Anuncio

Colapsar
No hay anuncio todavía.

Ciclo Hidroponico Perpetuo [ DWC + EBB&FLOW ]

Colapsar
X
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

• Ciclo Hidroponico Perpetuo [ DWC + EBB&FLOW ]

Boas caros Growers!

Uma vez que já partilhei grande parte da minha experiência como grower, no meu diário de cultivo, decidi também partilhar convosco este meu novo projecto.

O mesmo tem como objectivo a criação de um ciclo perpetuo de cultivo, a fim de obter o máximo rendimento relativamente ao espaço e consumo eléctrico, assim como proporcionar colheitas em intervalo de tempo a definir.

Será também implementado um cheirinho de cultivo vertical. (Apenas iniciação ao tema)
    Para quem quer saber mais deixo este link:
    Benefits-of-Vertical-Growing

Deixo também um link deste vídeo onde podem facilmente aprender cultivo Hidroponico, e de certa forma, introdução ao ciclo perpetuo! cá vai:
    Sea Of Green. Volume 03. Hydroponic Cultivation

Como é óbvio esta ideia surgiu logo após ficar umas duas ou três vezes sem Marias em casa para degustar, enquanto preparava ou aguardava largos dias por uma nova colheita.

Outro dos motivos que me levou a idealizar tal plano, foi o facto de no verão ser época de férias, mais visitas em casa, e está inevitavelmente mais calor.
    Mesmo com cooltube, climate controlers, e bons extractores por vezes no verão atingia valores que não devem ser certamente os melhores!

Bom chega de conversa, vamos ao que importa! o setup:

A Introdução ao sistema vertical vai ser efectuado com 2 simples suportes de madeira para os tubos, feitos à medida ou seja em forma de escada:

A grande vantagem de um grow vertical:

Relativamente a nutrição vou inicialmente guiar-me pela já famosa Lucas formula e seus addback’s.
    Vou também introduzir H2O2 conforme instruções no post de uso definitivo de h2o2 dos nuestros hermanos.
    H2O2 EL POST DEFINITIVO. (manual de uso del agua oxigenada)
    Relativamente a dosagem de nutrientes e níveis de PH pretendidos, inicialmente vou me regrar por esta tabela que está organizada de acordo com os gráficos acima.

Inicialmente ……… porque, como já acontecia em terra, vou tentar adequar a nutrição à strain e suas necessidades.

Como tal quero desde já agradecer ao colega afrito que me enviou, o que eu penso ser, a táctica mais correcta e simples de verificar e ajustar a nutrição à cada planta / strain.

Citando este grower que para mim é excepcional:
    - Tento começar com um EC baixo
    - Se nas próximas leituras o EC descer é porque a planta está a consumir mais
    nuts que agua e por isso precisa que lhe aumente o EC. Se, ao contrario, o valor
    subir o oposto verifica-se, ou seja, as marias estão a consumir mais agua e a
    concentração nutritiva aumenta. Nesse caso baixo o EC para um valor inferior ao
    que iniciei.
    - Repito o processo até que encontro um valor em que a coisa estabiliza
    minimamente. Esse valor será uma aproximação ao que as marias estão realmente a
    consumir. Por curiosidade ou não, por esta altura o Ph também estabiliza.
    - Apartir daí é ir subindo o EC conforme elas pedem, através do mesmo
    procedimento.
    Bom com todo o setup acima, nutrições etc… toca a meter as mãos ao trabalho e iniciar o ciclo que pretendo que seja de 14 em 14 dias.

Bandeja de Clones 14 dias, quando os clones estiverem enraizados ao final de 14 dias vão para o primeiro vaso DWC abaixo, novos clones entram na bandeja.
    Quando estes 2ºs clones estiverem 14 dias na bandeja passam para o 1 vaso DWC, as que estiveram no vaso 14 dias passam para o segundo vaso DWC. novos clones entram na bandeja.
    -Mais 14 dias muda-se as primeiras marias para flora, para o tubo mais alto…. E assim sucessivamente.
    Quando o ciclo estiver completo e preenchido , começo por tirar as marias que após flush ficaram em apenas agua.[ Prontas a colher] faço a poda, e depois vou aos vasos aumentando a todos uma posição, até que volto a fazer clones no final de todo o processo.

As vantagens deste procedimento já foram acima referidas!

Quando às desvantagens:
    O facto de ser inicialmente mto trabalhoso!!!!!!
    Toda e qualquer dificuldade sentida a meio de um estádio de desenvolvimento, pode e vai inevitavelmente prejudicar / atrasar todo o restante processo.

Bom , como vocês sabem e muito bem , isto não é novidade nenhuma no meu ultimo grow ao iniciar experiências hidro, tentei desde inicio seguir este plano.

O que falhou? simples:
    O tamanho das Mães
    Aperfeiçoamento da técnica de clonar em bandeja de agua!

Como tal desta vez decidi manter as mães em vasos pequenos de terra.
    Espero que desta vez sejam superadas todas as dificuldades sentidas na experiência anterior
    Editado por última vez por DRKpjc; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/70703-drkpjc en 12/10/2011, 13:16 .
    1º Outdoor
    Diário de cultivo & 1ª Experiência hidro
    Ciclo Hidroponico Perpetuo
    Ciclo Hidroponico Perpetuo [2º Ano]

Re: Ciclo Hidroponico Perpetuo [ DWC + EBB&FLOW ]

Deixo também aqui algumas imagens do meu arranque:

Neste momento tenho as sementes germinadas de PPP e de NYC Diesel, da sensi!
    Vou usar um balde de 50L conforme figura, com airstone la dentro , ph calibrado para servir de reservatório de agua simples,

Assim adiciono agua já repousada e já minimamente calibrada aos reservatórios de SN!

bp2.jpggeral.jpgcc.jpgbabes.jpgvg.jpgreservoir.jpg
    1º Outdoor

Comentario

Pronto já me estou a babar...

Bom planeamento, muita informação e boa vontade. Enfim... tudo o que é preciso para ter sucesso num projecto ambicioso como o teu...

Quanto à clonagem, presumo que precises de alguns clones com bastante regularidade, certo?

Pois já pensaste num aerocloner?

A minha busca pelo metodo de clonagem mais simples e eficiente para quem cultiva em hydro aparentemente terminou neste DIY Aerocloner que na pratica é uma replica do EZ CLONER, provavelmente o clonador mais reconhecido do mercado.

É relativamente simples de construir e muito simples de manter... e permite fazer dezenas de clones num espaço muito pequeno.

O meu já está quase pronto, e a dificuldade passa acima de tudo por encontrar o material adequado...

Força e sorte...
      Bubble Garden
      Half Pipe of Green [ScrOG]
      Primeira Experiencia em Hidro [Bubbleponics]
      SCROG Hidroponico

Comentario

Vou já ler isso!

Devo confessar que apenas estava a pensar manter uma mãe!
        Se for apenas uma , preciso de 5 clones fortes de 14 em 14 dias.
        Como tal vou sacar da planta uns 8 ou mais... com essa periocidade.
        Se forem duas so preciso de cortes de 28 em 28.

Como é óbvio o enraizamento rápido e saudável dos clones é meio caminho andado para o sucesso.
        Tudo o resto acaba por ser "mecânico"
        1º Outdoor

Comentario

Plan before you plant ... é o que aqui n falta .. com o trabalho que isto te vai dar espero que sejas bem recompensado .. boa sorte
          BiO GRoWeR sigpic

Comentario

tens aqui um projecto bastante interessante

só não gosto do reservatório transparente e desses clones em água exposta à luz. Algas...

Vai actualizando, abraços

Aproveito para sugerir aos moderadores a criação de um "Foro" para hidroponia.
            BLOG
            Mohan-Ram - PowerLed 120W
            Critical AdvancedSeeds

Comentario

muito bacano, gostei do detalhe...estão aí muitas horas de trabalho.

Comentario

Originalmente publicado por elcabong Ver Mensaje
                tens aqui um projecto bastante interessante

só não gosto do reservatório transparente e desses clones em água exposta à luz. Algas...
                [/COLOR]
                Bom , concordo inteiramente contigo..
                Toda a gente Sabe que as raízes necessitam de humidade temp amena e escuro!

Mas pelo valor a que estas caixas estão à venda, 3.95€, lol Passei a ama-las...
                Comprei logo uma porrada delas ... Se é que me entendes!
                Na minha experiência anterior comprei um recipiente daqueles mesmo transparentes, e funcionou na boa! não senti grandes dificuldades..

el chulye :

Obrigado! Se puderes vai dando uma vista de olhos , critica, corrige, dá sugestões!
                A tua opinião para mim é bastante importante!

AFRITO: Este Update é para ti!

A minha busca pelo metodo de clonagem mais simples e eficiente para quem cultiva em hydro aparentemente terminou neste DIY Aerocloner que na pratica é uma replica do EZ CLONER, provavelmente o clonador mais reconhecido do mercado.

É relativamente simples de construir e muito simples de manter... e permite fazer dezenas de clones num espaço muito pequeno.

O meu já está quase pronto, e a dificuldade passa acima de tudo por encontrar o material adequado...
                EZ CLONER - Imitação caseira

Material:
                Caixa de Plastico - 3.95€
                Embalagem de Cotovelos em plastico 1.65€
                Embalagem de Unioes em T - 1.60€
                tubo de 16 mm - 9€
                Caixa de Aspersores - 1.25€
                Bomba de agua já tinha ... custou à volta de 13 ou 16€

Ferramentas:
                Fava de cozinha
                Isqueiro ou boca de gás do fogão lá de casa.
                Utensílio próprio para fazer os furos

Tempo de execução... Umas 2h30 +/-

Comecei por tirar as medidas do interior da caixa, cortei os tubos exteriores, não segui exactamente passo a passo o tutorial acima referido pelo afrito, mas quase ...
                Com ajuda do isqueiro uni os primeiros cotovelos
                Seguidamente cortei um tubo com as mesmas dimensões dos exteriores, cortei ao meio e liguei o T, com ajuda do Isqueiro novamente.
                Por ultimo medi a quantidade de tubo necessária para fazer as uniões que faltavam
                Usei mangueira normal para ligar à bomba, visto ainda não ter altura definida para o setup! Vai depender da escolha da tampa!
                e voila!
                Deixo aqui algumas fotos das etapas de montagem!

CIMG7573.jpgCIMG7567.jpgCIMG7562.jpgCIMG7579.jpgCIMG7566.jpgCIMG7577.jpgCIMG7578.jpgCIMG7572.jpgCIMG7564.jpgCIMG7575.jpg

Ainda não sei se uso essa tampa que tinha ou se vou usar a original com net cups!
                Penso que o resultado pretendido era mais ou menos este.

Afrito, mais uma vez obrigado pela dica!
                Um abraço para todos
                Editado por última vez por DRKpjc; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/70703-drkpjc en 14/10/2011, 11:12 .
                1º Outdoor

Comentario

Algo se passa com as fotos...

E as "rodelas de neoprene"? Isso é que me vi às aranhas...

Existem há venda em poucos sitios na Europa e sempre a preços ridiculos, tipo 2€ cada rodela...

Mas no outro dia tava no continente, e quando passei pela zona de jardinagem vi uns "Knee Pads" que são usados para proteger o joelhos durante a jardinagem. E aquilo na pratica é uma placa de uma esponja compacta que se assemelha muito ao neoprene. Pelo menos parece-me à partida que não causará os problemas de fungos que as esponjas normais potenciam. Cada uma custou 1€ e só preciso de duas para fazer as 24 rodelas do meu sistema. Entre os 25€ do neoprene e os 2€ que acabei por gastar, a decisão não foi complicada...

Os apersores encontra-se facilmente em qualquer loja de bricolage. Têm é de ser de 360º.

Mas sem sequer ver as fotos, fico com a sensação que tens mais jeito para a bricolage do que eu, que estou há um mês e tal de volta do brinquedo. Mas a verdade é que até para dar um peido preciso de pensar e de planear...

Edit: Já vi as fotos. Isso está um mimo...

Mas duvido que consigas usar essa tampa porque, pelo que percebi, o sistema precisa de ser ainda mais estanque do que é habitual em Hydro por causa dos aspersores. Senão tens sempre um lago em torno do reservatório.

O meu reservatorio também era transparente. Mas ultimamente tenho usado fita de aluminio para cobrir todos os meus brinquedos de hidro, tirando o grandalhão que agora tenho em flora. Experimentei no meu "ovo" de hidro, depois de ter "cozido" as raizes a uma planta que lá tinha, e com o aluminio a temperatura da SN baixou à volta de 2 graus. Para quem usa HPS e MH a temperatura da SN é um factor a ter em conta.
                  Editado por última vez por afrito78; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/78179-afrito78 en 13/10/2011, 01:24 .
                  Bubble Garden
                  SCROG Hidroponico

Comentario

Bom , então a tampa vai mesmo a original que para esse efeito é óptima pois tem encaixe quase estanque hehe
                    mas tem de ser amanha!

Depois de uma vizitinha ao continente local!

Na verdade ainda n tinha pensado bem na tampa!

Relativamente aos reservatórios, concordo , vou arranjar forma de tapar o meu
                    Editado por última vez por DRKpjc; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/70703-drkpjc en 13/10/2011, 01:47 .
                    1º Outdoor

Comentario

Está muito bom. Boa ideia plantar em vertical. Gostei desse aero para clonar xD

As rodinhas de neopreno tem na cognoscitiva. São carinhas, mas não custa 2euros lol. 0.75€.

Abraco

Comentario

Originalmente publicado por DRKpjc Ver Mensaje
                        Material:
                        Caixa de Plastico - 3.95€
                        Embalagem de Cotovelos em plastico 1.65€
                        Embalagem de Unioes em T - 1.60€
                        tubo de 16 mm - 9€
                        Caixa de Aspersores - 1.25€
                        Bomba de agua já tinha ... custou à volta de 13 ou 16€
                        estás a dar-me ideias...

Também podes fazer uma ranhura na placa de forma a encaixar no reservatório mas fica melhor a tampa.
                        BLOG
                        Mohan-Ram - PowerLed 120W
                        Critical AdvancedSeeds

Comentario

Originalmente publicado por mdsss Ver Mensaje
                          As rodinhas de neopreno tem na cognoscitiva. São carinhas, mas não custa 2euros lol. 0.75€.
                          Pois tem, já vi...

É caso para dizer que revirei "meio mundo" para encontrar isso, mas não procurei cá no burgo.
                          Bubble Garden
                          SCROG Hidroponico

Comentario

Originalmente publicado por afrito78 Ver Mensaje
                            Pois tem, já vi...

É caso para dizer que revirei "meio mundo" para encontrar isso, mas não procurei cá no burgo.
                            Já não vou ao continente!

LOOOLLL
                            1º Outdoor

Comentario

Originalmente publicado por DRKpjc Ver Mensaje
                              Já não vou ao continente!

LOOOLLL
                              Eu tou na duvida...

Porque por apenas 2€ aquilo ficou à maneira. Ainda mais para uma primeira experiencia de teste...

E o raio das delas continuam a custar-me quase 20€. Ainda por cima não consigo ir a um loja fisica sem gastar o dobro ou triplo do que tinha planeado.

A ver vamos... que nao tenho de decidir já...
                              Bubble Garden
                              SCROG Hidroponico

Comentario

Trabajando...
                              X