Anuncio

Colapsar

Anúncios, tráfico, venda/troca de sementes, spammers, trolls e etc...

Galera,

Nessa semana eu apaguei as mensagens de um spammer querendo criar grupos de whatzapp.

Como o fórum está pouco movimentado, consequentemente os moderadores não necessitam de uma participação tão ativa. Portanto, casos assim talvez demorem uns dias para serem resolvidos.

Por favor, aqui é todo mundo grandinho o suficiente para não cair no conto do vigário de anúncios, tráfico, venda/troca de sementes, spammers, trolls e etc...

Atenciosamente,
Moderação CCBR
Ver más
Ver menos

(hidro/indor/fluor/hqi/hps) nasa style

Colapsar
X
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

• (hidro/indor/fluor/hqi/hps) nasa style

Salve Growlera do CC.net !!!
    Depois de dois longos anos longe dos cultivos, voltei com o pé direito, e o esquerdo também...
    Sei que vocês devem está se perguntando mas o que tem haver esse titulo "NASA STYLE?"
    Pois bem, quem me acompanhou desde meu ingresso no CC.net sabe que sou amante da tecnologia e do estilo maker (faça você mesmo)
    sempre tentei baratear os custos e até mesmo automatizar o cultivo com invenções caseiras funcionais e de fácil acesso (embora nem sempre tive sucesso).

Algumas explicações e um tour pelo passado:

Resolvi usar "NASA STYLE" pois gostei da interpretação do amigo Mar.de.Ganja no meu primeiro diário
    Originalmente publicado por Mar.de.Ganja Ver Mensaje
    seu setup é da NASA kkkk...
    Ao decorrer das postagens vocês ainda vão entender melhor o por que do título, mas antes:
    Nessa época cometi inúmeros erros, além de teimar e muito com a galera, achando eu que estava no caminho certo.
    Sem controle da rega e do PH, temperatura, fotoperíodo, pragas e blahblahblah... acabei não conseguindo a tão sonhada colheita só frustração ou melhor APRENDIZADO!

Seguindo para o segundo diário:
    Deixando o "cientista da NASA" de lado e ainda insistindo no Orgânico, li bastante, consertei diversos erros do primeiro cultivo e
    fiz um bom investimento em eletrônicos, fertilizantes, substrato entre outros.
    Mesmo assim outros grandes problemas começaram a surgir (Temperatura, fungos, Formigas e outras pragas)...
    Dessa vez até pude agraciar uma colheita "satisfatória" (mesmo com a presença de alguns fungos)...
    E até mesmo consegui cultivar alguns cogumelos e extrair DMT da Jurema.

Agora sem mais delongas e iniciando de uma vez por todas o (HIDRO/INDOR/FLUOR/HQI/HPS) NASA STYLE

Por que migrei para Hidro?
    Depois de quebrar cabeça tentando controlar as pragas e deficiências que se davam devido ao substrato migrei para cultura de hidroponia, a qual vem me mostrando ótimos resultados, onde posso regular os nutrientes de acordo o crescimento das plantas, e o melhor de tudo, sem proliferação de pragas!

O Armário?
    O armário de cultivo continua sendo o mesmo do segundo diário:
    Originalmente publicado por caixapreta Ver Mensaje
    (IN/ORG/FLUOR) Armário do Caixa Preta
    Armário Completo:
    Altura = 270cm
    Largura = 280cm
    Fundo = 110cm

Câmara de Flora:
    Altura = 170cm
    Largura = 100cm
    Fundo = 110cm

Câmara de Vega:
    Altura = 130cm
    Largura = 100cm
    Fundo = 110cm

Iluminação?
    FLORA = 1 HPS Ovoide 150w + 1 HPS Ovoide 400w
    VEGA = 1 HQI Ovoide 250w + 2 Fluor Comp. 80w

Ventilação?
    Ventilador tipo torre 50cm - FLORA
    Ventilador convencional 30cm - VEGA

Exaustão?
    Exaustão do Armário = Entrada passiva + Exaustor 1/2cv controlado c/ potenciômetro
    Exaustão das lâmpadas FLORA = Entrada passiva + cooler 150mm
    Exaustão das lâmpadas VEGA = Entrada passiva + cooler 150mm

Armazenamento, Fluxo, Oxigenação da Água?
    Caixa plástica de 50L
    Bomba de máquina de lavar + Válvula solenoide
    Compressor de Aquário

Como tudo Isso é controlado?
    1 Arduino MEGA 2560 R3 - (Micro controlador - tipo um computador que controla todos os módulos)
    1 Módulo Relógio DS1302 - (Mostra no LCD e mantém o arduino informado da data e hora em tempo real)
    1 Display LCD 1602 -
    (Mostra a leitura dos sensores e algumas informações do funcionamento do sistema)
    1 Módulo Micro SD Card - (Gera um log do funcionamento de todo o sistema)
    1 Protoboard MB102 - (Facilita o acoplamento e manutenção dos componentes do sistema)
    1 Válvula Solenoide Dupla 1 Ent./2 Saidas - (Controla o fluxo de água para câmara que necessita da rega)
    1 Módulo Relé 9 Canais - (minha autoria) - (Serve como interruptores para cada cada eletrônico das câmaras)
    2 Módulos Sensor Umidade de Solo ESP8266 - (Faz a leitura de um vaso em cada câmara, mostra a leitura no LCD e ativa a rega quando necessário)
    2 Módulos Sensor Umi.&Temp. DHT11 - (Mostra a Temp/Umi de ambas câmaras em tempo real no LCD e controla o acionamento do Ar Condicionado)
    1 Led IR Receptor - (Para clonagem do do controle remoto do Ar Condicionado)
    1 Led IIR Emissor - (Controla o Ar Condicionado, baseado na média da temperatura interna do Armário)
    1 Fonte 12v - (Alimentação do sistema)
    1 Bateria de Moto - (Cria um efeito No-Break no caso da falta de enegia)

Vasos e Substrato?
    12 Vasos de 7L
    Substrato - Mistura inerte de Fibra de coco + Perlita + Vermiculita + Fundo de Brita lavada (Era o que eu tinha disponível)

Nutrientes Hidropônicos?

Composição VEGA P/1000L:
    =====================
    Nitrato de Potássio --- 200g
    Sulfato de Magnésio --- 500g
    Fosfato Monoamônico MAP --- 270g
    Sulfato de Potássio --- 100g
    Nitrato de Cálcio --- 500g
    Ferro Quelatado EDDHA – 30g
    Coquetel de Micro Nutrientes --- 30g

Composição FLORA P/1000L:
    =====================
    Nitrato de Potássio --- 200g
    Sulfato de Magnésio --- 500g
    Fosfato Monoamônico MAP --- 270g
    Sulfato de Potássio --- 100g
    Nitrato de Cálcio --- 680g
    Ferro Quelatado EDDHA – 30g
    Coquetel de Micro Nutrientes --- 30g
    ------------------------------------
    *Observação do vendedor - A combinação dos nutrientes destes kits, com suas respectivas quantidades, é recomendada para o cultivo de hortaliças de frutos tipo 1, tais como tomate, pimentão, pimenta, e outras. Indicado também para o cultivo de morango, e de hortaliças de flores, como a couve flor e o brócolis.

Fonte de informações sobre Maconha Hidropônica?
    Maconha Brasil

Como preparo a solução hiropônica?
    Para facilitar a preparação da solução hidropônica e o armazenamento de cada componente, diluí os mesmos individualmente em garrafas pet 2L.
    Já a caixa de armazenamento d'água embora seja 50L, a capacidade útil depois da instalação das mangueiras de retorno ficou 40L
    Sabendo que o kit serve para 1000L, resta fazer o seguinte calculo:
    2000ml / 1000L => 2ml * 40L => 80ml
    Então para a preparação da caixa d'água é necessário adicionar 80ml de cada componente.
    *Dicas importantes:
    A água é o carro chefe da solução, usei água tratada por osmose reversa, mineral e da chuva
    sendo a ultima citada a melhor opção, quanto mais neutro de PH e menos minerais será mais fácil de preparar a solução.
    Para um melhor controle do ppm da solução, reservo sempre 1L da água do reservatório dentro de uma Pet 2L,
    adiciono 80ml de cada componente do kit à garrafa em seguida agito a solução, depois vou adicionando aos poucos a mistura ao reservatório
    enquanto vou fazendo a leitura com o medidor de EC.
    Por ultimo faço a leitura do PH e corrijo se necessário, no meu caso como foi necessário só baixar,
    usei vinagre e limão, sendo que obtive melhores resultados com o limão.
    Outro detalhe importante é trocar toda a solução a cada 15~20 dias.

Espécies Cultivadas e Quantidade?
    Sobre as espécies, isso é uma boa pergunta...
    São todas oriundas das regiões circunvizinhas da minha cidade uma mistura de sativa, indica e ruderalis
    Sendo que algumas já são resultados de uma cruza acidental com SKUNK que aconteceu no ultimo cultivo
    Apesar de serem 12 vasos, e mesmo sabendo que é errado, deixei dois dos vasos com 2 plantas cada(para teste) totalizando 14 plantas.

Quando iniciei o Cultivo?
    Plantei tudo direto nos vasos por volta do dia 12/01
    Os brotos começaram a surgir por volta do dia 17/01

Mesmo sabendo que o correto seria usar a HQI/Fluor na vega e a HPS na flora, já vi alguns relatos de pessoas que usaram
    uma ou outra desde a vega à flora, ainda que interferindo um pouco na produção.
    Para sanar as dúvidas sobre tal questão, resolvi colocar ambas as câmaras (Vega/Flora) no fotoperiódo de 18/06...
    Sendo assim as duas câmaras se tornaram uma, com apenas a diferença das lâmpadas entre si.

Outro detalhe importante é que de inicio não utilizei as 2 Fluor de 80w, só usarei mais tarde, na trasição do fotoperíodo em diante.
    Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 19/03/2019, 04:20 .

Iluminação:
    1 HPS 150w + 1 HPS 400w
    1 HQI 250w

Temperatura
    Diurno = 28~31
    Noturno = 26~28

Umidade = 50~60

Rega:
    PH = 5.5~6.0
    EC = 100~250 ppm

Completando a Primeira semana de vida... 24/01

Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 13/03/2019, 05:54 .

Comentario

Iluminação:
      1 HPS 150w + 1 HPS 400w
      1 HQI 250w

Temperatura
      Diurno = 28~31
      Noturno = 26~28

Umidade = 50~60

Rega:
      PH = 5.5~6.0
      EC = 100~250 ppm

Completando a Terceira semana de vida... 04/02

Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 13/03/2019, 05:54 .

Comentario

Iluminação:
        1 HPS 150w + 1 HPS 400w
        1 HQI 250w

Temperatura
        Diurno = 28~31
        Noturno = 26~28

Umidade = 50~60

Rega:
        PH = 5.5~6.0
        EC = 300~400 ppm

Completando a Quinta semana de vida... 18/02

Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 13/03/2019, 05:55 .

Comentario

Iluminação:
          1 HPS 150w + 1 HPS 400w
          1 HQI 250w

Temperatura
          Diurno = 28~31
          Noturno = 26~28

Umidade = 50~60

Rega:
          PH = 5.5~6.0
          EC = 450~700 ppm

Completando a Sexta semana de vida... 27/02

Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 13/03/2019, 05:55 .

Comentario

Iluminação:
            1 HPS 150w + 1 HPS 400w
            1 HQI 250w

Temperatura
            Diurno = 28~31
            Noturno = 26~28

Umidade = 50~60

Rega:
            PH = 5.5~6.0
            EC = 750~950 ppm

Completando a Sétima semana de vida... 09/03

Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 13/03/2019, 05:57 .

Comentario

Até aqui pude observar que a questão da temperatura de cor não influiu no crescimento das plantas
              e sim, "deforma abreviada e resumida", a quantidade de Watts eu acho...
              A diferença é gritante entre as câmaras (Vega/Flora).
              Para ter a "suposta certeza" mesmo, eu teria de ter colocado a mesma quantidade de Watts em ambos os lados desde o inicio do cultivo.

Notem que as que estão crescendo com a HQI estiolaram um pouco, então para da uma compensada,
              já que as mesmas estão entrando na oitava semana, e vou mudar o fotoperíodo para de 18/6 => 12/12
              adicionei as duas fluor de 80w para da um UP na produção.
              Também programei o arduino para entrar em modo de transição de fotoperíodo,
              nos últimos seis dias para completar a oitava semana (12/03 ao 17/03),
              o sistema vai retirando uma hora de luz por dia dos 16/8 até atingir 12/12.
              E enquanto isso, estou preparando o material que explica a montagem e funcionamento do projeto arduino (NASA)...
              Em breve volto com fotos da plantinhas já na flora...

Espero que gostem do meu diário... e fiquem à vontade!!! Abraços...
              Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 11/03/2019, 20:13 .

Comentario

Originalmente publicado por caixapreta Ver Mensaje
                Até aqui pude observar que a questão da temperatura de cor não influi no crescimento das plantas
                e sim, a quantidade de Watts eu acho... A diferença é gritante entre as câmaras (Vega/Flora).
                Para ter a certeza mesmo eu teria de ter colocado a mesma quantidade de Watts em ambos os lados desde o inicio.

Notem que as que estão crescendo com a HQI estiolaram um pouco, então para da uma compensada,
                já que as mesmas estão entrando na oitava semana, e vou mudar o fotoperíodo para 12/12 resolvi adicionar as duas fluor de 80w.

Também programei o arduino para entrar em modo de transição de fotoperíodo, nos últimos seis dias para completar a oitava semana,
                o sistema vai retirando uma hora de luz por dia até atingir 12/12.

E enquanto isso, estou preparando o material que explica a montagem e funcionamento do projeto arduino (NASA)...

Em breve volto com fotos da plantinhas já na flora...

Espero que gostem do meu diário... e fiquem à vontade!!! Abraços...

Essas lâmpadas são as mesmas desde os seus primeiros testes?

Pelo tanto de luz que vc alega ter, suas plantas espicharam horrores, entre nós mega distantes.

Esse refletor que vc usa é um dos seus gargalos maiores, limita demais a luz no centro, pros lados vc vai sempre ter muita perda, digo isso pq passei pelo mesmo problema, eu consegui resolver usando asas de gaivota, mas se no seu caso o problema maior for calor, talvez fosse interessante estudar um cooltube.

A temperatura de cor influencia sim, talvez vc não tenha notado, hqi = branca / azul espectro para crescimento mais compacto, na hps = amarelo / vermelho a planta sempre tente a espichar e crescer com entre nós mais distantes.

O que vc chama de poucos watts talvez seja a diferença entre as lâmpadas, as hqi iluminam bem menos que as hps mesmo sendo da mesma potência.

Vc comenta que acrescentar 80w flúor, pq vc não usa leds bulbo para casa? São bem mais eficientes que as flúor, e se vc cortar o bulbo fora ficam ainda melhores. No icmag tem diários de cultivo somente com led bulbo que deixam muito cultivo em hqi e hps no chinelo. Você é um cara inteligente e curte muito DIY notei isso lendo seu diário, acho que deveria achar um substituto em tecnologia para melhorar seus cultivos e te afastar desse tanto de calor que é gerado com esse tanto de lâmpadas que você usa.

Se quiser depois te mando uns diários no privado, marcar sites por aqui acho que é proibido, ainda mais sendo de outro forum rsrsrsrs.

E curti demais o resultado da sua hidroponia, tirando o estiolamento no restante está demais, plantas com um verde maravilhoso, tem tudo para dar certo e colher super bem.

Abraços e fique com JAH

Comentario

Iluminação:
                  1 HPS 150w + 1 HPS 400w
                  1 HQI 250w + 2 FLUOR 80w

Temperatura
                  Diurno = 28~30
                  Noturno = 25~28

Umidade = 50~65

Rega:
                  PH = 5.5~6.0
                  EC = 850~1050 ppm

Completando a Nona semana de vida... 24/03 - 1ª Semana de Flora
                  *OBS: (Dei inicio ao uso da solução hidropônica de Flora)
                  Desculpem-me pelas fotos mal tiradas é porque o armário está apertado...

NOTA:
                  4 Das 14 plantinhas eram machos e foram para faca, sendo que;
                  Dois estavam em vasos separados resultando num bom desenvolvimento, como mostra aí na ultima foto...
                  Os mesmos estavam na câmara de FLORA, então os substituí por duas das meninas mais desenvolvidas da câmara de VEGA.
                  E os outros dois estavam plantados em par, acredito que devido ao stress, além do baixo desenvolvimento resultou em plantas macho
                  (o que descarta a hipótese de duas plantas por vaso)
                  Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 03/04/2019, 13:25 .

Comentario

Iluminação:
                    1 HPS 150w + 1 HPS 400w
                    1 HQI 250w + 2 FLUOR 80w

Temperatura
                    Diurno = 28~30
                    Noturno = 25~28

Umidade = 50~65

Rega:
                    PH = 5.5~6.0
                    EC = 950~1100 ppm

Completando a Décima semana de vida... 31/03 - 2ª Semana de Flora
                    *OBS: (Aumentei o uso em (+1/3) dos; Nitratos de Potássio e Cálcio, Sulfatos de Potássio e Magnésio, Coquetel de Micro Nutrientes)

Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 03/04/2019, 13:38 .

Comentario

Iluminação:
                      1 HPS 150w + 1 HPS 400w
                      1 HQI 250w + 2 FLUOR 80w

Temperatura
                      Diurno = 28~30
                      Noturno = 25~28

Umidade = 50~65

Rega:
                      PH = 5.5~6.0
                      EC = 1100~1250 ppm

Completando a Décima Primeira semana de vida.... 11/04 - 3ª Semana de Flora
                      Por maiores que foram meus cuidados em castrar os inconvenientes "sacudos":
                      Ainda assim houve ocorrência de algumas "hermas", e por consequência, possíveis e inevitáveis fecundações nas partes inferiores.

Editado por última vez por caixapreta; https://www.cannabiscafe.net/foros/member/239426-caixapreta en 12/04/2019, 01:01 .

Comentario

Trabajando...
                      X