Anuncio

Colapsar

Anúncios, tráfico, venda/troca de sementes, spammers, trolls e etc...

Galera,

Nessa semana eu apaguei as mensagens de um spammer querendo criar grupos de whatzapp.

Como o fórum está pouco movimentado, consequentemente os moderadores não necessitam de uma participação tão ativa. Portanto, casos assim talvez demorem uns dias para serem resolvidos.

Por favor, aqui é todo mundo grandinho o suficiente para não cair no conto do vigário de anúncios, tráfico, venda/troca de sementes, spammers, trolls e etc...

Atenciosamente,
Moderação CCBR
Ver más
Ver menos

Ventilação ou Exaustão? Eis a Questão !

Colapsar
Este es un tema pegajoso.
X
X
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

Re: Ventilação ou Exaustão? Eis a questão!

Opa!

Vou deixar aqui meus dois centavos sobre a questão da exaustão...

Se você considerar um ambiente totalmente lacrado e colocar um ventilador (ou um grupo de ventiladores) para a exaustão de ar, você criará um sistema de baixa pressão no seu grow. É essa baixa pressão que sugará o ar de alguma outra entrada de ar que você deixou previamente aberto. De maneira análoga, se você colocar apenas um ventilador para injetar ar para dentro do seu grow, você criará um sistema de alta pressão, que acabará expulsando o ar para fora do seu grow.

O sistema ideal me parece ser então o de ventilação dupla, para que você possa injetar no grow a mesma quantidade de ar que você expulsa dele. Use sempre os ventiladores de exaustão no ponto mais alto possível do seu grow (lembre-se que o ar quente é mais leve que o ar frio), e posicione o ventilador que injeta o ar na parte de baixo, o mais longe possível do seu ventilador de exaustão.

Caso você esteja pensando no consumo de energia que um ventilador a mais possa ter, ligado 24 horas por dia, é só fazer as contas: um E11, por exemplo, gasta mensalmente 12,96 KW. Se o custo do KW/h for de R$ 0,246 (como é o meu caso), você terá gastado no final do mês R$ 3,19 a mais (um valor não tão assustador comparado ao bem que você fará às suas queridas plantinhas!

Isso ia ser apenas uma simples opinião sobre exaustão x ventilação, mas já que eu comecei, vamos até o final..r.s..

Como saber então como projetar um sistema de exaustão ideal? Primeiramente dimensione o tamanho do seu grow. Vamos considerar um espaço de 2m x 1m x 1m. Multiplique esses valores e você terá o volume total:

VT = 2 x 1 x 1 = 2 metros cúbicos.

Outro valor importante é a quantidade de trocas de ar completas a serem feitas em 1 hora. Segundo o vídeo do Jorge Cervantes, devemos realizar a troca total do ar em no máximo 5 minutos, o que dá 12 trocas de ar em 1 hora. O volume de ar que você deve movimentar no seu grow é de então:

VolumeTotal = VT x 12 = 2 m³ x 12 = 24 m³/hora.

Geralmente, nos sites dos fabricates de ventiladores, você consegue obter a vazão de cada modelo de ventilador. No site da Ventisilva eles informam os valores em litros/segundo, e então você terá que utilizar um conversor de medidas.

Voltando ao nosso exemplo, precisamos, no mínimo, de um fluxo de ar de 24 m³/hora. Convertendo esse valor (no site do conversor, em "volume"), obtemos o valor de 24.000 litros/hora. Dividindo por 3600, temos a vazão em litros por segundo => 6,67 litros /segundo.

Se você voltar ao site da Ventisilva, verá que o microventilador mais fraquinho (um M7) daria conta do recado, pois tem uma vazão de 10 l/s. Se você utilizar dois ventiladores (um na exaustão e outro na insersão), você dobra o seu poder de ventilação no grow. No nosso exemplo, se utilizássemos dois M7, teríamos um fluxo de ar de 20 l/s, praticamente 3 vezes mais que o mínimo requerido (6,67 l/s).

Isso seria lindo se não tivéssemos no grow as fontes de calor (lâmpadas, reatores, ventilador (circulador de ar) e os próprios ventiladores de exaustão). Isso faz com que a necessidade de circulação de ar seja maior. Façamos as contas com uma troca de ar para cada 30 segundos dentro do grow:

troca a cada 30 segundos = 2 trocas por minuto = 120 trocas por hora.

2 m³ x 120 = 240 m³/hora = 240.000 litros/hora = 66,7 litros por segundo

Nesse caso (e consultando a tabela da Ventisilva) você confere que dois E11 dão conta do recado. Como cada E11 tem vazão de 42 l/s, dois dele te dão uma vazão de 84 l/s.

Acho que é isso aí galera. Espero não ter escrito muita besteira. E tenham em mente que o custo mensal de um microventilador a mais é irrisório se comparado ao custo de iluminação, por exemplo (e sua plantinha ficará muito mais feliz!)

Abraços!

Comentario

"você dobra o seu poder de ventilação no grow. No nosso exemplo, se utilizássemos dois M7, teríamos um fluxo de ar de 20 l/s, praticamente 3 vezes mais que o mínimo requerido (6,67 l/s)."
      como chegou a esta conclusão? a mesma quantidade de ar que sai é a mesma quantidade que entra, ou seja, os ventiladores estão trabalhando na mesma direção, mandando fluxos iguais de ar.. porque a vazão seria dobrada?
      Não conhece o Growroom?

Demorou! >>> GROWROOM

se cadastre e bons estudos!

Comentario

Originalmente publicado por Dio Logan Ver Mensaje
        como chegou a esta conclusão? a mesma quantidade de ar que sai é a mesma quantidade que entra, ou seja, os ventiladores estão trabalhando na mesma direção, mandando fluxos iguais de ar.. porque a vazão seria dobrada?
        Opa Logan!

Cara, essa é uma mera questão matemática. Não vamos complicar entrando na questão de mecânica de fluídos, etc. A questão é bem simples:

Se você tem um exaustor extraindo 10 l/s, você cria uma pressão negativa dentro do seu grow, que faz com que outros 10 l/s de ar entrem por uma entrada passiva.

Se você coloca dois exaustores, dobrando sua capacidade, você diminui ainda mais a pressão dentro do grow, e faz com que outros 20 l/s entrem na câmara. Da mesma forma, se você tem um exaustor a 10 l/s extraindo ar, mais um ventilador empurrando outros 10 l/s, você tem um fluxo de ar de 20 l/s.

Eu sei que pode parecer estranho e entendo sua dúvida: "se 10 entram e 10 saem, então o fluxo é de 10". Mas a matemática aqui não é essa...

Dá uma conferida no site da Ventisilva, na parte que fala de exaustores.

Qualquer coisa dá um toque que discutimos mais o assunto.

Abraço!

Comentario

Aew galera muito boa esta discussão.

Estou fazendo meu grow projeto e lendo bastante. ficara em um sotao em cima do meu quarto, ele vai ter: 130cm de largura x 60cm de comprimento x 110cm de altura, pretendo cultivar 2 plantas, com fluors no vegetativo e uma HPS na flora. vou utilizar bastante as técnicas de podar e amarrar. moro aqui no nordeste, a temperatura gira em torno de 30°.

Queria saber de dicas de boas entradas passivas, e que esquema de exaustao mas apropriado ao meu caso, pensando na grana tbm.

outra: alguem saca este? rola?
          http://www.omnibrasilshop.com.br/b2b/ventisilva/

Paz de Jah
          Boa colheita

Comentario

Saudações à todos.

Com relação às entradas de ar no Grow, a minha opinião é a seguinte:

Todos nós sabemos que o ar quente tende a subir, então se colocarmos ventiladores embaixo do Grow, forçando a entrada de ar frio, além desse ar frio também forçar a subida do ar quente, ele cria um fluxo contínuo que pode sim melhorar a ventilação e a troca de ar. Desde que os ventiladores que retiram o ar o façam com a mesma força e proporção.

Portanto, se colcarmos 1 ventilador com potência X, embaixo e jogando ar para dentro e pusermos outro, em cima e retirando o ar quente, com a mesma potência X, estaremos criando um fluxo contínuo dentro do armário, que além de renovar o ar interno talvez até evite que alguns componentes esquentem.

Digo isso baseado em minha experiência de mais de 10 anos montando PC's, servidores, etc.

Quando você coloca um ventilador retirando o ar quente, a temperatura tende a baixar dentro do recinto, claro, mas isso não quer dizer que seja o mais eficiente método que se possa utilizar. Ao acrescentar um segundo ventilador injetando ar frio a temperatura baixa ainda mais, pois esse ar frio que está sendo forçado para dentro está na temperatura ambiente, que geralmente é mais baixa que a temperatura interna. Quanto mais ar frio entra, menos ar quente é criado.

A questão é que o ar quente se forma devido ao aumento da temperatura dentro do Grow, por vários fatores, então se você coloca ar frio em mais quantidade, a tendência é que se forme menos ar quente. Repito, desde que as entradas e saidas de ar tenham o mesmo fluxo.

De qualquer forma, eu acredito que a práica é que pode realmente dirimir essas dúvidas. Respeito a opinião de todos e, com certeza, acho importante que possamos discutir isso e chegar a uma conclusão final.

Eu, ao contrário da maioria dos Growers, não sou um "apaixonado" pelos E-11, utilizo ventiladores de PC, que são bem mais silenciosos, fáceis de trocar e custam R$ 10,00 no máximo. Existem ventiladores de 90mm, como os que eu uso para resfriar uma HQI de 250W, que tem uma vazão de 54CFm cada e são suficientes para manter uma boa temperatura. Além do mais, consomem muito menos energia e podem ser ligados até 15 deles numa única fonte AT, que consome menos energia que 1 lâmpada incandescente.

Ao final repito, respeito a opinião de todos, cada um tem a sua, muitas vezes baseada em testes práticos, que quando dão certo fazem com que nós cheguemos à conclusão de que é o ideal a se fazer. Porém temos que estar abertos a novos conceitos, que podem trazer benefícios à todos.

Um abraço.

Comentario

Originalmente publicado por BigHemp Ver Mensaje
              Todos nós sabemos que o ar quente tende a subir, então se colocarmos ventiladores embaixo do Grow, forçando a entrada de ar frio, além desse ar frio também forçar a subida do ar quente, ele cria um fluxo contínuo que pode sim melhorar a ventilação e a troca de ar. Desde que os ventiladores que retiram o ar o façam com a mesma força e proporção.

FALOU E DISSE. Ar quente tem que subir e tem que sair, nao podemos esquecer da questao temperatura... mantendo o ar fresco e temperatura na media dos 25%, deixamos um clima agradável ...para as garotinhas!

Comentario

Originalmente publicado por DareDevil Ver Mensaje
                Opa Logan!

Cara, essa é uma mera questão matemática. Não vamos complicar entrando na questão de mecânica de fluídos, etc. A questão é bem simples:

Se você tem um exaustor extraindo 10 l/s, você cria uma pressão negativa dentro do seu grow, que faz com que outros 10 l/s de ar entrem por uma entrada passiva.

Se você coloca dois exaustores, dobrando sua capacidade, você diminui ainda mais a pressão dentro do grow, e faz com que outros 20 l/s entrem na câmara. Da mesma forma, se você tem um exaustor a 10 l/s extraindo ar, mais um ventilador empurrando outros 10 l/s, você tem um fluxo de ar de 20 l/s.

Eu sei que pode parecer estranho e entendo sua dúvida: "se 10 entram e 10 saem, então o fluxo é de 10". Mas a matemática aqui não é essa...

Dá uma conferida no site da Ventisilva, na parte que fala de exaustores.

Qualquer coisa dá um toque que discutimos mais o assunto.

Abraço!

Sinto muito mas vc está enganado. Se vc coloca um ventilador jogando ar para dentro(10l/s) e outro tirando (10l/s) vc tem um fluxo de 10l/s. A quantidade de ar que entra é a mesma que sai e NÃO é criado um diferencial de pressão, portanto, não se aplica a soma que vc fez, uma vez que os fluxos dos ventiladores estão em direções opostas( um pra dentro e ouro pra fora). Para o que vc colocou acima ser verdade, precisaríamos de um grow box quântico que fosse capaz de ter, simultaneamente, uma pressão mais baixa que a pressão externa e,AO MESMO TEMPO, uma pressão mais alta que ambiente externo.Talvez a ventisilva tenha contratado o Einstein pra produzir ventiladores quânics, mas não estou sabendo...
                Se vc coloca dois ventiladores na mesma direção, tanto faz entrando ou saindo, aí sim vc pode somar os fluxos dos dois ventiladores porque será criado um diferencial de pressão entre os ambientes interno e externo e essa diferença de pressão fará com que o ar entre ou saia, passivamente, na mesma proporção que os ventiladores, aqui sim somados, realizam seu trabalho no sentido oposto.
                Há que se considerar o seguinte, porém:
                1- a exaustão é mais eficiente do que a injeção de ar, porque o ar fica ligeiramente menos denso dentro do grow, e quanto menor a densidade, menor a capacidade de transmitir calor,portanto, ar + rarefeito = temperatura menor.
                2-ao se usar exaustão +injeção, concentramos o fluxo de ar pelas entradas e saídas ativas, criando correntes fortes de ar (vento) o que aumenta o sequestro de calor (sensação térmica).
                3-ao se utilizar de entradas ou saídas passivas, essas devem ter um bom diâmetro para se evitar perda de eficiência por causa do atrito do ar.
                Bom, e tudo isso e só uma questão de aritmética
                Editado por última vez por ecoverde; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/37488-ecoverde en 24/06/2008, 17:32 .

Comentario

Bom, entrei lá no site da ventisilva, acho que o Einsein trabalha lá mesmo

Comentario

Respuesta: Ventilação ou Exaustão? Eis a questão!

Boa noite!
                    Sou novo no forum!
                    Gostaria de saber, o cooler de entrada de ar fica ligado o tempo todo?
                    Me dá essa força...
                    vlw

Comentario

Re: Ventilação ou Exaustão? Eis a Questão !

Estou construindo o meu grow que tera as seguintes dimensões: 1,20 X 1,20 x 1,60 cm. Gostaria de receber orientações de como fazer entradas passivas e como fazer para a luz não passar pelos buracos dos E11? Espero poder contar com a ajuda de alguem. Se tiver foto fica melhor de entender.

O grow terá uma lampada HQI 400 W, dois E-11 jogando ar para fora, dois E-11 no cooltube, sendo um empurrando o ar de um lado e o outro puxando do outro num mesmo sentido.

A minha mair duvida é como fazer as entradas passivas de ar. ME AJUDEM GUERREIROS.

Ou sera que ao inves de uma entrada passiva eu colocar um E-11 jogando ar para dentro ja resolve?
                      "Meu cultivo de cannabis é destinado para uso estritamente pessoal. Não ofereço gratuitamente, tão pouco comercializo. Planto para combater o tráfico e toda mazela que o acompanha"

Comentario

Originalmente publicado por OZELADOR Ver Mensaje
                        Estou construindo o meu grow que tera as seguintes dimensões: 1,20 X 1,20 x 1,60 cm. Gostaria de receber orientações de como fazer entradas passivas e como fazer para a luz não passar pelos buracos dos E11? Espero poder contar com a ajuda de alguem. Se tiver foto fica melhor de entender.

O grow terá uma lampada HQI 400 W, dois E-11 jogando ar para fora, dois E-11 no cooltube, sendo um empurrando o ar de um lado e o outro puxando do outro num mesmo sentido.

A minha mair duvida é como fazer as entradas passivas de ar. ME AJUDEM GUERREIROS.

Ou sera que ao inves de uma entrada passiva eu colocar um E-11 jogando ar para dentro ja resolve?
                        Vc já viu as entradas passivas de uma home box????
                        Elas são nas laterais bem embaixo em forma de retangulo. Há uma tela tipo de mata mosquito para não passar bicho, já a luz para isolar é um problema, alguns usam papelão. Eu se vc fosse vc colocava um e 11 jogando ar para dentro além das entradas passivas, ajuda a não esquentar muito. já usei home box e só usando as entradas passivas o lance era de um jeito, quando coloquei um exaustor jogando ar para dentro ficou melhor.
                        Sua dúvida mais especificamente em relação a entradas passivas seria o que mesmo????

Gosto Muito

Comentario

Originalmente publicado por Thulle Ver Mensaje
                          Vc já viu as entradas passivas de uma home box????
                          Elas são nas laterais bem embaixo em forma de retangulo. Há uma tela tipo de mata mosquito para não passar bicho, já a luz para isolar é um problema, alguns usam papelão. Eu se vc fosse vc colocava um e 11 jogando ar para dentro além das entradas passivas, ajuda a não esquentar muito. já usei home box e só usando as entradas passivas o lance era de um jeito, quando coloquei um exaustor jogando ar para dentro ficou melhor.
                          Sua dúvida mais especificamente em relação a entradas passivas seria o que mesmo????
                          Cumpadre Thulle muito obrigado pela atenção. A duvida é como não deixar entrar luz pela entrada passiva. No home box como isso funciona? Vou aproveitar a sua sugestão e alem das entradas passivas colocar um E11 jogando ar para dentro.. A mesma coisa é nos E11, como fazer para o luz não passar?

Se não estou enganado vi no seu video que voce tem um home box. Da para voce tirar umas fotos das entradas passivas com detalhas e postar para podermos ver como é?
                          Editado por última vez por OZELADOR; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/117029-ozelador en 14/06/2011, 15:41 .
                          "Meu cultivo de cannabis é destinado para uso estritamente pessoal. Não ofereço gratuitamente, tão pouco comercializo. Planto para combater o tráfico e toda mazela que o acompanha"

Comentario

Queria ver as fotos do homebox tb!!!
                            Cultivo destinado para uso pessoal. Não ofereço gratuitamente. Não comercializo. Planto para combater o tráfico e a violência que o acompanha!! Sou Usuário, Grower !!! NÃO SOU TRAFICANTE

Comentario

Galera. alguém pode me informar se esse e-11 faz muita zuada ??
                              to montando um grow só que nao posso incomodar mt em casa =[

Abraços

Comentario

Olha, tira o sono!!! Mas dá pra fazer caixas anti-ruído...

Comentario

Trabajando...
                                X