basta-me encher o depósito e já está.

Agora tenho de continuar atento às temperaturas, porque ontem, que foi dos dias mais quentes do ano por aqui, a máxima na tenda chegou um pouco acima dos 26 graus, mas isso era com a lâmpada de 125 W. Agora com a de 250 tenho receio de que as temperaturas disparem. Por enquanto ainda estou a utilizar um extrator de casa de banho, embora já tenha aqui o RVK. Só não instalei ainda o RVK porque pensava que ia funcionar com um dimmer para candeeiros, mas aquilo começou a aquecer demais logo nos primeiros segundos, e o extrator quase não se mexia. E agora vou ter de arranjar um dimmer como deve ser, porque penso que na máxima potência vai fazer demasiado ruído.

IMG_20150604_150737.jpgIMG_20150604_154349.jpgIMG_20150604_154823.jpgIMG_20150604_160825.jpgIMG_20150604_165106.jpg

E pronto, por agora é tudo. Se tiverem sugestões ou conselhos, não deixem de comentar.

Abraço e bons cultivos para todos.
                      Archivos Adjuntos

Comentario

Boa sorte Como é esse sistema autopot ? funciona bem ? Estava a pensar comprar um wilma mas autopot é muito mais barato.

Comentario

Originalmente publicado por Noctie Ver Mensaje
                          Boa sorte Como é esse sistema autopot ? funciona bem ? Estava a pensar comprar um wilma mas autopot é muito mais barato.
                          Olá, Noctie.

É a primeira vez que uso este sistema. Agradou-me o facto de não consumir eletricidade (a não ser que uses o airdome, e então só tens o gasto da bomba de ar durante algumas horas por dia).

Ainda não sei se funciona bem. Andava há quase dois anos com vontade de voltar aos cultivos, e como tenho de viajar com alguma frequência e às vezes de forma inesperada, fui adiando até que soube da existência deste sistema. Se não fosse por isso, não me teria chamado a atenção, porque eu gosto de trabalhar com terra, e não me importo nada de regar e de passar tempo a tratar das plantas.

Dito isto, tenho visto cultivos muito interessantes noutros fóruns com Autopot, e até agora não li nada de negativo sobre este sistema. O conceito é muito simples, e alguém com mais talento do que eu até poderia criar algo parecido com materiais caseiros ou com componentes de hidroponia comprados por separado. Neste sistema, que é o Easy2grow, tens dois vasos de 8,5 litros, um reservatório de 47 e a válvula que vai deixando a água passar do reservatório para os vasos, por baixo, sempre que o nível de água desce até um certo nível. Funciona por gravidade, e o reservatório tem de ficar pelo menos 15 cm acima do nível dos vasos/válvula. Basicamente é isso. Acho que o elemento mais inovador acaba por ser a válvula (aquavalve), porque de resto não tem nada de novo. Não sei se posso pôr aqui links, mas se procurares no youtube, há vários vídeos a explicar como se monta e como funciona, e até uma entrevista com o gajo que inventou o sistema.

Neste momento só te posso dizer que o processo de montagem é simples e intuitivo, e que os materiais me parecem de qualidade. As instruções do fabricante dizem para fazer uma rega abundante no momento de transplantar, que foi o que eu fiz hoje, e só quando a terra der sinais de secar é que se liga o reservatório. Mas vou fazendo o acompanhamento por aqui, e darei a minha opinião assim que vir o sistema a funcionar em pleno.

Os airdomes são comprados à parte, e servem para levar oxigénio ao sistema radicular. Não sei se vai fazer muita diferença no meu cultivo, mas como não são demasiado caros, resolvi experimentar.

Uma vantagem deste sistema é que podes usar meios de cultivo puramente hidropónicos ou terra orgânica. A única coisa que li é que não convém usar nutrientes orgânicos no reservatório, portanto tens essa limitação, embora isso não te impeça de fazeres uma rega normal com os nutrientes que quiseres e depois voltar a ligar o reservatório. Outra vantagem é que podes adicionar mais vasos à medida das tuas necessidades e espaço disponível, sendo um sistema modular praticamente ilimitado nesse sentido.

Um abraço e bons cultivos!

Comentario

Originalmente publicado por pedro_carnei Ver Mensaje
                            Olá a todos.

Estou a preparar um novo micro-cultivo em interior (para já só duas plantas). Há já alguns anos que não cultivo nem fumo, pelas voltas que a vida dá, mas neste momento tenho outra vez condições e vontade de o fazer.

Portanto, já tenho:
                            • Tenda 60x60x150 (não pode ser mais alta porque é num sótão muito baixo)
                            • CFL 125 Watts (vega+flora)
                            • Sistema de autopot (é mais por uma questão de prevenção, para o caso de ter de me ausentar durante vários dias, o que é bastante comum)
                            • Terra Composana e Canna Terra Professional (depois de ter lido aqui as vossas opiniões, acho que vou optar só pela Composana)
                            • Perlite e vermiculite
                            • Para já não tenho nenhum fertilizante específico, mas como tenho horta e jardim, tenho composto e vários fertilizantes líquidos e granulados, uns com mais N e outros com mais K
                            • Óleo de Neem
                            • Micorrizas
                            • Trichoderma harzianum
                            • A minha água da torneira sai a 6,75 sem repousar
                            • Mais lá para a frente vou comprar um extrator e um odorsok:
                              • Filtro: Odorsok 100/300
                              • Extrator: RVK Sileo 100 E2
                            • Para além disso, tenho os acessórios normais (termohigrómetro, ventoinha, etc.)
                            • Sementes Roadrunner #2 Auto da Dinafem

Tenho alguma experiência ao longo de vários anos, em interior e exterior, mas nada que se compare aos conhecimentos técnicos que tenho visto por aqui. Sempre fiz as coisas sem grande perfecionismo, por isso espero aprender muito convosco, e espero também aperfeiçoar a minha técnica.

Portanto, espero que tenham paciência comigo, porque tenho muitas perguntas a fazer.
                            1. Como veem, a luz que tenho é fraca. Estive indeciso entre optar por usar só LED, mas acabei por comprar uma CFL pensando em adicionar LED depois. Tenho visto por aí umas que não são caras, as UFO LED. Estava a pensar em comprar duas de 90W ou uma de 180W. Que recomendam? Talvez outra marca/modelo? Como é que as posicionariam, sendo que a CFL ficaria diretamente por cima das plantas?
                            2. A minha água da torneira tem 6,75 de pH sem repousar. Li na parte espanhola do fórum que há quem use vinagre de cidra para reduzir o pH, alguém aqui tem experiência disso? Eu já fiz a experiência com um litro, e com 10 gotas de vinagre, o pH desceu para 6,25. Mas o que não sei é se o vinagre pode ter algum efeito negativo nas raízes ou no substrato. Que dizem?
                            3. Estou a pensar comprar extrator e Odorsok. Talvez com duas plantas autoflorescentes não faça muita falta, mas não quero arriscar nada. Acham que a combinação que pus acima vai funcionar bem? E em termos de ruído? Não faço ideia de quanto ruído um extrator desses pode fazer. Se usar um dimmer, posso reduzir o ruído sem prejudicar a extração e filtragem? Se quiser silenciá-lo, é melhor uma caixa de insonorização ou um silenciador?
                            Obrigado desde já pela vossa ajuda e aqui vai a primeira foto (foram esta tarde para o papel):

[ATTACH=CONFIG]1121251[/ATTACH]

Boas

Uma pergunta... Onde compraste o Trichoderma harzianum?? Já tinha lido sobre este simbiótico e estava interessado pois acho que promove bastante o crescimento e fortelecimento da planta...

Bom cultivo....

Comentario

Olá, Kyorott.

Aqui em Portugal só encontrei na Urbicult, mas em Espanha há em muitas growshops. O nome comercial é Trichoprot.

Também estou a experimentar pela primeira vez. Também tenho micorrizas, que são diferentes, mas pela descrição o efeito é o mesmo.

Não sei se aplicar os dois no mesmo vaso pode causar problemas, por isso, neste cultivo vou usar apenas o trichoderma.

Como estou a fazer tudo com materiais, sistemas e sementes desconhecidas para mim, não tenho termo de comparação, mas estou a cultivar uns tomateiros em vasos e fiz uma rega com trichoderma em alguns deles, e numa semana já se nota a diferença entre uns e outros, tanto a nível da planta como de raízes que já começam a espreitar pelos buracos do vaso.

Quando fizer o transplante, vou ver se faço uma fotografia comparativa das raízes.

Se experimentares, avisa, e diz como te correu.

A propósito disto, se quiseres vê esta TED Talk: http://tedxtalks.ted.com/video/Humus...ial-ingredient , especialmente a partir do minuto 10:15

Força aí com o teu cultivo também

Comentario

Trabajando...
                              X