Anuncio

Colapsar
No hay anuncio todavía.

Novo cultivo de interior

Colapsar
X
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

Re: Novo cultivo de interior

Boas e bem vindo de volta

Hmm, cultivos no sotão nesta altura... Mesmo com CFL''s não sei se vais ter esturra, aposta numa boa ventilação .
    Outra coisa, usando um sistema hidropónico e sendo autos, atenção a esse 1.5m de altura, visto que não vais conseguir controlar a vega (por serem autos), em vasos de 8.5L ainda vão ficar monstrinhas, junta-lhe a CFL que faz com que estiquem mais do que uma HPS ou HM + as diferenças de temperatura noite/dia e é motivo para ficares atento à altura delas.
    Em relação à Composana, ela tem um efeito tampão, diria até que tens é de subir o ph e não desce-lo, porque a terra baixa-te o ph automaticamente, e a 6.75 até é capaz de baixar de mais, mas como depois vão para os autopot's a coisa muda de figura e não tens de te ralar com isso, por isso dá a água sem mexeres no ph.
    Um extractor de 125m de Wc (190m3/h) não faz grande barulho, quanto mais extracção mais barulheira regra geral (a não ser que o isoles) há quem conseguiu por um dimmer, pessoalmente não te sei mesmo responder.
    Os Led's não me convencem pelo preço que custam.

Bom cultivo e continua a postar novidades
    Diários de Cultivo e Outros

Comentario

Olá, Ahpoixeh. Obrigado pelas dicas. São muito bem-vindas.

É verdade que estou a ter alguns problemas com a temperatura. Só vivo aqui há dois anos, e o verão passado foi muito mais fresco e húmido. Estava a contar com outro parecido.

Já com a extração a funcionar, sem o dimmer por enquanto, (com o RVK Sileo 100 E2 (184m3/h) que já tenho) a temperatura máxima no topo das plantas chega sempre a dois ou três graus acima da temp. máxima exterior, ou seja, ontem tivemos 28 de máxima e dentro da tenta tive pouco mais de 30...

Desde que está a funcionar, o extrator puxa o ar de fora através das telhas. Pensava que assim ia resolver o problema, o que acontece é que entre o pladur e as telhas (onde a entrada do tubo está) a temperatura é ainda mais alta do que no interior do sótão, e em vez de estar a puxar o ar de fora do telhado, penso que está a vir mais ar dessa "caixa" que há entre o pladur e as telhas. Por isso, esta manhã pus a boca do tubo no chão do sótão numa zona que talvez seja mais fresca para ver se a temperatura não sobe tanto. Seja como for, nos próximos dias as máximas vão baixar para vinte e poucos, e assim já fica aceitável. Mas é um problema a resolver.

Quanto à iluminação, já tive em conta o que disseram por aqui e passei para uma CFL de 250W. Faz um pouco mais de calor, mas pode ser que ajude a manter as plantas mais baixas.

Não estava a pensar fazer treinos nem podas, mas se vir que no primeiro mês se esticam muito, há algum treino suave que recomendes só para evitar que fiquem muito perto da lâmpada na fase de floração?

Quanto à Composana, vou ter isso em conta.

Talvez hoje ou amanhã já encha o depósito do autopot, porque os vasos já estão a ficar leves com tanto calor. Vou pondo aqui fotos.

Bons cultivos!

Comentario

boas pedro!
        Num sótão sem isolamento algum, só com telhas a vista, com temperaturas de 30º lá fora, na tenda chegou aos 35º!! Isto com hps 250, prima klima a extrair na velocidade máxima a 360m3 com filtro de carvão, com intracção a 190 m3, e com duas ventoinhas de 25 cms de diâmetro apontadas a lâmpada! E isto tudo a ligar a luz as 18:00 e a desligar as 12h do dia seguinte! que se ainda não o fizeste, já devias, pois é uma grande ajuda para que ao menos entre a meia-noite e o inicio do dia, a temperatura fique sempre abaixo dos 30º e as plantas se possam então desenvolver, pois acima dos 30º , teoricamente elas param o crescimento!

no inverno, uso sempre o ciclo de luz durante o período noturno e não tive problemas. com a humidade usei aqueles mini-desumidificadores do aki!

O sotão obrigou a obras na tenda que ficou com 0.8*0.8*1.20, foi-lhe cortada 40 cms de altura, tou no 3º cultivo, já desisti de me preocupar com a temperatura, é só esperar que elas sobrevivam até a temperatura começar a baixar durante a noite, durante o dia, com a lâmpada desligada nunca aquece mais que o exterior! Opá como já me disseram várias vezes neste forum, não há milagres para sotãos! Não uso cooltube, pois tenho o filtro que já me ocupa bastante espaço, mas entre usar cooltube ou led, talvez um dia com mais dinheiro a mão opte por led, mas não o ufo de 90 ou de 180, nunca li muitas boas referencias desses, é melhor checkares os mais caros da cogniscitiva ou urbicult, pois devem ter melhores resultados, mas são extremamente caros!! lol

Comentario

[MENTION=374605]legions[/MENTION],

É bom ler a tua opinião.

Pois é, eu estou com o extrator de 184m3/h sempre a funcionar, sem dimmer nem nada (e por enquanto sem filtro), e nos últimos dois dias também tive temperaturas perto dos 35. Já agora, a intração faz muita diferença em termos da temperatura?
          Ontem estava precisamente a pensar em mudar o horário do ciclo. Por burrice minha nem pensei muito nisso inicialmente.

Será que sendo autos não se vão ressentir de mudar o ciclo agora que estão perto das 2 semanas (agora a luz apaga-se entre as 2h00 e as 6h00)? Devo fazê-lo gradualmente ou posso fazê-lo de uma só vez? Se me disserem que não há problema, mudo já amanhã.

E estavas a dar 6 horas de escuridão? As tuas eram autos? Eu estou a dar só quatro horas de escuridão, portanto deixaria a luz apagada entre as 13h00 e as 17h00, o que seria sem dúvida uma grande ajuda... Espero que seja possível.

Pois eu tenho 10 centímetros a mais que tu . A tenda era de 150 cm e ficou com 130 depois do corte.

Quanto aos leds, também já decidi esquecer isso por enquanto, e optei por mudar de 125W para 250W CFL. Talvez no outono invista numa HPS de 250, e também vou precisar certamente de um desses desumidificadores.

Anteontem já enchi o depósito do Autopot, e parece estar a funcionar bem. Apesar de tudo, as plantas não estão feias, embora já tenha visto aqui plantas com 10-12 dias mais avançadas do que as minhas. Em breve vou pôr aqui fotos.

Abraço, e quem me puder responder quanto à mudança de ciclo de luz, agradecia muito!

Comentario

Boas pedro!
            Não sou um expert na matéria, tudo o que eu sei é de visitar o fórum faz já 2 anos! No entanto acho que posso ajudar-te na questão da luz, as autos não se importam muito com luz a mais, ou seja, nem que as deixes com luz por mais de 24 horas sempre continua, elas até agradecerão, mesmo que elas fossem feminizadas (não automáticas) como as minhas o que eu faria era deixar sempre a luz ligada até acertar o horário no horário final pretendido, e tudo de uma só vez. Em floração teoricamente não terias stress com automáticas, pois também quanto mais luz melhor, com normais como as minhas é que poderia causar stress porque em foração só podem receber 12 horas de luz!

O 1o cultivo com 2 automáticas terá atingido temperaturas de 40º lol, na altura com o ciclo de luz ligado durante o nosso dia e só com 150watts em floração, fiz upgrades, mudei o extractor sunon para este prima-klima 125mm (220/360m3/h), apliquei intração, comprei 2 ventoinhas de clip com 8 watts cada uma (são magnéticas, poupadinhas na electricidade) e teorizo, pois certezas não as consigo ter, que isto tudo me baixe cerca de 5º graus a temperatura! Acho que o mais efectivo a dispersar o calor da hps 250 são as vetoinhas que incidem directamente no calor libertado pela lampada e assim não o deixam permanecer muito tempo no topo das plantas. A intracção deste sotão como o teu, vai buscar o ar a ele próprio, ou seja, o ar não entra frio o suficiente para baixar muito a temperatura, pois o sotão parece uma sauna! ligo a intracção por descargo de consciência para ser mais uma ajuda, sempre entrar ar mais fresquinho....

Comentario

Olá, colegas canabicultores!
              Aqui vão mais umas fotos tiradas hoje.

Ainda não fizeram duas semanas. Já está a aparecer o terceiro par de folhas.

Embora não se note muito ao vivo, a segunda planta ficou com uns tons de verde um pouco desmaiados na foto.

Hoje fiz a primeira aplicação de neem, e parecem ter aguentado a onda de calor, embora tenha de encontrar uma solução ou remedeio rapidamente.

Nos últimos dois dias a temperatura não subiu além dos 29º C e pelo menos até 3ª feira da próxima semana não voltará a fazer calor a sério, portanto tenho alguns dias para solucionar o problema.

O sistema de rega já está a funcionar há vários dias, e parece estar a correr tudo bem. Os vasos têm sempre um bom peso.

Agora só falta ligar a bomba de ar. O fabricante diz que a planta deve estar bem estabelecida antes de se ligar a bomba de ar, mas não sei ao certo o que é que isso significa. O mais tardar vou ligá-la daqui a uma semana, penso eu.

A primeira foto é da tenda com o extrator novo lá em cima. Ainda falta pôr o filtro, mas como ainda não senti nenhum odor, não estou preocupado com isso.

Como sempre todos os comentários e opiniões são bem-vindos.

Abraço e bons cultivos!

IMG_20150611_163243.jpgIMG_20150611_163257.jpgIMG_20150611_163303.jpg

Comentario

Oh Pedro RoadRunner? isso não da produção nenhuma. Vais ficar só com duas? Nem te dá para a conta da luz. Existem ai boas autos no que diz respeito a produção.

Comentario

Pois, André. Tenho noção disso. No momento de escolher, optei uma planta que completasse o ciclo rapidamente, que crescesse pouco em altura e que tivesse um bom equilíbrio entre THC e CBD, mesmo que fosse pouco potente e que a produção não fosse muita.

A longo prazo, o meu objetivo é ter uma planta mãe também com as mesmas características, com uma proporção 1:1 THC:CBD (Estou a pensar na Critical Cure da Barney's Farm) ou próximo disso mas sem ser automática, e ir fazendo cultivo com clones, mas agora vou ter de me contentar com um preço por watt bastante elevado, como tu dizes e com razão. É só um ponto de partida, e para já vou ficar só com estas duas, mas não sei o que futuro me reserva. Grandes coisas, espero, e de preferência em exterior!

Mas diz-me que tipos de automáticas com produção mais elevada conheces. Pode ser que alguma delas seja aquilo que procuro.

Abraço e bons cultivos!

Comentario

Se tivesse no teu lugar, metia pelo menos mais duas autos ai, ai sempre aproveitas melhor a electricidade e o espaço. Se fossem fotodependentes,mesmo com 2 davas mais vega e os resultados eram melhores, agora com as autos, passado o primeiro mês elas começam a florescer, nem ke sejam palitos... e visto serem provenientes de crosses com ruderalis por vezes ficas com uma "alface" e depois n ha nada a fazer. Eu não sou "perito" em autos, tenho sempre grandes diferença de planta para planta mesmo sendo da mesma strain. De todas que cultivei as que mostraram mais vigor foram sempre as XXL das dinafem, nomeadamente a Amnesia XXL e a Moby Dick. Segundo o catalogo deles a mais produtora é a Critical 2.0 mas ainda n experimentei. Mas tens ai casos no forum de autos bem produtores por ex a Vertigo, a auto Mazaar, Jack 47 da sweet seeds....
                    Imaginemos que ficas so com duas Roadrunners e ate produzem decentemente 40 gramas cada seca (estou a ser generoso), ficas com 80gramas por perto de 3 meses de electricidade. Era o mesmo que teres um predio para alugar e so teres 2 inquilinos...tas a perder renda :P

Comentario

Sinceramente não te serve de muito teres boas genéticas se vais usar CFL o tempo todo... isso não vai produzir grande coisa. Essa CFL era boa para vega mas se queres produzir alguma coisa de jeito precisas de uma HPS para floração.

HPS pode parecer caro mas vale bem a pena o investimento, neste momento tenho uma 400w com cooltube a 10cm das marias e temps não chegam aos 27ºC

Comentario

André,

Tomo nota das variedades que disseste, mas neste momento já não vou pôr mais plantas, porque já vou colher estas mesmo à justa antes do período de férias.
                        Mas aquilo que dizes faz todo o sentido, e vejo-me perfeitamente com mais duas plantas para fazer a eletricidade render mais, e também com outras variedades não automáticas.

Estive a ver as variedades que me disseste, e se tivesse menos pressa, a AutoMazar (que dizem precisar de 10 semanas) parece que corresponde ao que eu procuro. Vou tê-la em conta em próximos cultivos.

Já a Vertigo, as XXL da Dinafem, e a Jack 47 acho que devem ter muita Sativa e THC demais para aquilo que agora procuro. Antes era isso que eu preferia, mas agora ando à procura de algo relaxante e menos psicoativo, de preferência com efeito analgésico para terminar o dia, se bem que me agrada a ideia de cultivar algo mais do teu género para consumir ocasionalmente. Sei que as Roadrunner #2 provavelmente não vão cumprir esses requisitos, mas é só para ir tendo qualquer coisa até cultivar algo mais medicinal no futuro. Quanto às quantidades que disseste, de 40g por planta, era bom que chegasse a isso. Se conseguir sacar 80 gramas deste cultivo, vou ficar muito satisfeito, mas como dizes, acho que estás a ser um pouco otimista. Não tenho grandes expectativas, mas também não sei quanto é que vou consumir no dia-a-dia.

Noctie,

Quanto à HPS, também já tive uma de 400 W e sei que é bastante mais eficiente e tem mais penetração do que esta. Só não tinha cooltube naquela época.
                        Sinceramente, esperava que as CFL produzissem menos calor, e nesse sentido têm sido uma desilusão. Mas se com o cooltube podem ficar a 10cm dos topos e ainda assim ter temperaturas tão baixas, deve mesmo valer a pena. Mas também imagino que no teu caso não deves estar a cultivar num sótão como o meu. E é que neste momento é mesmo impossível ter as plantas noutra parte da casa, sabes?

Vou ter de investigar isso do cooltube, que ainda não percebo bem como funciona.

De qualquer modo, se o orçamento permitir, já decidi que depois do verão vou investir numa HPS, talvez não de 400 W, mas sim de 250 W.

Obrigado aos dois pelas dicas!

Comentario

Originalmente publicado por pedro_carnei Ver Mensaje
                          Noctie,

Quanto à HPS, também já tive uma de 400 W e sei que é bastante mais eficiente e tem mais penetração do que esta. Só não tinha cooltube naquela época.
                          Sinceramente, esperava que as CFL produzissem menos calor, e nesse sentido têm sido uma desilusão. Mas se com o cooltube podem ficar a 10cm dos topos e ainda assim ter temperaturas tão baixas, deve mesmo valer a pena. Mas também imagino que no teu caso não deves estar a cultivar num sótão como o meu. E é que neste momento é mesmo impossível ter as plantas noutra parte da casa, sabes?

Vou ter de investigar isso do cooltube, que ainda não percebo bem como funciona.

De qualquer modo, se o orçamento permitir, já decidi que depois do verão vou investir numa HPS, talvez não de 400 W, mas sim de 250 W.

Obrigado aos dois pelas dicas!
                          Não, não uso um sótão mas temperatura ambiente ronda os 25 nestes dias de calor, antes de ter esta 400w com cooltube tinha uma 250w com reflector normal e o calor também era um problema, comprei o cooltube só para usar no verão e faz muita diferença.

O facto de ter comprado uma tenda maior (tinha uma 60x60, agr tenho uma 90x90), ter 2 ventoinhas a circular ar e um bom extractor da prima klima também contribuiu muito para controlar a temperatura. Saiu caro mas valeu a pena, isto é equipamento que dura muitos anos
                          Editado por última vez por Noctie; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/278105-noctie en 12/06/2015, 16:29 .

Comentario

Bom, e já com quase três semanas, vou fazer mais uma atualização.

Entretanto, já segui as vossas recomendações e pus o período escuro nas horas de mais calor. Nestes últimos dias, os mais quentes do ano até agora, a temperatura na tenda anda entre os 26 e os 32, e a humidade nunca passa dos 54%.

Também liguei hoje a bomba de ar. Talvez seja um pouco cedo, mas já estão a dar sinais de floração, portanto...

Já se começa a sentir algum odor, por isso vou tentar montar o filtro esta tarde.

O Autopot continua a funcionar bem. Os vasos têm sempre um bom peso, embora eu esperasse ver mais água no tabuleiro. Dizem que chega a ter cerca de 3 centímetros, mas no meu caso nunca chegou a tanto, anda mais entre os 1 e os 2 centímetros.

Por outro lado, confirma-se que a planta que está mais atrás tem as folhas bastante mais claras que a da frente. O substrato é exatamente o mesmo, e em termos de luz penso que também recebem a mesma coisa.

Estou a considerar dar-lhes agora algum fertilizante bastante diluído. Sei que a Composana tem bastantes nutrientes, mas tendo em conta que levou mais 30% de perlite e que tem uma boa camada de bolas de argila no fundo, talvez os nutrientes não durem até ao fim. Se for para a frente com isso, estava a pensar usar o Canna Terra Flores. Para o reservatório, tem de ser um adubo mineral. Se alguém tiver sugestões quanto a isto e à falta de cor da outra planta, diga! Toda a ajuda é bem-vinda.

Ontem também apliquei o óleo de neem pela segunda vez, e até agora nenhum sinal de pragas.

Bom, aqui vão as fotos.

A bomba de ar.
                            IMG_20150619_114135.jpg

Vista geral das plantas
                            IMG_20150619_114149.jpgIMG_20150619_114155.jpg

Os primeiros pistilos.
                            IMG_20150619_114217.jpg

A planta de cor verde mais claro.
                            IMG_20150619_114227.jpg

Agradeço todas as ideias, sugestões e comentários!

Bons cultivos!

Comentario

O facto de ser um verde mais claro, sendo ela tão novinha, não tem problema nenhum. O facto das condições serem as mesmas e essa ser diferença provavelmente ainda não se adaptou totalmente à luz que tem recebido, se fosse outdoor dizia-te para a mudares para um sitio com mais sombra, sendo que não podes fazer isso basta-te aguardar,não tem mal nenhum. Esta é a minha opinião, posso estar errado.

Comentario

[MENTION=360062]andrefonseca[/MENTION],

Acho que tens razão. Já lá vão dois dias, e continua a ter bom aspeto, talvez até com as folhas mais escuras. Por enquanto vou continuar sem fertilizar.

Comentario

Trabajando...
                                X