Anuncio

Colapsar
No hay anuncio todavía.

Primeira Experiencia em Hidro [Bubbleponics]

Colapsar
X

• Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

• Primeira Experiencia em Hidro [Bubbleponics]

Intro

Como já tinha referido aqui pelo CC, decidi finalmente aventurar-me no fabuloso mundo do cultivo hidroponico. O inicio foi parecido com o do cultivo em solo: Um dia decidi: “É Hoje!”.

Comprei uma bomba de ar, 1 metro de tubo de 4mm e uma Airstone (tudo material disponivel em qualquer loja de animais ou grande superficie), fiz uns buracos num vaso pequeno, um buraco no topo de um tupperware alto e transplantei um clone de SuperSkunk acabado de enraizar em terra.

Esta experiencia inicial surpreendeu-me de tal forma que, passada uma semana, já tinha criado um setup para 3 marias, encomendado os medidores de pH e EC, lido mais uma catrefada de informação sobre o assunto e ganho coragem para inicial o meu primeiro cultivo do principio ao fim em hidro.

O plano era então florir 2 marias (1 SuperSkunk e 1 Kaya47) em hidro, juntamente com 4 marias em solo… e assim se mantém.

Neste momento tenho 2 K47 e 1 SS há sensivelmente 1 mês no setup de vega e conto este fim de semana passar 1 K47 e 1 SS para o setup de flora para se habituarem.

Depois coloco uma foto, porque de momento não tenho nenhuma actual...

Setup

De forma a manter ciclo que tenho em terra, a ideia é ter dois setups distintos. Um com um reservatório mais pequeno e apenas uma bomba de ar para oxigenação da Solução Nutritiva (SN) na box de vega e outro maior, com Bomba de Ar e de Agua também para top feed, na Homebox de flora.

Vegetativo

Reservatório - 10 L

Sistema - Em vega estou a utilizar um sistema de Deep Water Culture (DWC), que consiste em deixar as raizes crescerem dentro de uma Solução Nutritiva (SN) que é oxigenada por uma bomba de ar. É provavelmente o sistema hidroponico mais simples do mundo.

EC / pH - Tenho mantido o EC entre os 1,1 e os 1,3 e o pH entre os 5.8 e os 6.2 e até agora não notei qualquer sinal de desajuste ou bloqueio nutritivo.

Floração

Reservatório - 50 L

Sistema - Para a flora optei por sistema hibrido. Um misto de DWC com Top Feed, apelidado de BUBBLEPONICS. O sistema é baseado num produto da Steath Hydroponics e é tão simples como eficaz: a bomba de àgua bombeia a SN, oxigenada pela bomba de ar, directamente às raizes. Alia as vantagens de um DWC e de um drip system, resultando no primeiro sistema hidroponico de alimentação continua.

Fontes de Informação - Vagueando pelos foruns internacionais (CC, ICMAG e Rollitup) dei de caras com um tutorial que já se tornou biblia para muito adeptos do hidro: o Rosemans DIY bubbleponics Tutorial. Depois apercebi-me que o autor do tutorial - um velhote castiço de longas barbas e cabelo branco chamado Roseman - entrou em conflito com o referido forum e decidiu, juntamente com outros BubbleHeads , criar o seu proprio forum: o Forum Bubbleponics onde hoje em dia tenho a oportunidade de tirar duvidas com o proprio mestre...

Solução Nutritiva (SN)

Estou a usar Flora Series da General Hydroponics, que é composto por três produtos diferentes: Flora Gro, Flora Bloom e Flora Micro.

O plano de fertilização que estou a seguir é a "Lucas Formula", criada por um tal de Lucas (quem mais haveria de ser? ). Esta formula é seguida por muitos growers em hidro e está mais do que testada e aprovada.

Como podem verificar no quadro em baixo, a Lucas Formula exclui a utilização do Flora Gro, o que é explicado pela existencia de Nitrogénio suficiente no Flora Micro.

A Lucas Formula pode ser aplicada de duas formas:

1. Juntando todos os dias agua com o pH corrigido de forma a manter o nivel da Solução Nutritiva (SN) e trocando a SN quando tivermos adicionado agua em auntidade semelhante À capacidade do reservatório.

2. Juntando todos os dias agua com o pH corrigido e com a dose completa de nuts de forma a mantes o nivel da SN e trocando a SN apenas quando o EC subir para niveis não aceitaveis.

Entre vega e flora a SN deve ser trocada em qualquer um dos metodos e a minha ideia é tentar seguir o segundo metodo.

Se quiserem saber mais sobre esta formula deixo o link: Lucas Formula

Como base para a SN estou a usar água destilada. A grande vantagem que vejo é que o seu EC é zero, ou seja, não contem sais. E assim sendo tudo o que dou às marias é decidido por mim...

Para além do que já referi, estou também a dar H202 (vulgo água oxigenada) com dois objectivos principais: Oxigenar ainda mais a SN, prevenindo a criação de algas, e aumentar a eficiencia foliar e assim também a produtividade. Deixo também links para este assunto:H2O2 EL POST DEFINITIVO. (manual de uso del agua oxigenada)

Manutenção

A manutenção deste tipo de sistema resume-se principalmente a 4 variaveis:

- EC
    - pH
    - Temperatura da SN
    - Nivel da SN

Os dois primeiros são os mais importantes e são medidos com medidores proprios. No meu caso estes da foto:

A manutenção destes dois indicadores em valores aceitaveis para planta é a chave do sucesso de um cultivo em hidro, não descurando claro as outras variaveis.

Assim sendo... eles devem ser monitorizados e corrigidos diariamente. O pH é corrigido através de soluções de pH- e pH+. Já o EC é mais complicado. Em teoria, quando está muito alto junta-se apenas agua, para este baixar. E quando está baixo, junta-se agua com nutrientes, na quantidade suficiente para atingir o EC que pretendemos. E é aqui que recorremos à formula de Addback que está na tabela da Lucas Formula.

Como guia, para não fugir muito dos valores aceitaveis, conto ter EC e pH nos seguintes intervalos:

Considerações até ao momento

A primeira conclusão que chego facilmente é que em hidro tudo é mais rapido. A criação de raizes, o crescimento da planta, a absorção de nutrientes e mesmo as consequencias dos erros...

Como base de comparação tenho clones em terra enraizados ao mesmo tempo dos que estam em hidro e a diferença vê-se ao longe. Nos clones em terra estou aos poucos a treiná-los para terem 5 ou 6 topos ao mesmo nivel, mas só agora tenho a estrutura que procuro. Nos clones em hidro, já fiz poda apical, treino dos ramos laterais, poda para diminuir a altura e agora já estão colados à lampada outra vez.

De referir que, pelo que tenho lido, esta diferença é mais determinante em vega. Sendo que em flora as diferenças de crescimento atenuam-se, mas é de esperar que a planta fique pronta um pouco mais cedo...

Outra conclusão - e porventura a mais importante - é que isto não é o bicho de sete cabeças que muitos de nós pensamos. É mesmo bastante simples até..

Claro que quem está a defender esta ideia tem pouco mais do que 1 mês de cultivo hidroponico e ainda nem floriu uma maria, mas a simplicidade das coisas e a sua logica está me a surpreender bastante.

E com a experiencia, tudo se torna quase matemático. Porque, depois de determinadas as consições ideais para os clones de uma determinada mãe, qualquer cultivo com a mesma genética se torna um passeio no parque, porque apenas temos de replicar as mesmas condições.

E é tudo por agora... Assim que tiver novidades actualizo o tópico.

Abraço
    Bubble Garden
    Half Pipe of Green [ScrOG]
    SCROG Hidroponico

Re: Primeira Experiencia em Hidro [Bubbleponics]

boas mano!

epah força nisso .. eu por acaso tou a pensar pro ano k vem exprimentar um sistema desses =)

Vah abraco!

_INlin3

CUltivo ACTUal : 1HammerHead (medical seeds) 2 SpeedDevil#2, 1 GreenPoison y 1 bigDevil#1 (sweetseeds)

Comentario

Saudações companheiro!

Este tópico está mesmo agradável, até me deixaste com vontade de experimentar a cena hidro!

Muito bom aspecto, todo arrumadinho, mesmo impecável.

Obrigado pela qualidade, vou seguir!

Comentario

Gracias afrito78, pela qualidade da informação que tens vindo a colocar aqui no C.C.

Já agora precisa de um deposito tão grande para fazer a flora de duas plantas? 50L?!!
        4º Seguimento Sweet Seeds

3º Seguimento Sweet Seeds

Comentario

Impecável, muito obrigado Afrito, pela primeira vez compreendi um bocadinho como funciona hidro.

Só não percebi muito bem no segundo sistema, qual é o nível de SO no reservatório, a impressão que eu fiquei é que neste 2º esquema a água está sempre a escorrer pelas raízes e portanto o nível lá embaixo teoricamente só seria importante manter o suficiente para a bomba poder puxar (e também o volume deve ser importante para manter o controlo dos parametros de nutrição/ph). É isto? E neste caso, quando as raízes crescem ao ponto de "mergulharem" na solução, deixa-se andar? fica um "DWC com escorrimento"?

Fora a carolisse de fazer algo diferente, tendo em conta que em relação a tempo, deve acelerar um pouco a vega e não muito a flora, isto tendo em conta o risco que acrescenta (os erros aparecem mais rapidamente pelo que já tinha lido e confirmas) parece-me que esta aceleração na vega não seja argumento suficiente para justificar a aplicação destes sistemas em detrimento dos habituais com terra, mas pergunto: será que compensa em algum outro factor? produtividade por exemplo?

Pergunto porque ao compreender isto minimamente, e a tirar os fantasmas das dificuldades que nós metemos na cabeça por desconhecer a técnica, mesmo assim parece-me que isto mete outras variantes de preocupação, de custo e de consumo, para além daquelas que já habitualmente temos em terra, para no fim ter alguma diferença de resultados que justifique, queria era perceber se há mesmo esta diferença, e em que medida se mensura esta vantagem que justifique.

Obviamente que esta questão é só para perceber melhor, pois a simples caroisse de fazer algo diferente, e "difícil", já é mais do que justificativa se uma pessoa quiser faze-lo.

Abcs e mais uma vez obrigado, estás a abrir portas de conhecimento a muita gente.

Comentario

Grande maluco....

Nice setup DWC, e top feed :P

Vi vários exemplos idênticos a este setup, mto Nice, essa bricolage está perfeita!

Usas as bolas de argila e net cup's como eu :P

Se quiseres um site alemão para encomendar net cup's de maiores dimensões apita pois eu tentei em Portugal e foi um filme!

Quanto ao post, top classe excelente!

Desta forma fica um bom exemplo para a malta que vai iniciar Hidro!

Eu pessoalmente preferi tubos PVC para optimizar o espaço das tendas que já anteriormente adquiri

DS100 E DS 150 :P

Que mais comentar? curti valeuuuuuu
            1º Outdoor
            Diário de cultivo & 1ª Experiência hidro
            Ciclo Hidroponico Perpetuo
            Ciclo Hidroponico Perpetuo [2º Ano]

Comentario

Muito bom!
              Armário
              http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...=1#post2596430

Autos
              http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...d.php?t=192456

Comentario

muito bacano afrito...hydroponics for dummies.
                uma thread com a qualidade com que já nos habituaste.

Comentario

Muito, muito fixe...

Assim até um newbie como eu tem vontade de se aventurar em hidro...

"It's not a war on drugs, it's a war on personal freedom, it´s what it is ok?. Keep that in mind at all times. Thank you!"
                  -- Bill Hicks

Comentario

muito bom afrito!parabens!tudo a correr bem

Comentario

boas afrito exlente topico ja puxei da cadeira pra seguir atentamente o desemrrolar da experiencia e sempre bom ver o ppl a diverssificar,e usar as diferentes formas de cultivo boa sorte ai com esse hidro
                      cumps e boms
                      sigpichttp://www.cannabiscafe.net/foros/sh...jack-S.A.D.%29

Comentario

boas mano boa sorte com isso, tambem ja tive curiosidade em experimentar hidro tenho amigos meus k so fazem hidro tambem, mas acertar com os nuts i niveis de ph isso e k e fudido, mas k corra o melhor para ti, o primeiro é o pior a seguir e sempre a bombar.
                        Outdoor 2010 http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...d.php?t=201056

Comentario

Obrigado pela força... é sempre uma motivação extra...

Esta é uma pequena parte da informação que fui recolhendo e assimilando até o projecto chegar onde está.

Para aqueles que ficaram com o bichinho deixo uma sugestão: montar um simples sitema de DWC com um vegetal. Uma alface, por exemplo, que se diz ser das plantas mais 1faceis de cultivar em hidro. Facil, barato, e muito bom para aprender, para quem não quiser estar já a arriscar com marias ou não quiser comprar já os medidores, que são sem duvida o mais caro em todo o setup.

@ snoopy: Não existem minimos e maximos para o tamanho do reservatório. Mas existe uma regra basica que diz que quanto maior o reservatório mais facil é manter pH e EC e a teperatura da Solução Nutritiva. De qualquer das formas um reservatório de 50L como o meu tem apenas 30L uteis aproximadamente...

No tutorial do Roseman, que coloquei no primeiro tópico, tem um capitulo sobre a importancia do tamanho do reservatório...

@ Gdaervinha: É mais ou menos isso... Em teoria as raizes estão sempre a tocar parcialmente na SN. Quando têm raizes pequenas, o nivel de SN deve estar até à base dos net cups. Depois, à medida que elas vão crescendo, vai-se baixando até alguns cententros abaixo dos net cups. Isto é mesmo no inicio, porque num instante as raizes ganham algumas dezenas de centimentros e apartir daí é só ir recitificando o nivel de SN cada vez que desce em demasia.

Pensa no segundo sistema como uma evolução do primeiro. Ambos são DWC, mas no sistema de flora (bubbleponics) a alimentação tambem se faz por "escorrimento" constante.

Ao contrário do que é facil pensar, não é nas raizes mergulhadas que está o encanto do DWC, mas sim no ambiente humido e extremamente oxigenado que se cria no espaço entre o nivel da SN e a tampa do reservatório, que é ainda potenciado pelo sistema de top feed. Por isso se compara este sistema aos aeroponics...

Se calhar compliquei mais do que simplifiquei...

Quanto às vantagens, se tens uma vega mais rápida, se tens menos tempo de flora, logo aí tens mais produtividade. Já para não falar dos buds do tamanho de latas de coca-cola que vejo recorrentemente em utilizadores deste sistema... Mas com mais experiencia existem muitas outras vantagens...

@DRKpjc: Os net cups que tenho são muito pequenos de facto... têm apenas 8 cm...

Na prática comecei a brincadeira com estes e não consegui facilmente encontrar maiores, nem me senti com confiança para fazer um transplante caso encontrasse.

Também já percebi que o tamanho dos net pots tem influencia sobretudo na sustentação da planta e já vi mesmo plantas enormes, com sistemas radiculares gigantes, em net pots minusculos...

De qualquer das formas manda o link para ver isso. Neste já não arrisco mudanças, mas facilmente consigo adaptar a tampa a net cups maiores.

Abraço a todos...
                          Editado por última vez por afrito78; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/78179-afrito78 en 01/12/2010, 16:34 .
                          Bubble Garden
                          Half Pipe of Green [ScrOG]
                          SCROG Hidroponico

Comentario

vou-te estragar a thread um bocadinho, afrito...
                            a qualidade da erva de hidro tem fama de ser de pior qualidade do que da cultivada em terra: tem uma textura mais de palha, depois de seca.
                            mas a nível de produção e de rapidez não se pode comparar com a terra...para confirmares dps de colheres esta...

Comentario

Tambem já ouvi dizer o mesmo que o el chulye. Principalmente a nivel de sabor perde um pouco.
                              É por essa razão que fico mais virado para o coco do que para o Hydro.

Ainda não li sobre a Lucas Formula, mas acho que acrescentava ai as enzymas, o booster de flora, roots, Supervit e delta9

Tambem metia um pk no inicio de flora tipo Big Bud da A.N e na segunda parte da flora dava-lhe com Bloombastic da Atami.

É apenas uma ideia, mas a ver se ganho paciençia para ver ai uns cultivos baseados no esquema Lucas Formula. Sei que o JoshHomme usou essa formula no seu microgrow e teve resultados brutais.
                              4º Seguimento Sweet Seeds

3º Seguimento Sweet Seeds

Comentario

Trabajando...
                              X