Anuncio

Colapsar
No hay anuncio todavía.

Novo cultivo de interior

Colapsar
X
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Olá, colegas canabicultores!
    Aqui vão mais umas fotos tiradas hoje.

    Ainda não fizeram duas semanas. Já está a aparecer o terceiro par de folhas.

    Embora não se note muito ao vivo, a segunda planta ficou com uns tons de verde um pouco desmaiados na foto.

    Hoje fiz a primeira aplicação de neem, e parecem ter aguentado a onda de calor, embora tenha de encontrar uma solução ou remedeio rapidamente.

    Nos últimos dois dias a temperatura não subiu além dos 29º C e pelo menos até 3ª feira da próxima semana não voltará a fazer calor a sério, portanto tenho alguns dias para solucionar o problema.

    O sistema de rega já está a funcionar há vários dias, e parece estar a correr tudo bem. Os vasos têm sempre um bom peso.

    Agora só falta ligar a bomba de ar. O fabricante diz que a planta deve estar bem estabelecida antes de se ligar a bomba de ar, mas não sei ao certo o que é que isso significa. O mais tardar vou ligá-la daqui a uma semana, penso eu.

    A primeira foto é da tenda com o extrator novo lá em cima. Ainda falta pôr o filtro, mas como ainda não senti nenhum odor, não estou preocupado com isso.

    Como sempre todos os comentários e opiniões são bem-vindos.

    Abraço e bons cultivos!


    IMG_20150611_163243.jpgIMG_20150611_163257.jpgIMG_20150611_163303.jpg

    Dejar un comentario:


  • legions
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Boas pedro!
    Não sou um expert na matéria, tudo o que eu sei é de visitar o fórum faz já 2 anos! No entanto acho que posso ajudar-te na questão da luz, as autos não se importam muito com luz a mais, ou seja, nem que as deixes com luz por mais de 24 horas sempre continua, elas até agradecerão, mesmo que elas fossem feminizadas (não automáticas) como as minhas o que eu faria era deixar sempre a luz ligada até acertar o horário no horário final pretendido, e tudo de uma só vez. Em floração teoricamente não terias stress com automáticas, pois também quanto mais luz melhor, com normais como as minhas é que poderia causar stress porque em foração só podem receber 12 horas de luz!

    O 1o cultivo com 2 automáticas terá atingido temperaturas de 40º lol, na altura com o ciclo de luz ligado durante o nosso dia e só com 150watts em floração, fiz upgrades, mudei o extractor sunon para este prima-klima 125mm (220/360m3/h), apliquei intração, comprei 2 ventoinhas de clip com 8 watts cada uma (são magnéticas, poupadinhas na electricidade) e teorizo, pois certezas não as consigo ter, que isto tudo me baixe cerca de 5º graus a temperatura! Acho que o mais efectivo a dispersar o calor da hps 250 são as vetoinhas que incidem directamente no calor libertado pela lampada e assim não o deixam permanecer muito tempo no topo das plantas. A intracção deste sotão como o teu, vai buscar o ar a ele próprio, ou seja, o ar não entra frio o suficiente para baixar muito a temperatura, pois o sotão parece uma sauna! ligo a intracção por descargo de consciência para ser mais uma ajuda, sempre entrar ar mais fresquinho....

    Dejar un comentario:


  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    [MENTION=374605]legions[/MENTION],

    É bom ler a tua opinião.

    Pois é, eu estou com o extrator de 184m3/h sempre a funcionar, sem dimmer nem nada (e por enquanto sem filtro), e nos últimos dois dias também tive temperaturas perto dos 35. Já agora, a intração faz muita diferença em termos da temperatura?
    Ontem estava precisamente a pensar em mudar o horário do ciclo. Por burrice minha nem pensei muito nisso inicialmente.

    Será que sendo autos não se vão ressentir de mudar o ciclo agora que estão perto das 2 semanas (agora a luz apaga-se entre as 2h00 e as 6h00)? Devo fazê-lo gradualmente ou posso fazê-lo de uma só vez? Se me disserem que não há problema, mudo já amanhã.

    E estavas a dar 6 horas de escuridão? As tuas eram autos? Eu estou a dar só quatro horas de escuridão, portanto deixaria a luz apagada entre as 13h00 e as 17h00, o que seria sem dúvida uma grande ajuda... Espero que seja possível.

    Pois eu tenho 10 centímetros a mais que tu . A tenda era de 150 cm e ficou com 130 depois do corte.

    Quanto aos leds, também já decidi esquecer isso por enquanto, e optei por mudar de 125W para 250W CFL. Talvez no outono invista numa HPS de 250, e também vou precisar certamente de um desses desumidificadores.

    Anteontem já enchi o depósito do Autopot, e parece estar a funcionar bem. Apesar de tudo, as plantas não estão feias, embora já tenha visto aqui plantas com 10-12 dias mais avançadas do que as minhas. Em breve vou pôr aqui fotos.

    Abraço, e quem me puder responder quanto à mudança de ciclo de luz, agradecia muito!

    Dejar un comentario:


  • legions
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    boas pedro!
    Num sótão sem isolamento algum, só com telhas a vista, com temperaturas de 30º lá fora, na tenda chegou aos 35º!! Isto com hps 250, prima klima a extrair na velocidade máxima a 360m3 com filtro de carvão, com intracção a 190 m3, e com duas ventoinhas de 25 cms de diâmetro apontadas a lâmpada! E isto tudo a ligar a luz as 18:00 e a desligar as 12h do dia seguinte! que se ainda não o fizeste, já devias, pois é uma grande ajuda para que ao menos entre a meia-noite e o inicio do dia, a temperatura fique sempre abaixo dos 30º e as plantas se possam então desenvolver, pois acima dos 30º , teoricamente elas param o crescimento!

    no inverno, uso sempre o ciclo de luz durante o período noturno e não tive problemas. com a humidade usei aqueles mini-desumidificadores do aki!

    O sotão obrigou a obras na tenda que ficou com 0.8*0.8*1.20, foi-lhe cortada 40 cms de altura, tou no 3º cultivo, já desisti de me preocupar com a temperatura, é só esperar que elas sobrevivam até a temperatura começar a baixar durante a noite, durante o dia, com a lâmpada desligada nunca aquece mais que o exterior! Opá como já me disseram várias vezes neste forum, não há milagres para sotãos! Não uso cooltube, pois tenho o filtro que já me ocupa bastante espaço, mas entre usar cooltube ou led, talvez um dia com mais dinheiro a mão opte por led, mas não o ufo de 90 ou de 180, nunca li muitas boas referencias desses, é melhor checkares os mais caros da cogniscitiva ou urbicult, pois devem ter melhores resultados, mas são extremamente caros!! lol

    Dejar un comentario:


  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Olá, Ahpoixeh. Obrigado pelas dicas. São muito bem-vindas.

    É verdade que estou a ter alguns problemas com a temperatura. Só vivo aqui há dois anos, e o verão passado foi muito mais fresco e húmido. Estava a contar com outro parecido.

    Já com a extração a funcionar, sem o dimmer por enquanto, (com o RVK Sileo 100 E2 (184m3/h) que já tenho) a temperatura máxima no topo das plantas chega sempre a dois ou três graus acima da temp. máxima exterior, ou seja, ontem tivemos 28 de máxima e dentro da tenta tive pouco mais de 30...

    Desde que está a funcionar, o extrator puxa o ar de fora através das telhas. Pensava que assim ia resolver o problema, o que acontece é que entre o pladur e as telhas (onde a entrada do tubo está) a temperatura é ainda mais alta do que no interior do sótão, e em vez de estar a puxar o ar de fora do telhado, penso que está a vir mais ar dessa "caixa" que há entre o pladur e as telhas. Por isso, esta manhã pus a boca do tubo no chão do sótão numa zona que talvez seja mais fresca para ver se a temperatura não sobe tanto. Seja como for, nos próximos dias as máximas vão baixar para vinte e poucos, e assim já fica aceitável. Mas é um problema a resolver.

    Quanto à iluminação, já tive em conta o que disseram por aqui e passei para uma CFL de 250W. Faz um pouco mais de calor, mas pode ser que ajude a manter as plantas mais baixas.

    Não estava a pensar fazer treinos nem podas, mas se vir que no primeiro mês se esticam muito, há algum treino suave que recomendes só para evitar que fiquem muito perto da lâmpada na fase de floração?

    Quanto à Composana, vou ter isso em conta.

    Talvez hoje ou amanhã já encha o depósito do autopot, porque os vasos já estão a ficar leves com tanto calor. Vou pondo aqui fotos.

    Bons cultivos!

    Dejar un comentario:


  • ahpoixeh
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Boas e bem vindo de volta

    Hmm, cultivos no sotão nesta altura... Mesmo com CFL''s não sei se vais ter esturra, aposta numa boa ventilação .
    Outra coisa, usando um sistema hidropónico e sendo autos, atenção a esse 1.5m de altura, visto que não vais conseguir controlar a vega (por serem autos), em vasos de 8.5L ainda vão ficar monstrinhas, junta-lhe a CFL que faz com que estiquem mais do que uma HPS ou HM + as diferenças de temperatura noite/dia e é motivo para ficares atento à altura delas.
    Em relação à Composana, ela tem um efeito tampão, diria até que tens é de subir o ph e não desce-lo, porque a terra baixa-te o ph automaticamente, e a 6.75 até é capaz de baixar de mais, mas como depois vão para os autopot's a coisa muda de figura e não tens de te ralar com isso, por isso dá a água sem mexeres no ph.
    Um extractor de 125m de Wc (190m3/h) não faz grande barulho, quanto mais extracção mais barulheira regra geral (a não ser que o isoles) há quem conseguiu por um dimmer, pessoalmente não te sei mesmo responder.
    Os Led's não me convencem pelo preço que custam.

    Bom cultivo e continua a postar novidades

    Dejar un comentario:


  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Olá, Kyorott.

    Aqui em Portugal só encontrei na Urbicult, mas em Espanha há em muitas growshops. O nome comercial é Trichoprot.

    Também estou a experimentar pela primeira vez. Também tenho micorrizas, que são diferentes, mas pela descrição o efeito é o mesmo.

    Não sei se aplicar os dois no mesmo vaso pode causar problemas, por isso, neste cultivo vou usar apenas o trichoderma.

    Como estou a fazer tudo com materiais, sistemas e sementes desconhecidas para mim, não tenho termo de comparação, mas estou a cultivar uns tomateiros em vasos e fiz uma rega com trichoderma em alguns deles, e numa semana já se nota a diferença entre uns e outros, tanto a nível da planta como de raízes que já começam a espreitar pelos buracos do vaso.

    Quando fizer o transplante, vou ver se faço uma fotografia comparativa das raízes.

    Se experimentares, avisa, e diz como te correu.

    A propósito disto, se quiseres vê esta TED Talk: http://tedxtalks.ted.com/video/Humus...ial-ingredient , especialmente a partir do minuto 10:15

    Força aí com o teu cultivo também

    Dejar un comentario:


  • KyoRott
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Originalmente publicado por pedro_carnei Ver Mensaje
    Olá a todos.

    Estou a preparar um novo micro-cultivo em interior (para já só duas plantas). Há já alguns anos que não cultivo nem fumo, pelas voltas que a vida dá, mas neste momento tenho outra vez condições e vontade de o fazer.

    Portanto, já tenho:
    • Tenda 60x60x150 (não pode ser mais alta porque é num sótão muito baixo)
    • CFL 125 Watts (vega+flora)
    • Sistema de autopot (é mais por uma questão de prevenção, para o caso de ter de me ausentar durante vários dias, o que é bastante comum)
    • Terra Composana e Canna Terra Professional (depois de ter lido aqui as vossas opiniões, acho que vou optar só pela Composana)
    • Perlite e vermiculite
    • Para já não tenho nenhum fertilizante específico, mas como tenho horta e jardim, tenho composto e vários fertilizantes líquidos e granulados, uns com mais N e outros com mais K
    • Óleo de Neem
    • Micorrizas
    • Trichoderma harzianum
    • A minha água da torneira sai a 6,75 sem repousar
    • Mais lá para a frente vou comprar um extrator e um odorsok:
      • Filtro: Odorsok 100/300
      • Extrator: RVK Sileo 100 E2
    • Para além disso, tenho os acessórios normais (termohigrómetro, ventoinha, etc.)
    • Sementes Roadrunner #2 Auto da Dinafem

    Tenho alguma experiência ao longo de vários anos, em interior e exterior, mas nada que se compare aos conhecimentos técnicos que tenho visto por aqui. Sempre fiz as coisas sem grande perfecionismo, por isso espero aprender muito convosco, e espero também aperfeiçoar a minha técnica.

    Portanto, espero que tenham paciência comigo, porque tenho muitas perguntas a fazer.
    1. Como veem, a luz que tenho é fraca. Estive indeciso entre optar por usar só LED, mas acabei por comprar uma CFL pensando em adicionar LED depois. Tenho visto por aí umas que não são caras, as UFO LED. Estava a pensar em comprar duas de 90W ou uma de 180W. Que recomendam? Talvez outra marca/modelo? Como é que as posicionariam, sendo que a CFL ficaria diretamente por cima das plantas?
    2. A minha água da torneira tem 6,75 de pH sem repousar. Li na parte espanhola do fórum que há quem use vinagre de cidra para reduzir o pH, alguém aqui tem experiência disso? Eu já fiz a experiência com um litro, e com 10 gotas de vinagre, o pH desceu para 6,25. Mas o que não sei é se o vinagre pode ter algum efeito negativo nas raízes ou no substrato. Que dizem?
    3. Estou a pensar comprar extrator e Odorsok. Talvez com duas plantas autoflorescentes não faça muita falta, mas não quero arriscar nada. Acham que a combinação que pus acima vai funcionar bem? E em termos de ruído? Não faço ideia de quanto ruído um extrator desses pode fazer. Se usar um dimmer, posso reduzir o ruído sem prejudicar a extração e filtragem? Se quiser silenciá-lo, é melhor uma caixa de insonorização ou um silenciador?
    Obrigado desde já pela vossa ajuda e aqui vai a primeira foto (foram esta tarde para o papel):


    [ATTACH=CONFIG]1121251[/ATTACH]

    Boas

    Uma pergunta... Onde compraste o Trichoderma harzianum?? Já tinha lido sobre este simbiótico e estava interessado pois acho que promove bastante o crescimento e fortelecimento da planta...

    Bom cultivo....

    Dejar un comentario:


  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Originalmente publicado por Noctie Ver Mensaje
    Boa sorte Como é esse sistema autopot ? funciona bem ? Estava a pensar comprar um wilma mas autopot é muito mais barato.
    Olá, Noctie.

    É a primeira vez que uso este sistema. Agradou-me o facto de não consumir eletricidade (a não ser que uses o airdome, e então só tens o gasto da bomba de ar durante algumas horas por dia).

    Ainda não sei se funciona bem. Andava há quase dois anos com vontade de voltar aos cultivos, e como tenho de viajar com alguma frequência e às vezes de forma inesperada, fui adiando até que soube da existência deste sistema. Se não fosse por isso, não me teria chamado a atenção, porque eu gosto de trabalhar com terra, e não me importo nada de regar e de passar tempo a tratar das plantas.

    Dito isto, tenho visto cultivos muito interessantes noutros fóruns com Autopot, e até agora não li nada de negativo sobre este sistema. O conceito é muito simples, e alguém com mais talento do que eu até poderia criar algo parecido com materiais caseiros ou com componentes de hidroponia comprados por separado. Neste sistema, que é o Easy2grow, tens dois vasos de 8,5 litros, um reservatório de 47 e a válvula que vai deixando a água passar do reservatório para os vasos, por baixo, sempre que o nível de água desce até um certo nível. Funciona por gravidade, e o reservatório tem de ficar pelo menos 15 cm acima do nível dos vasos/válvula. Basicamente é isso. Acho que o elemento mais inovador acaba por ser a válvula (aquavalve), porque de resto não tem nada de novo. Não sei se posso pôr aqui links, mas se procurares no youtube, há vários vídeos a explicar como se monta e como funciona, e até uma entrevista com o gajo que inventou o sistema.

    Neste momento só te posso dizer que o processo de montagem é simples e intuitivo, e que os materiais me parecem de qualidade. As instruções do fabricante dizem para fazer uma rega abundante no momento de transplantar, que foi o que eu fiz hoje, e só quando a terra der sinais de secar é que se liga o reservatório. Mas vou fazendo o acompanhamento por aqui, e darei a minha opinião assim que vir o sistema a funcionar em pleno.

    Os airdomes são comprados à parte, e servem para levar oxigénio ao sistema radicular. Não sei se vai fazer muita diferença no meu cultivo, mas como não são demasiado caros, resolvi experimentar.

    Uma vantagem deste sistema é que podes usar meios de cultivo puramente hidropónicos ou terra orgânica. A única coisa que li é que não convém usar nutrientes orgânicos no reservatório, portanto tens essa limitação, embora isso não te impeça de fazeres uma rega normal com os nutrientes que quiseres e depois voltar a ligar o reservatório. Outra vantagem é que podes adicionar mais vasos à medida das tuas necessidades e espaço disponível, sendo um sistema modular praticamente ilimitado nesse sentido.

    Um abraço e bons cultivos!

    Dejar un comentario:


  • Noctie
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Boa sorte Como é esse sistema autopot ? funciona bem ? Estava a pensar comprar um wilma mas autopot é muito mais barato.

    Dejar un comentario:


  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Olá, pessoal. Aqui vai uma atualização.

    Já pus as plantas nos vasos definitivos do Autopot, embora ainda não esteja a usar o sistema de rega nem a bomba de ar.

    Também já troquei a lâmpada de 125 de espetro misto por uma de 250 também de espetro misto. Espero chegar ao fim do cultivo com esta.

    Como substrato, tenho aprox. 70% de Composana com 30% de perlite, e no fundo dos vasos, cerca de 4 ou 5 centímetros de argila expandida.

    Aqui vão algumas fotos. A primeira é de como estavam antes do transplante. Não é que estivessem a precisar de serem transplantadas, mas estando já no sistema Autopot, se tiver de me ausentar durante uns dias, já sei que não tenho de estar a montar tudo de um momento para o outro, basta-me encher o depósito e já está.

    Agora tenho de continuar atento às temperaturas, porque ontem, que foi dos dias mais quentes do ano por aqui, a máxima na tenda chegou um pouco acima dos 26 graus, mas isso era com a lâmpada de 125 W. Agora com a de 250 tenho receio de que as temperaturas disparem. Por enquanto ainda estou a utilizar um extrator de casa de banho, embora já tenha aqui o RVK. Só não instalei ainda o RVK porque pensava que ia funcionar com um dimmer para candeeiros, mas aquilo começou a aquecer demais logo nos primeiros segundos, e o extrator quase não se mexia. E agora vou ter de arranjar um dimmer como deve ser, porque penso que na máxima potência vai fazer demasiado ruído.

    IMG_20150604_150737.jpgIMG_20150604_154349.jpgIMG_20150604_154823.jpgIMG_20150604_160825.jpgIMG_20150604_165106.jpg

    E pronto, por agora é tudo. Se tiverem sugestões ou conselhos, não deixem de comentar.

    Abraço e bons cultivos para todos.
    Archivos Adjuntos

    Dejar un comentario:


  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Olá, pessoal.

    Já estão fora da terra e na tenda, que montei esta tarde.

    Espero trocar brevemente a CFL de 125 W por uma de 250, mas por enquanto a HPS está fora de questão, por causa das temperaturas. Talvez no inverno...

    A temperatura esta tarde esteve entre os 25 e os 26 graus, e a humidade entre os 50 e os 60%, penso que são valores aceitáveis.

    A lâmpada está a 40 cm das plantas. Não sei se posso aproximá-la um pouco mais, ou se devo manter esta distância até ela estar mais desenvolvida. Que me dizem?

    O extrator por enquanto é um de casa de banho velho que tinha por aí, e fica até receber o outro.

    Entretanto, aqui vão umas fotos:

    IMG_20150602_183154.jpgIMG_20150602_183201.jpgIMG_20150602_183323.jpg

    Todos os comentários, críticas e sugestões serão bem-vindos. Estou aqui para aprender.

    Um abraço e bons cultivos!
    Editado por última vez por pedro_carnei; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/386855-pedro_carnei en 02/06/2015, 19:19 .

    Dejar un comentario:


  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    E antes de terminar o dia, vi que já estavam as duas raízes de fora e decidi plantá-las ainda esta noite.

    Estou a usar uns vasos de turfa pela primeira vez. Espero que não atrasem o crescimento das raízes mais à frente.

    Se funcionar, ótimo, caso contrário, volto aos cubos de lã de rocha. A ideia é causar o mínimo de stresse ao transplantá-las para os vasos definitivos.

    O substrato é Composana com perlite. Três partes de Composana para uma de perlite.

    Fiz logo a primeira rega com um pouco de trichoderma harzianus, que também nunca tinha usado.

    IMG_20150531_001706.jpgIMG_20150531_001758.jpgIMG_20150531_002719.jpg

    Dejar un comentario:


  • pedro_carnei
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Obrigado.

    Espero que aqui as temperaturas não cheguem a esses níveis, mas já fico avisado.

    Dejar un comentario:


  • 1000k
    respondió
    Re: Novo cultivo de interior

    Originalmente publicado por pedro_carnei Ver Mensaje

    Já agora, que lâmpada usavas no teu sótão e quantas plantas tinhas? Foi com armário/tenda?
    Utilizava um ex guarda fatos, com 80x50cm. Comecei a cultivar com 105wCFL. Depois passei para 250wCFL, e numa flora a meio de maio, depois de estar fora de casa uns dias em trabalho e de ter vindo uma vaga de calor, cheguei a casa e tinha 44ºC dentro do armário (e um cultivo de regulares todo hermafroditado e polinizado).

    Mas o meu sótão é um exagero, o telhado é inclinado e durante a tarde o sol bate mesmo de chapa... num dia como hoje, se for lá agora ainda tenho de certeza uns 35ºC.

    Entretanto passei o armário para a garagem, que é semi enterrada, e resolvi todos os meus problemas de temperatura

    Boa sorte para isso

    Dejar un comentario:

Trabajando...
X