Anuncio

Colapsar
No hay anuncio todavía.

Folhas amarelas

Colapsar
X
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

• Folhas amarelas

Boas!!
    Tou a cultivar a minha primeira planta mas deparei-me com um problema. As folhas mais velhas ficam amarelas e com umas bolas mais escuras que parece me cicatrizes. Primeiro ficaram apenas duas até secarem completamente, 2 semanas depois ficaram outras duas. Pelo que pesqueisei seria falta de nitrogênio, então decidi fazer um fertilizante caseiro com borra de cafe mas não deu em nada. Um pormenor é que eu já fertilizava a planta com 4ml de alga grow da plagron. Já não sei mais o que fazer...
    obrigado desde já

Re: Folhas amarelas

Originalmente publicado por joao18marque Ver Mensaje
    Boas!!
    Tou a cultivar a minha primeira planta mas deparei-me com um problema. As folhas mais velhas ficam amarelas e com umas bolas mais escuras que parece me cicatrizes. Primeiro ficaram apenas duas até secarem completamente, 2 semanas depois ficaram outras duas. Pelo que pesqueisei seria falta de nitrogênio, então decidi fazer um fertilizante caseiro com borra de cafe mas não deu em nada. Um pormenor é que eu já fertilizava a planta com 4ml de alga grow da plagron. Já não sei mais o que fazer...
    obrigado desde já
    Boas,

Antes de mais, parabéns pelo cultivo.

Quanto ao teu problema, o ideal seria publicares umas fotos e preencheres o troubleshooting aqui.

Uma vez feito isso, será mais fácil ajudar-te.

Abraço e boa sorte com o cultivo.

Comentario

sim, eu ja fui la mas o topico encontra se encerrado

Comentario

A ideia é copiar as questões para aqui e responder.

"It's not a war on drugs, it's a war on personal freedom, it´s what it is ok?. Keep that in mind at all times. Thank you!"
        -- Bill Hicks

Comentario

E não te esqueças uma imagem vale mil palavras...

Essencial do Cultivo en Portugal
          :|Dispensário de Tópicos Úteis para Iniciantes e Conhecedores|:

Comentario

1 - Há quanto tempo tens esse problema?
            cerca de 1 mes

2 - Que variedade(s) estás a cultivar?
            bublee gun

3 - De semente ou de clone?
            semente

4 - Que idade têm as plantas?
            quase 2 meses

5 - Há quanto tempo estão na terra em que se encontram agora?
            2 semanas

6 - Já mudaste para floração? Há quanto tempo?
            ainda nao mudei

7 - Qual a capacidade dos vasos que estás a usar?
            3,5 l

8 - Que terra estás a usar? (marca, modelo e outras coisas que eventualmente lhe tenhas misturado)
            terra normal de plantas daquela que vem em sacos

9 - Que fertilizantes usas, com que frequência e em que quantidade (ml/L)?
            uso alga grow da plagron. 4 ml por litro

10 - Acertas o pH da água? E qual o valor saído da torneira?
            o ph indica 6.5 mais ou menos mas tambem me parece que o medidor esta meio avariado

11 - Com que frequência regas?
            rego sempre que sinto a terra seca, nao tenho data marcada

12 - Que lâmpada usas?
            uso led, tenho cerca de 5500 lumens

13 - A que distância está a lâmpada do topo das plantas?
            por volta de 10 cm

14 - Como estão a húmidade e temperatura?
            a temperatura costuma estar por volta dos 22, o minimo que desce é para os 19, e a humidade raramente se altera dos 60 %

15 - Que extração, intração e ventilação usas?
            o meu grow room foi feito a partir de um frigorífico entao tenho uma ventoinha na entrada com por volta dos 80mm de diamentro na entrada do ar, na saida tenho uma de 90/100 mas muito mais potente, e a ventilar la dentro tenho uma de 60

16 - A terra está constantemente molhada ou húmida?
            humida apenas

17 - Usas água da torneira ou engarrafada?
            uso de uma fonte aqui ao pe de casa (a fonte diz "agua potavel" )

18 - Detectaste algum tipo de bichos? (ver bem no verso das folhas)
            nao, ate porque eu tenho um filtro tambem na entrada

pronto pessoal é isto.... ela ta como nas fotos, e simplesmente nao cresce...
            como ja disse ja se estragaram 2 folhas e agora vao mais duas

17619321_393306114372432_960145082_n.jpg17690331_393306191039091_654912177_n.jpg

Comentario

Boas,

Agora sim, com foto e os dados todos, já fica mais fácil.

Antes de mais, a planta está mesmo muito pequena para dois meses. Isso é até mais grave do que a possível carência que possa ter. A avaliar pela folha, se for uma carência seria de potássio ou de nitrogénio e potássio, mas vamos ouvir outras opiniões. E não vás a correr dar-lhe mais nutrientes porque o problema principal pode ser outro.

Na minha opinião, que vale o que vale, devias ter escolhido uma terra boa. Terra boa não é só porque tem nutrientes, mas também porque faz uma boa drenagem. Ela falta de água não tem, por isso, eu faria a experiência de deixar a terra secar mesmo bem, até ela dar sinais de falta de água. Elas recuperam muito bem de falta de água. De excesso de água e nutrientes é que não. Por isso, deixa-a secar até as folhas começarem a ficar murchas e caídas, toma o peso do vaso quando estiver assim e usa isso como referência. Ver a olho se a terra está húmida não é grande método. É muito melhor guiares-te pelo peso dos vasos.

Com vasos de 3,5 l já podia estar muito maior. As raízes já preencheram o vaso? Já vês raízes a saírem pelos buracos em baixo? Se sim, são raízes brancas ou acastanhadas? Também, se sim, uma boa ideia seria transplantá-la para uma boa terra e não fertilizar durante algumas semanas.

Mais coisas: deixas a água que escorre da rega nos pratos? Evita isso. Regas com o Plagron em todas as regas desde o início? Não parece ser um nutriente muito forte, mas mesmo assim pode ter sido demais.

Espero que mais gente comente, mas eu faria o que te disse. A primeira coisa é parar com as regas até a planta pedir água. Então, regar só com água. Experimenta regar com água da torneira repousada durante algumas semanas. Se o problema estiver na água da fonte, também eliminas essa possibilidade.

Boa sorte com isso e vai dando notícias.

Abraço e bom cultivo.

Comentario

A meu ver tens alguns problemaszitos:
                - Para 2 meses um vaso de 3,5 e pouco
                - Se trocaste de terra a pouco tempo nao fertilizes porque independentemente da terra ela ja deve ter alguns nutrientes...
                - Se nao pretendes que a planta seja uma planta-mae porque 2 meses de vega?!

Pessoalmente acho que sao as raizes que ja tem pouco espaço e claro um bom substrato apropriado para este hobby facilita muito as coisas mas espera mais um pouco que pessoal mais experiente passa aqui!!

Comentario

Originalmente publicado por pedro_carnei Ver Mensaje
                  Boas,

Agora sim, com foto e os dados todos, já fica mais fácil.

Antes de mais, a planta está mesmo muito pequena para dois meses. Isso é até mais grave do que a possível carência que possa ter. A avaliar pela folha, se for uma carência seria de potássio ou de nitrogénio e potássio, mas vamos ouvir outras opiniões. E não vás a correr dar-lhe mais nutrientes porque o problema principal pode ser outro.

Na minha opinião, que vale o que vale, devias ter escolhido uma terra boa. Terra boa não é só porque tem nutrientes, mas também porque faz uma boa drenagem. Ela falta de água não tem, por isso, eu faria a experiência de deixar a terra secar mesmo bem, até ela dar sinais de falta de água. Elas recuperam muito bem de falta de água. De excesso de água e nutrientes é que não. Por isso, deixa-a secar até as folhas começarem a ficar murchas e caídas, toma o peso do vaso quando estiver assim e usa isso como referência. Ver a olho se a terra está húmida não é grande método. É muito melhor guiares-te pelo peso dos vasos.

Com vasos de 3,5 l já podia estar muito maior. As raízes já preencheram o vaso? Já vês raízes a saírem pelos buracos em baixo? Se sim, são raízes brancas ou acastanhadas? Também, se sim, uma boa ideia seria transplantá-la para uma boa terra e não fertilizar durante algumas semanas.

Mais coisas: deixas a água que escorre da rega nos pratos? Evita isso. Regas com o Plagron em todas as regas desde o início? Não parece ser um nutriente muito forte, mas mesmo assim pode ter sido demais.

Espero que mais gente comente, mas eu faria o que te disse. A primeira coisa é parar com as regas até a planta pedir água. Então, regar só com água. Experimenta regar com água da torneira repousada durante algumas semanas. Se o problema estiver na água da fonte, também eliminas essa possibilidade.

Boa sorte com isso e vai dando notícias.

Abraço e bom cultivo.

Sim as raízes estão brancas e já ocupam talvez uns 70% do vaso. escolhi um vaso transparente tanto para ver as raízes como para ver a se a terra está húmida, mas protejo sempre o vazo para as raízes não apanharem luz... quando rego, a água quase instantaneamente passa para o prato, mas nunca a deixo lá deito sempre fora.. Ah! No fundo da terra tenho daquelas bolitas de rocha (n sei o nome).... muito obrigado pela ajuda!!! Vou fazer o que me recomendou !

Comentario

Originalmente publicado por jpoc14 Ver Mensaje
                    A meu ver tens alguns problemaszitos:
                    - Para 2 meses um vaso de 3,5 e pouco
                    - Se trocaste de terra a pouco tempo nao fertilizes porque independentemente da terra ela ja deve ter alguns nutrientes...
                    - Se nao pretendes que a planta seja uma planta-mae porque 2 meses de vega?!

Pessoalmente acho que sao as raizes que ja tem pouco espaço e claro um bom substrato apropriado para este hobby facilita muito as coisas mas espera mais um pouco que pessoal mais experiente passa aqui!!

Pois... boa questão, é a minha primeira planta... não sei quando tirar a planta de Vega... eu tenho talvez 1,60 livres para a planta crescer... não a tiro de Vega quando ela tiver por volta de 80cm mais ou menos? Por acaso foi uma pesquisa que eu já fiz bastante mas não obteve nenhuma informação, então estava-me a guiar pela intuição...

Comentario

Com esse tamanho ainda deve estar em vega mas geralmente da se 3 semanas a 1 mes ou conforme os treinos que deres as plantas!! E 80 cm vai ela ter na colheita!! Tamos a falar de uma planta indica e de apenas 5500 lm!! Devias considerar a hipotese de pelo menos usares HPS 150W !! Bom cultivo abraço

Comentario

Originalmente publicado por jpoc14 Ver Mensaje
                        Com esse tamanho ainda deve estar em vega mas geralmente da se 3 semanas a 1 mes ou conforme os treinos que deres as plantas!! E 80 cm vai ela ter na colheita!! Tamos a falar de uma planta indica e de apenas 5500 lm!! Devias considerar a hipotese de pelo menos usares HPS 150W !! Bom cultivo abraço
                        Pois, realmente foi um erro... o que gastem em lâmpadas led daria para comprar um kit de hps... eu fui mais pelo consumo...
                        abraço e obrigado!

Comentario

Boas.....

Vou também dar a minha opinião.

"Terra normal de plantas daquela que vem em sacos" não sei que terra é..... Mas desconfio que não seja a mais indicada. Cá para mim é esse o problema. Quanto ás lâmpadas .. não sabendo que tipo de leds estás a usar, Não posso dizer nada..... mas também poderá ter influência no que está a acontecer.

Se fosse eu experimentava mudar de vaso e de terra.

Abraço e espero que consigas resolver o problema.

Comentario

A informação é metade do caminho para o sucesso Precisas de fazer umas boas leituras. Passa pelo Essencial do Cultivo em Portugal onde poderás esclarecer muitas dúvidas.
                            Facebook: Comunidade Cultivo em Portugal

Comentario

Trabajando...
                            X